FMC Segunda Secção II Comentada (Davi Miranda)

FMC Segunda Secção II Comentada (Davi Miranda)

 Praktischen Philosophie

Segunda Secção II p. 57-67

 

TRANSIÇÃO DA FILOSOFIA MORAL POPULAR PARA A METAFÍSICA DOS COSTUMES

5.

O princípio da dificuldade que suscita este imperativo categórico ou lei da moralidade (a dificuldade de reconhecer a sua possibilidade), é também muito grande. Ele é uma proposição sintética-prática* a priori, e pois que a explicação da possibilidade das proposições deste género levanta tão grande dificuldade no conhecimento teórico, já se deixa ver que no campo prático essa dificuldade não será menor.

*Sintética-prática pois eu ligo à vontade, sem condição pressuposta de qualquer inclinação, o acto a priori, e portanto necessário. Isto é pois uma proposição prática que não deriva analiticamente o querer de uma acção de um outro querer já pressuposto, mas que o liga imediatamente com o conceito da vontade de um ser racional, como qualquer coisa que nele não está contida.” (Nota de Kant)

Kant opta por não provar a realidade do imperativo categórico ainda, agora ele pretende investigar todas as explicações possíveis sobre o que é um imperativo categórico e qual sua diferença de um imperativo hipotético. Recapitulando, ele observa, primeiro, que o imperativo categórico é uma lei a priori. Deriva da razão, não da experiência. E, agora, ele nos diz que o imperativo categórico é uma “proposição sintética-prática a priori’’. Essa é uma reivindicação que ele retorna mais tarde na Seção II e discute na Seção III. O fato da Lei ser ‘sintética’ sugere que a relação entre o fim que ela postula e os meios para atingi-lo não é de algum modo analítica, como no caso dos imperativos hipotéticos. Isso quer dizer que (devido a própria natureza do imperativo categórico) a demonstração da realidade de uma Lei Moral tem que ser “sintética” e não “analítica”.

Quando penso um imperativo hipotético em geral, não sei de antemão o que ele poderá conter. Só o saberei quando a condição me seja dada. Mas se pensar um imperativo categórico, então sei imediatamente o que é que ele contém. Porque, não contendo o imperativo, além da lei, senão a necessidade da máxima* que manda conformar-se com esta lei, e não contendo a lei nenhuma condição que a limite, nada mais resta senão a universalidade de uma lei em geral à qual a máxima da acção deve ser conforme, conformidade essa que só o imperativo nos representa propriamente como necessária.

*Máxima é o princípio subjectivo da acção e tem de se distinguir do princípio objectivo, quer dizer, da lei prática. Aquela contém a regra prática que determina a razão em conformidade com as condições do sujeito (muitas vezes em conformidade com a sua ignorância ou as suas inclinações), e é portanto o princípio segundo o qual o sujeito age; a lei, porém, é o princípio objectivo, válido para todo o ser racional, princípio segundo o qual ele deve agir, quer dizer um imperativo.’’

Lembre-se de que os imperativos hipotéticos, para Kant, têm validade meramente condicional. Por mais que também sejam são comandos, sua validade depende dos fins particulares de alguém. Por isso, não sabemos “de antemão” o que esses imperativos contêm. Um determinado comando hipotético (como “ser separado de qualquer mácula”) será válido apenas para algum fim específico ou pressuposto (nesse caso, para se tornar santo), isto é, não podemos especificar o comando de um imperativo hipotético antecipadamente: somente quando seu fim é estabelecido eu posso saber qual a sua obrigação. Isso nos leva a concluir que a obrigação contida no comandando de tal imperativo está conceitualmente implícita no conteúdo do fim que foi estabelecido, ou seja, uma obrigação específica resulta de um imperativo hipotético apenas quando o seu fim é definido ou pressuposto, pois a obrigação é “já pensada” (e, portanto, contida analiticamente) no fim.

Mas a situação é diferente, insiste Kant, com imperativos categóricos: não existe tal conexão analítica para eles. Diferente dos imperativos hipotéticos, o fim do imperativo categórico é conhecido de antemão: “eu sei imediatamente o que ele contém“. Para entender isso, temos que voltar a algumas das características de um imperativo categórico: a priori, derivado da razão pura, incondicional e, por isso, universal e necessário.  Se é universal, não depende da experiência. Se não depende da experiência, é necessário. Se é necessário, está contido em todas as vontades de natureza racional. Se está contido em todas as vontades de natureza racional meramente por serem racionais e não-empíricas, então, seu fim já é conhecido antecipadamente independente de qualquer situação (o que nos leva também a sua incondicionalidade). Por isso, Kant vai insistir que tal princípio merece ser chamado de “lei”.

‘’O imperativo categórico é portanto só um único, que é este: Age apenas segundo uma máxima tal que possas ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal.’’

No curso de sua análise do conceito de boa vontade, ele nos informou que uma boa vontade age por dever. Ele indicou que o princípio que expressa o dever é formal ou a priori, e formulou o princípio da seguinte forma:

Eu nunca deveria agir, exceto de tal maneira que eu também poderia querer que minha máxima se torne uma lei universal.

Quando Kant nos apresentou na Seção I, ele forneceu pouquíssimas informações a respeito do que seria isso e sequer classificou explicitamente esse princípio como o “imperativo categórico”. Mas está mais que claro que o que ele se referia na primeira seção como uma lei que ‘’tem de determinar a vontade para que esta se possa chamar boa absolutamente e sem restrição’’ é indistinguivelmente a própria Lei Moral agora identificada como o imperativo categórico (vou me referir a essa formulação como ‘fórmula da lei universal’ – FLU).

Formulada de qualquer uma dessas maneiras, a Lei é altamente abstrata. Ela restringe as máximas às quais somos moralmente autorizados a agir por meio da ideia de que devemos ser capazes de desejar nossas máximas como lei universal. Mas como podemos entender essa restrição? E como uma restrição tão vaga e geral pode nos guiar para determinar o que devemos fazer em casos particulares?

“Uma vez que a universalidade da lei, segundo a qual certos efeitos se produzem, constitui aquilo a que se chama propriamente natureza no sentido mais lato da palavra (quanto à forma), quer dizer a realidade das coisas, enquanto é determinada por leis universais, o imperativo universal do dever poderia também exprimir-se assim: Age como se a máxima da tua acção se devesse tornar, pela tua vontade, em lei universal da natureza.”

Kant afirmou que o imperativo categórico não tem a ver com a ação e o que resulta dela, mas com a forma e o princípio a partir dos quais a ação se segue. Vamos investigar o significado disso. A forma comandada pelo imperativo categórico é a da “universalidade”, ele ordena que nossas máximas tenham essa forma; elas devem ter a forma de uma lei. Devem, em outras palavras, ser universais e necessariamente válidas. Kant ainda adiciona que o imperativo categórico não tem nada a ver com a “matéria”. Por “matéria” da ação, ele quer dizer o fim da ação. Isso evidencia mais uma das características que o imperativo categórico tem e um i. hipotético não: a incondicionalidade. Um imperativo categórico não tem nada a ver com a matéria das ações, pois não representa uma ação como necessária através da representação de algum fim que pode ser alcançado pela ação, mas apresenta uma ação como necessária em si mesma. 

A afirmação de Kant de que um imperativo categórico não tem nada a ver com o fim de uma ação gera outra interpretação errônea. Ela parece implicar que um imperativo categórico não tem objeto –  isso parece sustentar a visão de que o comando expresso por um imperativo categórico não quer alcançar algum fim. Mas ficou claro que não é bem assim. O imperativo categórico apenas não tem nada a ver com a matéria de nossas ações, pois não comanda o cumprimento de fins contingentes (pois derivam de nossa natureza empírica). Esse ponto é evidente em uma observação da Seção I: “uma ação do dever é deixar de lado inteiramente a influência da inclinação e com ela todo objeto da vontade; Portanto, resta à vontade nada que pudesse determiná-la, exceto objetivamente a lei e o respeito subjetivamente puro por essa lei prática.

