Tratado Acerca do Absurdismo – Israel Russo

Tratado Acerca do Absurdismo – Israel Russo

A Filosofia do Absurdo

Introdução

Só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio. Julgar se a vida vale ou não vale a pena ser vivida é responder à questão fundamental da filosofia. O resto, se o mundo tem três dimensões, se o espírito tem nove ou doze categorias, aparece em seguida.”

A citação acima são as primeiras palavras do ensaio filosófico O Mito de Sísifo escrito pelo autor franco-argelino Albert Camus, que é uma das principais bases desse artigo. O intuito aqui é fazer jus à citação, pois sua veracidade é notável; ora, ninguém tira sua própria vida por não conseguir resolver o problema dos universais, mas sim por um confronto direto com questões existenciais que há muito incomodam a mente do homem. “Por quê?” e “Para quê?” são perguntas que, ao se chocarem com a existência de quem as proferem, causam a angústia, a sensação de abandono no mundo, o medo e o desespero. O homem esperançoso lança suas perguntas ao mundo, mas o mundo permanece em silêncio. O silêncio do mundo, em algumas ocasiões, pode tornar a vida tão insuportável ao ponto de levar o sujeito a querer findar sua existência por sua própria vontade. A partir dessa problemática, surgem muitos sistemas de pensamentos tentando solucioná-la, mas, levados às últimas conseqüências, todos esses sistemas são insuficientes para sanar o homem. Então, o único sistema de pensamento que comporta todas as questões e responde de maneira satisfatória é o Absurdismo (muito embora essa satisfação exija uma reflexão profunda, pois só é possível dar as chaves do castelo, o resto é por conta do sujeito), uma corrente que pega essas questões existenciais e as caracterizam como o absurdo, mas não é tão simples entender completamente a filosofia do absurdo, tão pouco compreender significa contemplar; o leitor não irá sofrer danos com a leitura do artigo, pois isto só é possível em uma contemplação independente.

O que é absurdismo?

O conceito de absurdismo foi cunhado no século XIX pelo filósofo Dinamarquês Søren Kierkegaard, mas só foi desenvolvido como uma corrente filosófica no século XX pelo filósofo, escritor e romancista franco-argelino Albert Camus, nascido em 7 de novembro de 1913 na cidade de Mondovi e falecendo em 4 de janeiro de 1960 aos 46 anos em uma viagem de carro. Ao longo de sua vida, Camus se envolveu em diversas causas sociais; como base de sua espécie de “altruísmo”, estava sua filosofia absurdista, que ao desenvolver a consciência do absurdo, chega a um humanismo. Um grande exemplo de seu humanismo pode ser visto em sua desavença com o filósofo (até então seu amigo), também francês, Jean-Paul Sartre (1905 – 1980); Camus declarou em seu ensaio “O Homem Revoltado” que o homicídio é injustificável, mesmo que para um bem maior. A questão é que Sartre estava atrelado com os ideais comunistas, o que pressupunha o “homicídio justificado”. Todavia, para Camus, é necessário que haja vida para que exista a consciência do absurdo, de onde deriva um direito à vida a todos (mais sobre esse conflito no decorrer do texto). O filósofo ainda foi premiado com um Nobel por seu romance “O Estrangeiro”. Era uma pessoa cheia de vida e energia, entusiasta do esporte e dos prazeres do corpo, festivo e elegante. Faleceu aos 46 anos, uma obra absurda do acaso; Camus morreu em um acidente de carro, em seu bolso tinha uma passagem de trem que ele decidiu no último segundo não usá-la. Uma morte absurda para um homem absurdo. Suas três obras supracitadas (O Mito de Sísifo, O Estrangeiro e O Homem Revoltado) serão tratadas no decorrer do artigo.

É muito comum que se confunda o absurdismo com existencialismo, afinal ambas as correntes abordam as mesmas questões existenciais e suas consequências, no entanto, o que diferencia as duas correntes são as soluções propostas por cada uma. Dentro do próprio existencialismo podem-se notar distintas soluções. No existencialismo cristão de Kierkegaard, por exemplo, a solução apresentada por ele é o salto de fé; a inexistência de um sentido para a vida seria o motivo para acreditar em Deus, isto é, dar um salto na fé e usá-la como suas bases para acabar com o sentimento de absurdo. Mas isso nada mais é que uma forma de suicídio para Camus; como ele denomina “suicídio filosófico”. Ora, se a fé é inquestionável, nega-se a razão e negar a razão é como tirar de sua vida o princípio questionador de sua natureza, o que o define como sendo ser humano. Não é uma afirmação que Deus não exista, mas é uma apelação recorrer a ele para solucionar este problema mesmo não podendo provar sua existência (através da filosofia, pois não há outra via para se investigar a natureza ou existência de Deus). Logo essa solução é considerada insuficiente e apelativa, um suicídio do Eu filosófico; o homem precisa, ao invés de se esconder atrás da fé, encarar o absurdo.

O niilismo (e aqui será tratado apenas o niilismo que tange a filosofia nietzschiana) também se distingue do absurdismo, mesmo sendo muito parecidos. O absurdista reconhece que não necessariamente a vida e a existência não tenham um sentido inerente, mas a condição humana é impossibilitada de compreender esse sentido, caso ele exista; enquanto o niilismo não aceita que exista nenhum sentido intrínseco à vida. No entanto, basta um exercício mental para perceber que essa negação total está no mínimo equivocada. Se um homem perdido na solidão e no tédio de sua casa vazia resolve tentar imaginar o tempo como sendo simultâneo, este não o consegue; se o mesmo conceber o nada absoluto, este não o consegue. Todavia, conceber o tempo como sendo simultâneo é uma impossibilidade humana, mas o tempo pode ser compreendido desta maneira por outro tipo de ser. É a limitação dos nossos sentidos e da nossa compreensão que faz o absurdista afirmar que a vida pode ou não ter um sentido inerente, mas o homem não poderia alcançá-lo se houvesse. Ademais, o niilismo propõe, em consequência da falta de sentido, uma negação total dos valores da sociedade, pois estes não partiram do sujeito, mas de uma tradição que impede o homem de transcender a própria humanidade, ele é limitado por valores supostamente impostos pelos mais fracos. Se o homem nega todos os valores existentes, cabe a ele viver de acordo com seus próprios valores. O absurdismo, em contraste, não nega os valores existentes, mas impõe limites a eles, não aceitando que esses valores ultrapassem sua liberdade e o direito à vida. Muito embora haja discordância entre niilismo e absurdismo, também há semelhanças, assim serão explanados ao longo do artigo.

Quando se fala de Sartre e Camus, é sugestivo que se trata de uma discordância, mas no caso, não é necessariamente sobre o existencialismo sartreano e sim, muito mais, sobre suas opiniões políticas. Mesmo Camus tendo participado de muitos movimentos sociais, em suas obras ele se opõe a tais lutas quando partem de um idealismo; quando Camus disserta sobre o suicídio político, nasce mais um motivo de discórdia com Sartre. O suicídio político é uma reação ao absurdo; após esse sentimento angustiante provocado pelo confronto com o absurdo, os homens buscam desesperadamente um significado, um propósito e encontram rapidamente em ideologias políticas pelas quais lutarem. Entretanto, a utopia não é uma consolação definitiva para o homem, pois o sentimento de absurdo não se trata da simples infelicidade do homem, isso transcende sua condição financeira, social etc. lutar por ideologias utópicas, esperando que um mundo melhor possa matar o monstro do absurdo é sinônimo da não compreensão do absurdo, pois ele não pode ser morto pela condição de vida. Quem sabe que não tem um “porquê”, não importa o “como”, a falta do porquê sempre virá à tona.

O sentimento do absurdo pode levar o sujeito ao suicídio físico, assim como a depressão, porém, não devem ser confundidas, pois essas situações têm tratamentos diferentes. A depressão pode ser caracterizada pela falta de interesse ou vontade para atividades; baixa auto-estima e, acima de tudo, a depressão é um distúrbio, considerado uma doença que precisa de ajuda profissional. Em total contraste, se encontra o problema do absurdo, que não é um distúrbio e nem uma doença; o sujeito não tem problema de auto-estima ou a indisposição, característica da depressão. Para o psicólogo ou qualquer profissional é um problema impossível de ser solucionado, pois o absurdo é um problema unicamente filosófico. Aquele que se encontra contemplando o absurdo e por ignorância é tratado como depressivo, realiza um esforço inútil. A melhor maneira de lidar com o absurdo é compreendê-lo e aceitá-lo.

O que é o Absurdo?

Há muitas maneiras de se entender o termo “absurdo”; dentro do próprio absurdismo ele pode ser definido de acordo com o grau de compreensão dessa filosofia. Etimologicamente, do latim “absurdo”, que significa “o que é incompreensível”. Na maioria dos dicionários o absurdo é colocado como um sinônimo de contradição, incoerência paradoxal etc., mas, à primeira instância, o absurdo pode ser definido como uma contradição entre dois termos; uma contradição incompreensível. Essa definição pode ser muito bem aplicada na maioria das situações que consideramos absurdas. Assistindo um desenho animado tradicional de perseguição, é possível notar inúmeras absurdidades; um personagem que só cai de um penhasco quando percebe que não está sobre nenhuma superfície, nota-se o absurdo, uma contradição entre o personagem sob o nada e a lei da gravidade; o absurdo é ilógico. Do mesmo modo, o absurdo é visto na filosofia como uma contradição entre dois termos, o termo homem e o termo universo.

