Davi Miranda — A Apropriação Original em Kant

Davi Miranda — A Apropriação Original em Kant

Introdução

De grande importância, a discussão sobre como de fato ocorre uma apropriação legítima engloba vários tipos de debates e desentendimentos acerca de princípios éticos e teóricos do estudo do Direito. Desde o início do meu envolvimento com o estudo da filosofia, eu ouvia falar que ‘’imposto é roubo’’ – proferido constantemente por austrolibertários – e, por outro lado, ouvia falar que ‘’imposto não é roubo’’ – geralmente por minarquistas. Investigando a fundo sobre como este impasse poderia ser resolvido, descobri que é necessário um estudo acerca da Ética, que é justamente uma das principais características que diferenciam esses dois movimentos filosóficos: a teoria respectiva de ambos disserta sobre como ocorre a aquisição de propriedade de forma legítima, através de um ato de apropriação lícito.

Antes de tudo, o que seria uma ‘apropriação’? Em poucas palavras, nada mais é do que a transição do estado de um objeto de res nullius para o estado de proprietas (dominium) de alguém, e é esse ato de apropriação que faz o papel de causa para o efeito em que P agora consta como posse exclusiva legítima de Sn. Por um lado, austrolibertários defendem éticas nas quais o Direito e a aquisição de propriedade são pensados [racionalmente] e garantidos legitimamente de forma anterior ao Estado, através de uma apropriação unilateral; já os minarquistas defendem que esse Direito é apenas pensado [racionalmente] antes do Estado, mas é garantido legitimamente somente na instituição deste, já que um ato de apropriação legítima pressupõe necessariamente essa relação pública entre os indivíduos.

Outro importante ponto de discernimento é a diferença entre posse (física/empírica/factual/sensível) e propriedade (posse inteligível/racional/jurídica): aquela conta como mera posse de um objeto no espaço-tempo de forma que se esteja em toque físico com ele independentemente daquilo ser seu ou não; esta conta como uma posse dada através de uma ligação jurídica da minha vontade com a coisa em si, ou seja, independente da relação do objeto no espaço-tempo (“é uma posse sem detenção’’), de forma que ‘“aquilo a que estou ligado e que seu uso por parte de outrem sem meu consentimento me prejudicaria’’.

Neste artigo, será abordada uma defesa da apropriação minarquista kantiana bem como serão apontados erros cometidos pelos austrolibertários ao dissertarem sobre sua respectiva teoria de apropriação originária. É importante notar que não será discorrido sobre a existência ou não da possibilidade de erigir uma propriedade: essa fundamentação é, aqui, tomada como um pressuposto já válido, e será somente posto como fazer uso (se apropriar de X objeto) dessa possibilidade, de forma legítima.

Tese Anarcocapitalista

As teorias de propriedade que serão abordadas adiante são aquelas nas quais há um critério de apropriação original, de forma que este [critério] tenha a possibilidade de ocorrer em um sistema intersubjetivo de interações puramente privadas – isto é, no estado de natureza. Nessa categoria, então, pode-se encaixar a tese Lockeana:

Every man has a property in his own person. This nobody has any right to but himself. The labour of his body and the work of his hands, we may say, are properly his. Whatsoever, then, he removes out of the state that Nature hath provided and left it in, he hath mixed his labour with it, and joined to it something that is his own, and thereby makes it his property.

LOCKE, John. The Two Treatises of Government, Bk II, Chap 25

A tese Hegeliana (incompleta):

The points made so far have been mainly concerned with the proposition that personality (will) must be embodied in an object in order to turn it into a propriety. Now the fact that the first person to take possession of a thing should also be its owner is an inference from what has been said. The first is the rightful owner, however, not because he is the first but because he is a free will, for it is only by another’s succeeding him that he becomes the first.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Elements of the Philosophy of Right.

A tese Hoppeana:

Further, if one were not allowed to appropriate other resources through homesteading action, i.e., by putting them to use before anybody else does, or if the range of objects to be homesteaded were somehow limited, this would only be possible if ownership could be acquired by mere decree instead of by action. However, this does not qualify as a solution to the problem of ethics, i.e., of conflict-avoidance, even on purely technical grounds, for it would not allow one to decide what to do if such declarative claims happened to be incompatible. More decisive still, it would be incompatible with the already justified self-ownership, for if one could appropriate resources by decree, this would imply that one could also declare another person’s body to be one’s own. Thus, anyone denying the validity of the homesteading principle—whose recognition is already implicit in arguing two persons’ mutual respect for each other’s exclusive control over his own body—would contradict the content of his proposition through his very act of proposition making.

HOPPE, Hans-Hermann. The economics and ethics of private property.

E a tese Kantiana (incompleta):

This apprehension is 1) taking possession of an object of choice in space and time, so that the possession in which I put myself is possessio phaenomenon. 2) Giving a sign (declaratio) of my possession of this object and of my act of choice to exclude everyone else from it.

KANT, Immanuel. Metaphysic of Morals.

A abordagem – da forma que foi apresentada – de todas essas teorias tem em comum certos aspectos: a possibilidade da instituição racional do direito à propriedade e de forma puramente unilateral, de modo que o link para legitimação desta seja estabelecido entre uma relação de sujeito e objeto.

Vemos, assim, que nesse critério de apropriação procura-se estabelecer uma relação na qual o ato de uma pessoa apropriando-se de um objeto, de forma unilateral, vincularia as demais. Todavia, o estabelecimento deste vínculo é impossível. E qual a consequência desta impossibilidade? Não seria nenhuma outra que: ninguém seria obrigado a não invadir (seja por danificação ou usurpação) as posses de outrem se as condições de apropriação fossem apenas estas, no estado de natureza.

Mesmo, então, com a possibilidade de extrair o conceito de propriedade estando no estado de natureza, não significa que esse direito está completamente fora da condição civil, nem que a interferência com a propriedade alheia é prima facie errada naquele estado.

O Defeito do “Espírito Guardião”

Analisando o papel do direito à propriedade nessas teses, notamos que ele é concebido em função de uma relação entre sujeito e objeto, mas isso incorre em uma problematização: a personificação de objetos. Assim, elas nos levam a pensar nos direitos a esses objetos como direitos diretamente contra eles, o que é ilógico considerando que seria preciso pressupor uma relação de direitos e obrigações entre sujeitos e objetos, que são, por natureza, irracionais. A propriedade, então, deve ser uma relação intersubjetiva, não entre um sujeito e um objeto; dessa forma, a questão proeminente aqui não é a delimitação de um objeto como seu, mas o direito que você tem de excluir os demais do uso desse objeto. Ora, como um objeto irá exercer uma condição de obrigações de direito, uma vez que o direito é sempre o limite de agir dos demais? Por isso, a propriedade é uma relação entre sujeitos, em virtude de serem racionais, e poderem ditar entre si parâmetros de correção para que X seja propriedade [privada] de alguém.

O Defeito do Labor 

A teoria Lockeana de propriedade nos diz que, ao gastar esforço para a aquisição de um objeto, primordialmente não adquirido, de forma em que seja misturado o labor de alguém a este objeto, gerar-se-ia, assim, um direito de propriedade sobre este, de modo que os demais não poderiam mais dele fazer proveito. Contudo, deve-se atentar para o fato de que o esforço para conseguir algo é muitas vezes desperdiçado, logo, é uma instância indiferente para a aquisição.

Alguém capturando um pássaro que eu venha tentando esforçadamente capturar não me fez nada de errado, já que tudo que ele fez foi um exercício de sua liberdade, e não me privou de nada que antes eu não tinha: seu direito protege apenas o que você já tem, e não pode gerar um direito a nada mais. Cansar o pássaro (meu esforço) causa um efeito no qual me permite que, agora, eu consiga capturá-lo, mas assim como todos também podem. Em não conseguir completar meu objetivo, eu apenas falhei para com a minha finalidade, desperdiçando, assim, meu esforço.

Meu esforço (ou labor) usado em um objeto me concede, no máximo, o direito ao produto do meu trabalho: o objeto aperfeiçoado. Mas o direito de trabalhar em X objeto, tornando-o um objeto aperfeiçoado, é apenas legítimo se eu já tivesse anteriormente o direito de limitar os outros ao objeto em que trabalho (isto, é a propriedade dele), ou seja, o direito aos frutos do meu trabalho funda-se somente nos objetos nos quais eu  tenho o direito de trabalhar. Logo, este ato não pode ser justificado para legitimar um direito a ele – o labor em si não desempenha nenhum papel na reivindicação de uma propriedade.

O Defeito Humeano

O problema em evidência é: enunciados descritivos puramente factuais somente podem vincular ou implicar outros enunciados descritivos factuais e nunca normas, pronunciamentos éticos ou prescrições para se fazer alguma coisa (atenha-se ao fato de que direito é poder limitar as ações externas dos demais, logo, uma norma.) Ao observarmos uma sequência lógica de como se deduz a legitimidade de uma propriedade usando a apropriação como conceito chave, temos este resultado:

P1 Sou o primeiro usuário deste objeto; (premissa factual)

P2.1 Misturo-o com meu labor (Locke); (premissa factual)

P2.2 Acrescento a ele minha vontade (Hegel/incompleto); (premissa factual)

P2.3  Faço o [primeiro] uso dele (Hoppe); (premissa factual)

P2.4 Declaro que vou continuar a usá-lo a fim de que seja meu (Kant/incompleto). (premissa factual)

∴ Logo, este objeto é legitimado como minha propriedade. (premissa normativa)

Nada mais, nada menos, que o problema apresentado por Hume faz-se tornar a apropriação sujeita a ele, uma vez que P1 e [as variações de] P2 são postas como proposições empiricamente factuais, não se tornando possível a derivação legítima da conclusão normativa apresentada.

O Defeito da Vontade Unilateral

A vontade unilateral como instância da forma que é apresentada nessas teorias nos deixa com uma pergunta martelando na cabeça: como a decisão de apenas uma pessoa poderia vincular as outras? Não poderia. Isso porque mesmo a relação de propriedade podendo ser explicada completamente no estado de natureza, objetos não podem ser adquiridos apenas sob uma vontade unilateral, e isso é consequência do fato paralelo em que duas pessoas não podem, através do seu consentimento, mudar os direitos de uma terceira. Isto é, uma pessoa não pode mudar o direito de ninguém mais.

Mas o que testifica esse fato? Ora, a possibilidade de ter algo como propriedade de alguém é fundamentada no uso desta para atender às finalidades humanas, e isso significa excluir qualquer condição na qual todos os outros precisam necessariamente consentir com qualquer aquisição alheia para que ela possa ser válida. Do contrário, essa condição insinuaria que o uso de objetos disponíveis dependesse da vontade das pessoas, sujeitando, assim, todos à vontade de uma pessoa privada, tornando-nos meros meios, o que vai contra a dignidade da pessoa humana (‘’Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio.”) – nosso direito inato de sui juris.