Kant iguala “todo objeto da vontade” nessa passagem com ‘objetos de inclinação’. O agente que põe de lado todo objeto de inclinação e age a partir de nada mais que o “puro respeito” pela lei prática não age por inclinação. Mas isso não significa que o agente que põe de lado todo objeto da vontade atua sem fins. Pelo contrário, ele nos diz que ele age por “puro respeito” à lei prática. Esse é seu fim: trazer suas máximas em conformidade com a lei prática. Para tanto, o agente faz isso assegurando que suas máximas tenham a forma de lei, isto é, assegurando que sejam universalizáveis. Mais adiante, Kant fornece outra expressão do imperativo categórico, a qual irei me referir como fórmula da natureza (“FN”): Aja como se a máxima de sua ação fosse tornar por sua vontade uma lei universal da natureza.

Esse não é um novo imperativo categórico; não expressa um princípio moral independente. A FN é mais uma expressão do que Kant diz ser o imperativo categórico “único”. Essas não são expressões de diferentes imperativos, mas “fórmulas da mesma lei”. Kant se dá ao trabalho de fornecer, além da FLU, a FN, aparentemente, porque acredita que esta pode nos ajudar a entender melhor o que aquela implica. A FLU ordena agir apenas nas máximas que podemos querer como lei universal. A FN refere-se às leis da natureza, que nada mais são que exemplos de leis universais (no que diz respeito ao escopo de sua aplicação).

Todas as leis têm esse recurso de validade universal. De fato, o uso de Kant da frase “lei universal” é redundante. Ele sustenta que uma ordem é, estritamente falando, uma lei somente se for universalmente válida (comparando com uma mera “regra” ou “conselho”). A lei natural, “para toda ação existe uma reação igual e oposta”, portanto, não governa apenas alguns objetos no reino da natureza, mas todos eles, nenhum objeto dentro desse reino escapa de sua determinação.

Seguindo esse raciocínio, a ênfase que Kant quer nos passar aqui é uma característica das leis da natureza: os objetos dentro de seu reino são necessariamente sujeitos à suas leis. Kant introduz FN em adição à FLU para esclarecer que o comando desta nos impele a agir apenas nas máximas que podemos universalizar. Ele quer que entendamos que universalizar uma máxima é elevá-la ao status de uma lei da natureza (tornar objetivo, o que era meramente subjetivo; tornar uma mera máxima, em uma lei prática).

Depois, Kant finalmente volta sua atenção para exemplos de deveres específicos, para demonstrar como o imperativo categórico serve como uma regra prática que determina nossas obrigações morais em situações particulares, e para esclarecer o significado da Suprema Lei Moral. Kant apresenta algo que ele se refere como “a divisão habitual” de deveres. Essa divisão expressa a seguinte classificação de deveres: primeiro, os deveres se dividem em deveres que temos para com nós mesmos e deveres que temos para com os outros; segundo, os deveres são “perfeitos” ou “imperfeitos”.

 

  1. Dever perfeito para consigo mesmo: o dever de preservar a própria vida.

Um homem está cansado da vida por causa de uma série de problemas – em um estado de desespero. Ele ainda é capaz de se perguntar se seria contrário ao seu dever tirar a própria vida. Ele primeiro formula sua máxima, e então considera se sua máxima “poderia tornar-se uma lei universal da natureza”. Ele realiza esse experimento mental para determinar se sua máxima tem valor moral.

 

Máxima: Por amor próprio, faço de meu princípio encurtar minha vida quando sua duração mais longa ameaça mais problemas do que promete agrado. 

 

O que o motiva nesse caso é o “amor próprio” ou o que Kant às vezes também se refere como “vantagem pessoal”. No caso que estamos considerando agora, a questão é se a máxima de amor-próprio do homem poderia se tornar uma “lei universal da natureza”. A resposta de Kant é que não poderia, porque universalizar a máxima produziria uma contradição. Universalizando essa máxima (isto é, ao status de uma lei da natureza), produziríamos uma contradição.

Para entender por que isso aconteceria, atente-se ao que Kant disse ser o papel que as leis da natureza desempenham no controle dos seres vivos na seção I: a natureza dotou seus seres propositadamente para a vida, com os meios para fazê-lo, com os meios para preservar a vida e satisfazer as necessidades. É por isso que a natureza nos deu instintos, incluindo o amor-próprio. Sendo assim, uma natureza cuja lei seria destruir a própria vida por amor-próprio seria contraditória, pois o destino do amor-próprio é impelir a promoção da preservação da vida. Uma vez que a natureza nos deu amor-próprio para preservar a vida, nós contradiríamos o propósito da natureza se nos envolvêssemos com esse sentimento na destruição da vida.

Como a máxima universalizada do homem produziria uma contradição, ela falha no teste imperativo categórico. Por falhar no teste, o homem é obrigado a não tirar a própria vida. Expressa positivamente, ele é obrigado a preservar sua vida. [1]

 

 

  1. Dever perfeito para com os outros: o dever de não contar uma promessa falsa.

Neste segundo caso, um homem precisa pedir dinheiro emprestado. Ele sabe que só conseguirá empréstimos se prometer pagar o dinheiro dentro de um prazo determinado. Ele também sabe, no entanto, que, de fato, ele nunca pagará. 

 

Máxima: Quando eu acredito que estou precisando de dinheiro, vou pedir dinheiro emprestado e prometo pagá-lo, mesmo sabendo que isso nunca acontecerá.

 

É claro que isso não poderia ser universalizável, a máxima “nunca poderia ser uma lei universal da natureza e ser coerente consigo mesma”. Essa máxima se universalizada seria autocontraditória. Vamos ao raciocínio:

A universalidade de uma lei que todos poderiam prometer o que ele quiser (por estar precisando de ajuda) com a intenção de não mantê-lo, faria a promessa impossível, já que ninguém acreditaria no que foi prometido a ele. O ato de prometer seria uma mera expressão com pretextos vãos.

É razoável supor que em um mundo em que contar falsas promessas de amor-próprio fosse universalmente permitido, ninguém acreditaria em promessas individuais, e o próprio conceito de promessa se autodestruiria.

Kant não está interessado em responder quantas falsas promessas seriam necessárias para que começassem a desacreditar totalmente, basta serem universalmente permissíveis que haveria contradição, uma vez que a lei afirmaria e prejudicaria ao mesmo tempo a prática de fazer promessas. A máxima universalizada afirma a prática de fazer promessas na medida em que afirma a prática de um tipo particular de promessa (uma promessa falsa). Ao mesmo tempo, a lei destrói a possibilidade de fazer promessas, na medida em que afirma a permissibilidade universal ou a necessidade de fazer promessas, mas falsas.

 

  1. Dever imperfeito para consigo mesmo: o dever de desenvolver os talentos.

Um homem tem um talento cujo cultivo pode “fazer dele um ser humano útil para todos os tipos de propósitos”. Mas ele gosta de circunstâncias confortáveis ​​e prefere satisfazer seu desejo por prazer do que se preocupar em “ampliar e melhorar” suas “predisposições naturais afortunadas”. O homem escolhe, em outras palavras, negligenciar seus talentos.

 

Máxima: como desejo aproveitar a vida, não me colocarei no trabalho de desenvolver meus talentos.

 

Nos casos anteriores, a questão era se as máximas poderiam ser concebidas como lei universal. Agora a questão é se a máxima pode ser quista como lei universal. Nesse caso, Kant afirma que, embora a máxima do homem para negligenciar seus talentos pudesse ser concebida como lei sem contradição, ela falha no teste imperativo categórico porque não pode ser quista como lei sem contradição.

Para ver como uma contradição surge, primeiro precisamos nos imaginar vivendo em um mundo em que as pessoas não se considerem obrigadas a desenvolver seus talentos. Um mundo em que as pessoas se dedicavam a nada além de “ociosidade, diversão, procriação”, como diz Kant. Aqueles com dons intelectuais ou artísticos permitiriam que seus dons fossem desperdiçados; eles não investiram esforços em nutrir suas habilidades especiais.

A explicação de Kant para essa conclusão é que um ser racional necessariamente quer que todas as capacidades nele sejam desenvolvidas, uma vez que elas o servem e são dadas a ele para todos os tipos possíveis de fins. Aqui, Kant sugere que o que é contradito se a máxima é universalizada é a disposição de um ser racional. Com isso, seria incompatível com o desejo de uma natureza racional para o homem fazer uma lei que comanda a negligência de suas capacidades, pois dispor dessa máxima como lei, na verdade, limitaria os fins que ele compartilha com todas as naturezas racionais.