Para entender o que é o homem nesse contexto é necessário fazer uma pequena viagem no tempo, para compreender como se tornou o que é nessa contradição. O que define o homem é o que o diferencia do restante da natureza, mas essa diferença não é una e não apareceu simultaneamente; foi um enorme processo de evolução marcado por eventos que mudaram o que é o homem. São dois eventos principais para entender quem é o homem do absurdismo; o primeiro evento é chamado de “a revolução cognitiva”. Não é possível saber quando, como ou o porquê ocorreu essa revolução, mas indubitavelmente ocorreu. Acredita-se que tenha ocorrido por volta de 30000 e 70000 anos atrás, um evento que mudou completamente o rumo da história da humanidade; simplesmente por que o homem passou a ser capaz de atribuir sentido aos fenômenos, dar significado às coisas. A primeira vista, essa capacidade pode parecer ínfima, no entanto, ela é que tornou possível o homem compreender o mundo à sua volta de uma nova maneira e contar histórias sobre ele. O ato de contar histórias criou laços afetivos entre seres humanos que agora viam todo o mundo com algum sentido mitológico; isso solidificou a sociedade humana, fortificou os grupos sociais e fez com que o homem se sobressaísse na natureza, desenvolvendo tão rapidamente que dominavam tudo por onde passavam. Isso porque agora os homens tinham muito mais em comum, as histórias contadas moviam a sociedade para um propósito. Mas foi só depois de cerca de vários milênios que ocorreu o segundo evento extremamente importante: a primeira revolução agrícola (houve uma segunda no século XVIII d.C na Europa). Segundo a mitologia grega, foi quando Prometeu trouxe o fogo para os homens (um exemplo de atribuição de sentido à descoberta do fogo); com esse novo recurso, o homem sofisticou suas ferramentas e sua maneira de produção de alimentos. Além disso, o homem também passou a domesticar animais, o que provocou grandes mudanças, como a diminuição do deslocamento para conseguir alimentos. O homem deixou de ser nômade e o sistema de caça para se tornar agricultor e sedentário. Os registros arqueológicos de produção agrícolas mais antigos que temos estão na cidade de Jericó; mais tarde chegaram à Suméria e logo chegaria a todo mediterrâneo, norte da África e grande parte da Europa. Mas quando esse sistema de civilização atingiu as regiões da Grécia, esse evento provocou uma mudança em toda a configuração da estrutura social. No sistema de caça, o homem dedicava a maior parte do seu tempo para a sua própria sobrevivência, lutando contra a fome, predadores e outros grupos de humanos. Já na agricultura, a produção de alimentos não é mais escassa; esse sistema proporciona um excedente de produção e tal excedente pode ser destinado para a manutenção da vida dos inimigos capturados nas guerras, isto é, escravos. Com isso, o cidadão grego (o que nesse contexto requere que indivíduo seja do sexo masculino tenha mais de 21 anos, seja livre e nascido na Grécia) não precisava mais se preocupar o tempo todo com sua sobrevivência. Essa comodidade levou homens como Tales de Mileto a sentirem que as histórias míticas eram insuficientes para explicar o mundo; essa é uma mudança fundamental para o homem do absurdismo, pois é nesse processo gradual que o homem abandona os mitos e se dedica a filosofia. Em outras palavras, o homem deixa de atribuir sentido arbitrário ao mundo e passa a postular um sentido lógico, que esteja de acordo com a razão. Então está pronto o homem como termo do absurdo: “O homem é um ser que postula um sentido para o mundo.” Toda essa viagem pode parecer inútil, mas ela mostra como é essencial o homem ser o que é para que haja o absurdo, pois se assim não fosse, tal absurdo não existiria. Por quê? Antes é necessário explanar o segundo termo dessa contradição.

Sobre o universo, é interessante observar um breve texto escrito pelo autor do presente artigo, onde há um monólogo do universo, caso ele pudesse falar:

Eu não sou mudo, mas não posso falar; não tento me expressar, pois não sinto coisa alguma, mas se eu pudesse falar, se eu pudesse me expressar, eu diria que não me importo. Não me importo com você, nem com suas convicções; suas crenças não me influenciam em nada. Não farei nada ao seu favor, nem contra você, pois não sinto vontade de nada; sou completamente indiferente perante sua existência. Você não será a primeira e nem a última parte do meu todo que age por vontade própria e que se percebe; não passará de um segundo em toda minha história. Sou o que sou e não posso deixar de ser; sempre fui e sempre serei, mesmo que de maneiras as quais você não compreenda. Seu tempo segue a luz, eu sou antes e depois dela. Já fui tanto que sua prepotência ao acreditar ser importante é cômica. Todavia, você não é o primeiro, muitos antes de você pensavam o mesmo, não há nada de novo. Pode usar sua vontade para fazer o que tu queres, por maior que sejam suas obras não me lembrarei de você. Se quiseres um conselho, pare de se iludir achando que eu olho por você, pois também não posso ver; não te atrevas a tentar me entender, você ao menos sabe quem é você. Aliás, quem sou eu? Por que sou? Por que ser? Se sempre fui, nada nunca é e também não pode ser, desse modo, não fui e nem serei, mas apenas sou.”

Todo aquele que acredita que o universo conspira contra sua vida ou que o universo esteja a favor de si, é no mínimo uma pessoa arrogante. Achar que o universo agiria em detrimento ou a favor de si é acreditar que tem alguma importância para o mesmo, enquanto o universo é totalmente indiferente e silencioso. O homem postula sentido, mas o universo permanece calado, pois não há um sentido, um por que último que o universo pode oferecer; essa é a contradição entre os dois termos, o homem que anseia por resposta de um mundo que permanece em silêncio. Esse é o absurdo, que não pode existir se o homem não for o que ele é, ou seja, não é o universo que é absurdo, nem o homem, mas a relação entre esses dois termos.

Como supracitado, o sentimento do absurdo transcende a condição financeira, amorosa, social etc. é um sentimento que pode atingir o homem em qualquer situação e geralmente é nas situações mais corriqueiras que o homem se depara com o absurdo. Apesar de sempre estar vulnerável, é mais comum e mais provável que o indivíduo experimente esse sentimento quando está envolvido em uma rotina; trabalho de segunda a sexta, levantar às seis horas da manhã, tomar café, pegar o ônibus e ir para o trabalho. Passar dez horas em um escritório e voltar para casa, para sua família. Em um dia como qualquer outro, depois de seu expediente, o sujeito está sentado no ponto de ônibus esperando que o seu passe, mas a demora é grande, o que lhe dá tempo para olhar em volta e observar várias outras pessoas envolvidas em suas rotinas, quando surge a questão mais perigosa de sua vida: “Por quê?” É assim que começa, o sujeito se pergunta o porquê de estar fazendo aquilo tudo, mas não é um simples por que respondido por um mesquinho “preciso de dinheiro para isso ou aquilo”, pois se ele tenta responder com isso, logo virá outro por que e virão mais até que não haja mais uma resposta. Isso basta para deixar o homem assombrado com essa realidade; a falta de sentido, motivo ou significado lhe joga no fundo do poço de sua psique. Antes que o homem possa pensar em alguma maneira de reagir a isso, ele ainda cava mais fundo nos questionamentos desse absurdo e encontra o que pode lhe colocar o desejo de abreviar sua existência, a falta de necessidade.

O Mito de Sísifo

Essa narrativa grega tem se tornado cada vez mais popular no meio intelectual devido ao conteúdo produzido pela mídia associado ao absurdismo e niilismo; todavia, será extraído nesse artigo o que é mais necessário para compreender a falta de necessidade que o homem enxerga na vida. Sísifo era um camponês, filho do deus do vento Éolo; foi o fundador da cidade de Corinto (segundo o mito) e era considerado o homem mais inteligente e ardiloso de seu tempo. Sísifo como rei de Corinto teve diversas desavenças com os deuses, mostrando sua inteligência e audácia para enganá-los. Porém, os deuses não aceitaram de bom grado sua insolência e resolveram puni-lo da pior forma possível, algo que seja insuportável para um ser humano e é aqui que se extrai o mais importante desse mito. Os deuses condenaram Sísifo a rolar uma pedra ao topo de uma colina todos os dias, mas à medida que ele chegasse ao topo, a pedra rolaria de volta e ele teria de descer à superfície e rolar a pedra novamente por toda eternidade. Mas antes de aplicarem a punição à Sísifo por profanar os deuses e enganá-los, os deuses disseram a seguinte frase: “Não existe castigo pior para o homem que o trabalho inútil.” Essa frase não poderia ser mais verdadeira; um ser que postula sentido está condenado a um trabalho inútil, sem sentido.

No fim do dia, quando Sísifo está terminando seu trabalho chegando ao topo, a pedra torna-se tão pesada que rola de volta à superfície; Sísifo então precisa descer a colina para recomeçar tudo de novo e é nesse percurso de volta é que ele percebe a sua condição, a inutilidade a que está condenado. Vem com a consciência do trabalho inútil a revolta; Sísifo se encontra revoltado com sua condição, não é possível para ele aceitar aquilo, mas não há outras opções para ele. Agora se torna possível uma segunda definição de absurdo, o absurdo é a consciência da falta de sentido. Essa consciência não aparece enquanto Sísifo rola a pedra, mas sim quando ele está descendo de mãos vazias para recomeçar; nesse momento, como o final de mais um dia inteiro no escritório (ou qualquer outro emprego que seja) que o homem percebe a falta de sentido, como já foi dito, quando aparecem os porquês.

Esse mito grego causa no mínimo um sentimento estranho para quem o lê, pois a condição de Sísifo é a mesma condição de todos os homens; o homem abalado pelos porquês entende que como o trabalho de Sísifo é inútil, todo trabalho é inútil. Por que levantar todas as manhãs e traçar o mesmo caminho? Não há um motivo, um por que último; essa condição causa medo, assombro e estranheza aos homens, que passarão todo o tempo até o recomeço da rotina procurando um por que, mas não o encontrarão.

