Duas palavras gregas definem o meu tema: Nostose Oikos. A primeira – que significa nostalgia – denota-se como “Voltar para o lar”, e é um grande tópico da Odisseia, de Homero. A segunda – que significa economia – denota-se como “Lar”, em si mesma, concebida como um estabelecimento a ser defendido contra invasores; assim como aberta a amigos e convidados. As mais básicas necessidades e sentimentos sociais emergem dessas duas palavras, e, se agora vivemos em uma condição de hipermobilidade, onde ninguém está estabelecido profundamente ou a tempo suficiente para ter o sentimento de “lar”, não é surpreendente que, também, estejamos vivendo em um estado de intensa nostalgia. Estamos constantemente buscando um lugar para descansar, um refúgio contra o estresse, a mudança e a fugacidade, que são condições que nos possibilitam sermos “restaurados a nós mesmos”. Alguns procuram esse lugar no passado, crendo que devemos retornar a um jeito mais simples e tranquilo de fazer as coisas. Outros procuram no futuro, crendo que o estresse da competição e da mobilidade seja algo a ser “superado”. Poucos, se não ninguém, encontram esse lugar no presente.
Quando Wilhelm Röpke começou a escrever a sua defesa da “economia humanitária”, ele caiu sob o discurso da escola austríaca – especialmente aos discursos de Mises e Hayek – no qual sua defesa do mercado contra o planejamento estatal tinha adquirido uma nova credibilidade em plena luz da tirania econômica e a desordem do experimento Bolchevique. Ao mesmo tempo, Röpke sabia que mercados não eram o suficiente. Eles não garantem o objetivo da atividade econômica, que é o Oikos, o lugar de estabelecimento e segurança onde as pessoas têm o sentimento de estarem em um “lar” quando com uns aos outros e em paz com os seus vizinhos. O mecanismo dos mercados pode não ser suficiente para a ordem social, mas ele é necessário por todas as razões que os austríacos pronunciaram. Apenas em uma economia de mercado o sistema de preços pode servir como um guia para a escassez dos bens, ou salários como guia para a oferta de mão de obra. Apenas em uma economia de mercado os indivíduos podem organizar seu próprio orçamento e tomar decisões racionais quanto à distribuição e o investimento de seus bens, seu trabalho e suas habilidades de barganha. O argumento de Mises em sua crítica ao socialismo era então, pensou Röpke, demonstrativo. Uma economia centralmente planificada destrói as informações necessárias para decisões economicamente racionais. Essa informação é fornecida na forma de preços e contratos numa economia livre; mas ela é, irrecuperavelmente, dispersa, quando há a tentativa de ditar e controlar todos os fatores de uma economia.
Eu não penso que alguém que tenha acompanhado cuidadosamente os argumentos de Mises e Hayek duvide desse ponto. Tampouco isso era um ponto que Röpke desejava trabalhar. O interesse de Röpke era no Oikos, que ele acreditou ter sido ameaçado escancaradamente pelo Estado – algo que ele havia observado em primeira mão com sua experiência com os nazistas – e também por debaixo dos panos, pela anarquia do autointeresse enraizado.
É bastante normal, nos dias de hoje, que os pensadores liberais de esquerda façam jura falsa para com a teoria hayekiana dos mercados. Sim, eles dirão: o mercado é necessário para a transmissão de sinais econômicos; e sim, sem uma economia de mercado não existe método pronto para restaurar o equilíbrio em caso de alguma perturbação. Mas os mercados não têm respeito pela ordem social; eles nem geram e nem perpetuam o senso de comunidade o qual todos nós dependemos. Eles dependem sim, e estimulam isso, do interesse próprio e da competição, considerando nada como “sagrado”, nada além do “comprar” e do “vender”. Seria então surpreende que, consequentemente, sociedades capitalistas estivessem hoje testemunhando um colapso social de, até então, escala inimaginável, como sendo a busca do interesse próprio que direciona todos em volta da comunidade para seus sentimentos e pensamentos? Não seria a “sociedade consumista” precisamente o que nós devemos esperar de uma filosofia que coloca a “soberania do consumidor” como primeiro princípio da vida econômica?
Röpke teria endossado um pouco disso. Mas ele estava determinado a não chegar à conclusão que os pensadores liberais de esquerda chegaram, que seria então a necessidade de nós controlarmos os mercados por meio do Estado. Atribuições executadas pelo Estado, acreditava ele, inevitavelmente acabam nas mãos de burocratas irresponsáveis, e poderiam até nunca mais serem recuperados pela sociedade, qualquer que fosse a extensão do abuso de poder. Se os mercados devem ser restringidos para o bem comum, então a restrição deve vir por baixo, e não por cima. Deve ser uma restrição social, em vez de uma restrição política. E assim nasceu a ideia de uma “social market economy” – uma ideia que influenciaria ministros das finanças alemães entre o período de reconstrução seguido pelo fim da segunda guerra mundial. Röpke, que havia fugido da Alemanha nazista para a Suíça, acreditava ter encontrado o modelo para a “social market economy” dentro do modelo suíço de democracia local. Ele também foi (apesar do plano de fundo protestante) fortemente influenciado pelos ensinamentos sociais da igreja católica romana, e em particular pela doutrina da “subsidiariedade” exposta no encíclico Quadragésimo Anno, o qual o Papa Pio XI publicara em 1931. Pio planejou essa doutrina como uma descrição da própria organização da igreja, por meio do episcopado, concedendo quais decisões seriam sempre tomadas pelo nível “subsidiário” – o menor nível compatível com um governo unificado. Mas ele também implicou que a vida política e econômica deveria ser similarmente organizada, de modo que o poder seria sempre passado de cima para baixo e, nunca, imposto pelo topo.