Mesmo assim, essa explicação ainda é obscura para gente agora, e Kant não justifica mais que isso nesse ponto. Posto que ele não torna explícito o que nossos fins especificamente racionais são e de que forma os compartilhamos – por isso nos é impossível compreender sua linha de raciocínio ainda -, ele só esclarecerá isso mais adiante, e só assim estaremos em posição de entender melhor o que ele nos quis passar aqui.

 

 

  1. Dever imperfeito para com os outros: o dever de benevolência.

Um homem, para quem a vida é boa, nota que o mesmo não é verdadeiro para muitos outros; ele está ciente de que alguns precisam enfrentar grandes dificuldades. O homem reconhece, também, que ele está na posição privilegiada de poder ajudar. No entanto, sua atitude é de indiferença. Ele simplesmente não tem interesse em prestar assistência aos necessitados. Sua máxima é de indiferença para o bem-estar dos outros. Kant indaga se esse “modo de pensar” poderia se tornar uma lei universal da natureza. 

Como no terceiro exemplo, ele nos diz que a natureza poderia “subsistir” se essa máxima fosse uma lei universal. No entanto, ele diz que é “impossível desejar que tal princípio seja mantido em toda parte como uma lei da natureza”. Pois, uma vontade que decidiu isso entraria em conflito consigo mesma, já que muitos casos poderiam ocorrer em que alguém precisaria do amor e da simpatia dos outros e no qual, por tal lei da natureza surgida de sua própria vontade, ele se privaria de toda a esperança da assistência que deseja para si mesmo. 

É difícil ignorar o fato de que as considerações que Kant chama a nossa atenção aqui parecem inteiramente prudenciais. Kant, em outras palavras, encoraja a seguinte interpretação de seu argumento: dado que algum dia poderia acontecer que o homem necessitasse da ajuda de outros, e não conseguiria, a universalização de sua máxima possivelmente enfraqueceria seus próprios interesses e afetaria sua felicidade. Ao expressar o ponto dessa maneira, Kant parece implicar que seu teste de moralidade é, em última instância, prudencial.

Entretanto, Kant afirma que, como temos o dever indireto de assegurar a felicidade dos demais, (falo sobre isso no comentário da Seção I) temos um dever “imperfeito” de sermos benevolentes. Imperfeito porque a Lei não nos fala exatamente como devemos fazer isso, se é com dinheiro, quanto seria, etc. Vou retomar isso em outra parte dessa seção ou muito possivelmente na próxima.

 

“Se agora prestarmos atenção ao que se passa em nós mesmos sempre que transgredimos qualquer dever, descobriremos que na realidade não queremos que a nossa máxima se torne lei universal, porque isso nos é impossível; o contrário dela é que deve universalmente continuar a ser lei; nós tomamos apenas a liberdade de abrir nela uma exepção para nós, ou (também só por esta vez) em favor da nossa inclinação.

Por conseguinte, se considerássemos tudo partindo de um só ponto de vista, o da razão, encontraríamos uma contradição na nossa própria vontade, a saber: que um certo princípio seja objectivamente necessário como lei universal e que subjectivamente não deva valer universalmente, mas permita excepções.

Mas como, na realidade, nós consideramos a nossa acção ora do ponto de vista de uma vontade totalmente conforme à razão, ora, por outro lado, vemos a mesma acção do ponto de vista de uma vontade afectada pela inclinação, não há aqui verdadeiramente nenhuma contradição, mas sim uma resistência da inclinação às prescrições da razão (antagonismus), pela qual resistência a universalidade do princípio (universalitas) se transforma numa simples generalidade (generalitas), de tal modo que o princípio prático da razão se deve encontrar a meio caminho com a máxima.

Ora, ainda que isto se não possa justificar no nosso próprio juízo imparcial, prova contudo que nós reconhecemos verdadeiramente a validade do imperativo categórico e nos permitimos apenas (com todo o respeito por ele) algumas excepções forçadas e, ao que nos parecem, insignificantes.’’

Kant observa que sempre que desejarmos uma máxima que seja contrária ao dever, não queremos realmente que nossa máxima se torne uma lei universal. Fazer isso seria “impossível”, diz ele. O homem que, por amor próprio, tem na sua vontade uma máxima para uma falsa promessa, também não quer que todos ajam com essa máxima. O que o homem quer é que apenas ele deveria ser autorizado a quebrar sua promessa (uma exceção à regra em seu próprio caso), enquanto outros continuam a manter sua promessa. Uma parte dele afirma a instituição da promessa e outra parte dele ameaça destruí-la. Como um agente racional (como uma vontade “totalmente conformada com a razão”), o homem concede a validade universal do dever de manter as promessas de alguém. Ao querer se tornar uma exceção à regra da manutenção de promessas, ele reconhece implicitamente a validade dessa regra. Enquanto a parte racional de sua natureza reconhece a validade da regra da manutenção da promessa, ele, no entanto, decide agir conforme sua natureza empírica.

“Conseguimos portanto mostrar, pelo menos, que, se o dever é um conceito que deve ter um significado e conter uma verdadeira legislação para as nossas acções, esta legislação só se pode exprimir em imperativos categóricos, mas de forma alguma em imperativos hipotéticos.

A questão que se põe é portanto esta: — É ou não é uma lei necessária para todos os seres racionais a de julgar sempre as suas acções por máximas tais que eles possam querer que devam servir de leis universais? Se essa lei existe, então tem ela de estar já ligada (totalmente a priori) ao conceito de vontade de um ser racional em geral. Mas para descobrir esta ligação é preciso, por bem que nos custe, dar um passo mais além, isto é para a Metafísica, posto que para um campo da Metafísica que é distinto do da Filosofia especulativa, e que é: a Metafísica dos Costumes.”

Não é segredo para nós que Kant queria chegar nessa conclusão: só o imperativo categórico, em denegrimento dos i. hipotéticos, tem as características necessárias para ter o status lei. Destarte, o princípio legislativo da nossa vontade deve ser expresso apenas nesse imperativo, cujo conteúdo nos fez chegar a conclusão da sua igualdade com a Lei Moral – ao contrário dos i. hipotéticos, que nunca podem ser base para o fundamento de qualquer dever.

Até agora, tudo que fizemos (e que faremos ao decorrer desta seção) foi destrinchar as características de um tal imperativo que nos ordena categoricamente a agir em consonância com a razão pura prática, independentemente de qualquer motivo empírico, porque assim o dever (a lei) exige. Todavia, ainda não foi provada a priori a sua existência, e, mais uma vez, Kant enfatiza que não devemos, de jeito nenhum, tentar derivá-lo através da natureza empírica, porque o dever é a “necessidade prática-incondicionada” da ação, e isso só é possível se o princípio que governe o dever for válido para todas as naturezas racionais (“os únicos aos quais se pode aplicar sempre um imperativo”).

Caso alguém se atreva na tentação de derivar um princípio Moral através de influências sensíveis, seja sentimentos ou tendências humanas, ou até mesmo de uma “propensão especial que seja própria da razão humana e não tenha que valer necessariamente para a vontade de todo o ser racional”, vai ter que lidar com toda base teórica e estrutural da epistemologia kantiana e, inevitavelmente, irá fracassar. Pois, para tanto, seria necessário lidar com uma série de implicações do criticismo kantiano, isto é, seria preciso mostrar como algo condicional e contingente poderia ser base para alguma obrigação Moral (que poderíamos basear a Moral numa análise empírica), ou que seria uma bobagem afirmar que o conteúdo de nossa sensibilidade não é contingente e poderia sim fornecer uma lei universal.

Mas até lá (caso seja possível) “tudo que é empírico é, como acrescento ao princípio da moralidade, não só inútil mas também altamente prejudicial à própria pureza dos costumes”. Posto que seja tendencioso fundamentar uma Moral nos nossos sentimentos mais nobres, não seria possível deles extrair um dever ser, pois o que constitui o valor de uma vontade que age por dever, isto é, absolutamente boa, é que o princípio de sua ação seja livre de todas as influências de motivos contingentes que só a experiência pode fornecer. Portanto, por mais que você tente, seus princípios contingentes só podem dar sustento a uma máxima, mas não a uma lei: “pode dar-nos um princípio subjectivo segundo o qual poderemos agir por tendência, mas não um princípio objectivo que nos mande agir mesmo a despeito de todas as nossas tendências, inclinações e disposições naturais.