Então, a abordagem de Locke, ou a análise apresentada pelos demais autores da maneira citada sobre propriedade, falham na tentativa de responder como uma pessoa tem o direito de pôr outra sob obrigação, mesmo que a aquisição unilateral não fira materialmente o direito de outros.

O Defeito da Exigência de Direitos 

O tópico passado meditou na possibilidade de pôr outros sob novas obrigações, este focalizará no argumento da garantia de propriedade: o direito de exigir e assegurar esses direitos [já existentes].

Tendo em mente que todo direito é um título para coagir, imagine que S1 adquiriu propriedade de X; e S2 de Y – isso em um sistema intersubjetivo de interações puramente privadas. Nesse processo, não há nenhuma controvérsia na indicação de o que é de quem: S1 reconhece que Y é da posse de S2, e S2 reconhece que X é da posse de S1. Tudo parece estar certo, não é? Mas não é bem assim: o problema em questão é que, nesta situação, nem S1 nem S2 têm a certeza de que um vai abster-se de interferir em seus respectivos bens. E, como consequência, nenhum deles tem a obrigação de abster-se dos bens alheios. Dessa forma, ninguém tem o direito de usar força para restringir outros de sua propriedade em uma condição de estado de natureza, então ninguém tem a obrigação de abster-se de interferir na propriedade dos outros.

Ninguém, porquanto, tem a obrigação de deixar objetos externos pertencentes a outros intactos, a menos que todos os outros lhe garantam que se comportarão de acordo com o mesmo princípio em relação ao que é dele. Disso, segue-se: o argumento de garantia nos mostra que os direitos adquiridos não são assegurados e, por isso, nem exigíveis em um estado de natureza, de modo que qualquer tentativa de impô-los é uma força unilateral a que outros podem resistir com direito.

Mas por que essa resistência é legítima? Pela mesma justificação do problema da instituição de apenas uma vontade unilateral: sujeitar-se à imposição de uma força unilateral alheia seria rebaixar-se à condição de mero meio, contrariando, novamente, o direito inato à humanidade.

O problema da garantia destaca-se a partir do momento em que os nossos direitos em relação às coisas de que não estamos em posse empírica estão em tensão uns com os dos outros, isto é, eu [em um estado de natureza] tenho direito de pegar quaisquer coisas que não estão na posse física de alguém, mesmo aquilo sendo [considerado por ela] dela. Um segundo problema se estabelece quando você se abstém de pegar o que é meu, sem garantia de que eu farei o mesmo, o que significa que você está me permitindo usar o que é seu sujeitado às minhas finalidades. Então, se qualquer um de nós nos abstivermos de tomar o que pertence ao outro sem garantia, restringiremos nossa escolha com base apenas na vontade particular do outro, mas ninguém pode legitimamente ser obrigado a servir às finalidades de outro unilateralmente; assim como o julgamento unilateral não pode ser uma lei para outra pessoa.

Por mais que, na situação exemplificada, S1 não esteja agindo ilegitimamente para com S2 e nem vice-versa, eles estão, contrariamente, agindo ilegitimamente um com o outro por permanecerem em uma condição não-legítima, isto é, uma na qual ninguém é assegurado do que lhe é próprio contra violência. Sem garantia, a primeira execução dos contratos é uma instância de um problema moral muito mais geral: qualquer ato feito com base na reivindicação de outra pessoa a um objeto externo é uma instância de servir às finalidades de outra. É, todavia, permitido servir aos propósitos de outrem, mas cada pessoa tem o direito de decidir com quem cooperar, portanto, não pode haver obrigação de fazê-lo.

Sem uma obrigação de direito, ninguém está sob quaisquer obrigações no tangente a objetos externos da vontade alheia, e ninguém tem o direito de exigir quaisquer direitos adquiridos que ele [supõe que] tem. Os direitos são a faculdade de coagir. Ora, mas enquanto permaneçam no estado de natureza ninguém tem o direito de exigi-los coercitivamente. Logo, todos os direitos a objetos externos no estado de natureza são meramente provisórios.

Uma propriedade provisória é o direito de usar força para excluir outros de um objeto externo enquanto você tem posse empírica deste; e mesmo que posse física lhe dê a faculdade provisória, seu direito de uso da força é limitado para o caso no qual interferir no seu objeto de posse significa interferir no direito inato de sua pessoa. Qualquer outro uso de força para proteger um objeto contra outra é apenas agressão contra essa pessoa, que (novamente) pode ser resistida com o direito.

Tese Minarquista: Solução da Apropriação Anarcocapitalista Unilateral

No item anterior, foram abordadas quatro teses de apropriação originária de forma específica, a fim de que a aplicação de todas elas possam vir a se encaixar totalmente em um sistema intersubjetivo de interações puramente privadas – isto é, no estado de natureza – e que, através delas, possa ser estabelecido o direito à propriedade através de um link tão somente unilateral entre sujeito e objeto. Mas essas teses deixaram algumas perguntas pendentes e que se mostraram insolúveis nessas abordagens:

  • Qual outra solução para o estabelecimento de um link de propriedade, visto a impossibilidade de ser um vínculo entre sujeito e objeto?
  • Como a decisão de apenas uma pessoa poderia vincular as outras?
  • Como assegurar a garantia do seu direito à propriedade com uso de força legítima?

A minha proposta para esse artigo é responder e solucionar cada uma dessas questões que parecem ter sidos ignoradas pelos defensores do homesteading até hoje. Cada um desses pontos corrobora para a tese na qual a existência de uma autoridade política (instituída através da Vontade geral) é necessária para fundamentar legalmente as garantias de propriedade e sua apropriação.

E, para isso, vamos usar o buraco que deixei faltando ao mencionar as teorias de propriedade Kantiana e Hegeliana, que, para os mais atentos, foram descritas de maneira incompleta (justamente para se adequarem às condições que estabeleci). Mostrarei, então, de que forma as soluções podem ser extraídas e estão contidas nessas teses quando analisadas holisticamente:

Tese Hegeliana completa:

The points made so far have been mainly concerned with the proposition that personality (will) must be embodied in an object in order to turn it into a propriety. Now the fact that the first person to take possession of a thing should also be its owner is an inference from what has been said. The first is the rightful owner, however, not because he is the first but because he is a free will, for it is only by another’s succeeding him that he becomes the first. Since property is the embodiment of personality, my inward idea and will that something is to be mineis not enough to make it my property; to securethis end occupancyis requisite. The embodiment which my willing thereby attains involves its recognisability by others. The fact that a thing of which I can take possession is a res nullius is a self-explanatory negative condition of occupancy, or rather it has a bearing on the anticipated relation to others.

HEGEL, George Wilhelm Friedrich. Elements of the Philosophy of Right.

Tese Kantiana completa:

This apprehension is 1) taking possession of an object of choice in space and time, so that the possession in which I put myself is possessio phaenomenon. 2) Giving a sign (declaratio) of my possession of this object and of my act of choice to exclude everyone else from it. 3) Appropriation (appropriatio) as the act of a general Will (in idea) giving an external law through which everyone is bound to agree with my choice.

KANT, Immanuel. Metaphysic of Morals.

É, então, nesses “complementos’’ que devemos nos atentar para resolver as questões propostas.

Direito Provisório

O ato original pelo qual se poderia tomar posse de uma parcela específica de terra estabelece apenas o que é chamado de “título empírico” para o objeto em questão (a parcela de terra). E, no entanto, para que este título seja legítimo, um “título intelectual” deve corresponder ao ato original, i. e., um título que indica a reivindicação de ocupação de propriedade da terra além dos limites de espaço e tempo. A posse inteligível da terra deve, portanto, ser legitimamente estabelecida. Este direito autorizaria o portador a colocar outros sob a obrigação de abster-se de usar o objeto retratado. Mas essa obrigação deve ser tanto recíproca quanto universal. Nenhum desses requisitos pode ser satisfeito se o ato original de aquisição for somente a expressão de uma vontade unilateral.

E é aí que se encontra o problema: ninguém pode legitimamente ser obrigado a servir às finalidades de outro unilateralmente. Sem, então, uma obrigação de direito, ninguém está sob quaisquer obrigações em respeito aos objetos externos e, por isso, ninguém tem o direito de exigir quaisquer direitos adquiridos que eles (supõem que) têm. Ora, o direito é uma faculdade de coagir, mas se ninguém pode legitimamente fazer o uso desta faculdade coercitiva através de somente uma vontade unilateral, segue-se que, como resultado, todos os direitos à reivindicação de objetos externos no estado de natureza são meramente provisórios.

Direito Peremptório

Para, então, um objeto externo ser adquirido como propriedade, isto é, a fim de que ele passe de um título empírico e provisório para um título inteligível e peremptório, é necessário que essa obrigação de direito seja tanto recíproca como universal. Ou seja, entrar em uma condição na qual cada um possa ter seguro o que é dele, por meio de uma Vontade que coloque todos sob uma obrigação [universal e recíproca]. Portanto, apenas uma Vontade coletiva geral pode proporcionar a todos essa garantia, porque somente ela pode acomodar incentivos sistemáticos em relação à posse de outros.

A obrigação recíproca e universal exige que o ato original de aquisição não seja simplesmente a expressão de uma Vontade individual, mas sim de uma Vontade que seja omnilateral, que é unida não contingentemente, mas a priori e, portanto, necessária. Portanto, para que os indivíduos justifiquem a aquisição e a posse de algum objeto, sua Vontade deve ser entendida como unida a essa vontade omnilateral. O ato originário de aquisição, portanto, não é um ato solitário, mas sim o ato de vontade geral.

Mas o que significa uma Vontade que é unida a priori e, assim, necessária? O que une a vontade de um com seus semelhantes é o fato de que, em qualquer parte do planeta, quando ocorre a apropriação de algo por alguém, é feito um exercício de escolha como afirmação e reconhecimento do conceito inteligível de posse. Na apropriação originária, é sustentado que o objeto em questão é adquirido de uma maneira que transcende os limites do emprego da força bruta e ultrapassa os limites empíricos de espaço e tempo. Ao proceder desse modo, o agente jurídico encontra-se automaticamente conectado com o Princípio Geral do Direito e está autorizado a usar a força legitimamente – pois esse é o Princípio que constitui a base da própria concepção da posse inteligível.