Tudo isso pode parecer como um chamado para o empoderamento da sociedade civil ao invés do Estado, e assim foi interpretado por Röpke, que tomou isso como fundamental para sua doutrina do “descentrismo”. Entretanto, deve ser notado que o “Quadragésimo Anno” marcou a primeira entrada de genuínas ideias socialistas dentro dos ensinamentos da igreja. Liberdade econômica, o encíclico argumenta, não tende por conta própria ao bem comum, e sim sustenta a necessidade de um “verdadeiro e eficiente princípio direcionador”, e esse princípio é a “justiça social”. Por trás dessa frase esconde-se toda a agenda igualitarista que, na busca de uma “igualdade de condições”, procura eventualmente o Estado para isso impor. Suficientemente interessante o primeiro esboço do encíclico foi escrito por Oswald von Nell-Breuning SJ, professor de teologia moral na escola jesuíta de Frankfurt, e um pensador profundamente influenciado pela teoria marxista da exploração. E em certo tempo o termo “subsidiariedade” gozaria de uma segunda vida por meio da União Europeia, no qual documentos oficiais declararam que todas as decisões deveriam ser tomadas a nível “subsidiário”, enquanto reservava aos não eleitos e a irresponsável comissão europeia o privilégio de decidir que nível isso deveria representar.
Röpke não tem culpa que estava pensando num contexto onde as ideias socialistas tinham se tornado comuns. Mas muitos que ele imediatamente influenciou estavam desatentos da natureza venenosa que o termo “social” tinha, uma palavra “doninha”, como Hayek posteriormente a chamaria, significando algo que suga o significado de qualquer termo ao qual anexada. Justiça Social, como agora entendida, é tão pouco um método de justiça quanto o ouro dos tolos é uma forma de ouro. Ela não significa mais o que justiça significava para Aristóteles e Ulpiano – uma questão de dar a ambas suas dívidas, tendo consciência dos direitos e obrigações. Justiça Social, como comumente entendida, significa a reorganização da sociedade com o Estado no comando – tendo nenhuma outra entidade com o mesmo poder ou autoridade –, tendo a igualdade como fim principal. A “social market economy” é tanto uma economia de mercado quanto a justiça social é uma forma de justiça. Como fora desenvolvida, na Alemanha e na França, a “social market economy” tornou-se uma instituição estatista, pesadamente controlada pelo topo, em interesse de poderosos lobbies, assim como os tratados de troca e a burocracia do Estado de bem-estar social. Ela é desconfiada da propriedade privada e do livre empreendedorismo, obsessivamente conformada com parcerias igualitárias, e bem receptiva para qualquer dogma igualitário. Sob a égide do “mercado social” o Estado expandiu ao ponto de controlar mais da metade do PIB na França e de empregar mais da metade da população. Isso sufocou tanto a economia alemã que agora 20% das transações desse país, um dia obediente a lei, ocorrem no mercado negro. E também está constantemente fazendo com que a Europa como um todo perca competitividade.
Talvez essa história não precise ser contada a plateia presente. Mas vale a pena notar alguns detalhes. Quadragésimo Anno introduziu dois conceitos que se tornaram críticos nos nossos tempos – Justiça social e subsidiariedade. Ambos propõem ser sobre a sociedade, seus direitos, deveres e liberdade. Mas, na verdade, eles são sobre o Estado. A história deles nos mostra facilmente como coisas que deveriam servir para empoderar as sociedades acima do Estado podem ser usadas na direção oposta, dando poder ao Estado contra a sociedade. Uma instância importante é a União Europeia, um risco que Röpke frequentemente nos alertou, corretamente observando uma tendência à centralização e jogando para os ares o “localismo” que ele supostamente deveria defender.
Os Eurocratas nos contaram, quando John Mayer covardemente concordou com o Tratado de Maastricht, que estava tudo “OK”, que a soberania nacional não seria sacrificada, que o princípio de subsidiariedade se manteria e que todas as decisões pertencentes à nação e seus específicos interesses seriam conquistados a nível nacional por parlamentares eleitos. Mas então veio a surpresa: é a Comissão Europeia, e não o parlamento nacional, que decide se um problema pertence ou não aos interesses nacionais de um dado país. A soberania nacional é então delegada pelo topo, por uma não eleita Comissão, que está nas mãos de burocratas permanentemente estabelecidos em seus postos ao invés dos, agora, submissos políticos que foram desviados para setores parlamentares onde eles não são mais desejados. O princípio de subsidiariedade, que em tese deveria fornecer poder ao local e nacional, de fato parecem repulsar isso completamente, fazendo com que se assegure que os poderes que antes eram exercidos por direito, agora são exercidos com muito sofrimento e esforço. “Subsidiariedade” confiscou a soberania nacional assim como a “Justiça social” confiscou a justiça, e também como o “mercado social” confiscou o mercado.