Evidentemente, chegamos mais uma vez na conclusão que já havíamos antes, mas dessa vez com mais clareza ainda: é preciso transferirmos o campo de nossas investigações àquele de uma metafísica “da Moral”, porquanto numa filosofia prática não temos de determinar os princípios do que acontece (do que é) mas sim as leis do que deve acontecer (do que deve ser), mesmo que nunca aconteça. O objeto aqui são leis objetivas-práticas, não os fundamentos do sentimento de prazer/desprazer, e como deles resultam inclinações, e como dessas, por sua vez, resultam as máximas.

“Aqui trata-se da lei objectiva-prática, isto é, da relação de uma vontade consigo mesma enquanto essa vontade se determina só pela razão, pois que então tudo o que se relaciona com o empírico desaparece por si, porque, se a razão por si só determina o procedimento (e essa possibilidade é que nós vamos agora investigar), terá de fazê-lo necessariamente a priori.

A vontade é concebida como a faculdade de se determinar a si mesmo a agir em conformidade com a representação de certas leis. E uma tal faculdade só se pode encontrar em seres racionais. Ora aquilo que serve à vontade de princípio objectivo da sua autodeterminação é o fim (Zweck), e este, se é dado só pela razão, tem de ser válido igualmente para todos os seres racionais. O que pelo contrário contém apenas o princípio da possibilidade da acção, cujo efeito é um fim, chama-se meio.’’

Tratar de uma lei objetiva-prática, para Kant, significa tratar da relação que a vontade tem com seu princípio de determinação. Uma vontade que é absolutamente boa, age independente de qualquer inclinação, ou seja, age por dever. Para que isso aconteça, essa vontade deve ser autodeterminante, deve ter uma relação consigo mesma na medida em que se determine inteiramente pela razão pura prática, porque só assim todos os móbiles empíricos irão desaparecer e o fundamento de tal vontade será necessariamente a priori.

Se, então, vontade, em sentido lato, é “a faculdade de se determinar a si mesmo a agir em conformidade com a representação de certas leis”, uma vontade pura é a faculdade de se autodeterminar a agir somente em conformidade com as leis prescritas pela razão pura prática. Do mesmo jeito, se o fim é para a vontade (lato sensu) “o princípio da sua determinação”, o fim de uma vontade pura é o princípio de sua autodeterminação, e como esse fim é dado pela razão pura prática, ele é universal e necessariamente válido para todo ser racional.

A seguir, Kant fará uma breve exposição de suas conclusões para lembrarmo-nos a linha de raciocínio que ele estava tentando nos conduzir, a fim de facilitar nossa compreensão do que foi apreendido até agora para o próximo ponto que ele quer nos levar.

“O princípio subjectivo do desejar é o móbil (Triebfeder), o princípio objectivo do querer é o motivo (Bewegungsgrund); daqui a diferença entre fins subjectivos, que assentam em móbiles, e objectivos, que dependem de motivos, válidos para todo o ser racional.

Os princípios práticos são formais, quando fazem abstracção de todos os fins subjectivos; mas são materiais quando se baseiam nestes fins subjectivos e portanto em certos móbiles.

Os fins que um ser racional se propõe a seu grado como efeitos da sua açcão  (fins materiais) são na totalidade apenas relativos; pois o que lhes dá o seu valor é somente a sua relação com uma faculdade de desejar do sujeito com características especiais, valor esse que por isso não pode fornecer princípios universais para todos os seres racionais, que sejam também válidos e necessários para todo o querer, isto é leis práticas. Todos estes fins relativos são, por conseguinte, apenas a base de imperativos hipotéticos.

Admitindo porém que haja alguma coisa cuja existência em si mesma tenha um valor absoluto e que, como fim em si mesmo, possa ser a base de leis determinadas, nessa coisa e só nela é que estará a base de um possível imperativo categórico, quer dizer de uma lei prática.’’

Será que realmente existe a possibilidade de uma coisa com valor absoluto apenas com base na sua própria existência? Se sim, o que seria? Se não, quais as implicações disso para a ética kantiana? Finalizo essa segunda parte com uma nova possibilidade advinda da mais recente conclusão de Kant, que, todavia, ainda nos é apresentada de forma altamente abstrata e obscura, cujo conteúdo será analisado no próximo segmento de comentário dessa larga seção.

Sapere Aude!

Davi Miranda

NOTAS

 

  1. Observe como funciona o teste imperativo categórico. Se uma máxima falhar no teste, temos o dever de não agir sobre ela. No presente caso, a máxima do homem falha no teste; ele é, portanto, obrigado a não tirar a própria vida. Como veremos, se uma máxima passar no teste imperativo categórico, agir de acordo com a máxima é moralmente permissível (mas não necessariamente um dever). Suponha que minha máxima seja: “Como meu cadarço precisa ser amarrado, vou amarrá-lo”. Supondo que essa máxima passaria no teste, a moralidade me permite agir de acordo. Não é, no entanto, moralmente exigido que eu aja sobre isso.

Este post tem 303 comentários

  1. Teen escort is nervous when she sees the size of her clients cock This blog will chronicle the craziest things that have happened to me during my time as a Vegas girl. Believe me, from the faces I get when I share various stories, my life is pretty extraordinary. It will also talk about the sexiest times in my career thus far, and also the happiest, the scariest and (sometimes) the saddest moments. Basically, my readers – that means you! – will get a sneak peak into the life of a real, down-to-earth escort. If you’re new to Vegas, no problem! Our charming Vegas escorts are more than ready to provide adult entertainment, show you around to the hottest spots like Palomino Club and give you a sensual experience. Gorgeous Girl Next Door Welcome to the premiere stripper service in Las Vegas. We offer the best female companions to make your next Las Vegas trip a fulfilling adventure. Our Las Vegas strippers are more than just beautiful girls. They are experienced and dedicated professionals who work hard to give you the pleasurable entertainment you deserve. When you come to Las Vegas, you expect the best. Our Las Vegas stripper services are second to none. Our quality and dedication to your satisfaction is a reflection of this great city and the wealth of rejuvenating fun that it delivers. https://consultmylife.com/community/profile/blairsuter0274/ It’s hard to deny the need for escorts in today’s lifestyle. Apart from tension and the busyness, these ladies give clients the moments of comfort. Our hot and sexy escorts erase all your tedious thoughts and help you to feel lighter. These Cheap escorts Orlando stand out of the box with their sensual service. Just hire Orlando escorts and start enjoying. The entire process is as easy as eating a cake. After you are done with our Orlando escorts, you are ready to go back to your normal life. You won’t have to worry about the girl because she is professional escort and she will go back to her life. This is the beauty of escorts hiring, there are no stings attached between you and the girl. And even worse, a driver might take You to known prostitution hangouts like on Orange Blossom Trail, those places are frequently on the news for gunshots and arrest.