E isso, por sua vez, significa que, no ato de tomar posse de algo, é reconhecido e consentido a natureza universal e reciprocamente vinculativa deste princípio. Como resultado, no mesmo momento em que alguém está adquirindo alguma propriedade, também está afirmando que ele reconhecerá a legitimidade da propriedade legitimamente obtida dos outros e cumprirá as restrições que isto implica. Qualquer ato de aquisição legítima, então, consente com a natureza universal e recíproca do conceito de posse inteligível.

Sendo assim, quando um implanta uma reivindicação de algum bem e, assim, garante que alguém tenha o direito de usar a força coerciva na defesa dessa propriedade, este alguém está, simultaneamente, colocando sobre si mesmo a obrigatoriedade de reconhecer a legitimidade de tais reivindicações por outros. É o caráter necessário de colocar-se sob essa obrigação em cada ato de aquisição que une cada uma dessas expressões da Vontade, formando-as assim em uma Vontade geral; uma Vontade que é objetiva, alcançada através do bem maior para formalizar o conceito de posse inteligível em si. Nesse sentido, pode-se dizer que a estrutura do ato original de aquisição é ao mesmo tempo unilateral e omnilateral. Ou seja, a Vontade unida a priori há de ser implícita em um ato de aquisição para que este se torne legítimo.

Dessa forma, adquirir o direito a um objeto é agir sob a concepção de um acordo com outros, na qual o conceito de posse inteligível seja afirmado e assim reconhecido como uma norma vinculativa que rege tal conduta. É somente sob esta norma que o “título empírico” inicial para objetos adquiridos pode se tornar um “título racional de aquisição”. Este título é, então, uma expressão de uma Vontade geral unida e, portanto, algo externo pode ser originalmente adquirido somente em conformidade com a ideia de uma condição civil. A aquisição original pode de fato ter lugar, mas sua reivindicação de propriedade, no sentido genuíno da posse não-empírica, depende do pressuposto de que é um ato unido à Vontade geral de toda a comunidade, estabelecendo uma autoridade civil.

Três Defeitos no Estado de Natureza 

O Estado reivindica poderes que nenhuma pessoa privada poderia ter, e esses poderes têm de ser sujeitos a um limite fundamental. Antes de qualquer questão sobre este limite, há a justificação desses poderes: como pode uma instituição, liderada por seres humanos falhos, ter o direito de mudar a condição normativa das pessoas, sendo que nenhuma dessas pessoas tem esse poder por si só, coexistindo com o direito que todos têm de ser independentes da escolha de outrem?

A abordagem de Kant na autoridade política é reflexo da sua explicação da transição do direito privado ao público, mostrando a necessidade de sair do estado de natureza usando apenas argumentos a priori para fazê-lo.

O estado de natureza é entendido como um sistema de puro direito privado, contando apenas princípios morais que governam a interação entre pessoas privadas; sem leis públicas. Por isso, é moralmente incoerente do ponto de direitos, em três formas diferentes:

  1. O axioma da razão prática determina que direitos adquiridos são moralmente necessários para a extensão da liberdade. Mas é impossível a aquisição de quaisquer direitos no estado de natureza.
  2. Direitos são, necessariamente, coercitivos, mas direitos adquiridos não podem ser exigidos no estado de natureza (é ilegítimo o uso de coerção para assegurá-los).
  3. Como aspecto de um sistema de equal freedom, a aplicação dos direitos privados só pode ser determinada de acordo com padrões, que não podem ser do exercício de julgamento unilateral de alguém em uma disputa. Mas tais padrões não podem ser estabelecidos no estado de natureza.

Cada um desses defeitos no estado de natureza é um problema conceitual sobre os requisitos internos de um sistema de direitos. A solução para cada um deles é uma instituição que tem poderes morais que os cidadãos privados não. Juntando tudo, esses 3 aspectos são peças de um sistema republicano de governo. O braço legislativo cuida das leis, o executivo implementa e exige as leis, e o judiciário aplica essas leis em casos particulares de disputa. Kant mostra que a obrigação de entrar em uma condição de direito pode ser explicada analiticamente através do conceito de direito em contraste com coerção, e o porquê de cada braço ser necessário.

Os 3 defeitos são distintos, mas têm uma estrutura paralela: ninguém está sob obrigação de submeter-se às ações, reivindicações ou aos julgamentos de outros – a menos que as instituições apropriadas estejam em vigor. A distinção de poderes que cada instituição deve ter requer que elas difiram de qualquer tipo de associação privada, já que estas podem apenas ter poderes que os membros particulares transferem. Os poderes de mudar a condição normativa dos demais, de exigir direitos privados no nome de todos, e de impor o encerramento de disputas privadas são todos poderes que nenhuma pessoa privada poderia ter. O ponto de cada argumento mostra que esses poderes são moralmente necessários mesmo que pessoas privadas não o tenham.

Defeito Legislativo

Kant usa propriedade como chave de uma análise na qual proporciona um argumento direto e poderoso contra a visão Lockeana de que os direitos à propriedade estão completamente conclusivos no estado de natureza.

Voltando à pergunta feita inicialmente: como a decisão de uma pessoa vincula as outras?

Primeiro, o argumento Kantiano mostra que é possível ter algo como propriedade de alguém, fundamentando o uso desta para atender às finalidades humanas. Isso, então, exclui qualquer requisito que todos os outros consintam em qualquer aquisição, do contrário, esse requisito implicaria em que o uso de objetos usáveis dependesse das escolhas de outras pessoas, e isso seria sujeitar todos à escolha de cada pessoa privada como mero meio.

Segundo, Kant argumenta contra a tese de que o direito à propriedade é entendido como extensão do direito de sui juris. Como, por exemplo, a explicação unilateral em Locke com um link sujeito e objeto através de labor; ou na análise em Hegel de pôr sua vontade em algum objeto. Essas abordagens representam a obrigação de respeitar a propriedade alheia como instância de respeitar o direito daquela pessoa de ser senhor de si. Mas ambas as teses não podem explicar o porquê de tais atos de relação própria mudar o direito de outrem. Mesmo que a aquisição unilateral não fira o direito de outros, falha em responder como uma pessoa pode colocar outra sob obrigação.

Terceiro, Kant introduz uma abordagem de aquisição unilateral: a transição de um objeto res nullius para propriedade de alguém depende de um ato unilateral de apropriação. A aquisição de propriedade não é nada mais que uma mudança de status de ser algo sujeito à escolha de ninguém para ser sujeito à escolha de alguém em particular. O ato afirmativo de aquisição requer simplesmente que objeto esteja sob seu controle e seja dado um sinal de que você tem a intenção de continuar controlando-o, e transformar seu ato em conformidade com a ‘’vontade geral.’’ Mesmo que uma pessoa adquira um objeto de sua própria iniciativa sem consultar outras pessoas, o poder de fazê-lo requer uma vontade omnilateral que faça tal ato unilateral poder vincular os demais.

Então, surge uma questão: por que eu sou vinculado por um ato unilateral? Seu direito inato evita que eu interfira nos seus atos, mas isso não significa que seus atos têm mais consequências nos meus direitos.

Seu ato de aquisição determina que você tem o direito de excluir os outros daquele objeto mesmo quando você não está o usando (mudando a condição normativa das pessoas). Seu direito de exclusão é estabelecido através de um ato unilateral, mas o mero fato de o ato ser unilateral faz surgir a questão do porquê ele pode me vincular, já que uma vontade unilateral não é lei para mais ninguém.

Há muitos outros atos unilaterais capazes de mudar as condições de outra pessoa (ocupar um campo de tênis para minha prática, um campo de futebol público para nosso jogo; patentear algo como minha invenção, comprar uma estampa que muitos estavam guardando dinheiro pra comprar) de forma moralmente aceitas. Mas os exemplos mostram o ponto Kantiano da necessidade de uma autorização omnilateral para mudar não apenas as condições de outros, mas seus direitos. A maioria desses exemplos nem poderia ocorrer em um estado de natureza. Logo, ter essa vontade pressupõe um direito de propriedade antecedente e estabelecido publicamente, isto é, uma ‘vontade legal’’ pressupõe instituições públicas com direito a tornar sua escolha vinculativa.

A aquisição original de propriedade coloca outros sob novas obrigação. Então, como um ato feito inteiramente em sua própria iniciativa, da qual os outros não fazem sequer parte, tem um efeito vinculante neles? A resposta de Kant foca em autorização pública. O aspecto unilateral da aquisição é que uma pessoa muda o status normativo da outra. Essa aquisição ocorre da seguinte forma: 1) tendo posse de um objeto de escolha empiricamente, para que essa posse possa vir a se tornar posse não apenas empírica, mas agora fenomênica. 2) Dando um sinal (declaração) da minha posse do objeto e de meu ato de escolher excluir os demais dele. 3) Apropriação, como ato de uma ‘‘vontade geral’’ pondo uma lei externa na qual todos são vinculados a concordar com minha escolha.

O terceiro tópico é crucial para o argumento do direito público: é apenas se minha escolha for exercida à luz de um poder conferido publicamente para apropriar que é possível vincular os outros, além da minha posse física do objeto. Uma “lei permissiva” que me autoriza a adquirir objetos faz com que um mero ato permissível e unilateral tenha consequências legítimas para os demais, uma vez que seria também um exercício e um poder concedidos publicamente por todos. Ora, como a autoridade pública tem o direito de conferir a mim e a todos esse poder, então meu exercício específico desse poder está também no nome de todos, ou seja, uma autoridade pública é necessária para autorizar alguém à aquisição de objetos, porque isso muda a condição normativa dos demais.

Esse argumento não é para mostrar que um acordo aconteceu, ou que seria o ideal, mas mostra apenas a forma com que a autorização pública em nome de todos é requerida para firmar apropriação privada. Propriedade privada requer um direito público porque se tratam de instâncias de um único problema que tem um elemento incontestável e irredutivelmente público, ou seja, o direito privado é apenas legítimo em um contexto público: minha apropriação pode mudar sua condição legal apenas se todos tiverem conferido um poder para que eu me aproprie.

A solução para o problema de uma vontade unilateral é, então, uma vontade omnilateral, através da qual todos autorizam a apropriação. Uma permissão omnilateral para apropriar faz da apropriação privada legítima, então dá o direito a uma pessoa privada vincular os outros através de um ato unilateral. Isto é, apenas o ato é unilateral, mas a autorização para este ato é omnilateral, do contrário, não haveria um direito geral de compelir os membros a aceitá-la [a apropriação do objeto].

Defeito Executivo

O argumento da propriedade em foco é o poder de pôr outros sob novas obrigações, mas o foco do argumento da exigência legal é o direito de exigir esses direitos [já existentes]. Todo direito é um título para coagir e uma parte de um sistema de direitos sob uma lei universal, e Kant mostra que esses aspectos de direito só podem ser reconciliados através de asseguração pública.