O sábio Salomão já havia compreendido essa condição humana em seu livro mais emblemático e, pode-se dizer mais absurdista. Vale explanar alguns de seus versículos para perceber como o pregador (como ele se refere no livro) percebe toda inutilidade das ações humanas:

Vaidade (no velho testamento a palavra ‘vaidade’ tem o significado de inutilidade) de vaidades! diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade. Que vantagem tem o homem de todo seu trabalho debaixo do Sol? Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra permanece […] O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; modo que nada há novo debaixo do Sol. Há alguma coisa que possa dizer: Vê? Isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam; e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, nos que hão de vir depois.” (Eclesiastes 1:2,3,4,9,10,11.)

Nessas passagens, a principal questão aparece logo o início, mas as premissas vêm em seguida, quando Salomão percebe que tudo o que se faz debaixo do Sol já foi feito e não será lembrado por ninguém, pois inúmeras gerações pisaram sobre a Terra, mas o ciclo permanece, a vida humana é contingente, logo, de que valera todo trabalho do homem? Assim, como Sísifo, a humanidade está submetida à inutilidade.

A contradição entre dois termos vem à tona, o homem olha mais uma vez para o universo; este homem está em sua casa, de uma cidade, de um país, de um planeta, mas esse planeta é apenas mais um de um sistema solar dentro de uma galáxia que é só mais uma das bilhões de galáxias do universo observável. Segundo os cálculos, tal universo teria cerca de 13,8 bilhões de anos. O ser humano é totalmente insignificante perante a grandeza do universo, mas não apenas insignificante, o universo é indiferente quanto à vida; ora, planetas conhecidos como Júpiter ou Saturno funcionam perfeitamente sem a existência de nenhum ser vivo inteligente e consciente de si. Na verdade, todo o universo existiria e funcionaria perfeitamente sem a existência da vida, de qualquer microorganismo vivo, pois ele independe disso; é muito arrogante o ser humano acreditar que tem algum significado para o mundo ou uma atenção especial vinda do mesmo. Assim como a humanidade é pequena em questões de espaço, é também pequena em questões de tempo. Se todos os 13,8 bilhões de anos do universo pudessem ser comprimidos em um calendário de um ano, toda a história do homem moderno se encontraria nos últimos instantes de 31 de dezembro, mais precisamente depois das 22h30min, isto é, o homem moderno teria apenas uma hora e meia em um calendário de um ano. O universo existiu todo o tempo antes disso e continuará existindo normalmente e indiferente depois que o evento da humanidade passar. É uma verdade de difícil aceitação, mas a humanidade é passageira, como disse o homem considerado o mais sábio da bíblia Salomão:

Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó.” (Eclesiastes 3;20)

Nesse caso, excluindo a ideia de um criador, mantém-se apenas o entendimento da contingência da existência humana, que veio do pó e ao pó retornará. A humanidade em última instância tende ao nada, mas o nada como a falta de sua existência, pois o Ser, o mundo, continuará. Outro filósofo que retrata muito bem essa contingência e insignificância é Nietzsche:

No desvio de algum rincão do universo inundado pelo fogo de inumeráveis sistemas solares, houve uma vez um planeta no qual os animais inteligentes inventaram o conhecimento. Este foi o minuto mais soberbo e mais mentiroso da história universal, mas foi apenas um minuto. Depois de alguns suspiros da natureza, o planeta congelou-se e os animais inteligentes tiveram de morrer. Esta é a fábula que se poderia inventar, sem com isso chegar a iluminar suficientemente o aspecto lamentável, frágil e fugidio, o aspecto vão e arbitrário dessa exceção que constitui o intelecto humano no seio da natureza. Eternidades passaram sem que ele existisse; e se ele desaparecesse novamente, nada se teria passado; pois não há para tal intelecto uma missão que ultrapasse o quadro de uma vida humana.” (Verdade e Mentira no Sentido Extramoral, 1873)

Nesse trecho fica claro como o ser humano está limitado pela morte e como o mesmo é pretensioso em acreditar ter alguma significância sendo tão pequeno e passageiro.

Depois de se questionar sobre os motivos pelos quais o homem faz o que faz o sujeito para de se perguntar o porquê e passa a se perguntar “pra quê?” Ora, se a humanidade é passageira, pra quê fazer algo? Toda produção, todo trabalho é inútil, pois a humanidade irá se perder no tempo. Não importa a grandeza, seja Alexandre Magnos ou Napoleão, os feitos não serão eternizados, pois durarão à medida que a humanidade existir. Desse modo, todas as ações humanas transparecem para o sujeito sua falta de necessidade, isto é, toda ação humana é contingente. Tendo isso em vista, por que ser o presidente dos Estados Unidos da América? Por que ir trabalhar amanhã? O sentimento do absurdo consome o homem por dentro; é uma condição lamentável e angustiante. Como pensava Heidegger, o homem é um ser para a morte, estando consciente disso, sua existência não tem sentido, não há motivo ou razão de viver, então passasse a cogitar que a morte seja a única solução possível para acabar com esse tormento. Não é um pensamento de todo errado, pois se o absurdo é uma contradição entre dois termos e esses termos são o homem e o universo, se o homem deixa de existir, o absurdo tem seu fim. Todavia, o absurdo não deve ter um fim, ele precisa existir, pois sua contradição é suficiente para preencher o vazio da mente humana; carregar a pedra todos os dias torna-se mais fácil a cada dia, todos os dias adquire mais força e a pedra fica cada vez mais leve. É preciso abraçar o absurdo, admirar o mundo enquanto desce de volta a superfície. É preciso imaginar Sísifo feliz.

O que fazer depois de contemplar o absurdo?

Não é tão simples assim abraçar o absurdo e imaginar Sísifo feliz, essas poucas palavras não irão saciar o desejo de encontrar um sentido para vida, um motivo para se viver.

Após passar por tantos questionamentos angustiantes, o homem está quebrantado, destruído e sem rumo, não há esperança, não há fé, não há luz no fim do túnel. Esse é um dos momentos mais decisivos da vida de um homem; depois de passar por toda desilusão, ele precisa tomar uma decisão. O homem precisa decidir o que irá fazer daí em diante e são poucas as opções, mas é impossível não tomar uma, pois a própria negação total seria uma maneira de lidar com o conhecimento recentemente adquirido. A primeira coisa que passa pela cabeça do indivíduo que contempla o absurdo é o suicídio. Ora, se a vida não tem sentido e viver neste mundo muitas vezes enfadonho, angustiante e dolorido, por que continuar vivendo? O suicídio torna-se uma solução, não uma válvula de escape, como se imagina, pois não há como escapar através da morte, já que quando a morte passa a ser, o homem não é mais. Todavia, o suicídio nesse caso é contraditório em si mesmo; se o motivo pelo qual se deseja a morte é a constatação da falta de sentido, o ato de abreviação da existência é atribuir sentido a morte, como se ela fosse o sentido de viver, logo não faria sentido suicidar-se pela falta de sentido, já que, dessa maneira, há um sentido. Por esse motivo, a morte não deve ser adiantada pelo próprio sujeito por ter contemplado o absurdo, mas sim aceitada. Claro, com isso se responde o porquê viver, mas não o porquê vivo.

No entanto, encerrar a própria vida não é a única maneira de cometer suicídio, existem mais duas formas que envolvem apenas a mente humana. A primeira forma é o suicídio filosófico. Quando Kierkegaard tem um encontro com o absurdo, ele toma uma decisão ou, melhor dizendo, uma crença de que esse absurdo é um motivo para se acreditar em Deus, pois seria impossível viver com ciência do absurdo sem Deus. Immanuel Kant dizia que o homem precisa de Deus para ser feliz. Ambos apresentam que o seu vínculo com Deus é baseado no fideísmo e em uma espécie de pragmatismo; acredita-se em Deus não pelas provas ou evidências (que não devem ser postuladas), mas pela necessidade de que esse exista; é preciso dar um salto de fé. Mas para o absurdismo, o salto é interpretado de outra maneira; não se trata de algo positivo ou negativo, pois o absurdismo é indiferente, porém, o salto é, em outras palavras, um “sacrifício”. O maior dos sacrifícios, o sacrifício do intelecto. Esse salto parte da tentativa desesperada de sanar o sentimento de absurdidade, mas ele não deve ser curado, é preciso aprender a viver com ele. Deixar o que se acabou de compreender para se apoiar em muletas metafísicas por puro espanto é um erro que muitos cometem. Parece um caminho muito fácil, divinizar, buscar um recurso supranatural para dar sentido à vida; mas, como já foi dito, resume-se ao suicídio daquilo que nos faz ser o que somos, é escapar por vias que não se pode saber se são verdadeiras ou não. Caso seja, qual seria o sentido de ser? Ao pensar em jogar o problema do absurdo nos ombros do divido, tenha certeza que não irá postular um sentido para este, pois também não irá encontrar. A falta de sentido não é exclusiva da existência humana, mas sim do Ser. No final, autodestruição do intelecto é uma atitude desesperada, assim como o suicídio físico. Para finalizar o assunto, as palavras de Albert Camus no ensaio O Mito de Sísifo:

Eu tomo a liberdade de chamar agora de suicídio filosófico a atitude existencial. Mas isso não implica um julgamento. É uma maneira cômoda de designar o movimento pelo qual um pensamento se nega a si mesmo e tende a se ultrapassar naquilo que constitui sua negação. Para os existenciais, a negação é seu Deus. Exatamente: esse deus só se sustenta com a negação da razão humana.”