Então qual é a alternativa em que Röpke estava chegando e como nós deveríamos responder aos problemas que ele desejava solucionar – o problema da fragmentação social e a perda do sentimento de comunidade, em um mundo onde o mercado é deixado por si mesmo? Existem estes – Milton Friedman e Murray Rothbard – que argumentaram fortemente que um genuíno sistema de livre mercado garantirá o bom governo das comunidades humanas, devido ao impulso autorrestritivo que vem para nós naturalmente. Mas seus argumentos, apesar de sofisticados, são direcionados aos Americanos, que vivem entre uma abundância de recursos naturais, livre de ameaças externas, cercados por oportunidades e em comunidades onde o espírito voluntário ainda sobrevive. Porém eles não atacam a questão central, que seria mostrar como as comunidades se renovam, como problemas na constituição humana, como inveja, ressentimento e predação sexual, podem ser superados por algo tão abstrato e neutro como soberania do consumidor e liberdade econômica.
A própria ideia de Röpke, se eu a tiver entendido corretamente, era que a sociedade era nutrida e perpetuada no nível local por motivos muito distintos da busca pelo autointeresse racional. Existe a motivação para a caridade, a motivação para o amor e a amizade, e a motivação para piedade. Todos esses crescem naturalmente e causam na gente o desejo de provê-los para uns aos outros, moldando nosso meio em um lar comum. O verdadeiro Oikos não é uma parte desligada do mundo, no qual um indivíduo solitário aproveita-se de sua soberania como consumidor. O verdadeiro Oikos é um lugar de caridade e dádivas, afeto e preces. Suas portas estão abertas aos vizinhos, em que seus habitantes participam de atos de culto e adoração, em festivais e cerimônias, em casamentos e em funerais. Seus ocupantes não são consumidores, exceto obliquamente, como mera função para repor seus próprios recursos. Eles são membros de uma sociedade, e uma sociedade é uma relação mutualista, que não pode ser reduzida simplesmente ao “iluminado autointeresse”, que é uma questão subjetiva a teoria econômica. Para individualistas extremos como Rothbard, uma vida em sociedade é uma mera parte do “problema de coordenação”, como os teóricos dos jogos afirmariam – uma área em que meu autointeresse precisa estar harmônico com o seu. O mercado é o único método seguro que conhecemos, ou poderíamos conhecer, em que podemos coordenar nossas metas e objetivos, não só com amigos e vizinhos, mas com todos os estranhos a quem dependemos para ter os produtos de dentro de nossas sacolas no shopping. Sociedade, se exposta dessa maneira, é simplesmente outra forma de uma relação quase contratual, através do qual nós livremente nos comprometemos com direitos e deveres mútuos.
Quem está certo nisso? Bem, a posição que eu atribuí a Röpke é para mim visivelmente óbvia, enquanto o qual eu atribuí (e por fins argumentativos) à Rothbard é, para mim, profundamente errônea. Mas duas questões emergem: como eu poderia explicar, em termos apropriados para a sociedade moderna, as implicações da ideia de sociedade que atribuo à Röpke? Seria a disputa aqui definida e lutada apenas em termos econômicos? Ao se referir como um economista do “mercado social”, deixa-se um refém. Pois ele expressa sua visão – endossada pelos seus oponentes socialistas – de que a “questão social” demanda uma solução econômica. E em certa extensão Röpke deve ser criticado nessa conclusão; ele acreditava que uma forma de ordem econômica poderia nos fornecer, como subproduto benigno, o mesmo nível de coesão social que encontrávamos nos vilarejos suíços, no qual ele acreditava que expressava o mesmo senso de comunidade que havia no coração da Europa. Isso já era então aceitar uma das mais prejudiciais ideias de Marx, de que as instituições sociais são um subproduto, e não a fundação, da ordem econômica. Nesse caso, se a visão de Marx estiver correta, a solução para injúrias sociais deve ser solucionada em termos econômicos. E especificamente, se as economias de mercado não são capazes de gerar ordem social, então basta-se pôr em prática outro modelo econômico. E como isso seria possível sem a ação do Estado para guiar a economia na direção de objetivos sociais? Tudo isso está contida na problemática expressão “Humane Economy”, aparentemente indagando que é por meio da organização econômica que uma sociedade iria se tornar “humanitária”, e não – por exemplo – por meio do amor, amizade e o império da lei moral. Röpke não teve a intenção de realizar tal implicação; mas seu estilo por onde quer que esteja transmite a tensão em seu pensamento entre “descentrismo” como um movimento social e uma política econômica.
Vamos retornar à primeira das minhas questões: como pronunciar para as sociedades modernas o significado de sociedade implícito no argumento de Röpke? Röpke está advogando, creio eu, por uma comunidade de adesão, onde cada pessoa toma uma posição altruísta para com a situação de outrem, em que tristeza evoca ajuda e uma bem-sucedida felicidade; no qual os primeiros laços de amor, amizade e desejo encontram um fácil e socialmente endossado caminho para dar frutos; e no qual a busca do interesse próprio é circunscrita a todo momento para ser complacente com o bem comum. Apesar de Röpke não nos dar nenhuma indicação do que seria uma sociedade “humanitária”, esses são os tipos de considerações que ele aparenta se referir. Entendido então que a sociedade “humanitária” não pode ser alcançada sem acordo, significando isso um acordo entre vizinhos, que estão unidos menos por ambições compartilhadas ou modos de ganhar a vida semelhantes, e mais por território compartilhado e todas as obrigações que acompanham isso. Uma pequena e local comunidade é capaz de guiar as pessoas, através de sua própria vigília, em direção a trocas honestas, tanto para evitar a exploração dos mais pobres quanto para direcionar os lucros para o alívio do sofrimento dos mais pobres. Isso acontece não por que tal comunidade se organiza de um modo diferente da ordem espontânea do mercado. Isso acontece por que as pessoas conhecem umas às outras, compartilham suas fortunas e sabem os malefícios de uma possível deserção. Eles estão sujeitos a pressões morais comuns, talvez pregadas na igreja, mesquitas ou sinagogas, e assim desejam que as virtudes sejam premiadas e a perversão punida e jogada fora. O seu autoperpetuado equilíbrio ocorre, quando ocorre, por que conflitos são resolvidos por meio dos costumes e das leis que emergiram espontaneamente nessas comunidades. Se eles também gozam de uma economia de mercado, então isso é um benefício que atua com total eficiência.