Imagine que alguém de alguma forma adquiriu propriedade e não há controvérsias sobre o que pertence a quem. Nessa situação, sem coação pública, as pessoas não têm a certeza de que outros vão abster-se de interferir em seus bens e, como resultado, não têm obrigação de abster-se dos bens alheios. O pensamento básico é que, sem tal sistema, ninguém tem o direito de usar força para excluir outros de sua propriedade, então ninguém tem uma obrigação exigível de abster-se de interferir na propriedade dos outros.

Kant introduz a ideia de garantia argumentando ‘‘Por conseguinte, não tenho a obrigação de deixar objetos externos pertencentes a outros intactos, a menos que todos os outros me garantam que se comportarão de acordo com o mesmo princípio em relação ao que é meu.’’ Em vez disso, os direitos a objetos externos de escolha são apenas consistentes em uma condição civil, porque é “apenas uma vontade que obriga todos a serem obrigados, portanto, a apenas uma vontade geral coletiva (comum) e poderosa, que pode proporcionar a todos essa garantia.” Segue-se, então: o argumento de garantia mostra que os direitos adquiridos não são exigíveis em um estado de natureza, de modo que qualquer tentativa de impô-los é uma força unilateral que outros podem resistir com direito.

Ele mostra isso usando Ulpian na forma de imperativos:

  1. Seja um ser humano honrado. A honra legítima consiste em afirmar o valor de alguém como um ser humano em relação aos outros, um dever expresso no ditado “não se torne um mero meio para os outros, mas seja ao mesmo tempo um fim para eles”.
  2. Não faça mal a ninguém, mesmo que, para evitar isso, você deva parar de se associar com os outros e evitar toda a sociedade.
  3. (se você não pode ajudar a se associar com outros), entre em uma sociedade na qual cada um possa manter o que é seu.

Kant comenta no terceiro ponto que “Dar a um o que é dele’’ é absurdo, ‘’desde que ninguém pode dar nada a outrem algo que ele já tem.’’ No seu lugar, ele sugere a frase “entre em uma condição na qual o que pertence a uma pessoa ser assegurado a ela contra todo o resto.” O padrão do argumento de garantia é mostrar como a honra legítima e a injunção contra o engano dos outros só são possíveis em condições legais, se aplicando apenas aos direitos adquiridos.

O problema de garantia apresenta porque nossos direitos em relação às coisas de que não estamos em posse física estão em tensão uns com os de outro. O segundo preceito requer que você se abstenha de pegar o que é meu. Se você assim faz, sem garantia de que eu farei o mesmo, então você está permitindo usar o que é seu de forma sujeita às minhas finalidades. O mesmo problema aparece para mim: Minha honra legítima exige que eu apenas me abstenha de usar o que você possui se tiver certeza de que você fará o mesmo por mim. Então, se qualquer um de nós abster-se de tomar o que pertence ao outro sem garantia, restringimos nossa escolha com base apenas na escolha particular do outro, em vez de em conformidade com uma lei universal.

O que você tem direito de fazer não depende da escolha particular dos outros. As obrigações de direito só estão presentes para outras pessoas como partes de um sistema de limites recíprocos; um ser livre só pode ter a obrigação de direito de outra pessoa para que ela aceite um sistema de restrições junto com outros; segue-se que um ser livre só pode ser obrigado a respeitar os direitos de outros sob esse sistema de restrição. Onde outros não restringem a própria conduta, eles não podem forçá-lo a restringir a sua.

O ponto pode ser feito a partir de outra perspectiva, concentrando-se não na interferência, mas no direito de defender a propriedade. Se eu não tenho certeza de que você não interferirá na minha propriedade, eu tenho o direito de considerar sua tentativa de reivindicar bens de mim como uma forma de uso unilateral da força contra mim, contra a qual eu possa resistir com direito. O mesmo se aplica a você: você pode resistir com direito às minhas tentativas de restringi-lo do que é meu. Nessa situação, Kant diz que ‘’não agimos ilegitimamente’’ por fazer isso entre nós mesmos, mesmo que nós ‘’façamos o ilegítimo no último degrau por querer permanecer em uma condição não-legítima, isto é, uma na qual ninguém é assegurado do que é dele contra violência.’’

O argumento Kantiano concentra-se na moral de um: ninguém pode legitimamente ser obrigado a servir às finalidades de outro unilateralmente. Sem garantia, a primeira execução dos contratos é uma instância de um problema moral muito mais geral: qualquer ato feito com base na reivindicação de outra pessoa a um objeto externo é uma instância de servir às finalidades de outra. É permitido servir aos propósitos de outro, mas cada pessoa tem o direito de decidir com quem cooperar, portanto, não pode haver obrigação de fazê-lo.

Sem uma obrigação de direito, ninguém está sob qualquer obrigação em relação a objetos externos de escolha, e ninguém tem o direito de exigir quaisquer direitos adquiridos que outros (supõem que) têm. Como resultado, todos os direitos a objetos externos no estado de natureza são meramente provisórios, porque todos eles são uma faculdade de coagir (direito) que ninguém tem o direito de exigir coercitivamente. Uma propriedade provisória é assim o direito de usar força para excluir outros de um objeto externo enquanto você tem posse deste; mesmo que posse física o dê a faculdade provisória, em antecipação de uma condição na qual direitos possam ser conclusivos, seu direito do uso da força é limitado para o caso no qual interferir em seu objeto de posse signifique interferir em sua pessoa. Qualquer outro uso de força para proteger um objeto contra outro é apenas agressão contra essa pessoa, que pode ser resistida com o direito.

Se o problema é reconciliar a honra legítima com o dever de não interferir com os outros, a solução é “entrar em uma condição na qual cada um possa ter seguro o que é dele”, por meio de “uma vontade que coloque todos sob uma obrigação, portanto, apenas uma vontade coletiva geral (comum) e poderosa, que pode proporcionar a todos essa garantia“.

Apenas uma “vontade comum e poderosa” pode “fornecer essa garantia”, porque somente ela pode proporcionar a todos incentivos sistemáticos em relação à posse de outros. O incentivo tem duas dimensões. Primeiro, garante ao titular do direito particular que o direito permanecerá intacto, mesmo que outro o viole. Em segundo lugar, torna as violações dos direitos potencialmente inúteis. Se a um detentor do direito é assegurada uma indenização, outros geralmente não têm qualquer incentivo para violar os direitos, porque um violador não esperará ganhar nada e possivelmente pode perder algo por uma violação.

Quando são autorizadas pelo estado, esses dois incentivos se combinam de forma a torná-los consistentes com honra legítima. Se você agir com a consideração prudente da vantagem de ameaça de outra pessoa privada, você desiste prudentemente da defesa da sua honra legítima. Em contrapartida, atuar na consideração de uma ameaça que emana de uma autoridade pública é consistente com sua legítima honra, porque o próprio incentivo foi autorizado publicamente. Sua autocontenção não faz de você um meio para as finalidades dos demais.

A partir da necessidade de garantir a exigência dos direitos adquiridos, Kant conclui que a força pode ser usada para sair do estado da natureza. Não há nenhuma ilegitimidade material em interferir nos os bens uns dos outros fora de uma condição legítima porque ninguém tem o direito de excluir outros, então não pode haver qualquer ilegitimidade contra as pessoas. Em vez disso, o ilegítimo é formal (“errado no mais alto grau”) porque permanecer em tal condição é inconsistente com qualquer pessoa ter direitos sobre objetos externos da vontade. Assim, todos podem ser obrigados a inserir uma condição em que os direitos são garantidos. Forçar alguém com quem você não pode evitar interagir para entrar em condições legítimas com você é consistente com a liberdade dessa pessoa porque assegura seus direitos. A pessoa que resiste age de forma ilegítima contra você.

Defeito Judiciário

É importante deixar claro que esse argumento de Kant é formal, não empírico. Ele mostra que direitos são necessariamente sujeitos à disputa, mesmo que eles não sejam sempre disputados.

Uma autorização pública me permite adquirir coisas através de uma ação unilateral, mas não me permite decidir unilateralmente os limites dessa aquisição, uma vez que o julgamento unilateral não pode ser uma lei para outra pessoa. A solução para os problemas gerados pela indeterminação é o judiciário: um órgão que possui autorização omnilateral para aplicar a lei a casos particulares. A decisão do mais alto tribunal é definitiva, não porque não possa cometer um erro, mas porque tem uma autorização pública para decidir por todos.

Conclusão

O estado de natureza, para Kant, é uma ideia e não um fato do passado, sendo caracterizado como uma situação não de injustiça, mas de ausência de justiça (justitia vacuus), na medida em que não há um juiz competente para decidir os casos controversos (o que não significa total ausência de direito). Neste estado, “embora cada um, segundo seus conceitos de direito, possa adquirir alguma coisa exterior por ocupação ou contrato, esta aquisição é apenas provisória enquanto não contiver a sanção de uma lei pública, porque não é determinada por nenhuma justiça [distributiva] pública e garantida por nenhum poder que exerça este direito”. A diferença entre estado de natureza e estado civil consiste no fato de que, no último, há uma legislação pública, justiça distributiva e um poder coercitivo, de modo que as leis sejam obedecidas. Mas nos dois estados há o direito de aquisição das coisas exteriores e, mais ainda, “as leis sobre o meu e o teu no estado de natureza contêm o mesmo que elas prescrevem no estado civil, na medida em que este é pensado somente segundo conceitos da razão pura”. No estado civil, entretanto, há a possibilidade de realização do direito natural, e o que era provisório pode tornar-se peremptório.

Os três problemas nesse estado de natureza são distintos. Mesmo que as regras sejam fixas, elas podem ser aplicadas de maneira diferente aos casos particulares. Mesmo que o título não esteja em disputa, fora de uma condição legítima, as pessoas não têm obrigação de abster-se da posse de outros (a menos que interfira na pessoa). E mesmo que exista um mecanismo de execução e nenhuma disputa sobre detalhes, sem legislação geral, o ato de apropriação de uma pessoa não vincula os outros.

Os três argumentos geram três braços independentes, mas coordenados: o legislador deve autorizar todos os atos que alterem, apliquem ou demarquem direitos; o executivo deve fazer valer os direitos de acordo com a lei, e o judiciário deve decidir disputas e autorizar indenizações, novamente de acordo com a lei.