O segundo tipo de sacrifício do intelecto é o suicídio político. O homem que não encontra sentido para sua existência busca significado em ideologias políticas para que haja um propósito que o conforte, até mesmo inconscientemente. Por mais claro que sejam as contradições da ideologia ou movimento político adotados pelo indivíduo, este não o nega, agarra-o como única possibilidade de permanecer confortável com sua própria existência. Exemplos muito claros são: o comunismo, socialismo, fascismo, nacionalismo, anarcocapitalismo etc. Crenças irracionais e cegas que alimentam o desejo insaciável de propósito do homem, mas, como a cegueira do suicídio filosófico, essa também é a que nega tudo em volta, toda a racionalidade por uma vida que tenha um sentido criado por ela mesmo. Apoiar-se nessas crenças é atribuir sentido a elas, um sentido artificial, criado pelo próprio homem e que desperta enorme desprezo dos homens absurdos, pois estes são aqueles que vêem a indiferença do universo e sabem o quão medíocre é acreditar que tem um propósito para existir, mas isso é assunto para um tema futuro.

Além das três formas de suicídio supracitadas, o homem também pode optar pelas distrações. As distrações podem ser hedonistas, buscando o prazer incessantemente, muitas vezes como uma fuga da realidade; por meio de entorpecentes, alucinógenos, sexo e vícios em geral. Não há juízo de valor sobre essas ações, como se fossem positivas ou negativas em sua essência, mas o erro está em quem as pratica. Aqueles que utilizam desses meios para escapar do absurdo cometem o mesmo erro da negação, pois a diversão e distração propiciadas por eles são passageiras, o homem voltará a se deparar com o absurdo e quando já não puder raciocinar direito, não haverá nenhuma opção mais viável que o suicídio. Todas essas práticas são permissíveis, contanto que o objetivo não seja fugir do absurdo. Em contrapartida, existem as distrações que podem ser categorizadas como “fatos sociais”. Na filosofia do sociólogo francês Émile Durkheim (1858 – 1917) os fatos sociais são estruturas sociais que influenciam diretamente o indivíduo, sendo eles existentes na relação do indivíduo com o coletivo. Todas as atividades realizadas pelo sujeito em sociedade, onde existe uma estrutura social, implicam um fato social que podem influenciar – é importante destacar que são influências e não uma determinação advinda de estruturas sociais ou uma consciência coletiva, vide que o próprio Durkheim nega que haja uma consciência além da individual – o íntimo do indivíduo. São exemplos de fatos sociais: instituições religiosas, família, cônjuge, instituição escolar etc. No estudo a cerca do suicídio realizado por Durkheim, todos esses fatos são extremamente importantes para a vida do sujeito para que este não seja levado ao suicídio, já que o sociólogo francês mostra que o caminho para a abreviação da própria existência é a inexistência social. Se o indivíduo não é atingido pelos fatos sociais, este sente o vazio da falta de importância, logo, é sugestivo que, para o homem ciente do absurdo, ou seja, da total falta de sentido e importância, buscar nos fatos sociais uma solução para sua angústia é apenas mais uma forma de distrair-se. O homem não deve querer a diversão ou a distração para esquecer o absurdo; quanto antes o homem compreender o absurdo, mais rápido poderá abraçá-lo.

O homem não só deve rejeitar todas essas formas de suicídio ou distrações, como aceitar o sofrimento e entender que a vida não é uma busca incessante pela felicidade. Mais uma vez é necessário dar voz ao homem mais sábio da bíblia, Salomão:

Disse eu no meu coração: Ora, vem, eu te provarei com minha alegria; portanto, goza o prazer; mas eis que isso também era inútil. Do riso disse: Está louco; e da alegria: De que serve esta?”

Aos que lêem o livro de Eclesiastes, as obras de Albert Camus ou mesmo este artigo e concluem que os pensadores por de trás de tais reflexões passam por profunda depressão e infelicidade. No entanto, isso é um engano, pois tanto Salomão quanto Camus eram alegres e viviam a vivacidade, não seria justo dizer que eram melancólicos de espírito moribundo e, da mesma forma, que eram felizes e saltitantes, pois contemplar o absurdo é para todos. Ricos e pobres, dominantes e dominados, tristes e alegres. O rei de Jerusalém tinha riquezas, trezentas mulheres, setecentas concubinas, sabedoria e Deus; mas ao ser confrontado pelo sentimento de absurdidade, todas essas coisas, assim como a felicidade, transparecem suas inutilidades. Portanto, é errôneo querer tratar esse temível problema filosófico com uma inocente e ignorante busca pela felicidade que ao menos existe tal como se acredita; é preciso deixar as ilusões para o senso comum, pois aquele que experimentou o absurdo é consciente de sua condição no universo. Por todas as coisas passarão os homens; felicidade, enfado, sofrimento, alegria, tédio etc. todos esses estados estão sujeitos ao absurdo, mas nenhum deles justifica os tipos de suicídio supracitados. É uma regra lógica simples para que não se caia em contradição: Toda ação tomada em virtude da falta inerente de um sentido último e primordial não deve postular ou atribuir sentido a algo ou alguém. Fica claro, com essa máxima, que o homem que age motivado pela revolta ou reação da falta de sentido, cai em contradição quando aquilo que faz idealiza um sentido para suprimir seus anseios. O suicídio físico é o maior exemplo. Se o homem busca o suicídio com a finalidade de acabar com o sentimento de absurdidade, este enxerga na morte um sentido, logo, surge um paradoxo. Se X da razão para Y e Y faz com que X não exista, então não há mais razão para Y; portanto, X não pode ser razão de Y. É contraditório que o sujeito aja em virtude do absurdo para fugir ou cessar o absurdo. Essa lógica se aplica a qualquer tipo de suicídio supracitado. São maneiras ineficazes de tentar solucionar o problema do absurdo, como Camus diz, sobre Kierkegaard, não se deve tentar curar, mas conviver com o absurdo, pois só assim o homem pode apreciar o mundo e ver beleza não só na ordem, mas também no caos; apreciar a alegria, mas também a melancolia; apreciar a paz, assim como a guerra. E se por acaso esvaziar o coração do homem e este vazio lhe incomodar ao ponto de causar-lhe angústia, que aprecie o absurdo; a contradição cômica e trágica entre o homem e o universo será o suficiente para preencher o coração dos desamparados.

O Homem Absurdo

Não é de se estranhar que uma reflexão tão profunda que traz uma compreensão de mundo totalmente diferente para o homem não o transforme de tal maneira que se torna impossível compreendê-lo, é um novo homem; ou talvez mais do que isso. O homem absurdo não é nada mais que outra idealização utópica de superação da humanidade como o Übermensch? Não é possível responder essa questão sem que antes se defina o que é o homem absurdo. Como já foi visto no decorrer do artigo, desde o primeiro “por que”, o sujeito se envolve em uma série de meditações que o levam para uma dimensão de pensamentos e reflexões profundas transcendentes. Mesmo que esteja em uma mesa de jantar com a família, ele estará isolado, em outra realidade, por assim dizer. Passa-se pelo medo, pela densidade, angústia e desespero, o que o torna diferente do homem que fez a introspecção, agora ao sair, ele enfrenta um novo tipo de sentimento que não há como julgar positivamente ou negativamente; trata-se da estranheza.

O sentimento de absurdidade afasta o homem tanto do restante do mundo, que quando esse precisa voltar a suas relações sociais, todos lhe parecem estranhos. Até mesmo os próprios familiares não parecem mais tão próximos e significativos quanto antes. É claro que os sentimentos afetivos podem ser mantidos, mas o estrangeiro irá se questionar sobre a real importância desses. Logo todos os ambientes onde existem interações humanas tornam-se estranhos. Em uma festa qualquer, um simples cortejo de outras pessoas é medíocre aos seus olhos, não há motivo para uma convenção como aquela. É assim que começa, todas as ações humanas resumem-se a convenções medíocres que tem o propósito de dar sentido às vidas pacatas e sem sentido. Questões políticas, esquemas burocráticos, instituições religiosas etc. tudo parece uma ferramenta para dar propósito e significado para a humanidade. Isso causa repugnância ao estrangeiro que já não se sente mais parte desse todo, pois é tudo estranho e medíocre para ele. Enquanto passa por esse nível de absurdidade, o homem praticamente não é capaz de ter sentimentos, transmuda em um indivíduo apático. Voltar para a rotina de sempre é um grande desafio; é trabalhoso relacionar-se com pessoas que estão iludidas, acreditando que são importantes, que suas vidas significam alguma coisa. Essa ignorância faz com que o estrangeiro despreze seus semelhantes, porque não se sente um deles, mas alguém que transcendeu à ignorância. No entanto, o sentimento de estranheza, assim como todos os níveis do absurdo não são definitivos, mas passageiros, com o tempo o estrangeiro se acostuma novamente com a mediocridade das convenções humanos, porém, este sempre saberá que já não faz mais parte de tudo aquilo e quando a racionalidade falar mais alto novamente, estará ciente de que essa condição não lhe faz melhor e nem pior, apenas um estrangeiro.

