Imposto Não é Roubo! – Um apelo à defesa consistente do liberalismo

Imposto Não é Roubo! – Um apelo à defesa consistente do liberalismo

Prólogo

Poucos artigos precisam de prólogo, mas sendo este um artigo formado por três textos feitos por três autores diferentes, e dada a quantidade de interpretações absurdas e tão contrárias aos nossos objetivos e ideais, resolvemos elucidar algumas questões de modo resumido para facilitar a leitura do texto. É evidente que esperamos ser entendidos de modo correto pelo leitor intelectualmente honesto e que realmente deseja aprender sobre e examinar as teses de alguém que pensa contrariamente a ele. Mas não podemos fazer nada a respeito de quem adentra o texto com ideias distorcidas e de quem, não raras vezes, subestima a capacidade cognitiva dos autores.

A primeira coisa que deve ficar clara (e que, para o leitor atento, já deve estar clara) é que este é um artigo voltado principalmente para liberais clássicos, minarquistas e anarcocapitalistas gradualistas potencialmente envolvidos na política. O que está sendo refutado aqui são as versões simplórias e pré-teóricas da defesa de que “imposto é roubo”. Queremos transferir a discussão do campo subjetivo do senso comum (no qual a maior parte da militância, seja de direita, de esquerda ou de qualquer coisa entre ou fora dessa dicotomia, está inserida) para o campo objetivo da discussão racionalmente justificada e ética. Um dos principais motivos de ser deste artigo é a tentativa de fazer com que os defensores desse famigerado bordão reflitam de forma minudente sobre a fundamentação teórica disso que propugnam ao invés de simplesmente reproduzir irrefletidamente frases prontas do mesmo modo que seus adversários fazem.

Outra coisa que deve ser exposta, para a melhor compreensão dos argumentos apresentados, é a estrutura e a cadência dos textos em sucessão. Cada um dos textos pretende atacar uma argumentação diferente em favor da cogência da frase, a saber: a) a argumentação de que imposto é roubo de acordo com o próprio ordenamento jurídico na Parte l; b) de que é roubo de acordo com a definição dos termos na Parte ll e c) de que é roubo porque há identidade descritiva entre os atos presentes no imposto e no roubo na Parte lll. Assim, se o primeiro ou o segundo tipo de argumentação não é o seu, pode ignorá-lo e passar para o texto que trata do que você defende.

O texto do Alexandre Lopes tem em vista o primeiro tipo de argumentação. Ele demonstra, por meio de uma fundamentação na teoria analítica do crime e na filosofia do direito, que falha miseravelmente quem tenta dizer que imposto é roubo valendo-se de como o ordenamento jurídico tipifica o crime de roubo. Uma das mais derrisórias interpretações dessa parte é a de que estaríamos defendendo uma forma do que se chama, na filosofia do direito, de juspositivismo imperativista. Essa é a posição de que o que quer que o Direito Positivo diga que é correto e errado é, realmente, correto e errado só porque as suas leis assim determinam. Não poderíamos estar mais longe dessa posição (e não poderíamos repudiá-la mais do que já fazemos). Como kantianos, acreditamos que o Direito Positivo deve estar subordinado a um sistema objetivo de normas radicado em uma Ética Prescritiva de direitos fundamentais. Em outras palavras, o Estado deve se submeter e ser limitado por um aparato ético basilar. É, portanto, absurda a afirmação de quem acredita que somos juspositivistas imperativistas. Vilipendiamos a ideia de que algo é correto ou incorreto só porque o ordenamento jurídico diz. Ordenamentos jurídicos mudam através da história e nem sempre refletem o que é eticamente correto. Os defensores dessa forma de juspositivismo caem em uma espécie de relativismo historicista e social já que teriam que aceitar que o que é certo e errado muda na história junto com o ordenamento jurídico e a sociedade na qual ele é implementado. Somos inimigos mortais desse tipo de relativismo.

Esclarecido isso, o exemplo sobre o extraterrestre que chega ao planeta Terra e observa meros movimentos físicos e não situações normativamente interpretadas não tem o objetivo de asseverar que o que é certo e errado depende ontologicamente da perspectiva dos sujeitos. O exemplo visa unicamente chamar a atenção para o fato de que é necessário que haja um esquema conceitual objetivo de normas que estabeleçam o que é certo e errado. Esse esquema é independente das vontades e inclinações empíricas individuais dos sujeitos. Ele se finca na razão humana. É nítido que acreditamos que há tal esquema e é desmentida a ideia de que defendemos qualquer relativismo historicista, social ou ético.

O texto de Raffz Vieira trata daqueles que dizem que imposto é roubo por definição, uma vez que é contra a vontade do sujeito. A definição de roubo usada está de acordo com o que os teóricos anarcocapitalistas aceitam: roubo é a subtração ilegítima da propriedade de outrem (essa definição não tem o propósito de favorecer a nossa visão, mas de favorecer o anarcocapitalista ao conceder o ponto de que, realmente, roubo não necessariamente envolve grave ameaça, bastando apenas uma violação da propriedade, enfatizada pelo termo “ilegítimo”).  E a subtração é ilegítima, justamente, por ser inconsentida. Nesta parte, destacamos que a mera atribuição de involuntariedade a um ato não o torna ilegítimo. Só podemos dizer que algo é ilegítimo com base em um sistema normativo objetivo, i.e., uma ética. Muitos anarcocapitalistas (mas poucos teóricos anarcocapitalistas) acreditam que a vontade individual humana é o que legitima uma ação. O voluntarismo atacado aqui é a posição de que a mera vontade humana determina o que é correto e incorreto. Quando alguém diz que, contra alguém que fez algo não-consensual, uma relação não-consensual pode ser imposta, ele já rejeita o voluntarismo puro e simples que está por trás da argumentação que criticamos. Ora, não é o ferimento do consentimento que é o fundamento da coerção usada contra o criminoso e sim a transgressão de sua propriedade. Logo, o direito objetivo à propriedade privada é lexicalmente (no sentido rawlsiano) anterior à vontade subjetiva do indivíduo na ordem da justificação da coerção. Um anarcocapitalista pode dizer que ao tomar de volta um item, que é sua propriedade, de alguém que o roubou, ele está praticando um ato legítimo. Mas isso não muda o fato de que o ladrão está sofrendo uma ação contra a sua vontade. E  esse é o ponto. A mera vontade não é capaz de nos fornecer o necessário para que estabeleçamos a ilegitimidade de certo ato. Outrossim, se o mero consentimento fosse condição suficiente para a atribuição de legitimidade, teríamos um relativismo subjetivista teoricamente infrutífero. Essa parte faz com que o anarcocapitalista que queira defender sua posição racionalmente procure pesquisar mais acerca das “éticas” anarcocapitalistas disponíveis no mercado literário. Adiantamos, contudo, que nenhuma delas é válida. Não sendo o objetivo do artigo demonstrar a invalidade das éticas de Hoppe, Rothbard et al., urgimos que o leitor não se desespere! Mais artigos criticando as “éticas” de Hoppe e cia sairão no próximo ano.

Por fim, o texto de Otfried Max discorre sobre o equívoco e o perigo de se defender o liberalismo ao mesmo tempo que se aceita máximas extraídas do arcabouço teórico anarcocapitalista. Afinal, se todo imposto é absolutamente e universalmente roubo, todos deveriam se tornar anarquistas e um liberal seria, no mínimo, moralmente hipócrita de se envolver na política estatal visto que ela está sistematicamente contaminada pelo roubo institucionalizado. Max também explica sinopticamente a argumentação kantiana para a legitimidade de um Estado liberal. A intenção em citar o argumento de Kant contra um estado de natureza foi meramente propedêutica e não teve a pretensão de esgotar o alcance e o valor de sua argumentação, antes, pressupôs que o leitor lançasse mão dos esclarecimentos feitos no seguinte artigo: https://neoiluminismo.com////////2018/06/13/davi-miranda-a-apropriacao-original-em-kant/, que é o mínimo necessário para se entender o tema. Falaremos especificamente da dedução kantiana de uma autoridade política em outra oportunidade.

Nota bene:

1) Não somos juspositivistas imperativistas. Somos jusracionalistas kantianos.

2) Não somos adeptos do subjetivismo presente no relativismo voluntarista. Somos defensores de uma ética objetiva racional.

3) Não defendemos o sistema tributário brasileiro atual. Defendemos imprescindivelmente a pauta da redução de impostos, cabendo apenas o necessário para as funções de um Estado Liberal. A recusa, por parte de um liberal, do uso de um chavão teoricamente irrefletido deveria ser conceitualmente injuntiva. É categoricamente patente que um liberal não pode afirmar que imposto é roubo sem cair em contradição com a própria prática.

4) O youtuber Raphael Lima respondeu a este artigo mencionando um texto que não rebate nenhum dos pontos levantados aqui. O que nos leva a crer que o referido youtuber sequer se deu ao trabalho de ler o que dissemos. Esperamos que ele recupere o bom senso e faça uma resposta à altura. Até lá, o que ele disse é sumariamente vox nihili.

Depois de tudo que foi levantado neste prólogo, desejamos que o leitor que interpretou erroneamente, em um primeiro momento, os argumentos que apresentamos possa rever sua avaliação do artigo. Caso contrário, recomendamos que reflita mais sobre seu conteúdo antes de emitir palpites vergonhosos.

Introdução Geral

1

“Imposto é roubo” se tornou um dos chavões mais populares entre os libertários1, principalmente entre os anarcocapitalistas. Curiosamente, mesmo entre os liberais, a frase é tomada como válida de alguma forma. Acreditamos, porém, que quem pensa assim incorre em grave erro. Daí a necessidade de se demonstrar a invalidade dessa proposição nos níveis jurídico, semântico e intuitivo, embora pudéssemos fazê-lo em esferas diversas. Queremos também provar que, sob nenhuma interpretação desse popular dizer libertário, um liberal, um minarquista, e até mesmo um anarcocapitalista gradualista ou qualquer pessoa envolvida com política, pode aceitá-la sob pena de cair em contradição ético-prática e/ou inconsistência moral intra-psíquica2. Ou seja, haveria contradição e inconsistência no nível da ética e da moral3.

Por um lado, a propagação dessas ideias no meio liberal decorre da indignação diante dos escândalos de corrupção e da crise econômica e político-institucional causada pelas ações altamente intervencionistas e populistas de um Estado aparelhado, o que faz com que frases prontas como “imposto é roubo” soem como música aos ouvidos da maioria das pessoas que são contra um Estado inchado. Por outro, ela é gerada também pelo tipo de raciocínio simplista, e naturalmente equivocado, como demonstraremos, contido nesse discurso. Essa proposição possui uma certa aparência de validade intuitiva, principalmente para nós brasileiros, uma vez que estamos sujeitos a um sistema tributário extremamente oneroso. A afirmação de que imposto é roubo, assim, parece ser óbvia, dadas as definições mais ordinariamente ignorantes de propriedade, roubo e imposto que se encontram no debate popular. O raciocínio é extremamente atrativo. Imaginando que você trabalhou por anos para adquirir um patrimônio, é de se esperar que ninguém tenha direito de subtraí-lo em qualquer nível que seja. Assim, o imposto, popularmente visto como retirada de renda do cidadão sem seu consentimento, parece se encaixar muito bem em uma configuração de roubo. A situação se apresenta de forma quase irônica, pois, o Estado chama, por vezes, algo “imposto” ao cidadão de “contribuição”. E quem realmente quer pagar imposto? Afinal, pelo princípio do menor esforço, o ser humano tende a fazer o que o propicia maior benefício pelo menor custo (mas isso também está por trás do desejo de ter tudo de graça, inclusive o almoço e benefícios sociais assistencialistas).

Entretanto, as coisas não são tão simples assim. Sabemos que provavelmente vários anarcocapitalistas e até mesmo alguns liberais que estão lendo este artigo e que defendem a coerência dessa frase devem estar neste momento meneando a cabeça e se perguntando “que tipo de truque retórico vão tentar usar agora para negar o óbvio ululante?”. Em nossa experiência discutindo sobre a coerência dessa proposição, notamos que muitos a defendem sem ter um conhecimento básico dos fundamentos teóricos que a embasam. Muitos a defendem porque viram alguns vídeos no YouTube sobre ética anarcocapitalista de um desses liberteens que auto-declaradamente mal conhecem a base filosófica da própria ideologia que espalham. Outros a defendem porque ela simplesmente parece óbvia pelos motivos já citados. Existem até alguns liberais que a defendem apenas para destacar a sua revolta contra a máquina pública, o que é muitíssimo perigoso pois acaba espalhando uma falsidade apenas para fins de marketing. É mister apontar para o fato de que frases de caráter demagógico como essa quase sempre possuem algum fundamento, mesmo que remoto, em uma teoria filosófica e precisam ser analisadas mais de perto. Alguém questionará por que a frase é demagógica. E a resposta será que é demagógica porque apela unicamente para os anseios de alguma grande parcela da população. Simples assim.

“Imposto é roubo”, “não existe almoço grátis”, “todo homem é um estuprador em potencial”, “se o trabalhador tudo produz, tudo a ele pertence” são exemplos de chavões que, pelo menos no início de sua propagação, tiveram sua origem em alguma teoria filosófica, econômica ou sociológica, seja ela coerente ou não, mas que hoje são repetidos por várias pessoas simplesmente porque condizem com suas convicções intuitivas pré-teóricas sem o conhecimento da teoria que os dá suporte4. O embaraço no qual caem os despreparados defensores dessas frases não pode contaminar o movimento liberal e libertário. Essa frase deve ser minuciosamente investigada a partir de sua origem filosófica ou do suporte teórico que a estabeleceu. Apenas assim saberemos se ela é realmente válida ou não. E é isso que pretendemos fazer aqui.

A recente polêmica do MBL (Movimento Brasil Livre) com o público adepto ou entusiasta do pensamento anarcocapitalista acerca da ilegitimidade do imposto e do envolvimento político com o Estado demonstrou claramente o nível de aceitação e disseminação de ideias reducionistas desse gênero. O que preocupa, na verdade, é a existência de liberais que concordam abertamente com esse ponto de vista.

Na primeira parte deste artigo, analisaremos os conceitos envolvidos nas ideias de “imposto” e “roubo”, demonstrando o que elas pressupõem e a consequente improcedência da máxima libertária em seu sentido meramente jurídico. Na segunda, buscaremos refutar as ideias um pouco menos correntes de “imposto é roubo” e demonstrar que desse juízo não se segue nenhuma analiticidade, isto é, que no conceito de imposto não está incluso, por definição, o conceito de roubo (como tem sido divulgado por certos anarcocapitalistas e liberais). Depois, na terceira, criticaremos os liberais inconsistentes que defendem a imoralidade/antieticidade do imposto per se sem perceber que essa investida termina por minar a defesa do liberalismo enquanto tal. Ainda nesta parte, discorreremos apenas brevemente sobre o que seria uma defesa coerente de uma sociedade com Estado.

 PARTE I

“Que imposto é roubo é algo evidente!”
Considerações preliminares sobre imposto e roubo
Por Alexandre Lopes

Há uma diferença fundamental entre os conceitos de posse (ou controle)1  e propriedade. Embora essa diferença seja evidente e de fácil compreensão após o exame analítico dessas palavras, há uma confusão muito comum observada nos debates acerca do assunto. Antes de discutirmos esses conceitos, precisamos compreender duas coisas importantes: o que é um fato empírico e o que é um fato normativo2.

Um fato empírico é um estado de coisas que é expresso por um juízo contingente cuja justificação se dá por meio do apelo à experiência. João observa que Ana está sentada e formula a proposição “Ana está sentada no momento”. Essa proposição indica algo que é o caso e que poderia não ser o caso. É, portanto, algo contingente e está na ordem do ser. Um fato normativo, por sua vez, é um estado de coisas que é expresso por um juízo necessário (necessidade deôntica e não física, metafísica ou lógica3) cuja justificação se dá por meio do apelo à razão prática. Por exemplo, imagine que João descobre que Ana firmou um contrato com Paulo que inclui a obrigação de pagar R$ 50,00 em troca de um serviço e formula a proposição “Ana tem a obrigação de pagar R$ 50,00 a Paulo”. Essa proposição aponta para algo que deve ser o caso e inclui o conceito normativo “obrigação”, que implica um vínculo jurídico/moral/institucional pelo qual uma pessoa deve fazer ou não algo que beneficia outra. É algo que está na ordem do dever-ser.

Como isso se conecta aos conceitos de posse e propriedade? O primeiro (posse ou controle) está no campo do empiricamente factual (na arena dos fatos empíricos), é a condição subjetiva de qualquer uso possível. Portanto, estamos nos referindo à mera posse empírica. Exemplos: eu estou em posse de um celular neste momento. O padre está em posse de uma Bíblia. A criança está em posse de uma pedra. O segundo (propriedade) está no campo do que é normativo. Trataremos aqui dela (direito à posse exclusiva legítima). Exemplos: este celular é minha propriedade. Eu tenho a propriedade desta casa. Aquele garfo na mão (i.e. na posse) do cliente é propriedade do dono do restaurante.