  2. [url=http://citalopram.quest/]celexa citalopram[/url]

  3. [url=http://sildenafilbuy.online/]generic sildenafil citrate[/url]

  4. Hi there mates, good piece of writing and good urging commented at this place, I am truly enjoying by these.|

  5. [url=http://buygenericviagraonline.online/]generic viagra in india online[/url]

  6. [url=http://seroquel.online/]seroquel pills online[/url] [url=http://ivermectinvc.online/]buy ivermectin uk[/url] [url=http://sildenafil100mg.online/]buy cheap sildenafil online uk[/url] [url=http://viagraoverthecounter.online/]cheap viagra online no prescription[/url] [url=http://ivermectincv.online/]ivermectin for humans[/url]

  7. [url=https://cialisfromcanada.online/]buy cialis 5mg uk[/url]

  8. Attractive component of content. I just stumbled upon your blog and in accession capital to assert that I acquire in fact enjoyed account your weblog posts. Anyway I’ll be subscribing for your feeds or even I fulfillment you get right of entry to persistently quickly.|

  9. [url=https://buycialisonline.quest/]otc generic cialis[/url]

  10. [url=http://buycialisonline.quest/]cialis 2 mg[/url]

  11. [url=http://iverm.online/]generic stromectol[/url]

  12. Thank you for every other informative web site. The place else could I am getting that kind of information written in such a perfect means? I’ve a mission that I’m simply now running on, and I’ve been on the look out for such info.|

  13. This site certainly has all of the info I needed concerning this subject and didn’t know who to ask. |

  14. [url=http://orderiveromectin.online/]ivermectin 1 cream generic[/url]

  15. Thanks for finally talking about > blog_title < Liked it!|

  16. [url=https://viagra100.quest/]best viagra tablets india[/url]

  17. [url=http://genericsildenafil.online/]sildenafil soft tablets 100mg[/url] [url=http://zovirax.online/]buy acyclovir tablets no prescription[/url] [url=http://ivermectinxs.online/]stromectol in canada[/url] [url=http://ivermectinvc.com/]ivermectin 3mg dose[/url] [url=http://canadianpharmacyviagra.quest/]viagra prescription australia[/url]

  18. [url=http://modafinil.quest/]where to buy modafinil uk[/url]

  19. [url=https://tadalafilpills.quest/]tadalafil 100mg india[/url]

  20. [url=http://bupropion.quest/]bupropion sr 150 mg[/url]

  21. Смотреть Онлайн Домашнее Порно Русское Частное Волгоград Видео школьницы засветы сисек в школе. Не школьницы, совершеннолетние старше 18 лет! Видео подборка молодая грудь, уже совсем от не юных школьниц. Девушки поднимают майки, снимают бюстгальтеры, показывают и дают потрогать свою молодую грудь парням и одноклассникам. Гигиена сисек в … Читать далее → Голые русские женщины в контакте Видеохостинг : голые девушки вконтакте видео посмотри по сети в SAT-Rip качестве. Например, копии двух протоколов об административном правонарушении, в которых черным по белому было записано: Тамара Луганцева задержана и оштрафована за занятия проституцией Молодая русская блогерша и ТикТок-керша, Валя Карнавал голая. Интим фото девушек) Свои фото добавляйте в Предложить новость Мужчин не публикуем!!!Девушка в белом кружевном белье раздевается на камеру. Красивая девушка показывает свое тело. Мы столкнулись со множеством удивительных вещей, – добавил я, намекая на события на «Корабле» https://annastrzelecka.pl/community/profile/laurencerainey0/ Не так то просто получить женский оргазм, придётся очень сильно постараться и поработать над этой офигенной девушкой с большой натуральной грудью Быстрый секс и мощный оргазм Вместо того, чтобы поздравить фанатку, поп-музыкант трахает втихаря её мамашу Красивое порно с шикарной девушкой с большими, натуральными грудями 720p6 minLena Saritta – 8.5M Views – Подборка роликов реальных женских оргазмов Мощный оргазм русской студентки во время доггистайла Русская женщина получает оргазм когда неконтролируемая секс машина трахает ее Женский оргазм – порно онлайн на 24 видео Порно Место Купил подруге белье и довел деваху до оргазма со сквиртом Смотреть порно Смотреть порно реальное лишение Порно видео женские оргазмы скачать и смотреть онлайн … Женский оргазм – смотреть женские оргазмы онлайн Оргазм струей у зрелой медсестры после ебли в киску с пальцем пациента в…

  22. [url=http://finpecia.online/]generic finpecia[/url]

  23. [url=http://lexapro.monster/]where to buy lexapro[/url]

  24. [url=https://antibioticsbuyonline.online/]amoxicillin 1000 capsules[/url]

  25. [url=http://tadalafil.tech/]tadalafil drug[/url]

  26. [url=http://vardenafil.click/]generic vardenafil[/url]

  27. [url=http://tadalafil.today/]tadalafil 10mg[/url] [url=http://ivermectinforhumans.quest/]ivermectin 3mg[/url] [url=http://ivermectin.support/]where can i buy oral ivermectin[/url] [url=http://buycialisgenericpills.com/]buy generic cialis daily[/url] [url=http://sildenafil.life/]sildenafil 100mg uk[/url] [url=http://budesonide.quest/]budesonide 180 mcg[/url] [url=http://onlinepharmacy.quest/]pharmacy discount card[/url] [url=http://ivermectin.download/]buy ivermectin[/url] [url=http://cialisbay.com/]cialis 500[/url] [url=http://ivermectin.builders/]stromectol buy[/url]

  28. [url=https://malegra.online/]malegra 100 gel[/url]

  29. [url=http://finpecia.online/]finpecia 1mg price in india[/url] [url=http://ivermectin.review/]ivermectin 12 mg[/url] [url=http://ivermectin.moscow/]cost of ivermectin cream[/url] [url=http://toradol.online/]toradol 50 mg[/url] [url=http://sildenafilorder.com/]sildenafil 25 mg cost[/url] [url=http://ivermectin.media/]stromectol price in india[/url] [url=http://sildenafilorem.com/]sildenafil 6mg[/url] [url=http://ampicillin.quest/]ampicillin tablet 1mg[/url] [url=http://ivermectin.loan/]stromectol 0.5 mg[/url] [url=http://hydrochlorothiazide.monster/]hydrochlorothiazide 5 mg[/url]

  30. [url=http://ivermectin.download/]stromectol 6 mg tablet[/url]

  31. [url=https://prednisolone.monster/]prednisolone 20 mg brand name[/url]

  32. [url=https://brandnewviagra.online/]cheap viagra pills uk[/url]

  33. [url=http://cleocin.quest/]cleocin for bv[/url] [url=http://viagrageneric.monster/]generic viagra 50[/url] [url=http://tadalafil.click/]tadalafil cost[/url] [url=http://buytadalafl.com/]tadalafil india generic[/url] [url=http://sildenafilorder.com/]sildenafil pharmacy uk[/url]

  34. [url=http://sildenafilapill.com/]100mg sildenafil 1 pill[/url]

  35. [url=http://tadalafilpoint.com/]generic tadalafil tablets[/url]

  36. [url=http://indocin.online/]can i buy indocin[/url]

  37. [url=http://ivermectin.pink/]buy ivermectin canada[/url]

  38. [url=http://ivermectin.date/]generic stromectol[/url]

  39. [url=https://wellbutrinbuy.online/]wellbutrin xl 300 mg generic[/url]

  40. [url=http://duloxetine.online/]cymbalta from canada[/url] [url=http://bactrim.monster/]bactrim 800mg 160mg[/url] [url=http://cleocinbuy.online/]otc clindamycin cream[/url] [url=http://prozac.click/]generic prozac 40 mg tablet[/url] [url=http://ivermectin.review/]buy stromectol online[/url]

  41. amoxicillin without dr script – site buying amoxicillin over the counter

  42. [url=http://sildenafilokey.com/]sildenafil 2.5 mg[/url] [url=http://tadalafil.men/]best tadalafil generic[/url] [url=http://plavix.monster/]plavix 75 mg tablets[/url] [url=http://ivermectinforhumans.quest/]ivermectin oral solution[/url] [url=http://tadalafil.click/]buy tadalafil 60mg[/url]

  43. [url=https://ivermectin.gen.in/]ivermectin purchase[/url]

  44. [url=http://orderiveromectin.com/]stromectol tab[/url] [url=http://elimite.quest/]can i buy elimite over the counter[/url] [url=http://silagra.online/]buy silagra online uk[/url] [url=http://ivermectin.win/]stromectol usa[/url] [url=http://tadalafil.shop/]tadalafil tablets 2.5 mg[/url] [url=http://atomoxetine.online/]strattera generic[/url] [url=http://ivermectin.company/]covid ivermectin[/url] [url=http://sildenafil.delivery/]generic sildenafil from india[/url] [url=http://buyviagra.best/]buy viagra online with mastercard[/url] [url=http://ivermecfin.com/]where to buy stromectol online[/url]

  45. [url=http://hydroxychloroquine.top/]plaquenil 200 mg 30 film tablet[/url] [url=http://hydroxychloroquine.today/]hydroxychloroquine sulfate tablets 200 mg[/url] [url=http://buysildenafil.quest/]where to purchase sildenafil[/url] [url=http://ivermectin.icu/]stromectol otc[/url] [url=http://ivermectin.how/]ivermectin cream canada cost[/url] [url=http://sildenafil.men/]sildenafil tablets online[/url] [url=http://viagra.onl/]woman viagra over the counter[/url] [url=http://fildena.quest/]fildena 100 mg for sale[/url] [url=http://erectafil.online/]erectafil 20[/url] [url=http://buydoxycycline.quest/]doxycycline 100mg acne[/url]