Todavia, ainda é trabalhoso voltar à rotina, à submissão por um salário, à entrega de energia para um fim de terceiros. Não é mais possível aceitar aquilo que lhe parece injusto, pois agora o homem tem o absurdo ao seu lado; a total falta de sentido faz com que ele deixe de ser refém de um sistema, o escravo se contrapõe ao chicote do senhor. Porém, o homem revoltado sente uma revolta diferente do sentimento de revolta causador de revoluções; revolta não é revolução. Muito embora revolta seja entendido e na maioria das vezes associado com rebelião e revolução, nesse contexto resumi-se ao estabelecimento de limites por parte do indivíduo perante aquilo que infringe seus direitos, isto é, o que ele acredita que ultrapassa o limite pré-estabelecido por ele mesmo. E se o homem revoltado reivindica direitos para si, por conseguinte, precisa assumir que todos têm tal direito, como o direito à vida por exemplo. De acordo com a regra já citada que aponta a contradição de X dar razão para Y enquanto Y exclui X e o suicídio político, filosófico etc. caem nessa contradição, o homicídio em prol dessas causas também. Nega-se o suicídio e mantém o absurdo vivo, pois apenas existindo os dois termos homem (H) e universo (U), que pode haver o absurdo (A). A partir do momento em que H é, A também passa a existir (U era antes de ambos), logo, o que ameaça a existência de A por causas provindas do H em virtude do próprio A é contraditório. Desse modo, o homem absurdo tem o dever de prover a manutenção da existência do absurdo, o que significa a preservação da própria vida e a de outrem. Todo homicídio passa a ser injustificável, pois este estaria cessando o absurdo e não convivendo com ele. Ideologias, doutrinas religiosas e tudo mais que podem cometer o assassinato “justificado” por um bem maior, uma ordem divida etc. são eticamente erradas, não apenas por ferirem os imperativos categóricos de Immanuel Kant (Alemanha, 1724 – 1824) tendo a humanidade como um meio para um fim, mas também encerram o absurdo por serem movidos pelo desejo de escapar do sentimento de absurdidade. Assim, o homem absurdo não é revolucionário, mas aquele que mantém o absurdo vivo enquanto pode, pois o homem está preso a este e as amarras são a lógica.

Por fim, o homem absurdo é um conjunto de características presentes nos graus de absurdidade apresentados em seus devidos momentos neste artigo. Muito embora o conceito de um ser que transcenda a humanidade pareça uma concepção de “ser ideal”, o homem absurdo não é um ideal, pelo contrário, este é uma consequência dos eventuais contatos com absurdo, sendo, em última instância, inevitável para aqueles que contemplam o absurdo e não cometem nenhum tipo de suicídio. Como foi dito, são inúmeras formas de suicídio quando se trata de absurdismo, portanto, não é fácil tornar-se um homem absurdo, na verdade, a questão seria: o homem em toda sua natureza tem a capacidade de se tornar um homem absurdo? Não é uma questão simples, mas basta saber os elementos que constituem o homem absurdo. O elemento que se destaca, é a indiferença perante a sociedade, pois esta está a todo o momento se mutilando frente ao absurdo, logo, o estrangeirismo deve permanecer, o homem nunca mais verá a sociedade como antes, pois este, agora, busca o fim de suas ações nela mesmas. O homem absurdo não permite que seja injustiçado pela sociedade que age em prol da tentativa de fugir do sentimento de absurdidade, pelo contrário, este luta para que esse sentimento permaneça vivo. Riquezas, localidade, posses, amizades, prazeres etc. são elementos indiferente para o absurdista; não que ele não queira ter ou que não haja para ter, mas jamais age motivado pela falta de sentido, pelo vazio existencial buscando preenchê-lo. O leitor pode se lembrar que Camus foi intitulado como sendo um homem absurdo no início do artigo, mas essa homenagem foi direcionada às suas obras, pois não é possível saber como este se sentia perante o mundo e o absurdo. Se um indivíduo pode ou não se tornar um homem absurdo? Existe sim uma possibilidade de que consiga, todavia, não é um caminho fácil, é preciso rolar a pedra todos os dias; o difícil é rolar todos os dias, mas é tanto mais difícil para aqueles que não têm o absurdo do lado de si.

Conclusão

Mesmo que, por uma questão de ignorância intencional ou não intencional, haja aqueles que não tenham contato com o absurdo durante toda sua vida, o que, em termos aristotélicos, trata-se de um ente que possui apenas a alma vegetativa e a alma sensitiva (não literalmente e nem em sentido pejorativo), a grande maioria dos homens uma vez na vida tem de confrontar o absurdo. Não pode ser atribuída, a consciência do absurdo, a um contexto histórico ou social, pois Salomão, Kierkegaard, Nietzsche, Heidegger e Camus viveram em condições totalmente distintas e todos tiveram esta contemplação; para que o absurdo exista, basta que existam dois termos contraditórios. O homem está fadado a confrontar o absurdo, seja lá qual for a pedra que cada indivíduo rola, quando este estiver descendo a colina para começar de novo seu trabalho, será o momento em que este perceberá a sua inutilidade e insignificância, não apenas de suas ações, mas as meditações serão tão profundas que sua própria existência parecerá inútil. É um problema totalmente filosófico e só é possível lidar com ele usando a filosofia. São muitas maneiras de reagir à absurdidade, entretanto, somente uma é racional e lógica, somente uma não exige um sacrifício do intelecto e da racionalidade. A única maneira é abraçar o absurdo e conviver com este. Ademais, será uma árdua tarefa voltar às relações sociais após a contemplação, mas o homem absurdo não se envolve em convenções e distrações buscando um sentido para suprimir o vazio existencial, pois para isso, basta o próprio absurdo, o que mantém o homem vivo e absurdo. Em pequena discordância com Albert Camus, não é mais preciso imaginar Sísifo feliz, pois não se trata de felicidade, esta é apenas ilusão e vaidade; o absurdista sabe que a vida tem seu labor, e se por ventura acreditar que possa ser feliz em toda sua vida cometendo constantes mutilações ao intelecto, que sacrifique a racionalidade, a ignorância é uma benção. Todavia, o sofrimento e dor são inerentes ao homem e é muito melhor viver as adversidades ao lado do absurdo.

Agradecimentos e Referências

Gostaria de agradecer, principalmente, ao meu nobre amigo Haslley Queiroz por incentivar-me a dedicar-me a filosofia e por me apresentar o filósofo, que considero como pai do absurdismo, Albert Camus. O filósofo franco-argelino, assim como Haslley, me influenciaram fortemente sobre o assunto e muitas vezes ajudaram com os problemas causados por esse assunto. Muito me influenciaram os filósofos Friedrich Nietzsche e Salomão. Gostaria de agradecer também os respeitabilíssimos amigos Lucas Lima e Breno Emanuel pelos diálogos desenvolvidos a cerca do assunto e Bruno Moura Leão pela correção do artigo.

Bibliografia

Albert Camus – O Mito de Sísifo, 1942

Albert Camus – O Estrangeiro, 1942

Albert Camus – O Homem Revoltado, 1951

Søren Kierkegaard – O Desespero Humano, 1849

Martin Heidegger – Ser e Tempo, 1927

Friedrich Nietzsche – Assim Falou Zaratustra, 1891

Este post tem 268 comentários

  1. gay old men sex games
    [url=”https://sex4games.com/?”]boobs sex games[/url]
    adult virtual sex games

  2. apk sex games
    [url=”https://sex4games.com/?”]sex online games[/url]
    best free online sex games

  3. Hmm it appears like your site ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I submitted and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I as well am an aspiring blog writer but I’m still new to the whole thing. Do you have any suggestions for beginner blog writers? I’d definitely appreciate it.|

  4. We stumbled over here different web page and thought I should check things out. I like what I see so now i am following you. Look forward to checking out your web page yet again.|

  5. pc sex fuck games
    [url=”https://cybersexgames.net/?”]free android sex games[/url]
    best sex games on the internet for free

  6. Excellent post. I will be dealing with some of these issues
    as well..

  7. Does your site have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to shoot you an email. I’ve got some ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it expand over time.|

  8. free essay generator
    [url=”https://student-essay.com/?”]how to start an essay[/url]
    explanatory essay

  9. writing an expository essay
    [url=”https://dollaressays.com/?”]professional essay writing[/url]
    what to write an argumentative essay on

  10. Некероване кохання 14 серія Некероване кохання 14 серія
    yunb ddnznz Смотреть онлайн сериал Некероване кохання / Любовь без тормозов 14 серия
    Некероване кохання / Любовь без тормозов: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16 СЕРИЯ (украина)

  11. It’s in fact very complicated in this full of activity life to listen news on Television, therefore I just use world wide web for that purpose, and get the hottest news.|

  12. I was suggested this web site by way of my cousin. I’m not positive whether or not this submit is written by means of him as no one else recognize such specified about my difficulty. You’re wonderful! Thanks!|

  13. I savour, result in I discovered exactly what I was having a look for. You have ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye|

  14. Propecia Eficacia Foliculo Piloso

  15. Today, while I was at work, my cousin stole my iPad and tested to see if it can survive a twenty five foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83 views. I know this is entirely off topic but I had to share it with someone!|

  16. I am really delighted to glance at this blog posts which consists of plenty of helpful facts, thanks for providing such statistics.|

  17. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d without a
    doubt donate to this superb blog! I suppose for now i’ll settle for book-marking
    and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to fresh updates and will share this site with my Facebook group.
    Talk soon!

  18. Thanks on your marvelous posting! I quite
    enjoyed reading it, you’re a great author. I will ensure
    that I bookmark your blog and will come back later on. I
    want to encourage one to continue your great writing, have a nice holiday weekend!

  19. Everything is very open with a really clear description of the issues. It was really informative. Your website is extremely helpful. Thank you for sharing!|

  20. Every weekend i used to pay a visit this web page, as i wish for enjoyment, as this this website conations in fact fastidious funny material too.|

  21. Hurrah! In the end I got a website from where I know how to truly obtain helpful data concerning my study and knowledge.|

  22. I really like your blog.. very nice colors & theme. Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for you?
    Plz respond as I’m looking to create my own blog and would like to
    know where u got this from. thank you

  23. It’s very simple to find out any matter on net as compared to textbooks, as I found this paragraph at this web page.

  24. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you make this website yourself or did you hire someone to
    do it for you? Plz respond as I’m looking to create my own blog and would like to find out where u got this from.
    cheers

    my page fat loss diet

  25. Kamagra Naturel En Ligne

  26. Incredible! This blog looks just like my old one! It’s on a completely different subject but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of colors!