Um juízo acerca de posse é apenas a descrição de um fato empírico. Nesse caso, um ladrão pode estar em posse de um celular que é propriedade de outra pessoa. É juridicamente meu aquilo com o que estou ligado de tal forma que o uso por parte de outrem sem permissão declarada (declaratio) infringe meu título sobre a coisa4. Esse título consiste em ter a faculdade de usar e dispor da coisa e também no direito de retomá-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha5. Exemplos: uma pessoa entrou em minha casa enquanto eu não estava e tomou meu celular sem permissão. Eu tenho o direito de obrigá-la a devolvê-lo.  Note que o pronome possessivo aqui tem um tipo de implicação muito maior do que a mera posse: diz respeito a essa relação jurídica que é expressa no conceito de propriedade.

Há, portanto, a necessidade fundamental de estabelecermos normas (que são parâmetros de correção) para que possamos falar de propriedade, pois, caso contrário, estaríamos falando apenas de descrições empíricas desprovidas de qualquer normatividade (normatividade esta que diz respeito a obrigações expressas por meio de imperativos). Tornando mais didático: suponhamos que um extraterrestre chegue à Terra neste momento. Ele não sabe de norma alguma. Então, ele observa um homem tomando algo da mão de outro, observa uma criança pulando um muro e pegando frutas em um terreno etc. Ele estará vendo roubo ou invasão de propriedade nesses dois casos? Evidentemente que nenhuma das duas coisas. Ele estará apenas observando seres se movendo de determinada forma! A ação de tomar algo de outrem só se torna ilegítima a partir do estabelecimento de um parâmetro de correção que diga que algo é errado ou certo. É, portanto, necessário um esquema conceitual normativo, ou seja, um esquema de parâmetros de correção (normas) para a ação humana.

Na seção anterior foi feita a distinção entre posse (controle empiricamente factual) e propriedade (direito à posse exclusiva – evidenciando o caráter normativo do termo); vejamos então o motivo pelo qual o imposto, no nível meramente jurídico, não pode ser considerado objetivamente roubo.

Como já estabelecido, os movimentos físicos realizados pelos seres humanos só possuem normatividade, e podem ser caracterizados propriamente como ação, a partir do momento em que os colocamos sob a ótica de um esquema conceitual específico, caso contrário, seriam apenas eventos empíricos descritos naturalisticamente. É por isso que precisamos de esquemas conceituais normativos com base nos quais podemos falar de roubo (que é um tipo de ação que identifica a violação de uma norma), propriedade (que diz respeito à atribuição de um objeto como legitimamente pertencente a alguém) e imposto (que, dependendo do esquema normativo em questão, será um tipo de ação – a cobrança – legítima ou ilegítima).

Podemos analisar a legitimidade do imposto sob três óticas diferentes. Uma delas é puramente subjetiva: a mera opinião. Essa não nos interessa pois cada um tem sua posição particular sobre certos assuntos e se é uma mera opinião, não possui pretensão de validade universal. As outras duas são objetivas: um esquema normativo jurídico, que é o ordenamento jurídico de algum Estado, ou um esquema normativo ético, que pode ser um sistema de normas como os descobertos e desenvolvidos por grandes filósofos (e alguns não tão grandes). É claro que, se não quisermos cair em um relativismo ético, devemos aceitar que há apenas um esquema normativo ético válido. Isso, no entanto, é assunto para outra publicação. Analisemos a primeira alternativa, a de um esquema normativo jurídico.

Segundo o ordenamento jurídico brasileiro, por exemplo, imposto6 não pode ser roubo. Para se chegar a essa conclusão é muito simples. Do ponto de vista da teoria analítica do crime, a cobrança de imposto é justificada por uma excludente de ilicitude. Ela está inclusa no estrito cumprimento do dever legal como todas as funções dos agentes públicos. A problemática da excludente de ilicitude, no entanto, chama a atenção para um fenômeno interessante para a nossa análise. Um mesmo conjunto de movimentos físicos efetuados por um ser humano pode ser caracterizado como uma ação ilegítima ou legítima, dependendo do contexto normativo e institucional no qual está inserido. Exemplo: dar um soco no rosto de alguém é agressão, porém se essa pessoa estiver tentando lhe tirar a vida, é legítima defesa. Outro exemplo: Um indivíduo (ladrão) toma o celular da mão de uma senhora, assim roubando-a, porém, um outro indivíduo (a saber, um policial), realiza a mesma ação (a de pegar o celular da mão de alguém – neste caso, do indivíduo ladrão), e mesmo assim não está roubando o meliante. Ou seja, a mesma ação é avaliada sob hermenêutica diferente, não é dos meros fatos (ou de uma mera descrição factual empírica) que retiramos implicações normativas (seja na forma de juízos ou mesmo na atribuição de conceitos que impliquem aspectos normativos). Exploraremos mais disso na parte III deste artigo.

Há também a possibilidade, que consideramos complementar à exposta acima, de utilizar a teoria da tipicidade conglobante7. Ela é, de fato, a concepção mais coerente para se averiguar o que diz respeito ao elemento da tipicidade que configura o crime – estando presente tanto na teoria bipartida quanto na tripartida. A tipicidade, em seu aspecto formal, é a adequação do fato concreto ao tipo penal e em seu aspecto material é a lesão significativa ao bem tutelado. Ao menos essa era a concepção mais clássica.

Porém, a tipicidade, para essa nova concepção (a conglobante), só pode se configurar quando há também o elemento de antinormatividade. Ou seja, aquilo que deve ser proibido pelo ordenamento jurídico como um todo. O que se nota aqui, dessa forma, é que a tipicidade só pode se configurar frente a unidade formal do ordenamento jurídico tomado como um bloco monolítico e unitário sem contradições internas. Se uma norma não cumpre este requisito, como em casos do estrito cumprimento do dever legal, há simplesmente a perda da tipicidade. O ordenamento jurídico é tomado como um todo holístico no qual a configuração da tipicidade não é dada na forma de uma subsunção isolada e unilateralmente encaixada, mas na consideração de como isso é avaliado em relação ao ordenamento jurídico. Se não há antinormatividade geral, não há tipicidade, e se não há tipicidade, não pode haver crime. Embasado também na justificação da manutenção do ordenamento como tal, a cobrança de impostos seria considerada um fato atípico que careceria de antinormatividade geral.

Cai por terra, portanto, qualquer consideração acerca de imposto ser roubo baseada na definição estrita da lei específica. Como foi ressaltado anteriormente, é preciso um esquema normativo para avaliar tais ações, ou tais normas (e até mesmo tais conceitos). Assim, só resta a quem afirma que imposto é roubo apresentar uma ética válida para fundamentar sua afirmação. O problema é que as éticas que estabelecem que imposto é objetivamente roubo são falaciosas e apresentam uma miríade de problemas8 .

PARTE II

“Imposto é roubo é um juízo analítico!”
Uma suposta obviedade tautológica desmascarada
Por Raffz Vieira

1

Apontar para verdades autoevidentes e para proposições intuitivas certamente tem um apelo muito grande no que diz respeito ao convencimento no âmbito do senso comum. É através desse tipo de discurso sedutor que o anarcocapitalista visa colocar como um tipo de proposição irrefutável, e até trivial (algo que nesse contexto tem um apelo muito grande), a de que “imposto é roubo é um juízo analítico”, ou seja, que no conceito de “imposto” está contido o conceito de “roubo”. Estabelecer uma conexão analítica entre o sujeito “imposto” e o predicado “roubo”, como que numa mera exposição de algo tão indubitável e claro a qualquer um, é certamente algo que seria de muita valia para o arcabouço teórico libertário anarcocapitalista e, é assim, uma ferramenta teórica incontestável no âmbito filosófico, deixando os defensores de qualquer arranjo político contrário em maus lençóis.

É importante notar, primeiro, que “imposto é roubo” é um juízo afirmativo universal. Compare com “Pudim é doce”, “Solteiro não é casado”, “Leão é feroz”, “o homem é um estuprador em potencial”. Essas frases expressam proposições de escopo universal. Quando eu digo que pudim é doce, que solteiro não é casado, que leão é feroz, que o homem é um estuprador em potencial e que imposto é roubo, eu lanço uma pretensão de validade universal que quer dizer que todo pudim é doce, todo solteiro não é casado, todo leão é feroz, todo homem é um estuprador em potencial e todo imposto é roubo. Tais proposições possuem a seguinte estrutura na lógica predicativa “para todo x, se x é F, então x é G”: ∀x(Fx → Gx).

Comecemos, agora, a analisar criticamente a capacidade de sustentação dessa máxima anarcocapitalista, tendo em mente o objetivo de testar sua coerência de modo a fugir de uma inconsistência para não nos encontrarmos em uma situação de contradição ético-prática ou de inconsistência moral intra-psíquica, defendendo posições auto-excludentes. Vejamos se a asserção “imposto é roubo” é um juízo analítico nos moldes do juízo “todo solteiro é um não-casado”, como assim clamam os defensores de tal bordão.

Uma das teorias mais bem aceitas a respeito dos tipos de juízos é a que Immanuel Kant (1724-1804) estabelece em sua obra Crítica da Razão Pura. Analisemos o que Kant entende por juízo analítico e, em contraste, por juízo sintético. Um juízo cuja correção se fundamenta na identidade entre os conceitos é um juízo analítico, enquanto um que não tem tal fundamento na identidade entre os conceitos classifica-se como sintético. Um exemplo de juízo analítico seria “para todo x no qual o conceito de corpo (a + b) pertença, também pertence o conceito de extensão (b)”, onde há um desmembramento do sujeito, com o predicado sendo apenas o fundamento de identidade sendo colocado explicitamente. Um exemplo de juízo sintético seria “para todo x no qual o conceito de corpo (a + b) pertença, também pertence atração (c)”. Veja que o juízo sintético acrescenta à cognição algo material, enquanto um juízo analítico é meramente uma exposição formal daquilo que já está contido no sujeito1.

Usando a lógica clássica e o quadro de oposição aristotélicos, percebemos que “todo imposto é roubo” e “algum imposto não é roubo” são proposições contraditórias, ou seja, não podem ambas ser verdadeiras. Isso quer dizer que o tipo de proposição necessária para desqualificar o juízo de que “todo imposto é roubo” é justamente “algum tipo de imposto não é roubo”; e isso é evidente quando contrastamos com o juízo analítico paradigmático “todo solteiro é um não-casado” e vemos que dizer que há um (ou alguns) solteiro(s) que seja(m) casado(s) é o suficiente para que se constitua uma refutação do juízo considerado. Sabemos que todo solteiro de fato é um não-casado, pois está incluso na definição de solteiro ser não-casado, mas será mesmo que todo imposto é roubo? Isto é, será que na própria definição de imposto está incluso o conceito de roubo? Precisamos clarificar as coisas para prosseguir2.

Inicialmente, vamos entender o conceito de roubo de forma isolada. Com um conceito em mãos, “crime que consiste na subtração indébita de coisa móvel pertencente a outrem por meio de violência ou de grave ameaça”, agora podemos analisar se tal conceito é cabível aqui ou necessita de algum refinamento. Veja que temos a atribuição de roubo no gênero crime, que o roubo diz respeito à subtração indébita de coisa móvel (entendamos aqui como objeto passível de ser caracterizado como propriedade privada de alguém) e que envolve violência ou grave ameaça. Para nos adequarmos à visão anarcocapitalista, propomos um refinamento: entendamos que a situação não precise caracterizar-se como violenta ou de grave ameaça, mas que somente a subtração indébita do objeto em questão contra a vontade do dono se dê. Assim, temos um conceito firme de roubo para trabalharmos. Perceba que, no entanto, surgiram duas questões sobre as quais precisamos também discorrer brevemente: o direito de propriedade privada e a questão da voluntariedade.

2

Da propriedade privada 

No que consiste o direito de propriedade privada? Primeiro, percebamos que no conceito de direito está inclusa analiticamente, pelo princípio de contradição, a competência para o uso da coerção3 contra quem o viola4, coerção esta que é um aspecto essencial do conceito de direito. Após isso, diríamos que o direito diz respeito a um título de um certo indivíduo perante um certo objeto que coloca obrigações em todos os outros indivíduos (obrigações como “respeite o que eu decidir fazer com esse objeto”, “não o use sem a minha permissão” etc). É, portanto, importante notar que o direito de propriedade privada possui também tanto um aspecto unilateral quanto um aspecto intersubjetivo. Unilateral na medida em que a minha aquisição de um objeto não diz respeito a ninguém senão a mim, isto é, eu não preciso da permissão explícita de ninguém para apropriar-me de um dado objeto; intersubjetivo na medida em que esse ato unilateral tem repercussões para todos os outros indivíduos já que a reivindicação do objeto em questão como meu limita a gama de ações das outras pessoas com respeito a tal objeto. É indispensável ratificar que é a composição desses três aspectos (coerção, unilateralidade e intersubjetividade) que proporciona o que entendemos como propriedade privada e suas implicações gerais. Remover quaisquer dos três aspectos retira da noção de propriedade privada o seu status de direito.

Entendido esse triplo aspecto, podemos notar que não é um simples fato natural o que entendemos por propriedade privada. Do mero fato de alguém usar um certo objeto de modo pioneiro, não é possível derivar uma obrigação universal para que as outras pessoas sigam as suas escolhas referentes a tal objeto5, sob pena de colapsar a distinção entre a ordem empírica e a ordem normativa, violando a Lei de Hume6.

Assim, é evidente que algum tipo de justificação normativa precisa entrar em jogo para que possamos caracterizar esse direito de forma a finalmente chegarmos a uma posição sobre (todo) imposto ser ou não roubo, seja você libertário anarcocapitalista ou liberal clássico (ou qualquer coisa entre isso). Para que o direito à propriedade privada tenha o caráter primário e central que os anarcocapitalistas necessitam, uma teoria normativa de tal direito deve ser apresentada7.

3

Do voluntarismo 

Também importante é o papel que tem o voluntarismo no quebra-cabeça anarcocapitalista. Anarcocapitalistas (em sua maioria, pelo menos) entendem que um critério suficiente para estabelecer que imposto é roubo, seria o fato de que a cobrança de imposto é um ato que vai contra a vontade daquele que o paga. “Ora”, dirá o anarcocapitalista, “como pode não ser roubo se é algo feito contra a vontade de alguém?”. Primeiro, vejamos que o que faz um ato ser voluntário é, em suma, a concordância entre o arbítrio daquele que o pratica (ou o sofre) e o próprio ato. Assim, eu lhe doar uma certa quantia de dinheiro consiste num ato voluntário pelo fato de que a minha vontade e o ato que eu pratiquei estão em harmonia.

É evidente que, pela própria natureza do imposto, este é, sim, um ato coercitivo que independe da vontade daquele que é incumbido com a obrigação de pagá-lo (isto é, não interessa se o sujeito que vai pagar o imposto o faz de bom grado ou o faz sem a mínima concordância com tal ato). É preciso elucidar, no entanto, que este fato não é, de forma alguma, suficiente para que cheguemos, como que numa dedução, no conceito de roubo. Pensemos em um indivíduo que praticou um ato criminoso e que foi estabelecido que a punição dele será reclusão por um certo período de tempo. Ora, o ato de colocar em prática a pena deste crime certamente vai contra a vontade daquele que o sofre: o indivíduo sendo punido pode reclamar e resistir, mas o fato do ato ser coercitivo contra este indivíduo certamente não nos leva à conclusão de que tal ato é, portanto, caracterizável como uma instância de cárcere privado! Não, pois é por outras razões (que vão fazer uso de conceitos inseridos num corpo normativo) que iremos justificar tal punição, seja a partir de um viés meramente legalista, de um viés normativo-jurídico ou de um viés anarcocapitalista (“ele violou a lei de propriedade privada, logo, deve ser punido”).

Veja que o que há em comum em todas essas razões é o fato de o mero atribuir coerção ao ato não ser suficiente para que indiquemos a ilegitimidade do ato e, muito menos, para que o categorizemos como roubo. Segue-se então que voluntariedade, por si só, não é critério suficiente para que cheguemos à conclusão de que imposto é roubo8. Em outras palavras, constatarmos a identidade entre a cobrança de imposto e um ato de roubo pela mera descrição empírica de inadequação entre a vontade e o ato condiz com o típico salto falacioso de um fato empírico para uma asserção com carga normativa, i.e., uma violação da Lei de Hume9. É como se desta descrição puramente empírica “emanasse” normas, algo que é deveras inadequado frente a uma concepção de normatividade autônoma, isto é, se rejeitamos teorias reducionistas e empiristas ingênuas da normatividade. Não é à toa que há essa necessidade de uma justificação na forma de um sistema teórico fundante para que possamos fazer tal consideração na forma de um juízo de identidade.