  46. [url=https://azithromycin.online/]azithromycin 600[/url]

  47. [url=http://ivermectin.eus/]ivermectin 8000[/url]

  48. [url=http://tadalafil.onl/]tadalafil 5 mg tablet price[/url]

  49. [url=https://viagrawithoutprescription.quest/]viagra 100mg online in canada[/url]

  50. accutane singapore cost – accutplus.com accutane over the counter canada

  51. [url=http://hydroxychloroquine.top/]plaquenil hydroxychloroquine cost[/url]

  52. [url=http://ivermectin.codes/]stromectol 3 mg[/url]

  53. [url=https://ivermectin.us.org/]buy stromectol online[/url]

  54. [url=http://sildenafil.today/]sildenafil cost in india[/url] [url=http://buyamoxicillin.online/]amoxicillin cost india 500mg[/url] [url=http://fluconazole.quest/]can i buy diflucan over the counter in canada[/url] [url=http://ivermectin.golf/]generic ivermectin cream[/url] [url=http://buyevermectin.com/]ivermectin 0.08 oral solution[/url] [url=http://sildenafil.monster/]sildenafil citrate 100mg tab[/url] [url=http://cheapcialis.quest/]buy real cialis[/url] [url=http://buytadalafil.quest/]canadian online pharmacy tadalafil[/url] [url=http://ivermectin.icu/]stromectol price uk[/url] [url=http://ivermectin.digital/]ivermectin 1%[/url]

  55. [url=https://sildenafil.onl/]can i purchase sildenafil over the counter[/url]

  56. [url=https://ivermectin.party/]stromectol[/url]

  57. Hurrah, that’s what I was seeking for, what a information! present here at this blog, thanks admin of this website.|

  58. [url=http://buydoxycycline.quest/]odering doxycycline[/url]

  59. To accommodate bets when the value of Bitcoin is high, Bitcoin-exclusive sites accept wagers in mBTC. These micro Bitcoins represent 1/1000th of the current value of a Bitcoin. If you use a Bitcoin-exclusive site, you have to monitor the value of Bitcoin, convert that to mBTC, and manage your bankroll simultaneously. That is a lot more math than necessary. https://joycesulysses.com/community/profile/karrybarrow6516 About True Blue Pokies Drawing creativity from Australian animal life, Trustworthy Pokies is a fantastic casino pokies experience that makes it possible for users of the Pokies Play site to experience the adventure of genuine casino gambling without must risk any sort of loan. Some blessed champions are even skilled a bonus prize for carried on play when they matchthree Pokies logos straight.

  60. [url=http://zithromax.quest/]zithromax 2 pills[/url]

  61. [url=http://buyevermectin.com/]ivermectin stromectol[/url]

  62. [url=http://viagra.onl/]buy generic viagra online in usa[/url]

  63. [url=http://buyivermectin.quest/]ivermectin 3mg tablets[/url]

  64. [url=http://prednisone.monster/]where to buy prednisone[/url]

  65. [url=http://buylisinopril.online/]lisinopril 5 mg buy online[/url] [url=http://hydroxychloroquine.top/]cheap plaquenil[/url] [url=http://ivermectin.company/]ivermectin topical[/url] [url=http://chloroquine.quest/]chloroquine 250[/url] [url=http://ivermectin.business/]cost of ivermectin lotion[/url] [url=http://albenza.online/]albendazole how to[/url] [url=http://ivermectin.art/]ivermectin online[/url] [url=http://buydoxycycline.quest/]doxycycline price usa[/url] [url=http://orderviagra.quest/]viagra brand price[/url] [url=http://buyevermectin.com/]ivermectin generic[/url]

  66. [url=http://buyprednisone.online/]prednisone 20 mg generic[/url]

  67. [url=https://ivermectin.digital/]india ivermectin[/url]

  68. [url=https://atomoxetine.online/]cost of strattera australia[/url]

  69. [url=https://cheapviagra.quest/]viagra 100 buy[/url]

  70. [url=https://hydroxychloroquine.live/]hydroxychloroquine 200 mg oral tablet[/url]

  71. [url=http://ivermectin.directory/]ivermectin uk coronavirus[/url] [url=http://cheapviagra.quest/]how to purchase viagra pills[/url] [url=http://buyamoxicillin.online/]amoxicillin 500mg price uk[/url] [url=http://buyprednisone.online/]can i buy 10mg prednisone over the counter[/url] [url=http://tadalafil.site/]united states tadalafil[/url] [url=http://atarax.quest/]atarax 50 mg[/url] [url=http://ivermectin.mobi/]buy ivermectin[/url] [url=http://fluconazole.quest/]where to get diflucan without a prescription[/url] [url=http://azithromycin.online/]azithromycin over the counter singapore[/url] [url=http://hydroxychloroquine.sale/]hydroxychloroquine sulfate oval pill[/url]

  72. [url=http://canadatadalafil.com/]tadalafil from mexico[/url]

  73. [url=http://vxtadalafil.com/]tadalafil in mexico[/url]

  74. [url=https://canadatadalafil.com/]tadalafil 60 mg online[/url]

  75. [url=https://buyiveromectin.online/]india ivermectin[/url]

  76. [url=http://ivermectinm.com/]stromectol tab price[/url]

  77. [url=http://tadalafilnd.com/]tadalafil prescription cost[/url]

  78. [url=http://buycheapcialis.online/]brand cialis price[/url] [url=http://iveromectinforhumans.online/]stromectol ivermectin[/url] [url=http://iveromectinforsale.online/]ivermectin 0.5%[/url] [url=http://buyiveromectin.com/]ivermectin 3 mg tablet dosage[/url] [url=http://tizanidine.quest/]zanaflex 6 mg[/url] [url=http://tenormin.quest/]tenormin price[/url] [url=http://metformin.quest/]metformin on line[/url] [url=http://acsildenafil.com/]sildenafil canada buy[/url] [url=http://lsviagra.com/]best viagra capsule[/url] [url=http://sildenafilgenerictb.com/]sildenafil online purchase in india[/url]

  79. [url=http://iveromectinforsale.com/]ivermectin cream 1[/url]

  80. [url=http://buygenericcialis.quest/]can you buy generic cialis[/url] [url=http://ivermectinpills.online/]stromectol 12mg[/url] [url=http://tenormin.quest/]generic tenormin[/url] [url=http://plavix.quest/]cost of plavix 75 mg[/url] [url=http://advair.quest/]buy advair diskus online[/url] [url=http://priligy.quest/]buy priligy in australia[/url] [url=http://axsildenafil.com/]sildenafil generic[/url] [url=http://isotretinoin.online/]where can i purchase accutane[/url] [url=http://bestviagratablets.com/]viagra 3[/url] [url=http://rxivermectin.online/]covid ivermectin[/url]

  81. [url=http://buyiveromectin.online/]covid ivermectin[/url]

  82. [url=http://iveromectinforsale.online/]ivermectin 6[/url]

  83. [url=http://buyiverpill.com/]stromectol nz[/url] [url=http://diclofenac.quest/]diclofenac buy uk[/url] [url=http://brandnewviagra.com/]where to buy viagra pills[/url] [url=http://sildenafilnoprescription.com/]sildenafil brand name india[/url] [url=http://tenormin.quest/]tenormin 25 mg tab[/url] [url=http://viagralowprice.com/]female viagra pill prescription[/url] [url=http://iveromectinforhumans.online/]generic name for ivermectin[/url] [url=http://tadalafilxrm.com/]tadalafil daily use[/url] [url=http://zofran.online/]buying zofran[/url] [url=http://cipro.quest/]ciprofloxacin price canada[/url]

  84. [url=http://cipro.quest/]buy cipro[/url]

  85. [url=http://tadalafildiscounttabs.com/]generic tadalafil united states[/url]

  86. [url=https://wellbutrin.quest/]can i purchase wellbutrin in mexico[/url]