O Manifesto Comunista contém muitas meias-verdades. Mas também faz uma importante observação acerca do capitalismo, que é a que o mesmo tem uma tendência inerente de pôr a sociedade em moção, de destacar pessoas de seus lugares e status no qual nasceram, de dissolver tradicionais arranjos e repô-los com novas relações baseadas em contratos em vez de herança, transformando em transitório o que era permanente, e substituindo destino por escolha. A imagem que Marx e Engels desenharam era muito verdadeira para os espectadores do século 19, os quais viram entre eles o desmoronamento de arranjos tradicionais e o restabelecimento de comunidades antes já preestabelecidas. O que estava causando isso não era, como Marx e Engels indagavam, a propriedade privada e a economia de mercado – no qual ambos existiram, verdade seja dita, desde o começo da história. Feudalismo e escravidão foram meras distorções locais de um inquebrável processo contínuo de desenvolvimento. A causa da ruptura foi exatamente o mesmo fator que nós confrontamos nos dias de hoje, nomeado de “globalização” – a habilidade de um indivíduo de estabelecer um contrato com outro, sem levar em conta toda a distância física, moral e espiritual entre eles. A industrialização foi o primeiro passo nessa direção, habilitando trabalhadores rurais a deslocar-se para as cidades e trocar sua mão de obra por salários. Imperialismo foi um passo adicional, habilitando indústrias a terceirizar muito de seus insumos e distribuir seus produtos entre distantes estrangeiros. E as modernas corporações multinacionais, como a Beneton, que terceiriza praticamente tudo e não é dona de nada além de uma marca, é simplesmente o passo mais recente na mesma direção – em direção a uma economia onde tudo é trocado de acordo com a demanda, e variáveis como localidade e apego são ignorados.
E agora eu creio que devemos ser honestos e reconhecer que, considerando o todo, não estamos felizes com isso. O anonimato da economia global passa de mão em mão com uma qualidade espectral – no sentido que os agentes responsáveis pelas transações não são seres de carne e osso, e sim meras corporações que parecem não ter responsabilidade nenhuma sobre o que compram e vendem, apenas direcionando a sua marca para tal fim, afirmando uma espécie de aluguel sobre produtor e consumidor igualmente. É, entretanto, difícil articular essa acusação, embora tenha sido feita, em vários níveis de sarcasmo, por Veblen (Theory of the Leisure Class), Vance Packard (The Hidden Persuaders), David Riesman (The lonely crowd), J. K Galbraith (The Affluent Society) e Naomi Klein (No Logo) – O argumento tendo avançado passo a passo no objetivo de acomodar os mais modernos passos em direção a economia global. Essa economia não está deslocada, como os socialistas do século 19 pensaram, e sim, desprovida de local. Mas é exatamente por essa razão que isso incomoda-nos. A atividade econômica tornou-se descolada da emergência de comunidades. Não sabemos quem que produz nossos bens; não sabemos sob quais condições eles trabalham; no que eles acreditam ou no que eles esperam do futuro. Não conhecemos as pessoas que distribuem esses bens para nós, exceto por celebridades CEO’s de estabelecimentos como o Walmart, McDonalds, Calvin Klein – pessoas que aparentam, milagrosamente, não ter nenhuma obrigação para com os bens que vendem, e assim flutuando nas nuvens de lucro acima da Bolsa de Valores. Lojas locais e produtores locais são sucessivamente comprados ou excluídos do mercado por causa dessas correntes anônimas. E quando uma comunidade tenta defender a si mesma contra a invasão de gigantes chegam a conclusão que aparentemente todas as cartas estão viradas contra eles, e assim um outro ente anônimo já decidiu, o abstrato “consumidor”, declarar o desejo de um Shopping na porta de suas casas.
E existe outra queixa que as pessoas fazem, ou então que sentem em seu coração mesmo que não tenham a capacidade e o conhecimento para fazê-las, que é uma corporação anônima, investindo capital em uma certa marca, entretanto escapando de qualquer responsabilidade para com os custos de longo prazo dos seus produtos. O preço de produzir feijão-de-soja no Brasil – o preço no sentido de danos ao meio ambiente, devastação da área do campo, poluição e etc – não é deposta pelos consumidores nem controlados pela legislação dos Estados Unidos (Sendo ela mesmo capacho do lobby de consumidores). Isso é um custo que pode ser, e como é, deixado para o Brasil – e deixados para a próxima geração resolver. Isso é um simples exemplo prático de um fato que é ubíquo. O custo real de produzir comida enlatada para pôr nas prateleiras dos supermercados engloba o custo de longo prazo de uma quantidade enorme de material não-biodegradável, que constitui 25% do peso do lixo de supermercados. Esse custo não nasce por conta do próprio supermercado ou seus fornecedores. Ele nasce por causa de todos nós e por nossos descendentes de 1000 anos atrás ou mais. Você não precisar viajar muito longe afora da cidade para perceber que custo particular eu estou me referindo, e você pode ler em qualquer lugar sobre estudos da poluição que o plástico está causando nos oceanos. Mas esse é um custo que foi externalizado. Os fatores pessoais que compelem um comerciante, em condições locais, a se comportar de maneira correta são inexistentes. Não existem recompensas para bons comportamentos, e um custo de mal comportamento pode ser facilmente repassado. E há certeza de que isso é um estrondoso resultado, e até mesmo intrínseco, a globalização.