4

Da resultante inexistência da analiticidade entre os termos imposto e roubo

Fica evidente para nós que não é suficiente fazer um mero apelo à voluntariedade nem mesmo suscitar a lei de propriedade privada sem um pano de fundo teórico sustentável sendo colocado à nossa disposição antes. Temos, portanto, que dispor de um fundamento teórico que possibilite que utilizemos os termos “imposto” e “roubo” sob um esquema comum e, assim, cheguemos à sua equivalência. É o que a posição de Hans-Hermann Hoppe, também tomada como uma pretensa “meta-ética” por alguns, e chamada de ética argumentativa10, visa fazer com uma série de premissas que objetivam estabelecer a lei de propriedade privada como independente de qualquer esquema normativo maior, estabelecendo, com efeito, a primazia desta lei sobre todas as outras e, mais, a primazia do próprio conceito de propriedade privada sobre todos os outros conceitos que são dispostos regularmente em teorias normativas (liberdade, vida, independência etc). Assim, sem que antes isso seja feito, jamais poderemos apelar para uma suposta identificação analítica entre os termos “imposto” e “roubo”. Fica aqui então demonstrado que se dispor da frase “imposto é roubo” como um juízo analítico universal independente de um sistema normativo estabelecido teoricamente é um erro crasso e fadado a nos colocar numa posição de aderir a um mero dizer panfletário insubstanciado.

PARTE III

“Imposto é roubo, mas defendo um Estado”
Um conto sobre liberalismo e consistência
Por Otfried Max

1

Alguns liberais como Hélio Beltrão, Joel Pinheiro, Adriano Gianturco e até conservadores como Olavo de Carvalho e outros tantos vêm a público sinalizar sua concordância com o emblema anarcocapitalista. A justificativa mais comum é apelar para o senso de “imediatez” explicativa que uma mera descrição do ato presente no imposto e no roubo evoca. Assim, dizem, seria uma questão conceitual indiscutível e irrefutável que imposto e roubo podem ser descritos da mesma forma (“Imposto é equivalente moral (sic) ao roubo, pois representa tomar a propriedade de alguém sem seu consentimento. Ponto.”1)

Segundo esse mesmo raciocínio, a questão da legitimidade ou necessidade do Estado é uma questão distinta à do imposto. Se, porém, levamos em conta que a mera descrição das práticas de cobrança de imposto e roubo são suficientes para declarar a “imoralidade” ou ilegitimidade do imposto, devemos também considerar a questão do Estado sob a mesma ótica. Ora, se entre roubo e imposto não há distinção, por que deveria haver distinção ou diferença qualitativa entre uma gangue de ladrões e um Estado? Se imposto é roubo (simplesmente por descrição ou definição), então, o Estado é uma quadrilha e defendê-lo equivale a defender a institucionalização da “imoralidade”.

Na maior parte dos casos, essa incoerência ainda vem acompanhada da alegação de que o Estado é algum tipo de “mal necessário”. Mas isso é ainda mais absurdo. Alguém que defende essa alegação está lançando mão de um argumento consequencialista2 em favor do Estado e do imposto. E se usamos um sistema ético consequencialista (utilitarismo, por exemplo), o que é correto/legítimo será definido de acordo com as consequências. O imposto, se é necessário para manter algum bem(a ordem, o bem-estar, segurança etc), será, por princípio de transitividade, correto/legítimo. Logo, não poderá ser roubo (pois roubo é necessariamente algo ilegítimo). Nenhum defensor de uma sociedade com Estado pode defender o contrário consistentemente.

2

Como dito, tem-se afirmado, para defender que imposto é roubo, que o ato de cobrar imposto e o ato de roubar são uma mesma ação porque podem ser descritos da mesma forma. Um assaltante que força alguém a entregar o dinheiro que carrega no bolso e um cobrador de impostos que força alguém a entregar uma certa quantia seguramente fazem ações que podem ser descritas da mesma forma. Logo, dizem, “imposto é roubo”. Mas, questionemos: só isso basta para que esses atos realmente sejam, em si mesmos, qualitativamente idênticos? Em outras palavras, será mesmo que é uma condição suficiente para a identidade qualitativa3  de duas ações que possam ser descritas da mesma forma? Ora, somente se tratarmos da mera descrição empírica, isto é, se tratarmos de descrever as ações com total ausência de um contexto normativo.

Dessa análise meramente empírica, no entanto, não pode se seguir nenhuma asserção ou consequência normativa. Mas aqui estamos a tratar de normas, de parâmetros de correção. Propriedade, como foi dito, é algo normativo, assim como roubo, que a pressupõe. Isso pode ficar mais claro com um exemplo: imagine que você testemunhe quatro homens prendendo um quinto e o colocando no porta malas de um carro. O homem grita por socorro e implora para não ser levado. Essa parece ser a exata descrição de um sequestro. Mas também pode ser o caso de que o homem é um estuprador fugitivo da prisão que estava sendo procurado pelos quatro homens que são policiais ou agentes de uma empresa de segurança privada e o carro, sua viatura.

Logo, se essas mesmas descrições (do sequestro e da prisão) são idênticas, aquele que afirma que imposto é roubo simplesmente por conta do que podemos chamar de “identidade descritiva” deveria dizer também que toda prisão legítima de um estuprador fugitivo, se contra sua vontade, é um sequestro e que mantê-lo na prisão é crime de cárcere privado! Perceba que uma mesma descrição empírica de uma situação pode ser compatível com duas ou mais situações normativas diferentes se pressupomos algum parâmetro de correção, como a legitimidade. Mas o que há de diferente nas ações de prender um estuprador e de sequestrar um inocente? No que se refere à mera descrição empírica das ações, nada. Ambas só irão diferir no que diz respeito a sua legitimidade, na arena das normas! Logo, embora possuam a mesma descrição, sequestro ou crime de cárcere diferem de uma prisão legítima.

Não se quer dizer com isso que haja um paralelo entre proprietários e estupradores no sentido de que os primeiros tenham cometido crimes, não. Há aqui apenas o esclarecimento de que imposto não pode ser o mesmo que roubo simplesmente por suas descrições serem supostamente idênticas. Algo a mais deve ser dito4 para que o seja e para que possamos diferenciar normativamente, por exemplo, ações como a agressão injusta e a legítima defesa.

Sabemos que a atribuição de ilegitimidade a uma certa prática depende sempre de regras ou normas. Por exemplo, em uma escola, onde é válido o seu regimento interno, a regra que proíbe colar nas provas acusa a ilegitimidade de todos aqueles que a transgridem. Essas, por sua vez, devem estar subordinadas a um sistema objetivo de regras ou normas. Mas por que devemos, para atribuir ilegitimidade a uma certa ação, fazer uso de um esquema normativo que seja objetivo? Bom, recapitulemos o que significa cada um dos termos em negrito deste parágrafo. Como já foi dito, esquemas normativos são, basicamente, sistemas de parâmetros de correção (normas) para a ação humana (ver parte I, seção 2). Objetivo, no sentido aqui empregado, denota a independência em relação a sujeitos particulares que esses esquemas devem possuir para serem não-arbitrários e relevantes para o nosso debate. Esses, por sua vez, podem ser jurídicos (como no caso do ordenamento brasileiro) ou éticos (como no caso da Filosofia Prática Kantiana e da Ética Libertária de Rothbard e Hoppe).

Agora, imagine que na prisão do estuprador do nosso exemplo muitos de seus familiares não achassem justo esse ato, não porque os policiais cometeram em sua ação coercitiva algum excesso em desacordo com a lei ou porque o homem na verdade é inocente, mas simplesmente porque eles o amam e não querem vê-lo pagar por seus crimes. Ora, a família pode muito bem achar essa prisão injusta, mas somente para eles. Os membros dessa família não podem, assim, dizer que a prisão do homem do exemplo é ilegítima objetivamente, ou seja, independentemente da opinião deles. Isso é um exemplo de apelo a um esquema subjetivo, isto é, a um conjunto de crenças particulares e opiniões que são válidas para este ou aquele sujeito particular, nunca, contudo, independentemente deles.

Em suma, em se tratando de questões éticas ou jurídicas (como a prisão justa de alguém), aquele que não apresenta um sistema objetivo de normas, como uma ética ou um ordenamento jurídico, não terá amparo senão subjetivo, baseado em suas próprias visões de mundo que têm tanta relevância argumentativa nesse caso quanto uma opinião qualquer do tipo “para mim, imposto é roubo”. O que devemos fazer é apresentar, como foi dito anteriormente, um esquema objetivo, mas também um que afirme sua primazia sobre os demais. Assim, aquele que nega a validade do ordenamento jurídico em que imposto é justificado por uma excludente de ilicitude (ou tipicidade), o que significa que não é roubo, deve, para sustentar sua posição como uma que seja independente de suas meras opiniões, apresentar simultaneamente um outro sistema objetivo que possua primazia sobre o primeiro e todos os outros. Essa primazia, obviamente, não deve ser somente afirmada, mas comprovada racionalmente. Posto isso, só podemos contrapor a legitimidade da cobrança de impostos se, de antemão, apresentarmos outro sistema objetivo desde que válido (como alguns anarcocapitalistas tentam fazer com suas éticas). A pergunta que pode vir em seguida é se há algum sistema normativo objetivo válido e que, ao mesmo tempo, deslegitime a cobrança de impostos. Negamos que haja.

4

Está errado aquele que diz que o “estatista” (no jargão liberteen, aquele que defende uma sociedade com Estado, mesmo que mínimo) carece de qualquer respaldo normativo/ético. A ética platônica e a ética eudaimonista aristotélica; as várias  éticas jusnaturalistas escolásticas como as de Santo Tomás de Aquino e Francisco Suárez; as várias éticas da filosofia moderna como as de David Hume, Baruch Espinoza, Adam Smith e muitos outros; as éticas mais recentes como a ética do discurso de Karl-Otto Apel e Jürgen Habermas; as éticas de cunho kantiano como as de Hoffe, Rawls e, claro, o próprio sistema ético kantiano, do qual somos adeptos, são apenas alguns exemplos de propostas éticas que sustentam a legitimidade da existência de um Estado.

Ao contrário do que muitos pensam nesse meio, os sistemas éticos anarquistas são a minoria. Dizemos isso não para consagrar um “relativismo esquemático-normativo” em que basta, para sustentar sua posição, apresentar um sistema normativo que a admita. Tampouco para apelar para a autoridade ou para quantidade de defensores da existência do Estado na história do pensamento político.  Não, apenas um5 deles pode estar certo e a autoridade de um filósofo não basta para garantir a cogência de tal sistema. É tarefa de quem o defende demonstrar por que seu sistema é racionalmente válido. Trata-se, portanto, de uma tentativa de transferir o debate do senso comum (mas também do consequencialismo ou relativismo pueris) para a dimensão ética e teórica da qual jamais deveria ter saído.

Kant é um exemplo de autor que soube identificar a importância desses esquemas como fundamentos da legitimidade não só das práticas que podemos ou não fazer como também das instituições (como o Estado) cuja promoção nos é facultada. Kant apresenta sua abordagem da autoridade política quando discute a transição do direito privado para o direito público6. Seus argumentos são expressos no vocabulário típico da tradição contratualista de um “estado de natureza” e a necessidade de sair dele. Apesar do vocabulário, os argumentos de Kant destoam significativamente daqueles de Hobbes e Locke, que focaram primordialmente nos defeitos empíricos de um estado de natureza. Aqui, seus argumentos são todos a priori porque dizem respeito somente aos conceitos dos direitos fundamentais básicos. Ele apresenta o estado de natureza como um sistema puro de direito privado contendo tão somente os princípios éticos que governam a interação entre pessoas privadas.

Entendido dessa forma, o estado de natureza é eticamente incoerente do ponto de vista desses direitos em três aspectos. Primeiro, o postulado da razão prática no que se refere aos direitos mostra que os direitos fundamentais básicos (no sentidos de direitos adquiridos do seu jargão) são extensões eticamente necessárias da liberdade enquanto direito inato. Ele argumenta, ainda, que é conceitualmente impossível obter direito a qualquer coisa no estado de natureza. Segundo, direitos são necessariamente coercitivos (rever Parte II, §1), mas eles não podem ser impostos no estado de natureza. Terceiro, como consequência de um sistema de liberdade, a aplicação de direitos a sujeitos particulares pode ser determinada apenas de acordo com padrões que não sejam exercícios unilaterais da vontade. Esses parâmetros não podem ser estabelecidos no estado de natureza.

Ao contrário do que defendiam Hobbes e Locke ao dizerem que os defeitos do estado de natureza refletiam apenas às limitações humanas, Kant alega que eles se aplicam não importa quão bons possam ser os seres humanos. Os remédios para cada um dos três defeitos são um conjunto de instituições que tenham poderes morais que os cidadãos em sua individualidade não possuem. Juntos, os remédios para os três defeitos estão relacionados como estão os três ramos de um sistema republicano de governo. O poder legislativo é encarregado de fazer a lei, o executivo de implementar e fazer cumprir a lei e o judiciário de aplicá-la aos casos particulares de disputa. Cada um é ao mesmo tempo coordenado com os outros e subordinado a eles. Kant então conclui que a obrigação de entrar em uma condição de direito pode ser derivada analiticamente do conceito de Direito7 em contraste com a incerteza da violência. O Estado é, para ele, não uma instituição que protege seus cidadãos, mas tira com isso sua liberdade; ele é, ao contrário, uma instituição que possibilita, através da garantia e promoção dos direitos fundamentais básicos (como a propriedade, contrato etc.), o uso da liberdade de cada um em conformidade com a liberdade de todos.

Um anarcocapitalista poderia dizer que esses direitos poderiam muito bem ser protegidos em uma sociedade de puro mercado, o que seria um estado de natureza da mesma forma. No entanto, a garantia desses direitos conceitualmente inexiste em um status de sociedade sem Estado e é impossível subsistir em um mercado puro, pois a garantia deles é uma condição necessária para sua existência eticamente legítima, condição que ele mesmo não consegue, por sua própria natureza amoral e utilitária, fornecer. Isso pode ser demonstrado a partir do seguinte polissilogismo:

Legenda:

P = Premissa

C = Conclusão

D = Definição

P1- O mercado nada mais é do que um conjunto de indivíduos entrando em trocas voluntárias;

P2 – Trocas voluntárias no mercado pressupõem direitos fundamentais ou, pelo menos, um direito fundamental principal para os libertários: o de propriedade privada;

P3 – A voluntariedade das trocas se baseia, como é óbvio, na vontade individual dos agentes mercadológicos;

P4 – A voluntariedade não é condição suficiente para fundamentar a legitimidade dos direitos fundamentais (ver seção 3, parte ll);

P5 – Os indivíduos agem de modo a maximizar benefícios e minimizar custos no mercado, ou seja, maximizam utilidade (isso se segue do próprio “axioma da ação” que muitos libertários defendem);

C1 – O mercado é uma instituição de caráter utilitário, ou seja, os indivíduos agem no mercado buscando maximizar utilidade, realizar seus desejos, vontades e inclinações empíricas;

D1- Um imperativo hipotético é uma fórmula que expressa um comando sobre o que se deve fazer para se obter uma determinada consequência ou alcançar um determinado objetivo. Sua validade depende da consequência que se quer alcançar.

D2- Um imperativo categórico é uma fórmula que expressa um comando da razão pura prática que é deonticamente necessário e não necessita de nenhuma referência à consequência, mas apenas à forma da própria lei.

P6- Direitos fundamentais são deontológicos, pois não se baseiam em imperativos hipotéticos, mas derivam do imperativo categórico.

P7- Direitos fundamentais são deontológicos, do contrário, seriam de base consequencialista, o que os tornaria relativos às consequências;

C2 – É conceitualmente inconsistente subordinar direitos fundamentais deontológicos a uma instituição cuja “lógica interna” é utilitária, já que isso seria submeter a dimensão deontológica do direito à dimensão consequencialista da vontade humana.

C3- Logo, é necessário, nesse sistema normativo, a existência de uma entidade extra mercado cuja natureza coercitiva garanta, conceitualmente ao menos, os direitos mencionados.

Como dito, o argumento de Kant (embora aqui esteja extremamente resumido, abstraindo-se inclusive de pontos fundamentais que podem ser lidos no artigo A apropriação original em Kant – ver nota 5 parte II) está no nível conceitual e, assim, versa sobre como o Estado deve ser, isto é, como devemos nos organizar socialmente. Não importa se Estados no passado ou no presente falharam em fazer o que deveriam ou se é muito difícil que o façam. Mesmo que alguém afirme que o Estado tem sido falho, ele não pode simplesmente saltar, sem uma justificativa ética nos moldes que propomos, para a simples defesa da inexistência de Estados, assim como não podemos saltar da mera possibilidade de um Estado surgir novamente numa anarquia para a necessidade da existência dele. O imposto cobrado num Estado de Direito (ético) não é expropriação, apenas realocação daquilo que é condição essencial8 da garantia e promoção da propriedade privada e de outros direitos, o que não é possível apenas por meio do mercado.