    Also visit my homepage … hatched seeds

  27. hey there and thank you for your information ? I have certainly picked up anything new from right here.
    I did however expertise some technical points using this web site, as I experienced to reload the website a
    lot of times previous to I could get it to load
    correctly. I had been wondering if your web hosting is OK?
    Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will very frequently affect your
    placement in google and could damage your high quality
    score if ads and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my email and can look out for much more of
    your respective exciting content. Ensure that you update this again very soon..

    My website http://cadets.wycombeaircadets.org

  28. Thank you for another wonderful article. The place else
    could anybody get that type of info in such an ideal method
    of writing? I have a presentation subsequent week, and I’m on the look for
    such info.

    Feel free to surf to my page; Reneaux Review

  29. Hello there! I know this is kind of off topic but I was wondering if you knew where I could get a captcha plugin for
    my comment form? I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble finding one?
    Thanks a lot!

  30. Magnificent beat ! I would like to apprentice while you amend your web site, how can i subscribe
    for a blog website? The account aided me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast offered bright clear concept scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  31. I’m really impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog.
    Is this a paid theme or did you modify it yourself?
    Anyway keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like
    this one nowadays. ps4 https://bit.ly/3nkdKIi ps4

  32. I think this is among the most important information for me.

    And i am glad reading your article. But should remark on few general
    things, The website style is ideal, the articles is really nice :
    D. Good job, cheers cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  33. Hey there! Someone in my Myspace group shared this website with us so I came to give
    it a look. I’m definitely enjoying the information.
    I’m book-marking and will be tweeting this to my followers!
    Exceptional blog and great design.

    Also visit my website :: prettypeople.club

  34. What’s up, I check your new stuff regularly. Your humoristic style is witty, keep up
    the good work!

    Also visit my page :: UNBS CBD Review

  35. Do you mind if I quote a couple of your articles as long
    as I provide credit and sources back to your site?
    My blog site is in the very same area of interest as yours and my visitors would genuinely benefit
    from a lot of the information you present here. Please let me know
    if this alright with you. Appreciate it! quest bars http://bitly.com/3jZgEA2 quest bars

  36. Aw, this was an extremely good post. Taking a few minutes and actual effort to produce a superb article… but what can I say… I hesitate a whole lot and
    don’t manage to get nearly anything done.

    scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis
    surgery

  37. are there any gay dating sites
    gay dating near me 24263
    [url=”http://gayedating.com/?”]dating services for gay men[/url]

  38. beat cities for gay dating
    100 gay dating
    [url=”gaydatingcanada.com?”]gay triangle of dating meme[/url]

  39. You’ve made some good points there. I checked on the net for more info
    about the issue and found most people will go along with your views on this web site.

  40. This post presents clear idea in support of the new viewers of blogging, that actually how to do running a blog.

  41. gay dating greece
    gay dating taiwan sites
    [url=”http://freegaychatnew.com?”]gay alternative dating[/url]

  42. I am sure this piece of writing has touched
    all the internet visitors, its really really good post on building up new webpage.

    Here is my blog … Jermaine

  43. Hi! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where I could find a captcha plugin for my comment form?
    I’m using the same blog platform as yours and I’m having difficulty finding one?

    Thanks a lot!

    Feel free to surf to my blog: Pure Kana CBD

  44. What i don’t understood is in truth how you’re now not
    actually much more neatly-liked than you might be right now.
    You are very intelligent. You understand thus significantly in terms of this matter, produced me in my view believe it from a lot of numerous angles.

    Its like men and women don’t seem to be interested except it’s something
    to do with Girl gaga! Your personal stuffs great. At all times maintain it up!

  45. Hi, this weekend is fastidious in favor of me, as this point in time i am
    reading this wonderful informative paragraph here at my
    house.

  46. I have been examinating out many of your articles and i must say pretty good stuff.
    I will make sure to bookmark your blog.

    Check out my blog post :: Reneaux Review

  47. gay dating sites malaysia
    surge gay dating site
    [url=”http://freegaychatnew.com?”]gay guy explicit dating games[/url]

  48. Great blog you’ve got here.. It’s hard to find good quality writing like yours nowadays.
    I seriously appreciate people like you! Take care!!

  49. It’s great that you are getting thoughts from this piece of writing
    as well as from our discussion made here.

  50. Every weekend i used to pay a quick visit this web
    page, for the reason that i wish for enjoyment, for the reason that this this site
    conations really fastidious funny stuff too.

    My blog; http://www.meiritoucai.com

  51. I?m amazed, I must say. Rarely do I encounter
    a blog that?s both educative and engaging, and without a doubt,
    you have hit the nail on the head. The problem is something which too few folks are speaking intelligently about.
    I am very happy I found this in my search for something concerning this.

    Also visit my web blog Tacoma Farms CBD Oil

  52. Aw, this was an exceptionally good post. Finding the time and actual effort to produce a top notch article… but what
    can I say… I procrastinate a lot and never manage to get nearly anything done.

  53. If some one needs to be updated with most recent technologies then he must be pay
    a visit this website and be up to date everyday.

  54. Everything said was very reasonable. But, what about this?
    what if you were to write a awesome headline? I mean, I don’t wish to tell you how to
    run your blog, however suppose you added something that grabbed folk’s
    attention? I mean Tratado Acerca do Absurdismo – Israel Russo – Neoiluminismo
    is a little boring. You ought to look at Yahoo’s home page and see how they create article headlines to grab people interested.
    You might add a related video or a picture
    or two to get readers interested about what you’ve written. Just my opinion,
    it could bring your website a little livelier.

  55. I am delighted that I noticed this site, just the right information that I was looking for!

    my web page :: True Keto 1800

  56. free bi or gay dating sites
    secret gay dating
    [url=”http://gaychatgay.com?”]francois xxxx gay dating[/url]

  57. Wow that was unusual. I just wrote an extremely long comment but after I clicked submit my comment didn’t appear.
    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted
    to say fantastic blog!

    My blog … Forti Prime Review

  58. gay dating sites uk
    gay dating site daddies
    [url=”http://gaydatingzz.com?”]gay chicago speed dating[/url]

  59. Your mode of describing all in this piece of writing is actually fastidious,
    every one be capable of without difficulty be aware of it, Thanks a lot.

    Check out my homepage … FrioBreeze Reviews

  60. Howdy! This blog post couldn’t be written any better! Looking at this article reminds me of my previous roommate!
    He continually kept preaching about this.
    I am going to forward this information to him. Fairly certain he’ll have
    a great read. Thanks for sharing!

    Also visit my homepage Lonna

  61. gay women dating site
    gay dating site’s on my area
    [url=”http://gaychatrooms.org?”]gay guys online dating[/url]

  62. Can I simply just say what a comfort to discover
    a person that really knows what they’re discussing on the net.
    You actually know how to bring an issue to light and make it important.
    A lot more people must check this out and understand this side of your story.
    It’s surprising you are not more popular since
    you definitely possess the gift.

    Here is my web page; Stacie

  63. Hello there, just was aware of your blog through Google,
    and located that it is truly informative.
    I am going to watch out for brussels. I will appreciate for those who
    continue this in future. Lots of other folks will likely be benefited from your writing.
    Cheers!

    Here is my blog :: Green Naturals CBD Reviews

  64. Hi there, i read your blog from time to time and i own a similar one and i was just wondering if you get a lot of spam responses?
    If so how do you reduce it, any plugin or anything you can recommend?
    I get so much lately it’s driving me crazy so any assistance is
    very much appreciated.

    Here is my web site – Aizen Power Pills

  65. MEET HOT LOCAL GIRLS TONIGHT WE GUARANTEE FREE SEX DATING IN YOUR CITY CLICK THE LINK:
    FREE SEX

  66. I think that is one of the so much significant information for me.
    And i am satisfied studying your article. But want
    to statement on few normal things, The web site style is great, the articles is
    in reality nice :D. Good task, cheers.

    Also visit my homepage – Live Well CBD Gummies

  67. local personals
    [url=”http://datingonlinecome.com/?”]dating single site[/url]

  68. Asking questions are truly good thing if you are not understanding
    something totally, except this paragraph provides good understanding even.

  69. It’s impressive that you are getting ideas from this article as well as from our discussion made at this time.

    Feel free to visit my web site; Rhino Spark Review

  70. What’s up colleagues, good post and fastidious arguments commented here, I am
    really enjoying by these.

    My web-site rhlug.pileus.org

  71. I am not rattling good with English but I come up this real
    leisurely to understand.

    my blog: Follipur

  72. Hi there everyone, it’s my first pay a visit at this web site, and article is really fruitful in support of me, keep up posting these posts.

    My webpage :: MosqiStop Band (http://www.r66.7-dj.com)

  73. My spouse and i still can’t quite think I could always be one of those studying the important suggestions found on your website.
    My family and I are truly thankful for the generosity and for presenting me the possibility
    to pursue the chosen career path. Thank you for the important
    information I obtained from your web-site.

    My web-site: Cheryl

  74. Admiring the commitment you put into your site and detailed information you provide.
    It’s nice to come across a blog every once in a while
    that isn’t the same outdated rehashed material.
    Fantastic read! I’ve bookmarked your site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

    Also visit my site – Keto True Lean

  75. Does your site have a contact page? I’m having problems locating it
    but, I’d like to send you an email. I’ve got
    some recommendations for your blog you might be interested
    in hearing. Either way, great site and I look
    forward to seeing it develop over time.