Deste modo os “social markets’, como praticados na Europa, requer que o Estado adentre e provenha para aqueles desempregados e mães solteiras sem um pai residente. Existem resultados inevitáveis advindos da transferência do dever de caridade da comunidade para o Estado, que é si mesma um resultado inevitável da tentativa de promover a “economia humanitária”, em vez de uma sociedade humanitária. Aqui estão alguns dos custos envolvidos: o crescimento de uma subclasse que não trabalha e tem todos os motivos para evitar o mesmo, no objetivo de usufruir da ajuda do Estado; o crescimento da ilegitimidade, como mulheres que encontram caminhos fáceis para sustentar suas crianças e a si mesmas, assim como homens ganham incentivos para o abandono de mulheres que eles engravidaram; o crescimento de um comportamento antissocial (no sentido de falta de caridade e afeto), como crianças sem pai que são colocadas para fora por conta do disfuncional ambiente de suas residências, e assim por diante. Os fatos foram efetivamente documentados por Charles Murray e outros. O resultado é claro, Charles Murray e todos os outros que contribuíram, com certeza, nunca serão chamados para trabalhar no sistema educacional europeu, e podem até mesmo serem sujeitos a condenação por algum político que considere tal questão. O Estado externalizou os custos das políticas voltadas ao “social market” na sociedade, e quanto maior se tornam tais custos, mais o Estado se expande com ideias fictícias de que resolverão o problema. Nunca existiu uma máquina que expandisse mais a classe de burocratas políticos que esta, que constantemente expande o problema, mesmo tendo estabelecido que iriam solucioná-lo. Portanto, conforme as conquistas educacionais da Europa caem cada vez mais, o gasto estatal com educação cresce – até o ponto em que, na Grã-Bretanha, existiam dois burocratas para cada professor, apontados para “solucionar” os problemas que eles deram a vida para produzir, a fim de manter seu cache.
Estes problemas não são desconhecidos nos Estados Unidos, é claro. Mas aqui (EUA) eles foram encarados com um grande ceticismo em relação a soluções estatais, e até mesmo, no caso das “Friedmanites”, para um certo “fundamentalismo no livre mercado”, que insiste no ponto de que a cura para essas doenças sociais está nos mercados, contrário à ideia de que seriam os mercados que as produzem. O mínimo que podemos dizer é que, como as coisas estão, o “social market”, como posto em prática, está bem longe de produzir a “economia humanitária” que Röpke tinha esperanças. Ela talvez possa promover uma maior igualdade na distribuição dos bens que uma economia de livre mercado, mas também produz a sua própria marca de desintegração social, conforme o Estado, expropriando a motivação para a caridade, também a extingue. O mundo das subclasses, descrito por Theodore Dalrymple e outros, é um mundo com pouco caminho em apego e compaixão, e onde a virtude da caridade é desconhecida.
O que, então, é a real solução para as desordens sociais modernas induzidas pelos mercados? Como nós impedimos a globalização de tudo e a fragmentação das nossas lealdades e conexões? Como nós recuperamos o pequeno pelotão, que molda o senso moral de seus membros? A resposta para essa profunda dúvida está, acredito eu, não em uma outra forma de organização econômica, mas sim na restauração dos princípios fundadores das economias de mercado. Isso foi algo que Röpke observou, e por isso que ele viu a emergência de sociedades massivas e da norma ateísta um completo desastre. As desordens do livre mercado são as mesmas que vieram do estado de bem-estar social – por que as pessoas se apossam de cada oportunidade de terceirizar seus próprios custos. E eles fazem isso por que não existe nenhuma comunidade vigília que os faça se comportar de maneira diferente. Nós temos instâncias disso desde antes dos Estados Unidos se tornar o que ele é hoje, como o hábito do consumismo por empréstimos, o qual Röpke abominava e que posteriormente o mesmo diria que essa era a mais irresponsável maneira de alguém endividar-se, tinha começado finalmente a mostrar suas inevitáveis consequências. Conduzida no qual, nas restantes comunidades com vigília dos tempos de Röpke, seriam terras suficientes e propícias ao ostracismo social, é agora considerada um tipo de engenhosidade invejável – um método bem-sucedido de colocar totalmente os custos de sua vida nos ombros de outra pessoa e, caso necessário, declarando falência quando as coisas se tornam apertadas. Não há possibilidade futura para a humanidade que não envolva a restauração desse tipo de vigília comunitária. E ela pode apenas ser restaurada a nível local, reconstruindo os princípios da sociedade.