  87. [url=http://cialisonlinesale.com/]purchase cialis for daily use[/url]

  88. [url=http://tadalafilvip.com/]tadalafil 40[/url]

  89. [url=https://isotretinoin.online/]accutane purchase canada[/url]

  90. [url=http://tadacip.quest/]buy tadacip canada[/url]

  91. [url=https://cialistb.com/]cheapest cialis online[/url]

  92. [url=https://ivermectinpills.online/]stromectol 12mg online[/url]

  93. [url=http://sildenafilcitrat.com/]150 mg sildenafil[/url] [url=http://ivermectinforsale.online/]stromectol uk[/url] [url=http://buyiveromectin.online/]stromectol tablets buy online[/url] [url=http://tadalafilbuybest.com/]tadalafil soft tablets 20mg[/url] [url=http://tizanidine.quest/]zanaflex prescription price[/url] [url=http://ivermectinpharmacysale.online/]stromectol price usa[/url] [url=http://sildenafilcitratetbs.com/]canadian pharmacy sildenafil 100mg[/url] [url=http://generiviagra.com/]canada generic viagra[/url] [url=http://cialisonlinesale.com/]cheap cialis 10mg[/url] [url=http://genericialis.com/]cialis over the counter canada[/url]

  94. [url=https://canadatadalafil.com/]generic tadalafil 40 mg[/url]

  95. [url=http://nicialis.com/]cialis medication price[/url]

  96. [url=https://sildenafilgenerictb.com/]sildenafil 87 50 mg[/url]

  97. [url=http://buyantibiotics.online/]generic minocycline cost[/url] [url=http://advair.quest/]advair generic in india[/url] [url=http://tadalafilvip.com/]tadalafil in mexico[/url] [url=http://iveromectinforsale.com/]ivermectin 0.1[/url] [url=http://cialisub.com/]cost of cialis generic[/url]

  98. [url=http://axsildenafil.com/]buy sildenafil without a prescription[/url]

  99. [url=http://sertraline.quest/]no petscriptions zoloft[/url]

  100. [url=http://tviagra.com/]purchase viagra uk[/url]

  101. [url=http://cialis.red/]cailis[/url]

  102. [url=http://brandandgeneric.com/]price of ivermectin liquid[/url]

  103. Hello! I just wish to offer you a big thumbs up for the excellent information you have right here on this post. I’ll be returning to your website for more soon.|

  104. I am regular reader, how are you everybody? This article posted at this web site is actually fastidious.|

  105. [url=http://sildenafilsd.com/]best price for generic sildenafil[/url] [url=http://bestcialistablets.com/]best price cialis generic[/url] [url=http://smcialis.com/]cialis order uk[/url] [url=http://xenical.quest/]where to buy orlistat 120mg[/url] [url=http://femaleviagra.online/]buy women viagra online[/url] [url=http://rtviagra.com/]canadian pharmacy viagra no prescription[/url] [url=http://clomid.online/]buy clomid from india[/url] [url=http://onsildenafil.com/]sildenafil 10mg tablets[/url] [url=http://buysildenafiltablets.com/]sildenafil 50 mg coupon[/url] [url=http://viagragenm.com/]can i buy viagra from canada[/url]

  106. [url=https://viagramof.com/]viagra pill cost usa[/url]

  107. What’s up to every one, the contents present at this site are genuinely remarkable for people experience, well, keep up the good work fellows.|

  108. [url=http://prozac.quest/]where can i buy prozac[/url]

  109. [url=http://cialishuge.com/]cheap buy cialis[/url]

  110. Wow, this paragraph is nice, my younger sister is analyzing such things, so I am going to convey her.|

  111. [url=https://cheaptadalafiltablets.com/]tadalafil tablet buy online[/url]

  112. [url=http://essviagra.com/]best canadian online pharmacy viagra[/url]

  113. [url=https://onlinesildenafilbuy.com/]sildenafil online india[/url]

  114. [url=http://clomid.online/]where can you buy clomid online[/url]

  115. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to this outstanding blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account. I look forward to new updates and will talk about this blog with my Facebook group. Talk soon!|

  116. With havin so much content do you ever run into any issues of plagorism or copyright infringement? My site has a lot of completely unique content I’ve either created myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the internet without my permission. Do you know any techniques to help stop content from being ripped off? I’d certainly appreciate it.|

  117. Hi there, I enjoy reading all of your article post. I wanted to write a little comment to support you.|

  118. [url=http://cialis.monster/]cialis generic coupon[/url]

  119. Sweet blog! I found it while searching on Yahoo News. Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there! Appreciate it|

  120. [url=https://cialis.onl/]genuine cialis australia[/url]

  121. This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I have found something that helped me. Kudos!|

  122. [url=http://besttadalafilonline.com/]tadalafil buy india[/url]

  123. [url=http://cialisofr.com/]cialis tablets in india[/url]

  124. I just could not go away your web site before suggesting that I really loved the usual info an individual supply to your visitors? Is gonna be again often in order to inspect new posts|

  125. [url=http://tadalafil.quest/]tadalafil prices 5mg[/url] [url=http://onlinesildenafilbuy.com/]buy viagra online united states[/url] [url=http://tadalafilbuys.com/]60 mg tadalafil[/url] [url=http://cialislpills.com/]cost of cialis[/url] [url=http://fiftypills.com/]ivermectin syrup[/url]

  126. [url=http://cialisgenerictablets.com/]5mg cialis canadian pharmacy[/url]

  127. [url=http://onlinesildenafilbuy.com/]canada viagra cost[/url]

  128. [url=https://cialispillsotc.com/]20mg cialis cheap[/url]

  129. Hello, all is going sound here and ofcourse every one is sharing data, that’s in fact excellent, keep up writing.|

  130. [url=https://cialis.gay/]buy cialis online[/url]

  131. [url=http://ivermectin.plus/]ivermectin 80 mg[/url] [url=http://tadalafilbuyonline.com/]tadalafil 20 mg daily[/url] [url=http://cialisgenerictablets.com/]generic cialis 2018 canada[/url] [url=http://ivermectin.express/]ivermectin[/url] [url=http://sildenafilpk.com/]viagra in india price[/url]

  132. [url=http://cialis.sbs/]buy cialis online no prescription[/url]

  133. [url=https://cialis.sbs/]cialis prescription cost in canada[/url]

  134. [url=https://essviagra.com/]generic viagra canada paypal[/url]

  135. [url=http://ordersildenafilgeneric.com/]viagra discount prices[/url] [url=http://essviagra.com/]30 mg viagra[/url] [url=http://ivermectin.quest/]ivermectin in india[/url] [url=http://prosildenafil.com/]sildenafil 100 mg tablets coupon[/url] [url=http://viagraov.com/]discount generic viagra canada[/url] [url=http://sildenafil.blue/]how can i get sildenafil prescription online[/url] [url=http://fiftypills.com/]ivermectin 3mg tablets price[/url] [url=http://cialis.tech/]cialis mexico over the counter[/url] [url=http://abtadalafil.com/]tadalafil tablets cost in india[/url] [url=http://cialishuge.com/]generic daily cialis[/url]

  136. [url=https://efftadalafil.com/]buy cialis online usa[/url]

  137. [url=https://cialisut.com/]cialis 120[/url]

  138. You have made some decent points there. I looked on the web for more information about the issue and found most individuals will go along with your views on this web site.|

  139. [url=http://sildenafil.blue/]sildenafil 100mg online uk[/url] [url=http://usildenafil.com/]sildenafil buy cheap[/url] [url=http://tadalafil.cheap/]where to buy tadalafil in singapore[/url] [url=http://efftadalafil.com/]cialis price in south africa[/url] [url=http://cialis.onl/]where to buy cialis online canada[/url] [url=http://viagramof.com/]viagra online order in india[/url] [url=http://tadalafilbuyonline.com/]cheap cialis free shipping[/url] [url=http://cialispillsbuy.com/]buy cialis cheap[/url] [url=http://pillsmore.com/]stromectol 12mg online[/url] [url=http://ivermectinforrhumans.com/]ivermectin 1% cream generic[/url]

  140. [url=https://tadalafilbuys.com/]tadalafil price in canada[/url]

  141. [url=https://viagramtabs.com/]female viagra where to buy uk[/url]