Conclusão Geral 

Nossa análise mostrou que o mantra tipicamente libertário, embora simples e intuitivo, não carrega consigo, e por si só, nada de substancial. Não é um axioma autoevidente, tampouco um juízo analítico ou qualquer coisa cuja verdade nos seja dada a priori. Não é de se estranhar que tenha recentemente adentrado também no jargão de alguns liberais ou, em geral, daqueles que em última instância defendem sociedades com Estado. Tal infusão, no entanto, traz consigo danos teóricos virtualmente irreparáveis para os ideais nos quais eles acreditam e, por conseguinte, tende a trivializar os princípios de qualquer movimento que busque coerência teórica e prática, seja no nível ético, seja no econômico. A aderência a esse tipo de bordão sem uma análise crítica é, ironicamente, o equivalente a aderir ao modus operandi do lado oposto do espectro político, que é comumente tido como simplório, populista e incitador de apelos emocionais.

O prejuízo de que falamos está longe de ser uma mera equiparação entre práticas da esquerda chula e uma nova direita liberal/libertária. O dano teórico que decorre dessa assimilação, no presente caso, consiste no seguinte: aquele que defende “imposto é roubo” não pode defender simultaneamente e consistentemente a atribuição de qualquer função ao Estado precisamente porque sua ilegitimidade é aqui uma consequência lógica e ética. Se sabemos que é uma implicação desse bordão que o imposto é a violência sistemática institucionalizada, então, defender a existência de Estado é coadunação com algo que é criminoso de acordo com sua própria concepção inicial.

Os liberais, no entanto, parecem não perceber ou deliberadamente ignoram que sua posição é largamente mais fundamentada. Eles têm sido constantemente persuadidos por esse apelo simplista e intuitivo – e muitas vezes, por despreparo ou desonestidade intelectual, se veem coagidos por uma militância indesejada e disseminadora de desinformação. Essa, no entanto, é uma grande armadilha, na medida em que revela uma inconsistência interna com aquilo que sua posição reivindica, e, em último grau, expõe a possibilidade do liberalismo, no nível da teoria, ser reduzido à teoria libertária anarcocapitalista, o que deixaria os liberais à própria sorte quando tentassem defender aquilo em que creem. Tal processo já parece estar em estágio avançado em divulgadores do pensamento liberal como o site Mises Brasil e ILISP, justamente aqueles que deveriam defender o liberalismo em sua vertente não-prática.

Alguns outros, é claro, veem nesse mantra uma forma de propagação das ideias de condenação ao Estado injusto, mas não defendem a abolição dele em última instância. Mas, daí, eles não poderiam reclamar, por exemplo, da feminista que diz que todo homem é um estuprador em potencial1, apenas para propagar o feminismo. A feminista que diz isso está falando uma falsidade. E eles também estariam. Mesmo que para fins de “estratégia de marketing” liberal. Não podemos pautar nosso discurso em generalizações sem fundamento e em falsidades como a esquerda e a direita chulas fazem. Ainda que só queiram usar isso como um estratagema retórico para chamar a atenção do cidadão médio, o que fazem é intelectualmente desonesto, visto que há formas de defender o liberalismo sem apelar para truques baratos.

Em suma, tanto mais nos submetemos ao discurso pueril proto-ético dos libertários, tanto mais sujeito fica o liberalismo a uma morte por inanição, pelo menos no nível de divulgação teórica. A perda dessa base significa também a perda de potenciais novos adeptos que veem no discurso anarcocapitalista muito mais coerência com suas intuições pré-teóricas, e, diga-se de passagem, amadoras; o que explica o descompasso entre o crescimento vertiginoso, porém silencioso, dos anarcocapitalistas e o surgimento menos numeroso de novos liberais.

Após ler o conteúdo deste artigo e refletir seriamente sobre ele, torna-se indesculpável qualquer liberal, minarquista ou mesmo anarcocapitalista gradualista que queira insistir em que “imposto é roubo”. É hora de mudarem sua posição a respeito disso ou, então, enfrentar os argumentos e provas aqui expostos. Se optarem pela última opção, já podemos adiantar o resultado: eles incorrerão no mesmo fracasso de autores que tentaram tal empreitada. Na melhor das hipóteses, passarão a conhecer o corpo teórico de anarcocapitalistas mais sofisticados, mas que, a despeito de sua inteligência, jamais conseguiram justificar o injustificável. Melhor mesmo reconhecerem seus próprios erros e perceberem que, no final das contas, seus dizeres irrefletidos e amadores são uma mistura de nada com coisa nenhuma. Menear a cabeça, gritar e ficar irritado diante daquilo que é, de fato, coerente não mudará a realidade tal como ela é, apenas será evidência adicional de que muito falta para o amadurecimento intelectual. Essa fala talvez pareça demasiadamente incisiva, mas nada há de mal em atacar o erro dos ignorantes, mas, sim, favor. Nosso convite é para que saiam dessa zona de trevas todos aqueles que puderem vislumbrar o Novo Iluminismo que agora se apresenta e se unam a nós. Já passou da hora de fazer frente àquilo que nivela os liberais por baixo. Devemos nos erguer ao nível de Friedrich Hayek, Immanuel Kant e Adam Smith e não envergonhar o seu legado. Por fim, se isso pudesse ser resumido em uma frase de efeito clichê, diríamos a todos que aqui leem: Liberais de todo mundo, uni-vos! Por uma defesa coerente da liberdade e, como diria o sábio de Königsberg, sapere aude!

Agradecimentos 

Ao presidente e vice-presidente do movimento Novo Iluminismo (neoiluminismo.com), respectivamente, Haslley Queiroz e Rian Lobato por nos inspirar e nos munir de algumas das principais ideias aqui presentes e pela contribuição com a introdução e conclusão deste artigo.

Ao revisor, Matheus Fugita, por ter corrigido todo o texto e contribuído para uma melhor apresentação estilística da redação deste artigo.

Notas Introdução

1 O termo libertário surge pela primeira vez no contexto político francês para designar os anarquistas comunistas como Joseph Déjacque. No século XX, no entanto, ele adquire um sentido diferente no contexto político americano sendo usado para designar liberais (neo-)clássicos e minarquistas, como Dean Russell e Robert Nozick, após o termo liberal ter sido usurpado pelos defensores do New Deal. Ver:

https://fee.org/articles/where-does-the-term-libertarian-come-from-anyway/

https://fee.org/articles/who-is-a-libertarian/

https://mises.org/wire/origin-%E2%80%9Clibertarianism%E2%80%9D

https://www.boogieonline.com/revolution/politics/name.html

2 Uma contradição ético-prática se dá entre uma das normas de um sistema ético que um agente acredita ser correto e uma prática do mesmo agente que contradiz essa norma. Uma inconsistência moral intra-psíquica ocorre quando alguém possui crenças conflitantes sobre o que é certo e errado racionalizando, de maneira ad hoc, tais crenças de modo a evitar a dissonância cognitiva causada pela adoção de crenças mutuamente excludentes, o que ocorre no âmbito intra-psíquico da compartimentalização cognitiva.

3 Adotamos aqui a distinção entre ética e moral com as seguintes definições: ética é um sistema objetivo de normas que servem de parâmetro de correção para as ações dos indivíduos e moral é um conjunto não-sistematizado de crenças que alguém possui acerca do que é certo e errado.

4 Se perguntarmos a uma feminista senso comum o porquê de todo homem ser um estuprador em potencial, ela muito provavelmente não saberá responder se utilizando do bojo teórico do ginocriticismo feminista de segunda ou terceira onda, sendo tal constructo teórico coerente ou não. Nós, por exemplo, defendemos que não existe almoço grátis, mas conseguimos corroborar tal tese utilizando o ferramental econômico da Escola Austríaca ou da Escola de Chicago.

Notas Parte I:

1 Aqui tomamos posse e controle como sinônimos significando o mero controle físico sobre um objeto.

2 O termo “fato” aqui está no sentido comumente empregado na filosofia analítica em que fato é o correlato de uma proposição. Ou seja, “o gato está em cima da mesa” é uma proposição que expressa um fato com a estrutura sujeito-predicado. Não é como o termo costuma ser usado por alguns quando, por fato, querem dizer algo que se contrapõe a uma norma (como na famosa dicotomia fato-norma). “Fato” aqui também não se trata do termo frequentemente usado no sentido de evento histórico, dado científico ou prova. Desse modo, como existem proposições normativas, também existem fatos normativos e a distinção entre fato e norma deve ser substituída pela distinção entre fato empírico e fato normativo.

3 A necessidade física está relacionada ao que deve acontecer de acordo com as leis da natureza. Um exemplo de necessidade física é expresso pela proposição “nenhum corpo pode viajar na velocidade da luz” (essa é também chamada de necessidade nomológica). A necessidade metafísica, por sua vez, está relacionada ao que deve acontecer de acordo com princípios metafísicos que são mais fundamentais do que as leis da natureza. Esse é um tipo de necessidade mais controversa e o que se aceita como metafisicamente necessário dependerá da visão que se tem sobre a metafísica. Alguns exemplos são “nada que está em potência pode passar a ato senão por meio de algo já em ato” caso se esteja trabalhando com uma visão mais aristotélico-escolástica ou “H2O é água” caso se aceite a concepção de necessidade metafísica de Saul Kripke, i.e., aquilo que é verdadeiro em todos os mundos possíveis. Já uma necessidade lógica é aquilo cuja contradição fere algum princípio lógico como “João é e não é brasileiro”. Por fim, a necessidade deôntica diz respeito ao que deve ser o caso de acordo com um sistema normativo. Esse tipo de necessidade é especial, pois ela pode ser frustrada dado que ela é fruto da liberdade humana. Uma proposição é deonticamente necessária se, para agir corretamente em algum aspecto, você deve segui-la.

4 KANT, Immanuel. Metafísica dos Costumes. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. p. 245

5 Essa definição pode ser encontrada no art. 1.228 do Código Civil.

6 No ordenamento jurídico brasileiro, o tributo é o gênero do qual o imposto, a taxa e a contribuição são espécies. De acordo com o Código Nacional Tributário (CNT):

Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

Já o imposto é definido assim:

Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.

Para os fins deste artigo, trataremos o que o ordenamento jurídico chama de “tributo” pelo termo mais comum no debate libertário: “imposto”.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

8 No site https://neoiluminismo.com//////// há diversos artigos versando sobre este tema na seção Debate Libertário.

Notas Parte II:

1 KANT, Immanuel. Lectures on Logic. 1.ed. New York, USA: University of Cambridge, 1992.

2 Se alguém retrucar que isso implica que algum imposto é roubo, essa pessoa já aceita, a fortiori, que algum imposto não é roubo e que, pelo menos, algum Estado que retire de modo coercitivo uma parte da propriedade dos seus cidadãos o faz de modo legítimo.

3 O conceito de coerção aqui está sendo usado no sentido neutro e não “moral” como em Rothbard. Ele tem o sentido do mero uso da força contra alguém.

4 KANT, Immanuel. Metafísica dos Costumes. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. p. 231

5MIRANDA, Davi. A apropriação original em Kant. 2018. Disponível em: https://neoiluminismo.com////////2018/06/13/davi-miranda-a-apropriacao-original-em-kant/

6 A lei de Hume foi um termo cunhado por R.M Hare para designar a tese de que de nenhum conjunto de premissas puramente empiricamente descritivas podemos derivar uma conclusão que contenha algum termo normativo. A aceitação dessa lei não nos força a aceitar o resto do empirismo humeano ou qualquer outra tese desenvolvida por Hume em outras áreas de sua filosofia. Há uma controvérsia enorme na literatura sobre a real interpretação da notória passagem que inspirou a interpretação mais comum da Lei de Hume no mainstream analítico. Essas discussões não são importantes para o ponto central aqui (assim como não é importante saber se Ockham realmente foi o originador do que se convencionou chamar de Navalha de Ockham – o que sabemos que não é o caso, ela já estava presente pelo menos desde Robert Grosseteste – a questão é que leis epônimas normalmente não dizem respeito a teses realmente defendidas pelos pensadores que seus nomes carregam). É importante frisar que, de modo simples, ela é apenas uma aplicação específica de um velho adágio de lógica escolástica: não se pode tirar de uma conclusão mais do que já estava contido implícito ou explicitamente nas premissas.

No artigo “Circularidade e Ética da Propriedade Privada: within a vicious circle” discutimos detalhadamente a fonte de normatividade da ética argumentativa de Hoppe e demonstramos os seus problemas mais fundamentais. MAX, Otfried. Circularidade e ética da propriedade privada: within a vicious circle, 2018. Disponível em: https://neoiluminismo.com////////2018/03/31/otfried-max-circularidade-e-etica-da-propriedade-privada-within-a-vicious-circle/

Para o voluntarismo ético, o conceito de certo e errado seria relativo ao que as pessoas querem ou ao que elas dão consentimento. Mas é simplesmente absurdo achar que a mera vontade de alguém torna alguma ação legítima ou ilegítima. O resultado disso é um verdadeiro relativismo ético.

9 Ver o texto: A TESE DA IRREDUTIBILIDADE DO NORMATIVO: Kant, Hoppe e a Guilhotina de Hume,  Acessado em 05/12/2018 Disponível em: https://www.facebook.com/neoiluminismo/photos/a.176464939655169/262458804389115/?type=3&theater 

10 Alguns dos problemas da ética argumentativa também são analisados nos textos:

FENRIR. A antieticidade inerente a ética libertária e brutalista. 2018. Disponível em: https://neoiluminismo.com////////2018/03/14/a-antieticidade-inerente-da-etica-libertaria-e-brutalistaesforço/ Acesso em: 08 nov. 2018

FENRIR. Sobre a ética argumentivahoppeana. 2018. Disponível em: https://neoiluminismo.com////////2018/03/14/sobre-a-etica-argumentativa-hoppeana/

Notas Parte III:

Ver afirmação do Sr. Hélio Beltrão acerca disso: https://www.boletimdaliberdade.com.br/2018/12/04/presidente-do-imb-helio-beltrao-opina-sobre-discussao-do-imposto-e-roubo/?fbclid=IwAR3RvLtZesceDISRkuvBN2aJwrr-kZsDqDntYk_K67hC85d7iMnVEa9th6E

O consequencialismo é a posição adotada por sistemas normativos éticos que defendem que as consequências determinam, em última instância, o que é correto. As alternativas são o deontologismo, que defende que o correto depende de regras racionais às quais as ações devem se adequar e não dos resultados de tais ações, e a ética aretaica que defende que o correto depende do caráter virtuoso do indivíduo, grosso modo.

A identidade qualitativa se dá entre duas coisas que possuem as mesmíssimas qualidades sem diferir em nenhum aspecto qualitativo sequer. Duas gotas d’água perfeitamente homogêneas são qualitativamente idênticas apesar de numericamente distintas. Quando tratamos de um mesmo tipo de movimento que pode ser descrito de formas diferentes dependendo do contexto normativo, então estamos falando de duas espécies distintas de ações pois elas possuem pelo menos um atributo distinto: a presença e a falta de ilegitimidade.

Hoppe e Rothbard, por exemplo, concebem o direito de propriedade como algo absoluto. Assim, qualquer um que toma sua propriedade contra sua vontade está, de fato, cometendo um crime. Mas isso apenas em seus esquemas normativos que dispõem de outros corolários para sustentar o direito de propriedade dessa forma.

É claro que partes de sistemas normativos de alguns pensadores, que em outros aspectos conflitaram, podem ser compatíveis. É o caso da tentativa de sintetizar os sistemas kantiano e aristotélico-tomista no que tange à Doutrina da Virtude do primeiro.

Para Kant, o direito privado é o direito fundado apenas em princípios a priori que ainda não se tornou público no estado civil.

Kant entende o direito como a soma das condições sob as quais o arbítrio de uns pode entrar em conformidade com o arbítrio de todos, de acordo com uma lei universal não contingente de restrição recíproca.

Enquanto tipo, imposto é parte de uma condição formal (no sentido de estrutura, do que é essencial) do Estado. Um Estado não pode existir sem um tipo de arrecadação coercitiva. Não erram os que dizem que é condição material o imposto tomado como token. Afinal, é contingente o que se paga ao Estado para que ele se sustente.

Notas da Conclusão Geral:

Entendendo potência não enquanto capacidade para realizar o ato, mas como disposição socialmente adquirida ou, para algumas correntes, até mesmo biologicamente imbuída em todo homem.

BIBLIOGRAFIA

APEL, Karl-Otto. Estudos de Moral Moderna. Porto Alegre: Editora Vozes, 1994.

AQUINO, São Tomás de. Suma Teológica. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: EDIPRO, 2014.

HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

HÖFFE, Otfried: Justiça Política: Fundamentação de uma Filosofia Crítica do Direito e do Estado. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

HOPPE, Hans-Hermann. The Economics and Ethics of Private Property: Studies in Political Economy and Philosophy. 2.ed. Auburn, Alabama: Ludwig von MisesInstitute, 2006.

HUME, David. Uma Investigação sobre os Princípios da Moral. São Paulo: Unicamp, 2013.

KANT, Immanuel. Metafísica dos Costumes. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

KANT, Immanuel. Lectures on Logic. 1.ed. New York, USA: University of Cambridge, 1992

PLATÃO. A República. Nova Fronteira, 2016.