    Feel free to visit my page: Gentille Derma

  76. I’m also writing to let you know of the impressive discovery my friend’s
    girl gained reading your webblog. She mastered some issues,
    which included what it is like to have an ideal giving nature to
    make many others with no trouble thoroughly grasp specific advanced issues.
    You truly did more than visitors’ expectations.
    Thanks for giving those informative, dependable,
    edifying and fun tips on this topic to Janet.

    my homepage :: VitaSilkLux Reviews

  77. I am regular visitor, how are you everybody? This piece of writing posted at
    this site is actually good.

    Feel free to visit my web-site Jolt Alpha Pills

  78. Whats up this is kind of of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have
    to manually code with HTML. I’m starting a blog
    soon but have no coding know-how so I wanted to get guidance from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

    Feel free to visit my web page; Living Tree CBD Gummies Reviews

  79. Wonderful site. A lot of helpful info here. I’m sending it to several friends
    ans additionally sharing in delicious. And of course, thank
    you in your effort!

    Check out my web page … TechPro Wifi Booster

  80. certainly like your web-site but you need to take a look at the spelling
    on quite a few of your posts. Several of them are rife with
    spelling issues and I to find it very bothersome to tell the reality nevertheless
    I will surely come back again.

    Stop by my page – InstaFrost Portable AC Review

  81. What a information of un-ambiguity and preserveness of
    precious experience about unpredicted emotions.

  82. I believe you have noted some very interesting points, thank you for
    the post.

    Also visit my website: TechPro Wifi

  83. Just wanna comment on few general things, The website style and
    design is perfect, the articles is real great :D.

    my website … Keto Premium Shot

  84. Do you have a spam problem on this site; I also am a
    blogger, and I was wanting to know your situation; many of us have
    created some nice practices and we are looking to trade solutions with other folks, be sure to shoot me an e-mail if interested.

    My site – duna-anapa.net.ru

  85. Excellent web site you have got here.. It?s hard to find good quality writing like yours these days.
    I seriously appreciate people like you! Take care!!

    my page http://shihan.com.ru

  86. whoah this blog is wonderful i really like reading your
    articles. Stay up the great work! You know, many people are searching around for this info, you
    can aid them greatly.

    My web site :: Boltz Pro Charger

  87. Howdy just wanted to give you a quick heads up. The text
    in your post seem to be running off the screen in Safari.
    I’m not sure if this is a format issue or something to do
    with internet browser compatibility but I figured I’d post to
    let you know. The style and design look great though! Hope you get the issue
    fixed soon. Cheers

    Feel free to visit my site :: Skyline Drone X

  88. I got this web site from my pal who shared with me regarding this website
    and at the moment this time I am visiting this web site and reading very informative posts at this
    place.

    Feel free to surf to my homepage; mpc-install.com

  89. Definitely believe that which you said. Your favorite
    reason appeared to be on the net the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get annoyed while people consider
    worries that they just don’t know about. You managed to hit the nail upon the top and
    also defined out the whole thing without having side-effects , people could take a signal.
    Will probably be back to get more. Thanks

    Take a look at my web-site Tri-Bol Testo Reviews

  90. Thank you for the good writeup. It in fact was a amusement account it.
    Look advanced to far added agreeable from you! However,
    how can we communicate?

    my blog post: Nuubu Reviews

  91. Spot on with this write-up, I really think this web site needs a great
    deal more attention. I’ll probably be back again to read through more, thanks for the
    advice!

    my blog http://www.craksracing.com

  92. Hi there! Someone in my Facebook group shared
    this site with us so I came to take a look. I’m definitely loving
    the information. I’m book-marking and will be tweeting this to
    my followers! Exceptional blog and brilliant style and design.

    my webpage :: Tri-Bol Testo Male Enhancement

  93. you are actually a excellent webmaster. The site loading speed is incredible.

    It kind of feels that you’re doing any distinctive trick.

    Furthermore, The contents are masterwork.
    you’ve performed a wonderful activity on this subject!

    my page … Tri-Bol Testo Review

  94. Hello! This is kind of off topic but I need some help from an established blog.
    Is it difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I can figure things out pretty
    quick. I’m thinking about making my own but I’m not sure where to begin. Do you have any
    tips or suggestions? Thank you

    Check out my site: Marcella

  95. Very interesting points you have mentioned, thanks for posting.

    Here is my web site – 163.30.42.16

  96. I’m extremely impressed along with your writing abilities as smartly as with the structure
    on your blog. Is that this a paid subject matter or did you customize it your
    self? Either way stay up the excellent quality writing, it is uncommon to peer a nice weblog like this one these days..

    Feel free to surf to my homepage; http://www.kg69.com

  97. Great post! We will be linking to this particularly great content on our site.
    Keep up the good writing.

  98. I went over this site and I conceive you have a lot of wonderful info, saved to favorites (:
    .

    Look at my website Bellissi Ageless Moisturizer (kebe.top)

  99. Quality articles is the key to attract the visitors to visit the website, that’s what this site is providing.

    Feel free to visit my blog post anapa-alrosa.com.ru

  100. I constantly spent my half an hour to read this blog’s articles every day along with a
    mug of coffee.

    my blog post … magus01.uw.hu

  101. Admiring the dedication you put into your website and
    detailed information you provide. It’s awesome to come across a blog every once in a while
    that isn’t the same old rehashed information. Excellent
    read! I’ve bookmarked your site and I’m adding
    your RSS feeds to my Google account.

    Here is my blog post: http://www.goldenanapa.ru/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=FoveauxGlen

  102. hey there and thank you for your info ? I have certainly picked up something new from right here.
    I did however expertise several technical issues using this web site, since I experienced to reload the website
    many times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your web hosting is OK?
    Not that I am complaining, but sluggish loading instances
    times will often affect your placement in google and
    could damage your high-quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Well I’m adding this RSS to my email and can look out for much more of your respective interesting content.
    Ensure that you update this again very soon.

    Also visit my web site … showhorsegallery.com

  103. Hello there! Quick question that’s completely off topic.
    Do you know how to make your site mobile friendly?

    My blog looks weird when viewing from my iphone 4. I’m trying
    to find a theme or plugin that might be able to fix this
    problem. If you have any suggestions, please share. Thanks!

    Feel free to surf to my site: http://www.goldenanapa.ru

  104. Howdy! I could have sworn I?ve visited this blog before
    but after browsing through some of the posts I realized it?s new
    to me. Nonetheless, I?m definitely pleased I came across it and I?ll be book-marking it and
    checking back regularly!

    My webpage; http://www.fles.hlc.edu.tw

  105. Hello every one, here every person is sharing these
    know-how, so it’s pleasant to read this weblog, and I used
    to pay a quick visit this web site all the
    time.

    My blog: astravo.net.ru

  106. Thanks for one’s marvelous posting! I really enjoyed reading
    it, you might be a great author. I will make certain to
    bookmark your blog and definitely will come back from now on. I want to encourage
    you to definitely continue your great posts, have a nice morning!

    Here is my blog: https://kebe.top

  107. Spot on with this write-up, I truly believe this website needs a great
    deal more attention. I’ll probably be returning to see more, thanks for the information!

    my homepage :: http://www.craksracing.com

  108. Thanks , I’ve just been looking for information about this topic for a long time and yours is the best I’ve found out till
    now. However, what concerning the bottom line? Are you positive
    concerning the supply?

    My web site … kebe.top

  109. Thank you, I’ve just been looking for info about this topic for a long time and yours is the
    best I’ve found out till now. But, what about the conclusion? Are you certain concerning the
    supply?

    Also visit my web-site – http://xajm168.com

  110. What i do not realize is if truth be told how you are not really a lot more neatly-preferred than you may be right now.

    You’re very intelligent. You know therefore significantly on the subject of this matter, made me personally consider it from a lot of numerous angles.
    Its like men and women aren’t interested unless it is one thing to accomplish with Lady gaga!
    Your own stuffs outstanding. At all times handle it
    up!

    Take a look at my blog – http://www.canmaking.info

  111. Thank you for another informative site. Where else could I get that kind of information written in such an ideal manner?
    I’ve a project that I am simply now working on, and I have been on the look out for such information.

    Feel free to visit my web site … http://benjamindinh.fr

  112. obviously like your website however you have to
    take a look at the spelling on quite a few of your posts.
    A number of them are rife with spelling problems and I find it very troublesome to inform the truth nevertheless I’ll definitely come back again.

    Feel free to visit my web-site :: http://pansionat.com.ru/

  113. At this moment I am going away to do my breakfast, later than having my breakfast coming over again to
    read more news.

    My web blog – http://www.mi77b.cn

  114. I have been checking out many of your posts and i can state clever stuff.
    I will definitely bookmark your site.

    Feel free to visit my web site :: bbs.yunweishidai.com

  115. I like assembling utile information, this post has got me even more info!

    Take a look at my site ski-roues.net

  116. My brother recommended I may like this website. He used to
    be totally right. This post truly made my day. You cann’t imagine simply how much time I had spent for this info!
    Thank you!

  117. My husband and i felt so ecstatic Emmanuel managed to finish up his homework because of the ideas he was given through your
    web pages. It is now and again perplexing just to be offering
    tactics that most people could have been making money from.

    We really keep in mind we have got the blog owner
    to thank because of that. These explanations you made, the simple site navigation, the
    relationships you can assist to create – it is all unbelievable,
    and it is aiding our son in addition to our family imagine that the content is awesome, which is certainly particularly serious.

    Many thanks for the whole thing!

    my web site … http://www.aniene.net

  118. I think that everything composed was very reasonable.
    But, what about this? what if you were to write a awesome post title?
    I ain’t suggesting your information is not solid., but suppose you added a
    title that makes people want more? I mean Tratado Acerca do Absurdismo – Israel Russo – Neoiluminismo is a little plain. You ought to peek at Yahoo’s front page and
    see how they create post headlines to grab viewers interested.
    You might try adding a video or a related pic or two to grab readers excited about everything’ve got to say.
    In my opinion, it could bring your posts a little bit more interesting.