  142. [url=https://buysildenafil.sale/]buy sildenafil canada[/url]

  143. [url=https://molnupiravir.doctor/]molnupiravir tablets 200 mg[/url]

  144. [url=http://viagrafor.sale/]can you buy generic viagra[/url]

  145. [url=http://viagra.pink/]viagra 1000mg[/url] [url=http://cialishpt.com/]buy generic cialis online australia[/url] [url=http://norxhealth.com/]buy zithromax online uk[/url] [url=http://molnupiravir.forsale/]molnupiravir merck covid[/url] [url=http://sildenafillight.com/]sildenafil generic mexico[/url] [url=http://hydroxychloroquine.forsale/]plaquenil 100[/url] [url=http://sildenafil.doctor/]online sildenafil 100 mg[/url] [url=http://molnupiravir.doctor/]molnupiravir 200 mg[/url] [url=http://viagrafor.sale/]where to buy real generic viagra[/url] [url=http://cialisymed.com/]where to order cialis[/url]

  146. [url=https://ivermectinforsale2021.com/]stromectol pills[/url]

  147. [url=http://viagramtabs.com/]online pharmacy no prescription viagra[/url] [url=http://pharmacyten.com/]bitcoin pharmacy online[/url] [url=http://tadalafilum.com/]price of tadalafil 20mg[/url] [url=http://cialisopills.com/]cialis for daily use coupon[/url] [url=http://buysildenafil.sale/]buy sildenafil mexico[/url] [url=http://tadalafilhtab.com/]tadalafil 20mg no prescription[/url] [url=http://ivermectinforhumansforsale.com/]ivermectin 0.1 uk[/url] [url=http://cialisjtab.com/]buy generic cialis fast shipping[/url] [url=http://sildenafilztabs.com/]cheap viagra online uk[/url] [url=http://viagra.gb.net/]viagra online safely[/url]

  148. [url=https://cwpills.com/]lisinopril 10 mg buy[/url]

  149. [url=https://viagra.gb.net/]viagra online paypal canada[/url]

  150. [url=https://tadalafilqtab.com/]buy cialis online pharmacy[/url]

  151. [url=http://tadalafilqtab.com/]cost of 10mg tadalafil pills[/url]

  152. [url=http://tadalafilhtab.com/]tadalafil 5 mg mexico[/url]

  153. [url=https://viagrantab.com/]viagra online[/url]

  154. [url=https://viagra.pink/]where can you get viagra[/url]

  155. [url=https://bestrxsale.com/]azithromycin for sale usa[/url]

  156. [url=http://viagrawithout.doctor/]viagra online safe[/url]

  157. [url=http://cialisli.com/]cialis pharmacy price comparison[/url]

  158. [url=http://cialistt.com/]cialis 50 mg tablets[/url] [url=http://cialistabsonline.com/]no prescription cheap cialis[/url] [url=http://ivermectinabuy.com/]ivermectin 0.5%[/url] [url=http://viagrasilcitrate.com/]discount viagra pills[/url] [url=http://tadalafil2x.com/]order tadalafil canada[/url]

  159. [url=http://medicinetadalafil.com/]20 mg tadalafil best price[/url]

  160. [url=https://cialistabsonline.com/]compare cialis[/url]

  161. [url=http://sildenafilxm.com/]buy sildenafil 200mg[/url]

  162. [url=http://cialisbuyingonline.com/]cialis viagra comparison[/url]

  163. [url=https://buytadalafilgen.com/]tadalafil 100mg online[/url]

  164. [url=https://viagrazoom.com/]buy viagra 100mg[/url]

  165. [url=http://xpharmacyonline.com/]best canadian online pharmacy[/url] [url=http://antabusemedication.com/]antabuse prescription drug[/url] [url=http://buyivermectinoverthecounter.com/]cost of ivermectin lotion[/url] [url=http://ivermectintabsotc.com/]stromectol over the counter[/url] [url=http://allsildenafil.com/]sildenafil nz pharmacy[/url] [url=http://onlinesildenafilcitrate.com/]where can i order generic viagra online[/url] [url=http://cialisttab.com/]online medication cialis[/url] [url=http://aurograonline.com/]aurogra 100 mg[/url] [url=http://diclofenacforsale.com/]voltaren 100g price[/url] [url=http://abctadalafil.com/]can i purchase cialis over the counter[/url]

  166. [url=http://genericviagradiscount.com/]viagra 123[/url]

  167. [url=http://genericviagradiscount.com/]where can i get sildenafil with no prescription[/url]

  168. [url=https://ivermectinworx.com/]generic ivermectin cream[/url]

  169. [url=https://tadalafilonlineorder.com/]80mg tadalafil[/url]

  170. [url=https://flagylpills.com/]no prescription flagyl[/url]

  171. [url=https://sildenafilqr.com/]buy female viagra australia[/url]

  172. [url=http://onlinesildenafilcitrate.com/]viagra prescription online usa[/url]

  173. [url=https://modafinilmedicine.com/]buy provigil[/url]

  174. [url=http://viagratt.com/]generic viagra brands[/url]

  175. [url=https://wowviagra.com/]can you buy viagra mexico[/url]

  176. [url=http://cialisall.com/]online medication cialis[/url] [url=http://cialisrr.com/]cialis for daily use price[/url] [url=http://tadalafilonlinebuy.com/]price tadalafil 20mg[/url] [url=http://hqtadalafil.com/]tadalafil 5mg tablets online[/url] [url=http://viagragenp.com/]sildenafil 20 mg buy online[/url] [url=http://bestsildenafilcitrate.com/]sildenafil tablets 100 mg[/url] [url=http://ivermectinepharm.com/]ivermectin 90 mg[/url] [url=http://cialissup.com/]10mg cialis for daily use[/url] [url=http://buyivermectinwithoutprescription.com/]stromectol generic[/url] [url=http://buycialismd.com/]cailis[/url]

  177. [url=https://tadalafilonlinebuy.com/]tadalafil 10mg generic[/url]

  178. [url=http://sixtablets.com/]xenical 120 mg price uk[/url] [url=http://ivermectinaforsale.com/]generic ivermectin cream[/url] [url=http://ordercialistablets.com/]buy cialis[/url] [url=http://buytadalafiltb.com/]buy tadalafil 5mg[/url] [url=http://doxycyclinem.com/]doxycycline generic price[/url] [url=http://modafinilwithnorx.com/]500mg modafinil[/url] [url=http://dxcialis.com/]purchase cialis from canada[/url] [url=http://ivermectinbuyonline.com/]how to buy stromectol[/url] [url=http://tadalafilxi.com/]where to buy tadalafil[/url] [url=http://tadalafilvmed.com/]buy generic tadalafil 20mg[/url]

  179. [url=https://metforminz.com/]glucophage xr 500[/url]

  180. [url=https://sildenafilcitratetablet.com/]viagra for sale online in canada[/url]

  181. [url=http://buycialiswithnorx.com/]low price cialis[/url]

  182. [url=https://ivermectinaforsale.com/]ivermectin 1[/url]

  183. [url=https://hydroxychloquinenova.com/]quineprox 40[/url]

  184. [url=https://sildenafilcitrateb.com/]generic viagra for sale[/url]

  185. [url=http://hydroxychloquinenova.com/]hydroxychloroquine 2[/url]

  186. [url=http://orderwithoutprescription.com/]wellbutrin 20mg[/url] [url=http://ihealthblue.com/]how much is valtrex generic[/url] [url=http://buyviagrawithoutdoctor.com/]viagra in india price[/url] [url=http://howtobuyivermectin.com/]stromectol buy[/url] [url=http://ivermectinaforsale.com/]cost of ivermectin medicine[/url]

  187. amoxicilin no prescription – amoxil 500mg amoxicillin without a doctor

  188. viagra pills no prescription – female viagra price in india

  189. buy generic viagra online europe – 50mg viagra buy viagra pay with paypal

  190. 964199 206619This constantly amazes me exactly how blog owners for example yourself can discover the time and also the commitment to maintain on composing great blog posts. Your website isexcellent and 1 of my own ought to read blogs. I basically want to thank you. 714763

  191. stromectol 0.1 – cost of ivermectin medicine

  192. over the counter erectile dysfunction pills – male ed pills erectile dysfunction meds

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Top