RAWLS, John. A Theory of Justice. Cambridge, Massachussetts: Belknap Press of Harvard University Press, 1971.

ROTHBARD, Murray N. A ética da liberdade. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.

SMITH, Adam. Teoria dos Sentimentos Morais. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SUÁREZ, Francisco. De Legibus, Ac DeoLegislatore. Oxford: Clarendon Press, 1944.

ZAFFARONI, Eugenio Raúl; PIERANGELI, José Henrique. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002.

Este post tem 363 comentários

  1. mla dissertation citation
    [url=”https://mydissertationwritinghelp.com”]guide writing dissertation[/url]
    uf dissertation award

  2. dissertation writing course
    [url=”https://help-with-dissertations.com”]help with dissertation proposal[/url]
    uk dissertation writing help online

  3. Совершенно верно! Идея отличная, поддерживаю.

    ——-
    [url=https://1xbet-login-online.com/]one x bet[/url]

    Как нельзя лучше!

    ——-
    [url=https://aliexpresspromokody.com/]kdv промокод aliexpress[/url]

    ПОЛНАЯ !!!

    ——-
    [url=https://betting-apps-in-india.com/]over here[/url]

    Прошу прощения, что вмешался… Я разбираюсь в этом вопросе. Давайте обсудим. Пишите здесь или в PM.

    ——-
    [url=https://azerbaijan-mostbet-az.com/]link to description[/url]

    Этот топик просто бесподобен

    ——-
    [url=https://india-mostbet.com/]This[/url]

    Да, действительно. Я присоединяюсь ко всему выше сказанному. Давайте обсудим этот вопрос. Здесь или в PM.

    ——-
    [url=https://peru-mostbet.com/]here![/url]

    Как нельзя лучше!

    ——-
    [url=https://uzbekistan-mostbet.com/]there is[/url]

    Скиньте пожалуста очень прошу

    ——-
    [url=https://herb-promo21.ru/]промокод iherb июль[/url]

    Вы абсолютно правы. В этом что-то есть и мне кажется это отличная идея. Я согласен с Вами.

    ——-
    [url=https://cortegetur.ru/]вавада юа[/url]

  4. I know this if off topic but I’m looking into starting my own blog and was curious what all is required to get setup?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty
    penny? I’m not very web smart so I’m not 100% positive.

    Any suggestions or advice would be greatly appreciated. Kudos

  5. custom dissertation writing uk
    [url=”https://help-with-dissertations.com”]dissertation writing jobs[/url]
    dissertation help service my

  6. dissertation writing services usa
    [url=”https://helpon-doctoral-dissertations.net”]dissertation writing tips[/url]
    law dissertation writing help

  7. dissertation dР№finition
    [url=”https://dissertationwriting-service.com”]what is a doctoral dissertation[/url]
    dissertation year fellowship ucla

  8. Wer wenig Erfahrung mitbringt, der ist mit European Roulette definitiv am besten beraten. Hier lassen sich Risiko und Nutzen recht simpel abwägen, zumal es – anders als bei der amerikanischen Version – nur eine Null gibt. Die wiederum steht für den Hausvorteil, der vergleichsweise gering ausfällt. Neben Spielautomaten steht Roulette ganz weit oben auf der Liste der beliebtesten Casinospiele. Ob spannende Live Varianten, Slots im spektakulären 3D-Design, nostalgische Klassiker neu gestaltet oder beliebte Brettspiele als Online Spielautomat – das kommende Jahr steckt voll technischer Innovationen und altbewährter Trends, die neu interpretiert werden. Es wird ein spannendes Jahr für Online Casinospiele! Google stellt übersetzte Versionen der Hilfeartikel zur Verfügung. Die Übersetzungen dürfen den Inhalt unserer Richtlinien jedoch nicht verändern. Die englischsprachigen Seiten sind die offiziellen Versionen. Wir verwenden sie, um unsere Richtlinien durchzusetzen. Wenn Sie diesen Artikel in einer anderen Sprache lesen möchten, wählen Sie sie einfach im Drop-down-Menü unten auf der Seite aus. https://mesidorteach.com/community/profile/darrenhemphill9/ There seems to be a problem serving the request at this time Mit dem Design der klassischen Arcade Geräte aus den 80er Jahren. Über 3500 verschiedene Spiele wie zum Beispiel Phoenix, Galaxian, Pacman, Space Invader, Galaga, Galaxian, 1942, 1943, Donkey Kong, Crazy Kong und viele mehr. Mini-Spielautomat mit 240 Spielen 1799 , – Euro Plus 100,- Euro Fracht. Arcade TV Automat Standgerät G-88-M. Hameln 0,- 28.07. ARCADE SPIELAUTOMAT MIT 2100 Games ! Der neue First-Class-Multigamer besticht nicht nur durch seine beiden Bildschirme mit Full-HD-Auflösung, sondern weil er der legendären M-BOX zum Verwechseln ähnlich sieht. Sein extra schlankes Gehäuse macht den Highline zu einem herausragenden Eyecatcher in jeder Gastronomie-Aufstellung. Der Clou: Zwei zusätzliche Start-Tasten seitlich am Pult erinnern an den unvergessenen Flipper, der einst in keiner Kneipe fehlte. Highline ist zudem das erste adp-Standgerät für die Gastronomie mit Full-HD-Technologie.

  9. dissertation vs thesis
    [url=”https://dissertations-writing.org”]how to cite a dissertation apa[/url]
    best dissertation

  10. by means of renowned and then well-known on the net on line casinos: it happens to be a great deal Umsonst exklusive Anmeldung bookofra-kostenlos-spielen.com book-of-ra-deluxe-demo aufführe… more professional, more convenient, far more deposit together with getting good results the Book of Ra ist der beliebteste Spielautomat unter erfahrenen Spielern und Anfängern. Entdecken Sie den Geist des Abenteuers und lernen Sie die mysteriösen Pharaonen kennen. Der Slot öffnet die Tore zur goldenen Schatzkammer der alten Könige. Spielen Sie gratis Spiele Book of Ra und gewinnen Sie häufig im beliebten Slot. Gegenwärtig gibt es nicht eine, sondern mehrere Möglichkeiten,Book of Ra kostenlos offline zu spielen. Jede von ihnen ist auf ihre Weise wunderbar, hat aber auch ihre eigenen Grenzen. So ist die kostenlose Version gut für Anfänger, aber sie bringt keine Gewinne. Die Book of Ra Online Version ist die akzeptabelste und in jeder Hinsicht praktischste, da man sie in den passenden Bedingungen und im Echtgeldspielmodus nutzen kann. http://lukasyocr753208.alltdesign.com/unibet-slots-bonus-28785232 Klicke einfach hier, umMidas Golden Touch jetzt kostenlos zu spielen 10 Free Spins für Midas Golden Touch sind ein definitives Argument für eine Winstoria Registrierung. Es handelt sich um eines der gesuchten No Deposit Angebote. No Deposit meint ohne Einzahlung. In diesem Online Casino kann also alles ohne Risiko getestet werden, wenngleich nur 25 € gewonnen werden dürfen. Wem griechische Legenden gefallen, der wird mit Midas Golden Touch Spaß haben. Die Grafiken und Symbole passen perfekt zum Thema. Der Spielablauf ist einfach und leicht zu verstehen, doch die Sonderfunktion sorgt für Extra Spannung und großartige Gewinnchancen. Bei den Symbolen vertraut man bei den niedrigen Symbolen auf die bewährten Kartenwerte 9 bis A. Diese sind in kräftigen Farben mit einer goldenen Einfassung auf einer schwarzen Marmorkachel montiert. Für die besseren Auszahlungen gibt es eine Schatztruhe, einen Kelch, einen goldenen Lorbeerkranz und den König Midas. Zusätzlich werden die magischen Hände als Wild eingesetzt. Sie besitzen mit dem König zusammen den höchsten Gewinnwert. Als letztes Symbol gibt es das goldene Portal, welches als Bonussymbol für die kostenlosen Spins verantwortlich ist.

  11. When some one searches for his necessary thing, so
    he/she wishes to be available that in detail,
    therefore that thing is maintained over here.

  12. This is very interesting, You are a very skilled blogger.
    I have joined your rss feed and look forward to seeking more of your wonderful post.
    Also, I have shared your website in my social networks!

  13. Are you ready to change the world? 5280 House Cleaning defines Green Cleaning in the broadest sense. You’re not gonna find a definition like this on our competitors’ websites. If you’re hiring House Cleaning Services in Philadelphia PA, you’re probably wondering how much can be done in 2 hours for a clean home. But, before we get too far ahead, we always recommend a Deep House Cleaning. Why? It goes the extra mile when it comes to ensuring that your home is sparkling clean. We’ll get rid of any deep-seated grime and dirt as well as other pesky germs and particles floating in the house. This will help to eliminate any filthy elements in every area of your house and allow us to complete other tasks not listed in regular house cleaning. Other cleaning services require an in-home estimate before you can book with them. We’ve made it easy for you to schedule a house cleaning online in under five minutes. https://yourpete.online/community/profile/cliftonworth517/ Like so many industries, commercial cleaning is increasingly adopting new technology. This isn’t just about digital ways of managing and marketing a business. Robotic cleaning tools have the potential to increase efficiency, as well as supporting hygienic cleans to tackle disease while reducing the risk of cleaners themselves becoming infected. Dallas Janitorial Services is one of the highest-rated and most trusted commercial cleaning services in the Dallas-Fort Worth Metroplex. We provide a safe, clean workspace for you and your customers through the consistent delivery of our first-class customer service and strict attention to detail. Collaborating with a robotic coworker can help cleaning staff achieve many of these goals, including more time spent deep cleaning without changing staffing levels. These types of technology solutions can play a powerful role in supporting offices of the future by alleviating workers’ concerns and keeping more businesses running.

  14. whoah this blog is excellent i love studying your posts.
    Stay up the good work! You recognize, many persons are searching round for this
    information, you could aid them greatly.

  15. Heya i am for the primary time here. I came across this board and I find It truly helpful
    & it helped me out much. I hope to present one thing
    back and help others such as you helped me.

  16. Hola! I’ve been following your blog for a while now and finally got the bravery to go ahead
    and give you a shout out from Houston Texas! Just wanted to mention keep up
    the great work!

  17. Hello! This post could not be written any better!
    Reading this post reminds me of my good old room mate!
    He always kept talking about this. I will forward this article to him.
    Fairly certain he will have a good read. Thanks for sharing!

  18. It’s going to be finish of mine day, except before finish I
    am reading this enormous post to improve my experience.

  19. Hey! Do you know if they make any plugins to protect against
    hackers? I’m kinda paranoid about losing everything I’ve worked hard
    on. Any tips?

  20. Greetings from California! I’m bored to death at work so I decided
    to browse your site on my iphone during lunch break.

    I love the information you provide here and can’t wait to
    take a look when I get home. I’m surprised at how quick your
    blog loaded on my cell phone .. I’m not even using WIFI, just 3G ..
    Anyhow, very good blog!

  21. You see, the past two years My family and I actually began being attentive to national politics, issues as well as candidates I am considering voting for. That’s just why I am boosting JOE COLLINS FOR CONGRESS during this valuable coming voting season. Mr. Collins is exactly the type of congressional contender everyone ought to back. This guy spent thirteen years in the Military safe guarding our privileges and liberties. Now he’s campaigning for U.S. Congress to protect our communities and he is using brand-new ideas and unsullied energy within your politics. Joe Collins III is battling for issues I care about like enhancing my kids education and saving our cities from unsuccessful Democratic Party laws. The good thing is, Joe desires to reestablish quality jobs improve financial power and fight homeless which are undoubtedly essential to my community. His election is critical to us so contribute to JOE COLLINS FOR CONGRESS like my family have so that we can get his messages out and be triumphant in this congressional race. https://joeecollins3.com/donate2/

  22. Hey There. I found your blog the usage of msn. That is an extremely well written article.
    I will be sure to bookmark it and return to read more of your useful information.
    Thank you for the post. I’ll certainly comeback.

  23. After I originally left a comment I appear to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on whenever a comment is added I receive
    4 emails with the same comment. There has to be an easy method you can remove me from that service?
    Thanks a lot!

  24. Yes. Some real money poker sites do accept bitcoin, the cryptocurrency, as an alternative to regular cash. Find the best Bitcoin poker sites here. Most of us at some time have made the transition from play money online poker to playing poker for real money, and benefited from some friendly advice along the way. So here is our contribution to help the transition go as smoothly as possible if you are just about to start playing online poker for real money. Offshore online poker sites have always provided online games to US players, even in states where online gambling is banned. While it’s possible to sign up to offshore poker rooms and make deposits, the process is fraught with problems. Sites aren’t licensed in New York, or even the US, and you are taking huge risks with your money and personal details. https://blog.objetocoisa.org/community/profile/moisesxpm15686/ Online casinos need to get money somehow when they give bonuses. And wagering requirements are the ideal way to do so. A wagering requirement is a term that accompanies a bonus. Until this term is met, a player cannot collect their winnings. Wagering Requirements are also known as playthrough or rollover requirements. These ones tell you how much money you have to wager (in multiples of the bonus) so that you could withdraw the bonus money. It could go from 12x to 90x. A lot of terms exist. You have playthrough requirements that involve the bonus and the deposit money. You need to make sure to read all of the terms and conditions so that you could fully understand. Déjanos tus datos para poder contactarnos en el día y puedas conocer personalmente nuestro proyectos. Don't forget that when you get your free bonus, whether for free spins on slots or free table games, you won't always have to pay a deposit. That means that you can leave your bank balance alone for a while as you start to play. Use your bonus codes to play the games that they are eligible for and try to win as often as possible. You can afford to take bigger risks with the credit on your account because it was free cash to start with, and any winnings will be a bonus. However, you also need to know about the wagering requirements. Fail to take those into account, and you could find yourself with winnings that you simply can't cash out.

  25. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I
    could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.

    I’ve been looking for a plug-in like this for quite
    some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
    Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to
    your new updates.

  26. What’s Taking place i am new to this, I stumbled
    upon this I have found It absolutely useful and it has aided
    me out loads. I am hoping to give a contribution & assist other users like its aided
    me. Good job.

  27. It’s actually very difficult in this full of activity life to listen news on TV, thus I only use internet for that reason, and get the latest information.

  28. Hey are using WordPress for your blog platform? I’m new to the
    blog world but I’m trying to get started and create my own. Do you need any
    html coding knowledge to make your own blog? Any help would be really appreciated!

  29. Oh my goodness! Amazing article dude! Thank you so
    much, However I am encountering difficulties with your
    RSS. I don’t understand why I am unable to subscribe to it.

    Is there anyone else having identical RSS issues?
    Anyone who knows the answer will you kindly respond?

    Thanks!!

  30. I know this if off topic but I’m looking into starting my
    own blog and was curious what all is required to get setup?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?
    I’m not very web smart so I’m not 100% positive.
    Any suggestions or advice would be greatly appreciated.
    Thanks

  31. As much as other popular games, blackjack has many variations that have been developed by people around the world over the decades. When playing blackjack online free, the most common version of the game would be a classic one-deck blackjack. However, there are also such variations as European Blackjack, Spanish 21, Progressive blackjack, Vegas Strip, and many other classic game types. Each of these variations has something unique and exciting to offer, so you might want to look them up. A free blackjack online game isn’t very complicated game. Anytime you may play a flash game right in your browser without downloading it into your computer. In the online versions of blackjack, the software can ask you for creating a player’s account online. It’s ok to sign in and get the access to all the game features. https://bizybookstore.com/community/profile/vidamurry111052/ CeeTrust With the number of software providers it is expected that the number of games that the casino will provide for its players will be enormous. Also, games of different themes, graphics, and designs will be available based on the provider that developed the particular game. The games on this casino have been categorized into different classes and they include the following: Created: February 21, 2022 7 Spins Casino has been around for a long time. In that time, the casino has perfected customer service and ease of use. Even the newest customer will find that they can visit the casino and start playing in relatively short order. I wish to receive your exclusive bonuses! There’s a varity of promotions going on here with 7Spins, and there are plenty more with alternatives like Wild Vegas Casino bonus code or even Slots of Vegas bonus code, both serving great promotions. 

  32. [url=https://blockchainkz.info/]курсы по блокчейну[/url]

  33. I was recommended this blog by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no
    one else know such detailed about my trouble. You’re incredible!
    Thanks!

  34. you are actually a just right webmaster. The site loading pace is amazing.
    It sort of feels that you are doing any distinctive trick.
    Moreover, The contents are masterpiece. you have done a fantastic activity
    in this subject!