    Look into my web blog: lubertsi.net

  119. I wish to point out my appreciation for your kind-heartedness for women who actually need assistance with this
    subject matter. Your real commitment to getting
    the message along appears to be certainly beneficial and has
    in every case empowered workers just like me to achieve their ambitions.

    Your own insightful help can mean much a person like me and additionally to
    my peers. Thank you; from each one of us.

    My homepage :: mpc-install.com

  120. Good site! I truly love how it is simple on my eyes and the
    data are well written. I am wondering how I could be notified when a new post has been made.
    I have subscribed to your feed which must do the trick! Have a nice
    day!

    Take a look at my blog post – clubriders.men

  121. Aw, this was an exceptionally good post. Taking the time and actual effort to create
    a very good article… but what can I say… I procrastinate a lot
    and never seem to get nearly anything done.

    my web site … bbs.yunweishidai.com

  122. Undeniably consider that which you said. Your favorite reason appeared to be at the
    net the simplest thing to take into accout of. I say to you, I definitely get irked even as other people think about worries that
    they plainly do not realize about. You managed to hit the
    nail upon the highest and also defined out the entire thing without having side-effects , other folks could take a signal.
    Will probably be again to get more. Thank you

    Feel free to visit my website – http://www.craksracing.com/modules.php?name=Your_Account&op=userinfo&username=ShelleyChu

  123. I believe this is among the such a lot vital info for me.
    And i’m happy reading your article. But wanna observation on some normal issues, The website taste is
    great, the articles is truly great : D. Just right task, cheers

    Stop by my web site mpc-install.com

  124. I tend not to leave a bunch of remarks, however i did a few searching and wound up
    here Tratado Acerca do Absurdismo – Israel Russo – Neoiluminismo.
    And I actually do have a few questions for you if it’s allright.
    Is it only me or does it give the impression like
    a few of these remarks come across like coming from brain dead visitors?
    😛 And, if you are posting on additional social
    sites, I’d like to follow anything new you have to post. Would you list of every one of all your social sites
    like your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

    my site; http://frun-test.sakura.ne.jp/

  125. I real pleased to find this website on bing, just what I was looking
    for 😀 besides saved to my bookmarks.

    Here is my web page https://kebe.top/

  126. Wonderful blog! I found it while browsing on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Thanks

    My blog post … kebe.top

  127. Howdy woᥙlԁ you mind letting mme know wһich web hostt you’re woreking with?
    I’ve loaԀed your blog in 3 completely different web
    broѡsers and Ι mսhst say this blog loadxѕ a lot faster thеn most.
    Can you recommend a good web hosting provvider at a fair price?
    Cheers, I appreciate it!

    Rеview mmy ᴡeb site … situs judi slot online

  128. Aw, this was a really good post. Taking a few minutes and actual effort to make a very good article?
    but what can I say? I put things off a whole lot and don’t manage to
    get anything done.

    my blog post :: Gilberto

  129. Quality posts is the secret to interest the visitors to visit the web page, that’s what this site is
    providing.

    Also visit my blog post mpc-install.com

  130. Hi are using WordPress for your site platform? I’m new to
    the blog world but I’m trying to get started and set up my own. Do you
    require any coding knowledge to make your own blog?
    Any help would be really appreciated!

    Look into my website … kebe.top

  131. Hello, you used to write great, but the last several posts have
    been kinda boring? I miss your tremendous writings.
    Past several posts are just a little out of track!
    come on!

    Feel free to visit my page; https://mpc-install.com/

  132. This article will assist the internet users for creating new blog or even a blog from start to end.

    Here is my blog post qijiang520.com

  133. hey there and thank you for your information ? I have
    certainly picked up anything new from right here.
    I did however expertise several technical issues using this site, since I experienced to reload the website a lot of times previous to I could get
    it to load properly. I had been wondering if your web hosting
    is OK? Not that I’m complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google
    and can damage your quality score if ads and marketing with Adwords.

    Well I am adding this RSS to my email and can look out for a lot more of your respective exciting content.

    Ensure that you update this again very soon..

    Have a look at my web page http://www.aniene.net

  134. Thank you for your whole efforts on this web page.
    My niece really loves conducting investigation and it’s really obvious why.
    A number of us notice all relating to the powerful means you render important things through the
    web blog and therefore foster participation from other individuals about this topic so our favorite daughter is without a doubt studying so much.
    Take advantage of the rest of the year. You are conducting
    a useful job.

    Look into my web-site … kebe.top

  135. Hello, just wanted to tell you, I enjoyed this article.
    It was helpful. Keep on posting!

    my web page :: kebe.top

  136. Thanks for your marvelous posting! I quite enjoyed reading it, you may be a great author.
    I will be sure to bookmark your blog and will come back very
    soon. I want to encourage yourself to continue
    your great job, have a nice evening!

    Check out my page – Kevin

  137. Hi! I could have sworn I?ve visited this website before but after browsing through some of the articles I
    realized it?s new to me. Nonetheless, I?m
    definitely delighted I discovered it and I?ll be bookmarking it and checking back often!

    Also visit my website – http://pansionat.com.ru/

  138. I in addition to my pals came going through the best solutions found on the website and so the sudden came up with a horrible suspicion I had not expressed respect
    to the web site owner for them. These people were definitely
    so very interested to learn all of them and have in effect sincerely been taking advantage
    of these things. Appreciate your truly being well thoughtful and
    for deciding on this form of incredible useful guides millions of
    individuals are really wanting to discover. My honest regret for
    not expressing appreciation to sooner.

    Take a look at my website http://www.atomy123.com

  139. Hello, you used to write magnificent, but the last several posts have been kinda boring…
    I miss your tremendous writings. Past few posts are just
    a little bit out of track! come on!

    Have a look at my blog post; http://www.social-work.ipt.pw

  140. Excellent site you have here but I was curious if you knew of any discussion boards that cover the same topics discussed here?
    I’d really love to be a part of community where I can get advice from other
    experienced people that share the same interest.
    If you have any recommendations, please let me know. Thank you!

    My web-site … gema lpe88

  141. We stumbled over here different page and thought I should check things out.
    I like what I see so i am just following you. Look forward to looking over your web page again.

    Also visit my site … test id calibet

  142. I’m really loving the theme/design of your site.
    Do you ever run into any internet browser compatibility problems?
    A number of my blog readers have complained about my website not operating correctly in Explorer but looks great in Safari.
    Do you have any tips to help fix this issue?

  143. Thank you for sharing excellent informations. Your
    site is so cool. I’m impressed by the details that you’ve on this site.

    It reveals how nicely you perceive this subject.
    Bookmarked this web page, will come back for more articles.
    You, my pal, ROCK! I found simply the info I already searched everywhere and just could
    not come across. What a great website.

    My site; bbs.yunweishidai.com

  144. I was just searching for this information for a while. After six hours
    of continuous Googleing, finally I got it in your
    web site. I wonder what’s the lack of Google strategy that don’t rank this
    kind of informative sites in top of the list.
    Generally the top sites are full of garbage.

    Feel free to surf to my web page mpc-install.com

  145. Hurrah! In the end I got a website from where I know how to genuinely take useful
    facts regarding my study and knowledge.

    Also visit my blog: game king855

  146. I’m truly enjoying the design and layout of your site.
    It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant
    for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme?
    Exceptional work!

    Feel free to surf to my webpage … cara id test wukong333

  147. Hey just wanted to give you a quick heads up.
    The words in your content seem to be running off the screen in Opera.
    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do
    with web browser compatibility but I thought I’d post to let you know.
    The layout look great though! Hope you get the issue fixed soon. Kudos

    Feel free to surf to my webpage: mpc-install.com

  148. I am curious to find out what blog system you are utilizing?

    I’m experiencing some minor security problems with my latest website and
    I’d like to find something more risk-free. Do you have any
    suggestions?

    My page caradaftarayams128.com

  149. Excellent web site you’ve got here.. It?s hard to find high quality writing like yours these days.
    I really appreciate individuals like you!

    Take care!!

    Take a look at my webpage mpc-install.com

  150. Hey there! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to get my blog to
    rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good gains.
    If you know of any please share. Cheers!

    Here is my web-site … http://usedtiresbrowardcounty.com

  151. Hey there! I know this is somewhat off topic but I was wondering if you knew where
    I could get a captcha plugin for my comment form? I’m using the
    same blog platform as yours and I’m having trouble finding one?
    Thanks a lot!

  152. It’s very easy to find out any topic on net as compared to books, as I
    found this post at this website.

  153. Wonderful blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Appreciate it

  154. Fabulous, what a blog it is! This blog gives valuable facts to
    us, keep it up.

  155. Hi there to every body, it’s my first go to see of this website; this web site carries amazing and genuinely
    good data in favor of readers.

  156. Ahaa, its fastidious discussion on the topic of this post at this place at this web site,
    I have read all that, so at this time me also commenting at this place.

  157. We stumbled over here coming from a different website and thought I might as well check things out.
    I like what I see so now i’m following you. Look forward to looking over your web
    page for a second time.

  158. I have learn a few just right stuff here. Definitely worth bookmarking
    for revisiting. I surprise how so much effort you place to create such a wonderful informative
    website.

  159. I all the time used to study paragraph in news papers
    but now as I am a user of web so from now I am using net for posts, thanks
    to web.

  160. O que Camus diria a Viktor Frankl que diz que a vida pode ter sentido através de um ato, do amor, ou então encontrar uma justificativa para o sofrimento?

  161. Seria legal ver o Rian Lobato (o Nairuslobatev) explicar num artigo futuro porque abandonou o neomarxismo de Cockshott e Cottreel. O Nairuslobatev parecia tão convicto da solidez da “econophysics” de Leon Walras e neoclássicos…

  162. Faz tempo, mas cadê a part 2 da série “Hayek Revival”? Gostei muito da part 1, me identifiquei com o autor. Abraços!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Top