Pode a “localidade” tornar-se, um dia, uma política? Esta sugestão não meramente reproduz o problema, por dar um novo e muito mais complexo projeto ao Estado? Isso, para mim, é o nosso problema que agora nos deparamos. Nós, europeus – vítimas do “social market” – não temos meios para repor as políticas sem envolver o Estado. Em vez de terminar essa nota com um ar sombrio, entretanto, eu farei uma observação positiva. Quando a grande investida a economia global começou, no fim do século 18, o Estado não tinha o poder nem a vontade de ajudar os mais necessitados. Ao invés disso, eles ajudaram a si mesmos. Milhares de iniciativas sociais surgiram na transição do século 19 – sociedades amigáveis fornecendo empréstimos sem fins lucrativos para a compra de imóveis, hospitais de caridade e redes de médicos, escolas da Igreja e em vilarejos fundadas com escrituras, Institutos de Mecânica (posteriormente transformando-se em universidades), para não mencionar os clubes e sociedades de entusiastas devotos a ajuda comunitária. A realidade disso é conhecida completamente por meio das novelas do século 19. E aqui na América, no coração da economia de mercados globais, essas iniciativas continuam existindo. Elas existem por que o Estado não expropriou a motivação a caridade, por que as pessoas podem dar livremente aquilo que elas ganham, e por que ainda existem, também, lealdades que são as fundações da esperança social. Essas iniciativas devem ser o modelo para a “economia humanitária”, que será humanitária não por conta da economia, e sim por ser algo além dela.
Texto originalmente publicado no site: https://theimaginativeconservative.org/2011/12/journey-home-wilhelm-ropke-humane.html
CharlaKrMn
19 Maio 2022best dissertation writing services uk
[url=”https://mydissertationwritinghelp.com”]proposal and dissertation help objectives[/url]
dissertation writing group
KirstiKrMn
17 Maio 2022statistics help for dissertation
[url=”https://help-with-dissertations.com”]uf dissertation[/url]
dissertation editing help
tinyurl.com
16 Maio 2022Thanks in support of sharing such a nice thought, article is nice, thats why i have read it completely
KirstiKrMn
16 Maio 2022definition of dissertation
[url=”https://help-with-dissertations.com”]dissertation writing services sri lanka[/url]
mba dissertation writing services
RegineKrMn
15 Maio 2022help in writing dissertation
[url=”https://helpon-doctoral-dissertations.net”]dissertation help service villeurbanne[/url]
online dissertation help hu berlin
MaggeeKrMn
14 Maio 2022get dissertation help
[url=”https://dissertationwriting-service.com”]writing my dissertation[/url]
law dissertation writing help
EvaleenKrMn
13 Maio 2022mba dissertation writing service
[url=”https://dissertations-writing.org”]statistics help for dissertation[/url]
uw madison help with dissertation
tinyurl.com
11 Maio 2022Hey there fantastic website! Does running a blog similar
to this require a lot of work? I have very little knowledge of computer
programming but I was hoping to start my own blog in the near future.
Anyhow, should you have any suggestions or tips for
new blog owners please share. I know this is off topic however I simply needed to ask.
Thanks!
tinyurl.com
9 Maio 2022Its such as you read my thoughts! You seem to
know so much approximately this, like you wrote the
guide in it or something. I think that you just can do with a few percent to power the message home a bit, however instead
of that, this is fantastic blog. A fantastic read. I will certainly be back.
Jebnneeta
5 Maio 2022pet drugs canada walmart store pharmacy locator
gamefly
10 abr 2022Its like you read my mind! You seem to know
so much about this, like you wrote the book in it or something.
I think that you can do with some pics to drive the message home a bit, but other than that, this is great blog.
A fantastic read. I will definitely be back.
gamefly
6 abr 2022If you want to grow your experience simply
keep visiting this website and be updated with the hottest news
posted here.
cheap flight
6 abr 2022I like the valuable information you provide for your articles.
I will bookmark your blog and take a look at again here frequently.
I’m rather certain I’ll learn plenty of new stuff right right here!
Best of luck for the next!
extremely cheap flight tickets
5 abr 2022At this time it appears like Drupal is the best blogging platform available right now.
(from what I’ve read) Is that what you are using on your blog?
last minute flights
5 abr 2022Hello, Neat post. There is a problem along with your site in internet explorer, would test this?
IE still is the market leader and a good component of folks will pass over your wonderful writing because of this problem.
cheap airline ticket
5 abr 2022I am no longer positive the place you are getting your information, but great topic.
I needs to spend a while studying more or figuring out
more. Thank you for fantastic info I was on the lookout for this info
for my mission.
cheap tickets cheap flights
4 abr 2022I’ll immediately grasp your rss as I can’t in finding your email
subscription hyperlink or newsletter service. Do you’ve any?
Kindly allow me recognise so that I may subscribe.
Thanks.
cheapest airline tickets possible
4 abr 2022Hello to every body, it’s my first pay a visit of this weblog; this blog contains awesome
and in fact excellent stuff for readers.
cheap plane tickets
3 abr 2022I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was wondering what all is needed to get setup?
I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
I’m not very web savvy so I’m not 100% positive. Any suggestions or advice would
be greatly appreciated. Thanks
cheapest airfare possible
2 abr 2022Hi there! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog.
Is it difficult to set up your own blog?
I’m not very techincal but I can figure things out pretty fast.
I’m thinking about creating my own but I’m not sure where to start.
Do you have any tips or suggestions? Many thanks
http://tinyurl.com/ycb5up9z
31 mar 2022Genuinely when someone doesn’t know after that its up to
other visitors that they will assist, so here it
occurs.
tinyurl.com
27 mar 2022Nice post. I learn something totally new and challenging on blogs I stumbleupon on a daily basis.