  35. This strategy remains very progressive when it comes to this game, and it is designed to make specific benefits once you plan to go for winning streaks. For example, this strategy can appear the following way:  This strategy helps to get to the rear side of the game. With the help of this game, one can find too many players now boosting up their chance to get the stake and thus win the streak not often while you lose a streak. This strategy helps the players enjoy a 50 per cent stake for winning different successful roles, thus getting you a 50 percent chance of winning. It is anticipated that dice will attain more popularity in the years to come. Make the best of your winning streak at bitcoin dice games and proceed to bet and wager on the odds of the lowest house edges on the site. Conclusion It is evident from the dice casino guide that the simple yet savory top crypto dice gaming is loved by one and all. Players love to place bets on the numbers and win huge profits from the dice rolls. https://www.greenlegionradio.com/community/profile/everettpattison/ A little more than a year after Black Friday, PokerStars paid $547 million to settle the Justice Department’s civil claims , without admitting wrongdoing or liability. As part of the deal, it promised to never again take U.S. poker players’ money and to ensure that Isai Scheinberg – a fugitive from justice – was no longer directly involved in running the business. Ukraine’s all-time tournament money-winner, now heavily involved in eSports as the co-founder of Team QLash, shared his dangerous evacuation by car with his wife and friends to the Hungarian border. For additional information, please read our Real Money Transaction Processing and Currency Conversion Terms and Conditions. Whenever a user takes insurance, PokerStars can log both the “PokerStars equity” (as offered to the player) and the “real equity” (the real expected value based on full information of all dead cards — basically the same one our collusion strategy uses).

  36. Hello to every one, the contents existing at this site are genuinely awesome for
    people experience, well, keep up the good work fellows.

  37. It’s really very complex in this active life to listen news
    on TV, thus I just use web for that reason, and get the hottest information.

  38. This is my first time pay a visit at here and i am genuinely impressed
    to read all at one place.

  39. Hey There. I found your blog the usage of msn. This is
    a very well written article. I’ll make sure to bookmark it and return to learn more of your
    helpful info. Thank you for the post. I’ll definitely return.

  40. Greetings from California! I’m bored to death
    at work so I decided to browse your blog on my iphone during lunch break.
    I enjoy the knowledge you present here and can’t
    wait to take a look when I get home. I’m amazed at how
    quick your blog loaded on my cell phone .. I’m not even using WIFI, just 3G ..
    Anyhow, very good blog!

  41. If you have never played online casino games before, but have always been interested in trying them out, the best way to get ready is by playing in free mode. This will allow you to test a few different games and learn how they work without endangering your bankroll. Also, if you want to test out a certain online casino, you can find several reputable sites that offer free versions of their games. Once you feel comfortable and ready to start wagering real money, it will be much easier for you to decide which games you want to play and how much money you want to spend per round. Various blackjack sites provide bonuses for online players either through welcome bonuses or match deposit bonuses. Both give the player a larger bankroll to play blackjack with. Other supported bonuses for specific deposit methods may have limitations to specific games that need to be read thoroughly before applying them to a player account. https://stack.arzdigital.net/community/profile/krisbreland238/ Accepted payment methods at Royal Planet Casino include Upaycard, VISA, MasterCard, Neteller, Skrill, eCheck, and wire transfers. If you need customer support (and you probably will), you can obtain it via live chat, or e-mail. The casino says that you can contact them via toll-free telephone, too, although no number has been given for you to do that. Accepted payment methods at Royal Planet Casino include Upaycard, VISA, MasterCard, Neteller, Skrill, eCheck, and wire transfers. If you need customer support (and you probably will), you can obtain it via live chat, or e-mail. The casino says that you can contact them via toll-free telephone, too, although no number has been given for you to do that. Royal Planet Casino also offers a fully SSL encrypted website to protect personal and financial data from any potential hackers. Lastly, Royal Planet has multiple banking methods from Netelle, Visa and Skrill making it easier to deposit and withdraw!

  42. I’m gone to convey my little brother, that he should also visit this blog on regular basis to get updated from latest gossip.

  43. Excellent site you have got here.. It’s hard to find
    high quality writing like yours these days. I really appreciate people like you!
    Take care!!

  44. Δdocument.getElementById( “ak_js_2” ).setAttribute( “value”, ( new Date() ).getTime() ); The sponsor contacts NIDA or another DEA-registered source of cannabis and or cannabis-derived substances to obtain information on the specific cultivars available, so that all necessary chemistry, manufacturing, and controls (CMC) and botanical raw material (BRM) information can be included in the IND. Importation of products controlled under the CSA are subject to DEA authorization. Some people need high dosages to control epilepsy, whereas smaller dosages may be effective for anxiety. Medical marijuana is different from other medications when it comes to its unusual method of dosing. There are no exact dosing standards for medical marijuana as effective dosing can vary significantly from person to person. Each person may even need a different dose depending on the method of ingestion. For example, 5 mg may be an effective dose for an edible, but that same person may need more or less when using an oil. Generally speaking, a single dose of THC may be between 5-10 mg with the average daily dose ranging between 30-100 mg per day. https://wiki-zine.win/index.php/Jobs_in_the_marijuana_industry_in_canada Usable Marijuana: 3 ounces of marijuana on their person; 1 ounce of concentrated marijuana; 72 ounces of edible marijuana; and up to 8 ounces of marijuana in their residence The effect of the legality of cannabis on prices is not well researched. However, research shows that legally bought cannabis can cost consumers more than cannabis purchased on the black market. That’s because of the additional regulation fees and taxes associated with dispensary-sold cannabis. Arkansas law restricts the number of cultivators and dispensaries, while Oklahoma does not. Arkansas law also requires patients to meet at least one of 17 qualifying conditions, while Oklahoma does not have defined qualifying conditions. In Oklahoma, doctors can certify patients based on whether they believe medical marijuana would benefit the patient.

  45. I feel this is among the so much significant info for me.
    And i am satisfied reading your article. But want to remark on few normal things, The web site taste is great, the articles
    is truly great : D. Just right process, cheers

  46. It’s very easy to find out any matter on web as compared to textbooks, as I found this article at this
    web site.

  47. Definitely imagine that that you said. Your favorite justification appeared to be on the internet the easiest thing to
    take into account of. I say to you, I definitely get annoyed while other people think about issues that they plainly don’t recognise about.
    You managed to hit the nail upon the top and outlined out the entire thing without having side-effects ,
    people can take a signal. Will probably be again to get more.
    Thank you

  48. Awesome! Its actually remarkable post, I have got much
    clear idea on the topic of from this post.

  49. Spot on with this write-up, I actually feel this website needs a great deal more attention. I’ll probably be returning
    to read through more, thanks for the info!

  50. [url=https://steamauthenticator.net/]steam pc authenticator[/url]

  51. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you relied on the video to make your
    point. You definitely know what youre talking about, why waste your intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us something enlightening to read?

  52. This is very interesting, You are an overly professional blogger.
    I’ve joined your rss feed and look forward to in quest of more of your fantastic
    post. Additionally, I’ve shared your web site in my social networks

  53. Hey there! Would you mind if I share your blog with my
    myspace group? There’s a lot of folks that I think would
    really appreciate your content. Please let me know. Many thanks

  54. Howdy would you mind stating which blog platform you’re working with?
    I’m looking to start my own blog in the near future but
    I’m having a difficult time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I’m looking for something completely unique.
    P.S Sorry for getting off-topic but I had to ask!

  55. Home buying questions Get the most accurate estimate, powered by the same technology used by lenders. When a home is listed for sale on the Realtor’s MLS it is automatically added to UtahRealtyGroup.com in real time making this the most accurate and reliable real estate website in Utah. Know about the newest listed homes for sale before most Realtors. © 2021 Southwest Iowa Association of REALTORS. (SWIAR). All rights reserved. Information deemed reliable, but not guaranteed. Information is provided exclusively for consumers personal, non-commercial use and may not be used for any purpose other than to identify prospective properties. Listing information last updated on November 16th, 2021 at 2:05am. Connecting buyers, sellers, and agents effortlessly. Scenic and productive working cattle ranch within a short drive to the quaint community of Choteau, Montana. The ranch features a creekside historic home, updated for comfort and convenience plus a complete set of working facilities including barns and corrals to support current livestock operations. Lush creek bottomlands, irrigated hay meadows, and dryland pasture for cattle grazing. Enjoy the backdrop of the Rocky Mountain Front and the gateway to the Bob Marshall Wilderness. https://dockelo.com/forum/profile/ernestineluttre/ The property was originally listed for $325,000. David Foster, the realtor managing its sale, told NEWS CENTER Maine he expected to close a deal within the next few weeks. 3-D Motion, Industrial-Style Glass Walls And Windows, And Upgraded Butler’s Pantries United States This week’s properties are a five-bedroom house in Weston, Conn., and a three-bedroom house in Sea Cliff, N.Y. Access permitted. Licensors agree to provide you online access via the World-Wide-Web to the Licensed Content and the Licensed Site for the duration of the current viewing session. You acknowledge that you will be required to execute a new EULA upon your next visit to the Licensed Site. You agree not to attempt to access the Licensed Site after the termination of this EULA. `+carouselListingsData.listingsData.homeSqFeet+` sq ft

  56. It’s very straightforward to find out any matter on web as compared to books, as I
    found this article at this site.

  57. Your means of telling the whole thing in this paragraph is actually fastidious, every one be able to easily understand it,
    Thanks a lot.

  58. [url=https://antonsimakin.ru/pro-zavist/]https://antonsimakin.ru/pro-zavist/[/url]

  59. I was suggested this web site by means of my cousin. I’m not positive whether or not this publish is written through him as nobody else
    know such specific approximately my difficulty.

    You’re amazing! Thank you!

  60. Wow that was odd. I just wrote an very long comment but after I
    clicked submit my comment didn’t appear. Grrrr…
    well I’m not writing all that over again. Anyhow, just
    wanted to say fantastic blog!

  61. Oh my goodness! Awesome article dude! Many thanks, However I am going
    through problems with your RSS. I don’t understand why I am unable to join it.
    Is there anybody else getting identical RSS problems?
    Anyone that knows the answer will you kindly respond?
    Thanx!!

  62. I believe what you typed made a lot of sense. But, think
    about this, what if you were to create a awesome
    headline? I am not suggesting your information isn’t
    solid., but suppose you added a post title to possibly get people’s attention? I mean Imposto Não é Roubo!
    – Um apelo à defesa consistente do liberalismo – Neoiluminismo
    is a little plain. You could peek at Yahoo’s front page and see
    how they create news headlines to grab viewers
    interested. You might add a related video or a picture or two to get readers interested about what you’ve got to
    say. Just my opinion, it would bring your website a
    little bit more interesting.

  63. Great blog! Do you have any hints for aspiring writers? I’m planning to start my own site soon but
    I’m a little lost on everything. Would you recommend starting with a free platform like WordPress or go for a paid
    option? There are so many options out there that I’m totally overwhelmed ..
    Any tips? Appreciate it!

  64. Greetings! I know this is kinda off topic nevertheless I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest writing a blog post or
    vice-versa? My site discusses a lot of the same subjects as yours and I feel we could greatly benefit from each other.
    If you’re interested feel free to send me an e-mail.
    I look forward to hearing from you! Wonderful blog by the way!

  65. The reason many people do live betting is because they can react to how a match is playing out. If they feel as though a specific team or player has the momentum, they might bet on them to win the next quarter/the next set/score the next goal and so on. The biggest online bookmaker in the World is thought to be bet365. The company claims to have the Worlds largest online gambling community with a reported 35million + customers. Based on global revenue of all betting brands controlled, Entain (includes Ladbrokes, Coral, Bwin) is larger with Flutter (includes Paddy Power, Betfair) next largest. The big three bookmakers in the UK of Ladbrokes, Coral and William Hill are often referred to being the largest due to having the most retail outlets (high street betting shops). https://digitaltrap.net/forum/profile/dwightriggs420/ Help Center The former LSU sparkplug finished fourth in the nation in scoring (23.0) and will be given every opportunity to create offense for a top-heavy and injury-prone Brooklyn squad largely devoid of second-unit scorers. Thomas should see sky-high usage when playing without one of the Nets’ Big Three and stellar efficiency when playing alongside them. At these odds, it’s a no-brainer. But the odds of $1.14 to make playoffs has an implied probability of 87.7% and I feel pretty good that Denver is going to make the playoffs.  I think LaMelo will be a highlight reel player. His fancy passes will wow fans and get shared a ton on social media, plus the hype around his family name will make him a household name. I often refer to LaMelo as the NBA's version of Odell Beckham Jr. The youngest of Lavar's boys has swag on top of swag, but swag alone won't win the award or games; just ask Odell. 

  66. Wow, fantastic blog layout! How long have you been blogging
    for? you make blogging look easy. The overall look of your site is
    great, as well as the content!

  67. На мой взгляд. Ваше мнение ошибочно.

    ——-
    [url=https://проектированиедомов.рус]архитектор сочи[/url]

    По моему мнению Вы ошибаетесь. Могу это доказать. Пишите мне в PM, поговорим.

    ——-
    [url=https://ccds.ru/]лучшие юридические компании москвы[/url]

    Абсолютно с Вами согласен. В этом что-то есть и мне нравится Ваша идея. Предлагаю вынести на общее обсуждение.

    ——-
    [url=https://xn—-8sbwhhnjdzg8hwa.xn--p1ai/]тюльпаны дешево доставка[/url]

    Полезный топик

    ——-
    [url=https://xn--80aep0abj8c.xn--p1ai/]доставка гелиевых шаров недорого[/url]

    У-у-у ты Даешь!Класс!

    ——-
    [url=https://ali-bro.com/]https://ali-bro.com/[/url]

    Я считаю, что Вы не правы. Могу отстоять свою позицию.

    ——-
    [url=https://www.mayflor.ru/category/bukety/iz-gerber.html]https://www.mayflor.ru/category/bukety/iz-gerber.html[/url]

    Тьфу ты, туфта!

    ——-
    [url=https://www.sadoviy1.ru/sazhency-yagodnyh-kultur/ezhevika.html]https://www.sadoviy1.ru/sazhency-yagodnyh-kultur/ezhevika.html[/url]

    Вы не правы. Могу отстоять свою позицию. Пишите мне в PM.

    ——-
    [url=https://thujas.ru/]https://thujas.ru/ [/url]

    Какой прелестный ответ

    ——-
    [url=https://mult34.com/]www[/url]

    Эта идея придется как раз кстати

    ——-
    [url=https://ilde.upf.edu/v/6i85]https://ilde.upf.edu/v/6i85[/url]

  68. I will right away clutch your rss feed as I can’t find your email subscription hyperlink
    or e-newsletter service. Do you’ve any? Please allow
    me know so that I may subscribe. Thanks.

  69. Hello, I want to subscribe for this web site to obtain most up-to-date updates,
    thus where can i do it please help.

  70. Post writing is also a fun, if you be acquainted with then you
    can write if not it is complicated to write.

  71. For newest information you have to visit internet and on world-wide-web I found this web site
    as a best web site for latest updates.

  72. Снеговик

    ——-
    [url=https://my-lkcabinet.com/megafon/sboi-v-rabote-megafona/]https://my-lkcabinet.com/megafon/sboi-v-rabote-megafona/[/url]

    Ну, а что дальше?

    ——-
    [url=https://modscraft.net/news/2745-minecraft-1.16.100.50-beta-whats-new.html]https://modscraft.net/news/2745-minecraft-1.16.100.50-beta-whats-new.html[/url]

    Какие слова… супер, замечательная идея

    ——-
    [url=https://origin-sell.com]твич дропс раст[/url]

    Полностью разделяю Ваше мнение. В этом что-то есть и идея отличная, согласен с Вами.

    ——-
    [url=https://smm4top.com/]free like[/url]

    ))))))))))))))))))) бесподобно 😉

    ——-
    [url=https://portotecnica.su/category/show/id/199/]https://portotecnica.su/category/show/id/199/[/url]

    Вы попали в самую точку. Мысль отличная, согласен с Вами.

    ——-
    [url=https://дизайнинтерьерасочи.рф]дизайн интерьера сочи[/url]

    Прошу прощения, что вмешался… Мне знакома эта ситуация. Можно обсудить. Пишите здесь или в PM.

    ——-
    [url=https://gides.ru/category/12314/]автобусные экскурсии по калининграду[/url]

    Случайно нашел сегодня этот форум и специально зарегистрировался, чтобы поучаствовать в обсуждении.

    ——-
    [url=https://venro.ru/]Накрутка инстаграм[/url]

    Бесподобная тема, мне очень нравится 🙂

    ——-
    [url=https://xn--58-6kc6ajr0ai.xn--p1ai/%D0%BA%D0%B0%D1%82%D0%B0%D0%BB%D0%BE%D0%B3/%D0%B8%D0%BD%D1%81%D1%82%D1%80%D1%83%D0%BC%D0%B5%D0%BD%D1%82/]инструмент для станков цена[/url]

    ..редко.. можно сказать, это исключение 🙂

    ——-
    [url=https://global-smm.com/]smm panel cheapest[/url]

  73. It’s remarkable to go to see this web page and reading the views of all friends on the topic of this post,
    while I am also eager of getting familiarity.

  74. We’re a bunch of volunteers and opening a
    brand new scheme in our community. Your web site offered us
    with useful info to work on. You’ve performed an impressive task and
    our whole community might be thankful to you.