Portanto, a justificativa da autoridade política deriva da natureza provisória dos direitos em abstração de uma condição civil. Em um estado de natureza, ninguém é obrigado a abster-se de invadir o que outro possui se o outro não lhe dá nenhuma garantia igual de que ele irá obedecer à mesma restrição em relação a ele. O que aconteceria nesse estado seria deixar tudo à mercê da justiça do mais forte – a violência. A autoridade política legítima só é possível através da ideia de um contrato civil. Fora de tal, um não é capaz de exercer o poder da coerção legítima, senão apenas de submeter sua liberdade à situação ilegal de violência. Na verdade, essa violência dissolveria a própria possibilidade de liberdade. Por isso, a legitimidade da ideia da autoridade política como uma máxima reguladora da razão baseia-se nesta demonstração de que o conceito racional da posse inteligível e, mais especificamente, a sua aplicabilidade aos objetos do direito externo só são possíveis sob essa norma.

Como tal, a normatividade da autoridade estatal surge da necessidade da razão humana, em seu emprego prático, de adquirir e fazer uso de objetos externos. O consentimento para tal autoridade é dado, como mostrei, no próprio ato de apropriação e, além disso, esse consentimento é a condição a priori para a possibilidade de posse inteligível. Desta forma, a abordagem do exercício da liberdade prática no ato de aquisição original constitui necessariamente uma dedução transcendental da autoridade política.

No estado de natureza pode-se, então, ter ou adquirir algo legitimamente (por ser um direito natural/racional/privado), mas, por outro lado, tal aquisição é provisória porque a vontade geral não é ainda efetiva (por ser um direito adquirido). Para garantir a cada um sua propriedade, então, é necessário que haja uma legislação proveniente da vontade geral e um poder coercitivo que a execute. A instituição do estado jurídico, do estado civil e da autoridade política, está intimamente vinculada à necessidade da garantia da propriedade; na medida em que é demonstrada a possibilidade da propriedade já se abre caminho para a exigência de se sair do estado de natureza e entrar no estado civil.

A necessidade de se sair do estado de natureza, então, não está fundada na busca da autoconservação, não provém da observação empírica dos conflitos entre os homens, mas é uma exigência racional a priori. Esta exigência vincula-se ao postulado prático-jurídico que afirma a possibilidade de se ter algo como seu, pois “se é juridicamente possível ter um objeto exterior como seu, então deve ser também permitido ao sujeito constranger todos os outros com os quais ele pode entrar em conflito em relação ao meu e ao teu sobre um tal objeto, e, por isso, entrar com ele numa constituição civil”. Da mesma forma, como a aquisição, mesmo provisória, se funda no postulado prático-jurídico, um princípio do direito privado autoriza o exercício da coerção para fazer com que os outros homens entrem juntos num estado civil que garanta a aquisição, tornando-a peremptória. Desta forma, “do direito privado no estado de natureza provém o postulado do direito público: tu deves, em virtude da relação de uma coexistência inevitável com todos os outros, sair deste estado para entrar no estado jurídico, ou seja, naquele de justiça distributiva”.

“Uma pessoa coloca sua Vontade em uma coisa – isso é apenas o conceito de propriedade, e o próximo passo é a realização desse conceito. O ato interno da vontade que consiste em dizer que algo é meu também deve ser reconhecido pelos outros. Se eu fizer uma coisa minha, dou-lhe um predicado, “meu”, que deve aparecer nele de forma externa e não deve simplesmente permanecer na minha Vontade interior. Muitas vezes acontece que, por exemplo, as crianças colocam como preferência a sua Vontade prévia à apreensão de uma coisa para eles do que para os outros. Mas, para adultos, essa Vontade não é suficiente, uma vez que a forma de subjetividade deve ser removida e deve ultrapassar o subjetivo para a objetividade.’’ (HEGEL)

 

REFERÊNCIAS

LOCKE, J. The Two Treatises of Government: Book II. England: Awnsham Churchill, 1681.

EGEL, G.W.F. Elements of the Philosophy of Right. England: Cambridge University Press, 2003.

KANT, I. The Metaphysics of Morals. Germany: Cambridge University Press, 1797.

HOPPE, H. The economics and ethics of private property. Auburn, Alabama: Ludwig von Mises Institute, 2006.

Este post tem 7.876 comentários

  1. This piece of writing iss genuinely a good one
    it helps new the web people, who are wishing
    in favor of blogging.

    Look at mmy web blog … orjinal cialis

  2. Tüm sanal sunucular e5 işlemcili cihazlar altında sanallaştırılmaktadır.

  3. writing dissertation abstracts
    [url=”https://mydissertationwritinghelp.com”]dissertation paper writing service[/url]
    dissertation writing services illegal

  4. citing a dissertation mla
    [url=”https://help-with-dissertations.com”]dissertation abstract example[/url]
    writing methodology for dissertation

  5. [url=http://atarax.store/]atarax price uk[/url]

  6. Güvenilir Canlı Casino Siteleri;. Casino Maxi; Betboo; Casino Metropol; Bets10; Süperbahis; 1xBet; Mobilbahis; Anadolu Casino. Casino Maxi. 2002 yılından … Casino Siteleri

  7. Jetbahis Giriş | Jet Bahis Kayıt ve Üyelik İşlemleri 2022 – 2021 · sayfamızda yer alan Jetbahis Güvenli butonları tıklayın, anasayfaya gidin.

  8. Hovarda casino ve Hovarda canlı casino bölümünde oynanabilen ve kazandıran slot oyunları, Poker, Rulet, Bakara, Blackjack oyna.

  9. Casino Metropol 2022 yılında da Avrupa’nın ve Türkiye’nin en elit Online Casino’su olmaya devam ediyor. Casino Metropol güncel giriş adresleri, Sitede yer.

  10. DiscountCasino pinned a photo · 1 Millions Megaways BC oyunu ile bahis miktarınızın 45.000 katına kadar kazanma şansı Discount Casino’da. · Discount Casino’ …

  11. Betroad giriş adresine ulaşmak için tıkla! Betroad güncel kampanyaları, twitter, telegram etkinlikleri ve daha fazlası için şimdi üyelik gerçekleştirin.

  12. [url=http://ivermectin.world/]where can i buy oral ivermectin[/url]

  13. [url=https://disulfiram.store/]disulfiram[/url]

  14. farklı kültürlere özgü teori, inanç ve tecrübelere dayalı, izahı yapılabilen veya yapılamayan bilgi, beceri ve uygulamaların bütünüdür.

  15. [url=https://ambienzolpidem.online/]ambien brand[/url]

  16. writing your dissertation in a week
    [url=”https://helpon-doctoral-dissertations.net”]phd dissertation length[/url]
    custom dissertation writing uk

  17. [url=https://valtrex.store/]order valtrex onlines[/url]

  18. free dissertation help
    [url=”https://dissertationwriting-service.com”]ford foundation dissertation fellowships[/url]
    masters dissertation writing services

  19. Betroad, Türkiye sınırları içerisinde hizmetine izin verilmeyen birçok bahis sitesinden biridir. Türkiye’de hizmet veren Bilgi Teknolojileri ve İletişim Kurulu’ … https://www.databahis.com/

  20. affordable dissertation writing
    [url=”https://dissertations-writing.org”]professional dissertation writing service[/url]
    writing the doctoral dissertation

  21. You can find the apk you are looking for on our website.

  22. Thank you for content. Area rugs and online home decor store. php shell , php shell archive , php shell download , php shell indir , shell indir , web shell indir , shell download

  23. Nice article inspiring thanks. Bahis Forum – Canlı Spor Bahis Forumu, bedava bahis ve deneme bonusu casino forumu bahis forumu , deneme bonusu bahis forum ve en iyi bahis forumu, Forum Bahis

  24. [url=https://bestcialis5tabs.quest/]buy daily cialis[/url]

  25. [url=https://cialisbesttabsonlinepharmacy.monster/]cheapest generic cialis 20mg[/url]

  26. [url=https://bestcialis20withnorx.monster/]generic cialis soft gel[/url]

  27. Truly when someone doesn’t know afterward its up to other
    vieweers that they will assist, so here it happens.

    my page … elmas hileli apk

  28. Nice article inspiring thanks. Canlı Casino Siteleri · – Betboo Casino · – Casino Maxi · – Casino Metropol · – Bets10 Casino · – Youwin Casino · – Superbetin Casino · – Süperbahis Casino · – Betroad – https://guvenilircasinositeleri.com/

  29. Thank you for great article.

  30. [url=https://buymolnupiravir.online/]merck pill for covid[/url]

  31. [url=https://celecoxibcelebrex.quest/]celebrex in canada[/url]

  32. Thank you for content. Area rugs and online home decor store.

  33. Thank you for great content.

  34. [url=https://celebrex.cyou/]celeb rex[/url]

  35. [url=https://stromectol.cfd/]ivermectin 9mg[/url]

  36. hosting,alan adı, dedicated,sanal sunucu performans, hız, kalite olarak en iyi sağlayan firmayız.

  37. Thank you for great information. child porn , Google porn , sex izle , Baby porn

  38. Spot on with this write-up, I actually feel this web site needs a great deal more attention. I’ll probably be returning to read
    more, thanks for the information!

  39. Thank you for great information. child porn , Google porn , sex izle , Baby porn

  40. I all the time used to study post in news papers but now as I am a user of net thus from now I am using net for content, thanks to
    web.

  41. Thank you for great information. child porn , Google porn , sex izle , Baby porn

  42. I really love to read such an excellent article. Helpful article. child porn , Google porn , sex izle , Baby porn

  43. I am extremely inspired along with your writing skills as well as with the structure for your weblog.

    Is this a paid theme or did you modify it yourself?

    Anyway stay up the nice quality writing, it is rare to look a nice blog like
    this one these days..

  44. Everything is very open with a very clear clarification of the challenges.
    It was definitely informative. Your site is useful. Thanks for sharing!

  45. Excellent post. I am going through many of these issues as well..

  46. I got this site from my pal who informed me on the topic of this web page and now this time I am
    visiting this site and reading very informative posts at this place.

  47. naturally like your website but you need to test the spelling on several
    of your posts. Several of them are rife with spelling problems and
    I to find it very bothersome to tell the truth however I’ll
    surely come again again.

  48. Amazing things here. I am very satisfied to see your article.
    Thanks so much and I am taking a look forward to contact you.
    Will you kindly drop me a e-mail?

  49. Hurrah! Finally I got a weblog from where I be able to truly get helpful
    data concerning my study and knowledge.

  50. [url=https://hydroxychloroquine.guru/]plaquenil 500 mg[/url]

  51. If you wish for to improve your know-how just keep visiting this website and be updated with the
    latest gossip posted here.

  52. Heya i am for the first time here. I came across this board and
    I to find It truly helpful & it helped me out
    much. I’m hoping to present something back and help
    others like you aided me.