It will always be useful to read content from other writers and use a little something from other sites.
tinyurl.com
26 mar 2022I all the time used to study piece of writing in news papers but now as I am a user of internet thus from now I am using net
for content, thanks to web.
vitamin b12 all your faqs answered
20 fev 2022Rattling wonderful info can be found on web blog .
Asseque
10 fev 2022gdL portal HTN is unlikely and other causes must be considered. Zxmvpa Plaquenil Svmcau mexico cialis
keto diet plans b
2 fev 2022oatmeal keto diet
[url=”https://ketogenicdietinfo.com/”]keto diet how to[/url]
keto diet dinner
keto diet schedule p
1 fev 2022keto diet snack ideas
[url=”https://ketogendiets.com/”]keto diet ratios[/url]
keto diet 101
bodybuilding keto diet r
31 jan 2022starting the keto diet
[url=”https://ketogendiet.net/”]keto diet treats[/url]
keto vegan diet
compare and contrast essay example b
30 jan 2022which sentence most likely comes from a narrative essay
[url=”https://howtowriteessaytips.com/”]essay transition words[/url]
what is the thesis of an essay
gay phone chat manhole i
29 jan 2022free chat lines bie and gay
[url=”https://gaytgpost.com/”]hot gay text chat[/url]
asian gay chat phone lines free
free discreet gay dating site b
28 jan 2022gay stoner dating
[url=”https://gaysugardaddydatingsites.com/”]gay sadistic men dating cite[/url]
free gay online dating by zip code
gay bear dating c
28 jan 2022college gay dating site
[url=”https://gayprideusa.com/”]adam for adam gay dating[/url]
gay dating sites for seniors
free gay dating k
27 jan 2022best gay dating
[url=”https://gaypridee.com/”]bi/gay dating apps[/url]
knoxville gay dating
free dating for bi and gay men z
26 jan 2022chicago gay dating hotlines free
[url=”https://gayfade.com/”]gay catholic dating[/url]
gay dating naked
gay sex chat room l
25 jan 2022gay sex cam chat mobile android
[url=”https://gay-buddies.com”]gay universe chat[/url]
gay incest chat
bullying essay e
24 jan 2022best argumentative essay topics
[url=”https://essaysitesreviews.com”]essay meme[/url]
essay for scholarship
argumentative essay thesis w
23 jan 2022rhetorical analysis essay outline
[url=”https://essayscratch.com”]parts of an essay[/url]
synthesis essay ap lang
quote from socrates on critical thinking a
23 jan 2022steps in the critical thinking process
[url=”https://criticalthinkinginstitute.com”]critical thinking method[/url]
explain critical thinking
nursing process and critical thinking m
22 jan 2022watson glaser critical thinking tests
[url=”https://criticalthinkingbasics.com”]develop critical thinking skills[/url]
critical thinking synonym
what is a critical thinking class g
21 jan 2022critical thinking practice
[url=”https://criticalthinking2020.net”]steps in critical thinking[/url]
definition critical thinking
free vpn server list y
20 jan 2022free vpn apps
[url=”https://choosevpn.net”]best app vpn[/url]
free mac vpn
free gay video chat rooms s
19 jan 2022chat gay en espaГ±ol
[url=”https://bjsgaychatroom.info”]gay men chat rooms[/url]
free gay chat lines
reword my essay d
19 jan 2022five paragraph essay
[url=”https://anenglishessay.com”]college essay ideas[/url]
definition essay topics
essay typer.com c
18 jan 2022formal essay
[url=”https://anenglishessay.com”]compare and contrast essay topics[/url]
classification essay examples
free p2p vpn m
18 jan 2022best vpn for chrome
[url=”https://addonsvpn.com”]spotflux vpn[/url]
best vpn for firestick free
incognito vpn x
17 jan 2022best vpn service reddit
[url=”https://addonsvpn.com”]free nord vpn accounts[/url]
anonymous vpn
www.pisgatzeeve.properties
12 jan 2022Nicht Schaffung ein Vertrag Blättern Sie offen eine Zahl
von Komplikationen beispiels Teilnehmer, die nehmen Rechte mit
Ihr Geld.
sottAfFok
3 jan 2022apodefil kamagra dosis de kamagra efectos secundarios kamagra oral jelly
ChrisMooda
29 dez 2021informative essay outline
[url=”https://dollaressays.com/?”]parts of an essay[/url]
topwritemyessay
Henrykigma
27 dez 2021informative essay outline
[url=”https://essayprepworkshop.com/?”]someone write my essay[/url]
essay about a poem
สล็อตเว็บตรง
26 dez 2021731381 185189You need to indulge in a contest for among the greatest blogs over the internet. Ill suggest this web internet site! 818211
Williamwem
26 dez 2021what to write about in college essay
[url=”https://checkyouressay.com/?”]american dream essay[/url]
sample essay rubric
canadian pharmacy viagra
20 dez 2021acheter cialis ligne forum
tramadol and gabapentin
10 dez 2021Duracion Levitra
Chriscet
10 dez 2021japanese sex games english subtitles
[url=”https://sexygamess.com/?”]simulator sex games[/url]
loli flash sex games
AlfredNounk
9 dez 2021best sex games online
[url=”https://sexgamesx.net/?”]adult sex games sims[/url]
samus aran sex games
Pingback: best online sex games summertime
Refrage
21 nov 2021pharmacie prix du medicament levitra cialis online purchase
prednisone withdrawal symptoms
10 nov 2021Buy Synthroid Online Usa
quivesque
2 nov 2021Viagra
actilla
31 out 2021viagra online 50mg
usa viagra
30 out 2021Immunity To Amoxicillin
what ps4 games
26 out 2021Saved as a favorite, I love your blog!
ps4 games this
26 out 2021Thanks for finally writing about > A Jornada Para o Lar: Wilhelm Röpke & a Economia Humana – por Roger Scruton (tradução de Guilherme
Machado) – Neoiluminismo < Loved it!
a ps4 games
26 out 2021Write more, thats all I have to say. Literally,
it seems as though you relied on the video to make your point.