  75. My brother recommended I would possibly like this website.
    He was totally right. This submit actually made my day.
    You cann’t consider simply how a lot time I had spent for this information! Thanks!

  76. Why viewers still make use of to read news papers when in this
    technological globe the whole thing is accessible on web?

  77. In fact when someone doesn’t be aware of then its up to other visitors that they will help, so here it
    happens.

  78. Appreciation to my father who shared with me regarding this blog, this blog is in fact remarkable.

  79. Woah! I’m really enjoying the template/theme of this website.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s very hard to get that “perfect balance” between user friendliness and appearance.

    I must say you’ve done a amazing job with this.
    In addition, the blog loads super quick for me on Firefox.
    Excellent Blog!

  80. Piece of writing writing is also a fun, if
    you be familiar with after that you can write or else it is complex
    to write.

  81. Link exchange is nothing else however it is simply
    placing the other person’s blog link on your page at suitable place and other person will also
    do same in support of you.

  82. I got this website from my friend who told me about this site
    and at the moment this time I am visiting this web site
    and reading very informative articles or reviews at this place.

  83. Luotettavia Kasinoita Nettikasino ilman rekisteröitymistä This license covers the casino, live casino, bingo and poker products SuperNopea mainostaa olevansa simppeli suomalainen kasino, joka keskittyy olennaiseen. Kasinon lupaukset eivät jääkään pelkäksi sanahelinäksi: SuperNopealla kaikki tapahtuu salamannopeudella, jolloin pelaaja voi keskittyä pelaamiseen ja voittojen keräämiseen. SuperNopealla ei tarvitse pelätä odottelua tai turhauttavia henkilötietojen tarkistuksia. Ensikotiutuksesta lähtien varat ilmestyvät pankkitilille jopa viidessä minuutissa! Uskomme, että itse kasinon nimi tulee muun muassa rahansiirron nopeudesta. Supernopea tarjoaa pelaajilleen yksinkertaisen pelikokemuksen ilman erillistä rekisteröitymistä. SuperNopealla pelaajien ei tarvitse tuskastella tietojen täyttelyä taikka asiakirjojen edestakaisin lähettelyn kanssa. Luvassa on miellyttävä prosessi vailla kilpakumppania. Nopeat talletukset ovat mahdolliset, kiitos maksupalvelu Trustlyn.  https://zergo.com/community/profile/magdalenahiller/ Tieto on voimaa, joten varmista, että tiedät mihin pääset lukemalla kolikkopeliarvostelumme ja ilmaisia kolikkopelejäsi, ennen kuin menet kovaksi ja testaa onneasi oikean rahan kasinoilla. Haluamme varmistaa, että jokainen löytää täydelliset kolikkopelit ja online-kasinot, joista voi nauttia ja rentoutua. Online-kasinoiden seulominen on kestänyt kauan ja paljon tarkastuksia turvallisten, hauskojen ja laadukkaiden paikkojen löytämiseksi loistavilla online-kasinobonuksilla, jotta saat pojat käyttöön. Periaatteessa vain taivas on rajana näiden tarjousten suhteen, joten kannattaa olla valmis yllättymään sen suhteen, miten huikeita tarjouksia voi joskus olla esillä. Pelaaja voi huoletta hyödyntää aivan niin monen casino free spin kuin vain sielu sietää – kukaan ei nimittäin tulee kyselemään käytettyjen free spins no deposit -tarjousten perään.

  84. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems
    as though you relied on the video to make your point.

    You clearly know what youre talking about, why
    waste your intelligence on just posting videos
    to your weblog when you could be giving us something informative to read?

  85. Hi to all, it’s really a nice for me to pay a visit this website, it contains useful Information.

  86. I’m really enjoying the design and layout of your site.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for
    me to come here and visit more often. Did you hire out a
    developer to create your theme? Exceptional work!

  87. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself or did
    you hire someone to do it for you? Plz respond as I’m looking to design my own blog and
    would like to know where u got this from. appreciate it

  88. Hello, Neat post. There’s an issue with your site in internet explorer, would
    check this? IE nonetheless is the marketplace chief and
    a large component to people will leave out your wonderful writing due
    to this problem.

  89. When I originally commented I seem to have clicked the -Notify me when new
    comments are added- checkbox and now every time
    a comment is added I get four emails with the same comment.
    Is there a means you are able to remove me from that service?
    Thank you!

  90. Remarkable! Its actually amazing piece of writing, I have got much clear idea concerning from
    this paragraph.

  91. Hey are using WordPress for your site platform?

    I’m new to the blog world but I’m trying to get started and set
    up my own. Do you need any html coding expertise to make your own blog?
    Any help would be really appreciated!

  92. I savour, cause I discovered exactly what I was looking for.
    You’ve ended my four day lengthy hunt! God Bless you man. Have a nice day.
    Bye

  93. Hi there everyone, it’s my first visit at this web page, and article is truly fruitful in favor of me, keep up posting these types of content.

  94. Hi, I do think this is an excellent web site.
    I stumbledupon it 😉 I may revisit yet again since I bookmarked it.

    Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to help other people.

  95. If some one needs expert view concerning blogging then i recommend him/her to visit this webpage, Keep up the pleasant job.

  96. Thanks for finally writing about > Imposto Não é Roubo!
    – Um apelo à defesa consistente do liberalismo
    – Neoiluminismo < Liked it!

  97. You need to take part in a contest for one of the finest websites online.
    I am going to highly recommend this site!

  98. What’s up everyone, it’s my first visit at this website, and paragraph is truly fruitful for me, keep up posting these posts.

  99. This is a topic that’s close to my heart… Best wishes!
    Exactly where are your contact details though?

  100. Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you
    wrote the book in it or something. I think that you can do with a few pics to drive the message home a
    little bit, but instead of that, this is excellent blog.
    A great read. I’ll certainly be back.

  101. Există sloturi clasice cu 3 role, iar cele mai avansate sloturi sunt cele cu 5 role, care cresc posibilitățile de câștig pe linia de plată și șansa de a obține mai multe premii. Mai există sloturi progresive cu jackpoturi, a căror valoare crește întotdeauna, sloturi mobile, sloturi mega spin, sloturi cu multiplicatori și sloturi cu multiple linii de plată. Dacă dorești să afli mai multe, vizitează pagina noastră dedicată sloturilor. Marca Maison Francis Kurkdjian a fost prezentată pe lume în 2009. Marca poartă numele fondatorului său Francis Kurkdjian, care este un renumit designer de parfumuri. „O casă are o istorie”, spune Francis Kurkdjian, „rezidenți, prieteni, de aceea mica mea afacere este numită așa, pentru a face din plăcerile mele plăcerile altora, pentru o creea anumită idee de ospitalitate. ” https://polishbordercrisis.com/community/profile/dhjalanna971863/ American Poker 2 free se joacă în două distribuiri. Prima distribuire urmează să-ți aducă o mână formată din 5 cărți de joc. În acest moment, jocul va selecta în mod automat cele mai avantajoase cărți ce să fie păstrate. Poți să mergi mai departe cu această selecție sau poți să-ți impui propria alegere. La finalul primei distribuiri ai de ales între a păstra mâna intactă sau de a schimba oricâte cărți dorești (inclusiv toate cinci). Miza la cea de-a doua distribuire poate să fie identică cu cea de la precedenta distribuire. În acest moment cărțile ce nu au fost păstrate sunt redistribuite. Mâna finală de 5 cărți este cea luată în calcul la aplicarea câștigurilor. Jocul este creat de iSoftbet. Poți seta pariuri cu valori între 0.01 per monedă și un total de 1-5 monede. Pe lângă jocul standard de video poker ai la dispoziție și o rundă specială numită Dublați sau Renunțați. Poți alege dacă vrei să joci runda după fiecare câștig.

  102. Royal Match is a widely played side bet that is found in many online blackjack variations as well. In a multi-deck blackjack game, the goal of this bet is to get two suited cards, ideally a king and a queen. The payout for two suited cards is 5:2 while the same for a suited King-Queen pair is 25:1. The house edge is quite thin, about 3.7% for this side bet, which is why the Royal Match is considered to be quite a player-friendly bet. The point of attack I considered is to target flushes. Any strong imbalance in the suits favors the player. For example, consider a situation where there are 40 cards, 10 of each suit. Without going into the math, the number of ways of making a three-card flush is 480. Now, take those same 40 cards, and assume they are distributed 15, 10, 10, 5. Then the number of three-card flushes is 705. The more unbalanced the distribution of suits, the more the edge swings towards the player. https://reidauky987531.blogzag.com/51174772/bovegas-free-spins-no-deposit-canada 50 Free Spins No Deposit Casinos. Get 50 free spins with no deposit required when you sign up at these no deposit casinos. JoyCasino20 Free Spins No Deposit Many online casinos offer free spins and no-deposit bonuses to test the slots and other games that the casino offers. You can try online gaming without risking anything. When you sign-up and register to a new casino, you get extra spins to play with completely free! No Deposit Bonus Casino – The ultimate No Deposit Bonus resource for new casino players from around the world this 2021. We bring together every no deposit bonus casino site and usefully categorize them by Free Spins No Deposit country and software. Choosing your next No Deposit Bonus has never been easier! Find casinos with more free spins: 50 free spins, 100 free spins Who is eligible for a no deposit casino bonus? These bonuses mostly target new players and sometimes players who’ve been idle at the casino for a while. It’s very popular among those who want to test the waters but aren’t ready to commit money to play at the casino. It offers you real money credit that can be used for free. However, sometimes it only applies to certain games or titles. You can win big though, there’s no doubt about that! In terms of games, you’ll mostly find free slots no deposit bonuses on offer.

  103. Сохранить моё имя, email и адрес сайта в этом браузере для последующих моих комментариев. Красивая девушка круто делает минет Красивая девушка круто делает минет 18 летняя телка дала парню на первом свидании в подъезде Юная девушка делает крутой минет перед камерой Давайте начнем с базовых понятий и техник, которые помогут сделать классный минет парню. Не спешим устраивать крутые виражи, пока не познали основы. Итак, про условия для начала мы поговорили. Теперь конкретно о движениях, правильном захвате и способах. Красивая девушка круто делает минет Похожие видео Красивая девушка круто делает минет Три крутых мужика привезли проститутку в лес и трахнули ее Несмотря на ее хрупкое тело, эта девушка способна на многое, своим маленьким ртом сделает любому парню крутой минет и предстанет перед ним в разных позах Минет – это не только сосание. Вы можете лизать член, скользить им по рту, просто дотрагиваться языком до разных частей и т.д. Не ставьте ограничивающие рамки. https://forodecharla.com/index.php/profile/juanareasoner1/ Сын с друзьями устроили ганг банг еблю русской мамке с мохнаткой Русская сексвайф на ганг банг групповухе с двойным проникновением Куколд слизывает кончу с ног сексвайф после ганг банг групповухи Сын с друзьями устроили ганг банг еблю русской мамке с мохнаткой Русская сексвайф на ганг банг групповухе с двойным проникновением Японка сквиртит во время ганг банг мастурбации кучей вибраторов Сын с друзьями устроили ганг банг еблю русской мамке с мохнаткой Сын с друзьями устроили ганг банг еблю русской мамке с мохнаткой Сын с друзьями устроили ганг банг еблю русской мамке с мохнаткой Куколд слизывает кончу с ног сексвайф после ганг банг групповухи Куколд слизывает кончу с ног сексвайф после ганг банг групповухи Русская сексвайф на ганг банг групповухе с двойным проникновением Русская сексвайф на ганг банг групповухе с двойным проникновением Вы находитесь на сайте, содержащем материалы только для взрослых (порно видео, секс).Если вам ещё не исполнилось 18 лет, немедленно катапультируйтесь!

  104. gay dating websites for kids
    [url=”https://speedgaydate.com/”]which gay dating app?[/url]
    gay men dating sites

  105. is keto a fad diet
    [url=”https://ketogenicdietinfo.com/”]keto diet ingredients[/url]
    keto diet food plan

  106. what to eat keto diet
    [url=”https://ketogendiets.com/”]keto diet snacks list[/url]
    keto genic diet

  107. keto diet meal planner
    [url=”https://ketogendiet.net/”]sample keto diet menu[/url]
    starting keto diet

  108. what’s an expository essay
    [url=”https://howtowriteessaytips.com/”]what is the thesis of an essay[/url]
    type my essay

  109. free gay chat
    [url=”https://gaytgpost.com/”]free gay web cam chat rooms[/url]
    free mens gay and bi chat lines seattle wa

  110. online gay dating site crossword
    [url=”https://gayprideusa.com/”]gay dating site crossword[/url]
    growls gay dating

  111. gay dating app for over 50
    [url=”https://gaypridee.com/”]dad dating simulator gay uncensored[/url]
    dating gay bbc meet twinks

  112. memphis gay dating
    [url=”https://gayfade.com/”]gay senior dating free no e mail needed[/url]
    gay teen dating sites

  113. choose a gay video chat free
    [url=”https://gay-buddies.com”]gay adult phone chat[/url]
    free gay sex chat

  114. essay tiger
    [url=”https://essaysitesreviews.com”]comparative essay[/url]
    where is the thesis in an essay

  115. 500 word essay
    [url=”https://essayscratch.com”]scholarship essay examples about yourself[/url]
    american dream essay

  116. ati critical thinking
    [url=”https://criticalthinkinginstitute.com”]good examples of critical thinking in nursing[/url]
    develop critical thinking skills

  117. what is critical thinking mean
    [url=”https://criticalthinkingbasics.com”]critical thinking leadership[/url]
    ted talk critical thinking

  118. what is critical thinking in psychology
    [url=”https://criticalthinking2020.net”]critical thinking examples in nursing[/url]
    logic and critical thinking

  119. nord vpn download
    [url=”https://choosevpn.net”]free vpn download for windows[/url]
    best vpn service 2022

  120. gay chat safe
    [url=”https://bjsgaychatroom.info”]shemale/gay online chat sites[/url]
    gay sex chat

  121. This post will assist the internet viewers for building up new webpage or even a weblog from start to end.

  122. collehe essay
    [url=”https://anenglishessay.com”]how to write an essay hook[/url]
    essay tiger

  123. best vpn china
    [url=”https://addonsvpn.com”]buy vpn ip[/url]
    kim komando best vpn

  124. Simply desire to say your article is as surprising. The clearness in your post is just nice and i could
    assume you are an expert on this subject. Well with your permission allow
    me to grab your feed to keep updated with forthcoming post.
    Thanks a million and please carry on the rewarding work.

  125. Buy One Live Pharmicy lasix dosage Derniere Lit Plus Longtemps

  126. buy super cialis cialis generic why bath tubes on cialis commercials

  127. precio de kamagra en farmacia bolsas kamagra buy kamagra jelly

  128. mla essay format sample
    [url=”https://dollaressays.com/?”]help writing a essay[/url]
    writing an expository essay

  129. expository essay definition
    [url=”https://essayprepworkshop.com/?”]essay writing samples[/url]
    essay on colorblindness

  130. best essay writing
    [url=”https://checkyouressay.com/?”]writing a personal essay[/url]
    essays on writing

  131. Hi there, I found your blog by means of Google while searching
    for a comparable subject, your web site came up, it seems good.

    I have bookmarked it in my google bookmarks.

    Hello there, just turned into alert to your blog through Google, and found that it is
    truly informative. I’m going to be careful for brussels.
    I will be grateful in the event you continue this in future.
    Numerous other people can be benefited from your writing.
    Cheers!

  132. sex games free no sign up
    [url=”https://sexygamess.com/?”]free sex porn games[/url]
    sex card games for couples

  133. adult sex video games
    [url=”https://sexgamesx.net/?”]”sex games cancun”[/url]
    dorm sex games

  134. NorthStar Moving Company has been in business since 1994. Yep, over two decades. Thanks to word-of-mouth and life-long fans, we’ve grown to move 8,000+ clients every year. We consistently earn five-star reviews, A+ ratings from the BBB and more awards for service than any other moving company ever. How? We don’t overcharge. We customize your move, because there’s really no such thing as one-size-fits-all. Working in Orange County, we are the trusted company organizing professional moving of its customers. It might be a residential (domestic), commercial (business) or a long distance (to a new city) move. Every time the best people working with you, they do their job professionally and in time. Statistics states: each year 15% of the USA population move, and most of them use the services given by the moving companies. https://bunyan.musvcs.com/profile/kiraz6996035011/ Try the Truck Wizard Related: Same Day Movers, Residential Movers, Residential Moving Service in Houston, Texas Moving Service Helps Prevent Back & Neck Pain, Texas City Movers Learn more by calling Akron Move It Now at 330-929-MOVE (6683). Moving is one of those tasks that many people decide to take on themselves without really thinking about the challenge they are facing. Take a quick look around your house В– are there items which will be too heavy to lift on your own, or too awkward to get onto a truck? Almost certainly, the answer to those questions is ‘yes’. Trying to do the job yourself without the right training or gear is a recipe for disaster. You may wind up damaging some of your valued possessions, or you may wind up hurting yourself. Either way, a better outcome could have been achieved through the use of loading and unloading services from Simple Moving Labor.