  53. Hello, i think that i saw you visited my blog so i came to “return the favor”.I’m trying to find things
    to enhance my website!I suppose its ok to use a few
    of your ideas!!

  54. [url=https://viagraatab.store/]cheap viagra in united states[/url]

  55. [url=https://rcialis.monster/]5mg cialis generic[/url]

  56. [url=https://lopressormetoprolol.quest/]lopressor tablets[/url]

  57. [url=https://synthroid.shop/]no prescription synthroid[/url]

  58. Hiya very nice website!! Guy .. Beautiful .. Superb ..
    I’ll bookmark your web site and take the feeds additionally?
    I am glad to seek out so many helpful information right here within the post, we’d
    like work out extra strategies on this regard, thank you for sharing.
    . . . . .

  59. [url=https://diazepamvalium.online/]7 buy diazepam[/url]

  60. My brother suggested I would possibly like this blog. He was
    once totally right. This publish truly made my day.
    You cann’t believe simply how much time I had spent for this information! Thank you!

  61. When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is
    added I get several e-mails with the same comment.
    Is there any way you can remove people from that service?

    Thanks a lot!

  62. We are a group of volunteers and starting a new scheme
    in our community. Your website offered us with valuable info to work on. You’ve
    done a formidable job and our whole community will be thankful to you.

  63. Thank you for content. Area rugs and online home decor store. -_- Betroad

  64. Very good post. I will be dealing with some of these issues as well..

  65. I loved as much as you’ll receive carried out right here.
    The sketch is attractive, your authored
    subject matter stylish. nonetheless, you command get bought an edginess
    over that you wish be delivering the following. unwell unquestionably
    come further formerly again as exactly the same nearly a lot often inside case you
    shield this hike.

  66. [url=https://doxycycline.life/]doxycycline pharmacy price[/url]

  67. Wonderful post! We will be linking to this great post on our
    site. Keep up the great writing.

  68. Why viewers still make use of to read news
    papers when in this technological world everything is available on net?

  69. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d definitely donate to this superb
    blog! I guess for now i’ll settle for book-marking and adding your RSS feed to my Google account.
    I look forward to brand new updates and will talk about this site with my Facebook group.

    Talk soon!

  70. It’s amazing for me to have a web site, which is useful for my experience.
    thanks admin

  71. [url=http://baclofen.shop/]baclofen 10mg pill[/url]

  72. [url=http://amoxicillintabs.com/]amoxicillin 250 mg tab[/url]

  73. 온라인카지노 커뮤니티 카지노게임 룰렛 바카라 배팅법

  74. Link exchange is nothing else however it is only placing the
    other person’s weblog link on your page at proper place and other person will also do similar for
    you.

  75. Come on, step into happiness with Bodrum Escorts, Bodrum escort ladies, Bodrum escorts and Bodrum escort girls.

  76. [url=http://atrazodone.com/]trazadone[/url]

  77. [url=http://viagrantabs.quest/]sildenafil tablet usa[/url]

  78. [url=http://diflucan.cyou/]can you buy diflucan over the counter[/url]

  79. [url=http://lisinoprilx.com/]lisinopril 20mg[/url]

  80. Hello, I enjoy reading through your article. I wanted to write a little comment to support you.

  81. Aw, this was a really good post. Finding the time and actual effort to produce a superb
    article… but what can I say… I put things off a lot and never manage to
    get anything done.

  82. [url=http://modafiniltab.com/]modafinil over the counter uk[/url]

  83. My family always say that I am killing my time here at net, but I know I am
    getting know-how every day by reading such good articles or reviews.

  84. [url=http://cialisntab.quest/]online cialis usa[/url]

  85. Hi there, its good piece of writing regarding media print, we all understand media is a
    enormous source of facts.

  86. [url=http://zolofttab.com/]average cost of zoloft prescription[/url]

  87. Come on, step into happiness with Bodrum Escorts, Bodrum escort ladies, Bodrum escorts and Bodrum escort girls.

  88. WOW just what I was searching for. Came here by searching for deneme boonusu
    forum siteleri

    Here is my web page :: bahis forumları

  89. Heya this is kind of of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG editors or if
    you have to manually code with HTML. I’m starting a blog soon but have no coding skills so I wanted to get guidance from
    someone with experience. Any help would be enormously appreciated!

  90. [url=http://sildenafil2022.com/]sildenafil 20 mg price comparison[/url]

  91. [url=http://viagrantabs.quest/]viagra 100 mg[/url]

  92. [url=http://diflucan.cyou/]diflucan 150mg[/url]

  93. [url=https://cialisbuy.monster/]where can i buy cheap cialis[/url]

  94. [url=https://viagrai.monster/]viagra generic online cheapest[/url]

  95. [url=http://zolofttab.com/]zoloft price canada[/url]

  96. [url=https://ivermectink.com/]how much is ivermectin[/url]

  97. I’m excited to uncover this page. I need to to thank you for your time for this particularly wonderful read!!
    I definitely enjoyed every part of it and
    i also have you saved as a favorite to look at new information on your web site.

  98. [url=https://ivermectinsz.quest/]stromectol cvs[/url]

  99. Good day! This is kind of off topic but I need some guidance
    from an established blog. Is it difficult to set up your own blog?

    I’m not very techincal but I can figure things out pretty quick.
    I’m thinking about creating my own but I’m not sure
    where to begin. Do you have any ideas or suggestions?

    Appreciate it

  100. [url=https://olmesartan.quest/]cost of benicar 5 mg[/url]

  101. [url=http://ventolin.boutique/]ventolin tablets uk[/url]

  102. Thanks for finslly writing about > Davi Miranda — A
    Apropriação Original em Kant – Neoiluminismo leonardit

  103. Thanks in support of sharing suych a pleasant idea, piece of writing is fastidious,
    thats why i have read it entirely

    Here iss my web-site: Kuyumcu Kasası

  104. [url=https://ivermectinbk.quest/]ivermectin buy[/url]

  105. [url=http://viagraepills.com/]buy viagra paypal online[/url]

  106. I think wuat you said was very logical. However, consider this, suppose you were to write a awesome headline?
    I mean, I don’t want to tell you hoow to run your website, however what if you
    added something that grabbed folk’s attention? I mean Davi
    Miranda — A Apropriação Original em Kant – Neoilminismo is a little plain. You should glance at Yahoo’s front
    page and note how they create news titles to get people interested.
    You might add a video or a related picture orr two to grab
    readers excited bout what you’ve ggot to say.
    Just my opinion, it could maake your blog a little livelier.

    my homepage :: Kadıköy Ikinci el eşya alanlar

  107. I read this post fully on the topic of the difference of latest and preceding technologies, it’s awesome article.

  108. [url=http://lisinopril.business/]drug lisinopril 5 mg[/url]

  109. [url=http://xenicalorlistat.monster/]xenical 120 mg[/url]

  110. [url=https://finasteridepropecia.monster/]prescription for propecia[/url]

  111. If some one wants to be updated with hottest technologies afterward he must be pay a quick visit this site and be up to date all the time.

  112. [url=https://yasmindrospirenone.quest/]order yasmin online uk[/url]

  113. [url=https://propecia.solutions/]where to get generic propecia[/url]

  114. Hi! This is my first visit to your blog! We are a collection oof volunteers and starting a
    new initiative in a community in the same niche. Your blog provided
    us beneficial information to work on. You have done a outstanding job!

    My web site :: güvenilir mobil bozum

  115. [url=https://viagraepills.com/]order cheap viagra online[/url]

  116. [url=https://drospirenone.monster/]buy yasmin pill online uk[/url]

  117. [url=http://lisinopril.business/]lisinopril price comparison[/url]

  118. This is the right site for anyone who hopes to find out about this topic.
    You know a whole lot its almost hard to argue with you (not that
    I personally would want to…HaHa). You definitely put a brand new spin on a topic which has been written about for ages.
    Great stuff, just great!

  119. [url=http://cymbaltaduloxetine.monster/]generic cymbalta 60 mg[/url]

  120. I’m gone to say to my little brother, that he should also go
    to see this blog on regular basis to obtain updated from most up-to-date news.

  121. [url=https://minipress.online/]prazosin canada[/url]

  122. [url=http://bestviagra150mgrx.quest/]viagra in india online purchase[/url]

  123. [url=https://onlinecialis5mgnorx.quest/]generic cialis daily canada[/url]

  124. [url=https://genericonlinecialis.monster/]order tadalafil 20mg[/url]

  125. [url=http://genericviagratabswithnorx.quest/]buy viagra soft tabs[/url]

  126. [url=https://onlineviagrapillsforsale.quest/]female viagra pills in south africa[/url]

  127. Hello just wanted to give you a quick heads up. The text
    in your post seem to be running off the screen in Chrome.
    I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with web browser
    compatibility but I figured I’d post to let you know. The layout look great though!

    Hope you get the problem solved soon. Cheers

  128. [url=https://onlineviagra150bestprice.quest/]viagra usa prescription[/url]

  129. [url=https://ordercialis5online.quest/]cialis erectile dysfunction[/url]

  130. Aw, this was an incredibly good post. Finding the time and actual effort to
    create a top notch article… but what can I say…
    I hesitate a lot and never manage to get anything done.

  131. [url=https://bestviagra150mgrx.quest/]viagra[/url]

  132. [url=https://bestviagra50rx.monster/]viagra pills price in india[/url]

  133. [url=http://sildenafilbtabs.com/]200mg sildenafil soft gel capsule[/url]

  134. [url=https://biaxin.live/]biaxin pneumonia[/url]

  135. I am genuinely thankful to the owner of tis web page who has shared this wonderful article at at this place.

    Also visit myy web site – Turkish Marble

  136. [url=https://ergotamine.monster/]cafergot uk[/url]

  137. Hello there, I discovered your website by the use
    of Google at the same time as looking for a comparable matter, your
    site came up, it appears to be like great. I have bookmarked it in my google bookmarks.

    Hi there, just was aware of your weblog via Google, and found that it’s really
    informative. I am gonna be careful for brussels.
    I will appreciate should you proceed this in future. Many folks
    shall be benefited out of your writing. Cheers!