You definitely know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to
your blog when you could be giving us something informative to read?
your ps4 games
25 out 2021Someone essentially help to make significantly posts I would state.
This is the very first time I frequented your web page and to this point?
I amazed with the analysis you made to make this particular put up amazing.
Magnificent task!
hxvdpjj
24 out 2021https://bit.ly/films-dyuna-2021-goda-smotret-onlaine
Adalberto Waring
19 out 2021https://www.shisuihouse.net/post-283/
Neurontine
4 out 2021Viagra Con Envio
Aligmajag
2 out 2021Neurontine
spoothe
1 out 2021http://buyneurontine.com/ – Neurontine
Pometry
25 set 2021http://buyzithromaxinf.com/ – Zithromax
Plaquenil
24 set 2021Lasix Online Canada
where can i buy zithromax azithromycin
23 set 2021Herbal Viagra 200mg
EffispNop
23 set 2021http://buyplaquenilcv.com/ – Plaquenil
assocralf
16 set 2021lasix not working for edema
aligeks
15 set 2021http://buylasixshop.com/ – furosemide 20 mg
www.iherb.com
13 set 2021You are so cool! I don’t think I’ve read a single thing like this before.
So nice to discover somebody with a few original thoughts on this issue.
Seriously.. many thanks for starting this up.
This website is something that’s needed on the web, someone with some originality!
quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars
http://coub.com/
13 set 2021I loved as much as you will receive carried out right here.
The sketch is attractive, your authored material stylish.
nonetheless, you command get got an edginess over that you wish be delivering the following.
unwell unquestionably come more formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case
you shield this hike. scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery
j.mp
13 set 2021Hmm is anyone else encountering problems with the images
on this blog loading? I’m trying to figure out if its a problem on my end
or if it’s the blog. Any suggestions would be greatly appreciated.
cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap
flights
http://bitly.com/3k0xFd5
12 set 2021Just desire to say your article is as amazing. The
clearness in your post is just cool and i could assume you are an expert
on this subject. Well with your permission let me to grab your RSS feed to keep updated with forthcoming post.
Thanks a million and please continue the enjoyable work.
scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis
surgery
bitly.com
12 set 2021Hello! I’m at work browsing your blog from my new apple iphone!
Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts!
Keep up the great work! ps4 games https://j.mp/3nkdKIi ps4
quest bars your
11 set 2021We stumbled over here different web address and thought I may as well check things out.
I like what I see so now i’m following you. Look forward to going
over your web page repeatedly. quest bars http://bitly.com/3jZgEA2 quest bars
app.gumroad.com
10 set 2021I was recommended this website by my cousin. I am
not sure whether this post is written by him as no one else know
such detailed about my trouble. You are amazing! Thanks! asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr
uncesia
10 set 2021https://buytadalafshop.com/ – cheapest cialis online
Propecia
8 set 2021Baclofene Intoxication
scoliosis surgery there
6 set 2021Wow, that’s what I was searching for, what a information! present here at this website, thanks admin of this web site.
unlonee
5 set 2021cheap cialis
bit.ly
5 set 2021I read this piece of writing fully concerning the comparison of newest and preceding technologies,
it’s remarkable article.
Shiexus
5 set 2021ivermectin tablets buy
asmr what
4 set 2021I blog often and I truly appreciate your content. Your article
has truly peaked my interest. I will book mark your website and keep checking for new details about once
per week. I opted in for your RSS feed too.
tinyurl.com
2 set 2021Magnificent goods from you, man. I have be mindful your stuff previous to and you are just extremely wonderful.
I really like what you’ve received right here, really like what
you’re stating and the way in which in which you are saying
it. You’re making it entertaining and you continue to care for to keep it
wise. I can’t wait to learn far more from you. That is actually a terrific website.
asmr is
1 set 2021I’m impressed, I must say. Seldom do I encounter a blog that’s equally educative and interesting, and without a doubt,
you have hit the nail on the head. The problem is
something not enough men and women are speaking intelligently about.
Now i’m very happy that I stumbled across this during my search
for something regarding this.
scoliosis surgery an
1 set 2021This info is invaluable. Where can I find out
more?
t.co
30 ago 2021Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of
any widgets I could add to my blog that automatically
tweet my newest twitter updates. I’ve been looking for a plug-in like this for
quite some time and was hoping maybe you would
have some experience with something like this.
Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I
look forward to your new updates.
a web hosting
28 ago 2021Spot on with this write-up, I actually feel this website needs much more attention.
I’ll probably be returning to see more, thanks for the information!
BuibiaTab
28 ago 2021viagra blue
Ageclut
27 ago 2021https://buysildenshop.com/ – buy viagra brand
Tinder dating site
25 jan 2021tinder dating app , tinder website https://tinderdatingsiteus.com/