  135. foods on a keto diet
    [url=”https://ketogendiet.net/?”]keto shark tank[/url]
    keto stew

  136. keto diet coke
    [url=”https://ketogendiet.net/?”]free keto diet plan[/url]
    best keto vegetables

  137. is quinoa keto
    [url=”https://ketogendiet.net/?”]new keto diet[/url]
    symptoms of keto flu

  138. sex games cancun
    [url=”https://sexgamesx.net/?”]inappropriate sex games[/url]
    sex lolicon games

  139. Ощутимее других работает шпанская мушка – жучок шпанка ясеневая, обитающая даже в наших широтах. Но она вызывает не столько желание любви, сколько любовный зуд: в ней содержится вещество кантаридин, раздражающее почки и мочеполовые пути. Но это неполезно и может даже привести к их воспалению. Раздражает кантаридин слизистую желудка и пищеварительного тракта. Диетолог предупредила, что ни один афродизиак не будет работать в ослабленном организме. Поэтому ключевыми факторами для обеспечения яркой сексуальной жизни являются сбалансированное питание и здоровый образ жизни. http://gitlab.aic.ru:81/aleksnumb Нашим клиентам мы гарантируем полную анонимность при оформлении и дневной, ночной доставке, а также срочной доставке на дом столь деликатных товаров. Этот товар недоступен. Пожалуйста, выберите другую комбинацию. Быстрая доставка за сутки по СПБ и Москве! Почтой 1-го класса по России Самый мощный попперс на сегодняшний день. Изготовлен надежным французским производителем. Афродизиак.. Эйфорическое настроение, острые ощущения и запредельные эмоции Вам гарантированы! Мы доставляем товар быстро и без предоплаты! Корзина пуста. Попперс представляет собой химическую летучую жидкость, в основе которой находятся алкилнитриты и бутилнитриты. Поставляется средство во флаконах и колбах разного объема и эффекта. Например, есть попперсы, имеющие более длительный период действия (до 5 минут). Выбирайте бренд и содержание товара исходя из своих предпочтений и регулярности использования, а также не забывайте консультироваться с врачом.

  140. Land Watch is similar to Land and Farm in that they exclusively focus on rural land sales…whether that’s for hunting, timber, waterfront, farms & ranches, or homesites, Land Watch is a place to list it and for a land buyer to find it. On Land Watch’s home page, they also have a section for international land as well as land auctions. Forgot your password? Several justices questioned New York’s argument that it grants more unrestricted licenses for concealed carry in rural areas—as opposed to more densely populated areas like New York City—with Roberts questioning how that’s in line with prior court precedent giving Americans a right to have firearms for self defense. Welcome to Overlook at Sapphire! Formerly known as Oriel, this wonderful, gently-rolling parcel measuring in at 3.84 acres offers spectacular long-range views all the way… https://finnngui320875.popup-blog.com/8598333/pagibig-foreclosed-property Listed by Laurie Godin-Dannat of Zephyr Meadows Real Estate,LLC WE KNOW THE PLACESFrom the iconic Montauk lighthouse, Hamptons ocean and bay beaches to the serenity of Southold Town with the bucolic vineyards and equestrian farms and beyond, explore the neighborhoods and nuances of the Hamptons and North Fork of Long Island, New York. House hunting on the East End real estate market is stress free when you work with our experts. We believe in being available to you and welcome hearing from you. Feel free to drop by our office, give us a call or fill out the form to contact us today. Malone also offers a hospital, University of Vermont Alice Hyde, as well as a Walk-in Clinic, dentists, chiropractors, eye doctors, and more to help in assisting you with your medical needs without ever having to leave the county lines. 

  141. best sex pc games
    [url=”https://sex4games.com/?”]women naked sex games[/url]
    couples dare sex games

  142. Прямая ссылка будет доступна сек Групповуха в порно видео заводит всех мужиков. Смотреть, как куча кобелей пердолит большими стволами самых горячих порно шлюх онлайн в HD качестве. Но — о чём бы ни думать, только бы не думать о главном мега групповуха Групповой секс Мега Порно – мегабайты бесплатного ХХХ видео и секс роликов с красивыми девками. Порно групповуха кончают внутрь. Я понимаю, зять Яна Земана вряд ли может быть диссидентом, однако… Вы можете скачать здесь свыше 350 000 качественных эротических архивов онлайн! Пламенные интим фото разнообразных ниш, найдены поисковым роботом и пополняются ежедневно. Советуем также обратить пристальное внимание на релевантную выборку порнухи – Рыжик порно. В аэродроме они решают проводить, и альви отодвигается в числе использовать каждую часть их отношений, чтобы разобраться, что именно привело к толстому члену. Застукал бабулю раздевается зрелая бабушка зрелые раздеваются раздеваю маму раздевается зрелые. Похотливый гинеколог на осмотре выебал летнюю. https://comixage.com/forum/profile/rafaelarand750/ Трах в киску с латинской мамочкой с большими сисечками «Кто хочет со мной познокомиться?! » Учитель развел пышногрудую студентку в очках на минет за оценку Ххх жестко Мега жесткое порно Жесткое групповое изнасилование молодой телочки на 18-летие Сильная эякуляция от жесткого секса Блондинка насладилась жестким сексом Самое реальное жестокое секс снафф видео онлайн И ведь не пошевелишься никак, столько людей вокруг, тесно! Нет, я правда хотел что – нибудь предпринять, ей богу. Ну первые две минуты точно. Черт, я же ей даже фильмов таких не показывал. Я не показывал, так у кого – то насмотрелась наверняка… «Полина, сосать и в задь хочешь» Блондинка насладилась жестким сексом Тощая подруга делает глубокий горловой минет мужику в ванной Грудастая тян мастурбирует на свежем воздухе и получает оргазм Мега жесткое порно Сумашедшая сучка кусает зубами хуй, и жесто ебется в анальчик

  143. The German outfit have reportedly told Sane that they see him as the man to replace Arjen Robben and Franck Ribery, both of whom are leaving the club next month. Much will depend on whether Grealish himself thinks he will be able to fit in at Man City and maintain the star player status he enjoys at Aston Villa.  There’s only one place to start on the Man City transfer rumour front. Lionel Messi. Manchester City’s German winger Leroy Sane is being linked with Bayern Munich The 19-year-old's contract with City expires at the end of next season and that's said to have alerted United, Liverpool, Barcelona and a number of other clubs to his availability. – Man City reportedly keen on Griezmann (full story) All summer, the Blues’ hierarchy attempted to sign Harry Kane from Tottenham Hotspur, but Spurs chairman Daniel Levy blocked the move from progressing any further than just talks. http://kfakes.com/community/profile/tedmoffatt47120/ Is a seventh Ballon d'Or on the way? Watch this space. Lewandowski helped himself to a hat-trick in his 100th appearance in Europe’s elite club competition. Further goals arrived against Villarreal and Atalanta in the Champions League, the latter a memorable winning header as Man Utd came from two goals down to win 3-2 at Old Trafford. He also scored a brilliant strike in the 3-0 victory at Tottenham on October 30. While the record is just another mark in Messi’s historic career, it almost did not happen. Messi had said he wanted out of Barcelona over the summer, sending the club into chaos. He begrudgingly stayed, but the club has not lived up to expectations. FC Barcelona sits in fifth place, eight points behind Atletico Madrid in La Liga after Tuesday’s matches.

  144. no registration sex games
    [url=”https://cybersexgames.net/?”]starwars sex slave games[/url]
    2b sex games

  145. The SBA (Small Business Administration) offers a limited number of business loans directly, typically through government-backed emergency loan programs. More often the SBA works with traditional lenders, like banks and credit unions, to offer certain business loans that are then backed by a government-guarantee. The guarantee is designed to make it easier for the bank to approve loans to business owners whose creditworthiness might fall just below the normal qualifying criteria at the bank. There are also a number of different SBA loan types intended for different business purposes. Getting instant cash into your bank account isn’t always the best idea; some lenders offer APR of 1000%+ which means you could end up paying back a lot more than you anticipated. Before applying and accepting a quick loan, it’s vitally important to take your time to research and shop around for the best loan deal that suits. https://somosnicheros.club/community/profile/daisyrichard43/ Payday loans are high-cost, short-term loans. Even in an emergency, they’re a risky option. Payday lenders charge fees that equate to APRs of 400%, don’t check your credit score and may not confirm your ability to repay the loan. Local journalism is information. Information is power. And we believe everyone deserves access to accurate independent coverage of their community and state. Our readers helped us continue this coverage in 2020, and we are so grateful for the support. To keep our site running, we need your help to cover our server cost (about $500/m), a small donation will help us a lot.

  146. Levitra 20 Mg Prezzo Farmacia

  147. change words in essay
    [url=”https://essaytodo.com/?”]how to write persuasive essay[/url]
    evaluation essay

  148. Cialis Generico Commenti

  149. Albendazole For Sale

  150. Некероване кохання 14 серія Некероване кохання 14 серія
    yunb ddnznz Смотреть онлайн сериал Некероване кохання / Любовь без тормозов 14 серия
    Некероване кохання / Любовь без тормозов: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16 СЕРИЯ (украина)

  151. I needed to thank you for this great read!!

    I definitely loved every little bit of it. I’ve got you book marked to
    look at new stuff you post…

  152. Levitra Kaufen In Deutschland

  153. cialis y fertilidad

  154. Hi! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks weird when browsing from my
    apple iphone. I’m trying to find a template or plugin that
    might be able to fix this problem. If you have any recommendations, please share.
    Appreciate it! cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  155. My partner and I absolutely love your blog and find many of your post’s to be exactly what I’m looking for.
    Do you offer guest writers to write content
    in your case? I wouldn’t mind creating a post or elaborating
    on most of the subjects you write concerning here.
    Again, awesome site! scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  156. Thanks for finally talking about > Imposto Não é Roubo! – Um apelo à defesa consistente do liberalismo – Neoiluminismo < Loved it! quest bars http://bitly.com/3jZgEA2 quest bars

  157. upstate ny gay men dating
    100% free gay dating sites
    [url=”http://gayedating.com/?”]gay woman dating soccer player[/url]

  158. Viagra Seguridad Social

  159. Amoxicillin Clavulanic Suspension

  160. racism gay dating sites
    gay website dating
    [url=”datinggayservices.com?”]”gay dating is not”[/url]

  161. cialis comprar andorra

  162. If you want to obtain a great deal from this paragraph then you have to apply
    these techniques to your won website.

  163. gay dating springfield mo
    ba gay dating site
    [url=”http://freegaychatnew.com?”]gay asian dating san francisco[/url]

  164. I’ve been browsing online more than 3 hours nowadays,
    yet I never found any attention-grabbing article like yours.
    It is beautiful value sufficient for me. In my view, if all site owners and bloggers made excellent content material as you did, the
    internet will probably be a lot more useful than ever before.

  165. Magnificent beat ! I would like to apprentice whilst you amend your web site, how could i subscribe for a weblog site?

    The account aided me a applicable deal. I had been a little
    bit acquainted of this your broadcast provided
    brilliant clear concept

  166. Keep on writing, great job!

  167. gay speed dating near me
    uae gay dating site chris
    [url=”http://gaychatgay.com?”]kpop gay dating rumors[/url]

  168. Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account it.

    Look advanced to more added agreeable from you! By the way,
    how can we communicate?

  169. I absolutely love your blog and find most of your post’s to be what precisely I’m looking for.

    Do you offer guest writers to write content to suit your needs?
    I wouldn’t mind creating a post or elaborating on a few of the subjects you write with regards to here.
    Again, awesome weblog!

  170. 313524 268217This really is a wonderful web page, could you be interested in doing an interview about just how you developed it? If so e-mail me! 482707

  171. Hello there! I could have sworn I’ve been to this blog before
    but after browsing through some of the articles I realized it’s new to me.
    Regardless, I’m certainly delighted I found it and I’ll be bookmarking
    it and checking back often!

  172. Hi there, just became alert to your blog through Google, and
    found that it’s truly informative. I’m going to watch out
    for brussels. I’ll appreciate if you continue this in future.
    A lot of people will be benefited from your writing. Cheers!

  173. Very great post. I simply stumbled upon your blog and wished to say that I’ve
    truly loved browsing your weblog posts. In any case I’ll be subscribing
    in your rss feed and I hope you write again soon!

  174. free gay dating site in india
    dating gay senior
    [url=”http://gaychatgay.com?”]nyc gay dating[/url]

  175. gay dating sites sydney
    real jocks gay dating site
    [url=”http://gaydatingzz.com?”]berlin gay dating[/url]

  176. gay dating solutions review
    gay dating no sign up
    [url=”http://freegaychatnew.com?”]match com for gay dating[/url]

  177. MEET HOT LOCAL GIRLS TONIGHT WE GUARANTEE FREE SEX DATING IN YOUR CITY CLICK THE LINK:
    FREE SEX

  178. completely free dating site
    [url=”http://onlinedatinglook.com/?”]catholic dating[/url]

  179. Wow, this post is fastidious, my younger sister is analyzing such things, so I
    am going to tell her.

  180. A motivating discussion is worth comment. I do believe that you should write more on this issue, it might not be
    a taboo subject but typically people do not speak about these issues.
    To the next! Many thanks!!

  181. It’s enorm᧐us that you aree getting ideas from this ⲣiecе
    oof writing as well as from our argument made at this place.

    Feel free to visit mу website cemilan sehat

  182. Hi there i am kavin, its my first occasion to commenting anyplace,
    when i read this paragraph i thought i could also
    create comment due to this good paragraph.

  183. price of viagra in india viagra for sale onlkne where to buy viagra in denver [url=http://llviabest.com/]using viagra recreactionally[/url] ’

  184. É uma boa tentativa de sepultar a frase “imposto é roubo”, mas na minha opinião não funcionou. Eu precisaria de uma motivação para elaborar aqui uma argumentação o porque desta opinião. Talvez o faça em outra hora.

    De mais, o único ponto relevante do texto é argumentar – aqui sim irrefutável, que é contraproducente para um liberal usar a frase imposto é roubo. Só libertários ancap podem com legitimidade faze-lo.

  185. Sobre o primeiro texto, tenho uma pergunta…

    “roubo = a subtração ilegítima da propriedade de outrem”

    o termo “ilegítimo” é definido no texto como uma ação tomada sem o consentimento, mas passa batido a questão de QUEM deve dar esse consentimento, dando a entender que qualquer um incluindo o suposto ladrão.

    A voluntariedade não deve ser esperada do indivíduo B que desapropriou o indivíduo A, sendo que B, por sua vez, apenas obteve a POSSE de forma ilegítima.

    Ou seja, na tentativa de reapropriação, tirando a POSSE de B, continuaria cabível como ato legítimo visto que a voluntariedade só é necessária para o indivíduo proprietário.

    Discordam? Acham que falei besteira? Vamos buscar pela verdade.

  186. “Entendido esse triplo aspecto, podemos notar que não é um simples fato natural o que entendemos por propriedade privada. Do mero fato de alguém usar um certo objeto de modo pioneiro, não é possível derivar uma obrigação universal para que as outras pessoas sigam as suas escolhas referentes a tal objeto.”

    Do mero fato realmente não é possível derivar a obrigação, mas essa afirmação está errada! Direitos só se aplicam a categoria de seres racionais por uma razão óbvia. Eles existem para eliminar conflitos e estabelecer limites às ações individuais. Animais também se “apropriam de coisas”, porém isso não lhes garantem o “direito de propriedade”. Reduzir a noção de direito ao triplo aspecto foi criar um imenso espantalho.

  187. Meu Deus! Os VERDADEIROS liberais clássicos devem estar se revirando no túmulo. Esses moleques sujaram o nome do liberalismo.

  188. Lerei o texto novamente, talvez mais umas duas vezes. Talvez o imprima para sublinhar as secções mais importantes.
    Simplesmente sensacional, que leitura. Fazia tempo que eu não sentia essa sensação boa de ler um BOM texto. Se o leitor realmente buscar comunicação com o texto, se fazer disponível para compreender os argumentos, o ponto de virada sem dúvida se encontra aqui:
    “C2 – É conceitualmente inconsistente subordinar direitos fundamentais deontológicos a uma instituição cuja “lógica interna” é utilitária, já que isso seria submeter a dimensão deontológica do direito à dimensão consequencialista da vontade humana.
    C3- Logo, é necessário, nesse sistema normativo, a existência de uma entidade extra mercado cuja natureza coercitiva garanta, conceitualmente ao menos, os direitos mencionados.”
    Confesso que eu era um liberal que não havia ainda me definido sobre o caso do imposto, já fui adepto do imposto é roubo e recentemente vinha me afastando da ideia. Essas duas conclusão levam o jargão para o cemitério. Caixão e vela preta
    PARABÉNS. Quando o projeto iniciou eu cheguei a comentar sua importância e como eu tinha esperança de que fosse alçar vôo com uma magnitude e solidez invejáveis, só faltava tempo… Não estava errado .

  189. Sensacional!! Orgulho define.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Top