  138. [url=https://sildenafildtabs.com/]buy sildenafil 200mg[/url]

  139. [url=http://stratteraatomoxetine.monster/]strattera cost uk[/url]

  140. [url=https://cialisftabs.com/]cialis for sale mexico[/url]

  141. [url=http://clomipramineanafranil.monster/]anafranil 25 mg tablet[/url]

  142. [url=http://cephalexinkeflex.quest/]keflex sale[/url]

  143. [url=http://metocarbamol.live/]over the counter robaxin[/url]

  144. [url=http://sildenafilbtabs.com/]sildenafil uk[/url]

  145. [url=https://tadalafil.download/]tadalafil 40 mg online india[/url]

  146. [url=https://1viagra.quest/]generic viagra order online[/url]

  147. [url=https://buycialis40mgprice.quest/]cialis 5 mg online pharmacy[/url]

  148. [url=https://bestcialismedicinerx.monster/]discount cialis generic[/url]

  149. [url=https://pharmacyviagra2022.quest/]viagra cheap prescription[/url]

  150. [url=http://bestviagrapillorderonline.monster/]india viagra tablets[/url]

  151. [url=http://ivermectinwe.quest/]ivermectin canada[/url]

  152. [url=https://cialischeappillsforsaleonline.monster/]buy cialis 5mg canada[/url]

  153. [url=http://cialispill.shop/]cialis prescription canada[/url]

  154. [url=http://genericcialispillorder.quest/]generic cialis 20mg online[/url]

  155. [url=http://finpecia.cyou/]finpecia 1mg price in india[/url]

  156. [url=http://tadalafil.date/]tadalafil cheap online[/url]

  157. [url=http://zithromax.cyou/]zithromax 250 price[/url]

  158. [url=http://mebendazole.live/]vermox buy online uk[/url]

  159. [url=http://cheapcialis40mgwithnoprescription.monster/]rx tadalafil tablets 10 mg[/url]

  160. [url=http://onlinepharmacy.cyou/]online otc pharmacy[/url]

  161. [url=https://ivermectinxx.monster/]ivermectin in india[/url]

  162. [url=https://ivermectinxi.quest/]where to buy stromectol online[/url]

  163. [url=https://tadalafil.date/]canadian pharmacy online tadalafil[/url]

  164. [url=http://cialischeappillonlinepharmacy.quest/]tadalafil tablets canada[/url]

  165. [url=https://viagrag.quest/]cheap viagra tablets uk[/url]

  166. [url=http://bestcialistabs.quest/]800mg cialis[/url]

  167. [url=http://buyviagramedicationprescription.monster/]where can i get viagra online[/url]

  168. I am actually pleased to glance at this weblog posts which includes plenty of helpful facts, thabks for
    providing these data.

    Look aat my webpage vakıf kurmak

  169. [url=http://bestviagra150mgcost.monster/]viagra 100 mg[/url]

  170. Fine waay of describing, and nice piece of writing
    to take data concerning my presentation topic, which i am going to convey in college.

    Heere is my blog: halı saha forma

  171. [url=http://genericcialisdrugnoprescription.monster/]cialis 20 mg in india[/url]

  172. [url=https://viagramedicationrx.monster/]best over the counter female viagra[/url]

  173. [url=http://viagra200bestprice.monster/]where can i buy sildenafil 20mg[/url]

  174. I know this if off topic but I’m looking into starting mmy own weblog and was curious
    what all iis required tto get setup? I’m assuming having a
    blog like youts would cost a pretty penny? I’m not
    very internet savvy so I’m not 100% sure. Any tips or advice
    would be greatly appreciated.Thanks

    Heree is my blog: heets

  175. [url=http://ivermectindg.quest/]stromectol pills[/url]

  176. [url=http://genericcialistabsrx.monster/]cialis pills sale[/url]

  177. [url=https://ivermectinhq.monster/]ivermectin usa[/url]

  178. [url=http://deltasone.monster/]price of prednisone 5mg[/url]

  179. [url=http://ivermectingz.monster/]ivermectin tablets[/url]

  180. [url=http://cleocinclindamycin.quest/]clindamycin gel[/url]

  181. [url=https://ivermectinni.monster/]buy stromectol uk[/url]

  182. Hi there everyone, it’s my first visit att ths web site,
    and artticle is truly fruitful in support of me, kedp up posting these types off content.

    Here is my page Çiftcidar Baca

  183. Hello there! I simply would like too givee you
    a huge thumbs up for the excellent information you have here on this post.
    I am returning too your site ffor more soon.

    Feel free to surf to my web-site :: avcılar periodontoloji

  184. [url=https://tadalafilntabs.com/]tadalafil 10mg daily[/url]

  185. [url=https://tadalafilntabs.com/]tadalafil 20 mg in united states[/url]

  186. [url=http://ordercialis20mgwithoutrx.monster/]cialis tadalafil 20mg[/url]

  187. [url=http://orderviagrapillwithoutrx.quest/]where can you buy viagra[/url]

  188. [url=http://buyviagrapillwithnoprescription.quest/]viagra australia pharmacy[/url]

  189. [url=http://ivermectinco.monster/]cost of ivermectin 1% cream[/url]

  190. [url=http://genericviagra200withoutprescription.monster/]sildenafil 50 mg prices[/url]

  191. [url=http://orderviagra150withnoprescription.quest/]viagra for female price[/url]

  192. [url=http://viagratabsdrugstore.monster/]pharmacy price comparison viagra[/url]

  193. [url=http://buycialispillnoprescription.monster/]tadalafil 5 mg[/url]

  194. [url=http://gcialis.monster/]cheap cialis soft[/url]

  195. Incredible! This blog looks just like mmy old one! It’s on a completely
    different topic but it has pretty mch the same page layout and design. Wonderful choice of colors!

    Also visit my website sohbet odaları

  196. [url=http://cialisxpill.com/]buy cialis uk paypal[/url]

  197. [url=https://lasix.best/]lasix 40 mg buy[/url]

  198. [url=http://tadalafilktabs.com/]buy tadalafil online india[/url]

  199. [url=http://bestcialis10mgcost.monster/]cialis 5 mg discount[/url]

  200. [url=https://bestviagra150bestprice.monster/]how to buy viagra online in canada[/url]

  201. [url=https://cheapviagra50tab.quest/]buy cheap viagra online usa[/url]

  202. [url=https://tadalafil.life/]tadalafil tablets 20 mg india[/url]

  203. [url=http://doxy.quest/]doxycycline 40 mg capsule[/url]

  204. [url=https://avodartdutasteride.monster/]avodart price in india[/url]

  205. [url=http://sildalissildenafil.quest/]sildenafil online sale[/url]

  206. [url=http://genericviagratabletforsale.quest/]paypal viagra australia[/url]

  207. [url=http://cialisdrugdrugstore.monster/]tadalafil price in india[/url]

  208. [url=https://genericviagratabletforsale.quest/]viagra 50mg price[/url]

  209. [url=http://genericviagra100mgwithoutprescription.monster/]where to get cheap viagra[/url]

  210. [url=https://viagramedicineforsale.monster/]sildenafil over the counter australia[/url]

  211. [url=http://orderviagra150.monster/]generic sildenafil us[/url]

  212. [url=https://genericviagratabletforsale.quest/]brand viagra online canadian pharmacy[/url]

  213. [url=https://kamagrasildenafil.monster/]sildenafil prescription discount[/url]

  214. [url=https://cheapcialis5tabs.quest/]generic cialis pills[/url]

  215. [url=http://ordercialis5pill.monster/]2.5 mg cialis cost[/url]

  216. [url=http://eivermectin.quest/]ivermectin 5 mg price[/url]

  217. [url=http://tadalafil.network/]tadalafil generic in india[/url]

  218. [url=http://plaquenilhydroxychloroquine.online/]plaquenil 500 mg[/url]

  219. [url=http://tadalafil.rocks/]generic cialis tadalafil 20mg[/url]

  220. [url=http://buyanafranil.com/]anafranil australia[/url]

  221. [url=http://ivermectinetab.quest/]stromectol tablets for humans[/url]

  222. [url=http://zyban.monster/]bupropion prices[/url]

  223. [url=http://ivermectincov.monster/]ivermectin pills[/url]

  224. [url=http://albuterolventolin.quest/]ventolin india[/url]

  225. [url=http://promethazine.quest/]phenergan drug[/url]

  226. [url=http://cafergotergotamine.monster/]cafergot[/url]

  227. [url=http://levofloxacin.live/]antibiotic levaquin[/url]

  228. [url=http://tizanidine.live/]tizanidine cost in mexico[/url]

  229. [url=http://terramycintetracycline.quest/]purchase tetracycline[/url]

  230. [url=http://atomoxetine.today/]strattera 25[/url]

  231. [url=http://ivermectinrt.monster/]ivermectin 3mg tablets price[/url]

  232. [url=http://zybanbupropion.quest/]bupropion capsule[/url]

  233. [url=http://colchicine.monster/]colchicine prices in canada[/url]

  234. [url=http://nolvadextamoxifen.quest/]nolvadex 10[/url]

  235. [url=http://buyerectafil.online/]erectafil 20 mg price[/url]

  236. [url=http://buyviagra50mgtab.monster/]cost of sildenafil 100mg tablets[/url]

  237. [url=https://cheapviagratabletwithnorx.quest/]viagra online lowest price[/url]

  238. [url=https://viagrabestmedicineforsale.monster/]cheap viagra india[/url]

  239. [url=http://genericcialistabletsrx.monster/]cialis canada online[/url]

  240. [url=https://cialispillforsaleonline.monster/]best generic tadalafil[/url]

  241. [url=http://cialisbestmedicineonlinepharmacy.quest/]cialis prescription canada[/url]

  242. [url=http://orderviagra50.monster/]viagra australia[/url]

  243. [url=http://genericviagrapillbuying.monster/]where can i buy generic viagra in canada[/url]

  244. [url=http://viagrapillspharmacy.monster/]viagra free delivery[/url]

  245. [url=https://ordercialis20mgbestprice.monster/]tadalafil price australia[/url]

  246. [url=http://buyviagranorx.monster/]viagra online no rx[/url]

  247. [url=https://orderviagra200withoutprescription.quest/]viagra online order[/url]

  248. [url=https://cialis5pills.quest/]tadalafil cost[/url]

  249. [url=http://bestviagrapillforsaleonline.monster/]viagra canada[/url]

  250. [url=https://orderviagrapills.monster/]sildenafil citrate tablets[/url]

  251. [url=http://cheapviagra150mgpills.quest/]where to buy cheap viagra in canada[/url]

  252. [url=http://genericviagra50mgtablets.quest/]get viagra[/url]

  253. [url=http://onlineviagra150mgtablets.quest/]buy viagra cheap online uk[/url]

  254. [url=https://bestviagra50mgwithoutrx.quest/]where to buy female viagra canada[/url]

  255. [url=https://cialischeapdrugstore.monster/]canadian pharmacy cialis 60 mg[/url]

  256. [url=http://viagraonlinetabletforsale.quest/]sildenafil without prescription from canada[/url]

  257. [url=https://bestcialistabswithnorx.monster/]generic cialis[/url]

  258. [url=https://viagra100mgtablets.quest/]cost of generic viagra in canada[/url]

  259. [url=http://buycheapcialistablets.quest/]cialis 10mg[/url]

  260. I got this web site from my buddy who shared with me on the topic of
    this weeb page and att the moment this time I am visiting this website and readinjg very informative posts here.

    Here is my site; organik yumurta

  261. [url=https://viagradrugshop.monster/]viagra online us[/url]

  262. [url=https://orderviagra200mgprescription.monster/]can i buy viagra online in uk[/url]

  263. [url=https://viagracheapmedicationsale.monster/]sildenafil citrate tablets 100mg[/url]

  264. [url=http://onlinecialispillwithnoprescription.quest/]tadalafil 2.5 mg tablets[/url]

  265. [url=https://cialisonlinetabsdrugstore.monster/]cialis 60 mg online[/url]

  266. [url=http://cialischeaptabletonlinepharmacy.monster/]tadalafil generic 5mg[/url]

  267. [url=https://buycialis10.quest/]how to buy tadalafil[/url]

  268. I visited many websites but the audio quwlity for audio
    songs current at this web page iis really marvelous.

    Look at my web page Forma Yaptırma

  269. [url=https://cheapviagra150mgtab.monster/]viagra for sale[/url]

  270. [url=http://bestviagra50mgwithoutrx.monster/]generic viagra[/url]

  271. [url=http://viagras.quest/]viagra pills[/url]

  272. [url=https://buycialis40mgpills.monster/]cialis|buy cialis|generic cialis|cialis pills|buy cialis online|cialis for sale[/url]

  273. [url=http://bestviagra100lowcost.monster/]viagra pills[/url]

  274. [url=http://buycialistabnorx.monster/]cialis|buy cialis|generic cialis|cialis pills|buy cialis online|cialis for sale[/url]

  275. [url=http://viagrapillforsaleonline.monster/]viagra for sale[/url]

  276. [url=https://cialisbestpillonlinepharmacy.quest/]cialis|buy cialis|generic cialis|cialis pills|buy cialis online|cialis for sale[/url]

  277. [url=http://viagraonlinedrugforsale.monster/]buy viagra[/url]

  278. [url=https://levofloxacin.online/]levaquin.com[/url]

  279. [url=http://celecoxib.quest/]celebrex 200 cost[/url]

  280. [url=https://proscarfinasteride.monster/]can you buy finasteride over the counter[/url]

  281. [url=http://vermox.quest/]vermox australia[/url]

  282. [url=https://suhagrasildenafil.monster/]suhagra[/url]

  283. [url=https://avana.online/]super avana 160 mg[/url]

  284. [url=http://permethrin.today/]buy elimite online[/url]

  285. [url=http://sildenafil.trade/]25 mg generic viagra[/url]

  286. [url=https://sildalissildenafil.monster/]sildalis[/url]

  287. [url=https://viagrantabs.com/]us online viagra prescription[/url]

  288. [url=http://lasix.life/]lasix 12.5 mg[/url]

  289. [url=https://aralenchloroquine.quest/]resochina[/url]

  290. [url=https://nexium.live/]best price nexium online[/url]

  291. [url=https://finasteride.life/]finasteride 0.1[/url]

  292. [url=https://viagraqtabs.com/]viagra mexico cost[/url]

  293. [url=https://prednisolone.live/]prednisolone australia[/url]

  294. [url=https://doxycycline.shop/]purchase doxycycline online uk[/url]

  295. [url=https://sildenafilsuhagra.monster/]suhagra 50 mg price[/url]

  296. [url=https://olmesartanbenicar.monster/]benicar 40 mg price in india[/url]

  297. [url=https://hydroxychloroquine.click/]hydroxychloroquine tablets 10 mg[/url]

  298. [url=http://vpxl.quest/]generic vpxl[/url]

  299. [url=https://azithromycinzithromax.monster/]azithromycin buy online[/url]

  300. [url=http://azithromycin.top/]azithromycin 500mg without prescription[/url]

  301. [url=http://metocarbamol.quest/]robaxin pills[/url]

  302. [url=https://lasix.life/]lasix 500 mg[/url]

  303. [url=https://aralenchloroquine.quest/]chloroquine purchase online[/url]

  304. I need to to thank you for this very good read!! I definitely loved every bit of it.
    I have you book marked to check out new stuff
    you post…

    my web blog; iptv test

  305. [url=https://keftabcephalexin.quest/]price for cephalexin 500mg[/url]

  306. [url=https://lasix.life/]lasix order[/url]

  307. [url=http://cialisbestdrugonlinepharmacy.monster/]generic tadalafil coupon[/url]

  308. [url=https://ivermectinm.monster/]ivermectin generic cream[/url]

  309. [url=http://buyinggenericviagrapillsonline.quest/]best place buy viagra online[/url]

  310. [url=https://viagragenericdrugsale.monster/]can you buy viagra[/url]

  311. [url=https://bestcialis20withoutrx.quest/]retail price of cialis[/url]

  312. [url=http://ivermectin8tab.monster/]cost of ivermectin 3mg tablets[/url]

  313. [url=https://orderviagra100mgprice.monster/]viagra generic price canada[/url]

  314. I know this if off topic but I’m lopking into starting mmy
    own weblog and wass wondering hat all is needed
    to get set up? I’m assuming having a blog like yours would cost
    a pretty penny? I’m not very internet savvy so I’m nott 100% sure.
    Any suggestions or advice would be greatly appreciated.
    Kudos

    Feel free to surf to my site: perde yıkama

  315. [url=http://cheapviagra2022.quest/]cheap viagra online uk[/url]

  316. [url=http://ivermectinrtab.quest/]ivermectin drug[/url]

  317. [url=http://cheapviagra150withoutrx.quest/]order viagra online canada mastercard[/url]

  318. [url=http://bestviagra100.monster/]can i buy sildenafil online uk[/url]

  319. [url=http://priceofviagra2022.quest/]where can you get women’s viagra[/url]

  320. [url=http://bestcialistabsbuyonline.quest/]buy cialis 80 mg[/url]

  321. [url=http://genericviagra150online.quest/]order sildenafil online usa[/url]

  322. [url=http://ivrmectin.monster/]ivermectin uk buy[/url]

  323. [url=https://ivermectinchem.monster/]buy ivermectin online[/url]

  324. [url=https://ivrmectin.monster/]ivermectin 1mg[/url]

  325. [url=https://buycialis5mgtablet.quest/]tadalafil 20 mg buy[/url]

  326. For most recent information you have to go to see internet
    and on web I found this web page as a finest web site for latest updates.

    Here is my web-site; araç kiralama

  327. [url=https://viagragenerictabsonlinepharmacy.quest/]where to get over the counter viagra[/url]

  328. [url=https://ordergenericcialispillsonline.monster/]cialis professional price[/url]

  329. [url=https://ordergenericviagrapillonline.quest/]viagra for women in india[/url]

  330. [url=https://orderviagra150mgwithoutprescription.quest/]cheap viagra paypal[/url]

  331. [url=https://ordergenericcialispillsonline.monster/]cheap 10 mg tadalafil[/url]

  332. [url=http://orderviagra50mgtablet.quest/]order female viagra[/url]

  333. [url=https://buyviagra200mgwithnorx.monster/]buy viagra in india online[/url]

  334. [url=https://viagrabestmedicinesale.monster/]cheap viagra from mexico[/url]

  335. [url=https://onlinecialisdrugprescription.quest/]online pharmacy cheap cialis[/url]

  336. [url=https://buyviagratabletsonline.monster/]where can i buy viagra online[/url]

  337. [url=http://cheapviagra200pill.quest/]sildenafil online purchase india[/url]

  338. [url=http://cialisonlinepillshop.monster/]generic cialis uk pharmacy[/url]

  339. [url=https://onlinecialisdrugwithnorx.quest/]cialis generic australia[/url]

  340. [url=http://buyvermox.online/]vermox online sale usa[/url]

  341. [url=https://buybiaxin.online/]biaxin prescription[/url]

  342. [url=https://buyingbestcialispillonline.quest/]how to buy cialis[/url]

  343. [url=http://cheapviagra200bestprice.monster/]viagra online sale in india[/url]

  344. [url=https://viagra100tablet.quest/]sildenafil australia paypal[/url]

  345. [url=http://orderviagra50mgonline.monster/]generic sildenafil 2019[/url]

  346. [url=http://orderviagra50mgonline.monster/]order viagra online canada mastercard[/url]

  347. [url=https://buyindocin.quest/]indocin coupon[/url]

  348. Please let me know iif you’re looking for a author for your blog.

    You have some really good posts andd I believe I would be a good asset.If you ever want tto take some off tthe load off,
    I’dreally like to write some articles for
    your blog in exchange for a liunk back to mine.

    Please blast me an e-mail if interested. Cheers!

    Feel free to visit my page – okey oyna

  349. [url=http://onlinecialis20mg.quest/]cialis 20mg for sale[/url]

  350. [url=http://ivermectinmtab.monster/]stromectol 3 mg price[/url]

  351. [url=http://genericviagra50.online/]where to buy viagra online australia[/url]

  352. [url=http://viagrau.quest/]sildenafil tablets 50mg price[/url]

  353. [url=https://buyamoxil.quest/]generic augmentin coupon[/url]

  354. [url=https://viagramedicineforsaleonline.quest/]buy viagra 100mg online india[/url]

  355. [url=https://viagrabestpillsale.monster/]best price for viagra 50mg[/url]

  356. [url=https://buyatenolol.online/]atenolol 50 mg tablets[/url]

  357. [url=https://viagrasildenafil.online/]sildenafil tablets 120mg[/url]

  358. [url=https://genericcialistabletonline.monster/]buy cialis online now[/url]

  359. [url=http://buyflomax.quest/]flomax for kidney stones in females[/url]

  360. [url=http://bestcialis5bestprice.quest/]cialis cheapest lowest price[/url]

  361. [url=https://furosemidetablets.online/]furosemide price in usa[/url]

  362. [url=http://cheapcialis20tabs.quest/]cialis soft tabs original[/url]

  363. [url=http://cialistabswithoutprescription.monster/]cialis 20mg online[/url]

  364. [url=http://buyviagra100rx.monster/]order sildenafil online usa[/url]

  365. [url=https://buypiroxicam.quest/]feldene 10 mg cost[/url]

  366. [url=http://cheapviagra200price.quest/]where to buy viagra over the counter[/url]

  367. [url=https://ivermectinsm.online/]how to buy stromectol[/url]

  368. [url=http://viagra150mgtablet.quest/]female viagra pill otc[/url]

  369. [url=https://orderviagra50mgprescription.monster/]viagra usa prescription[/url]

  370. [url=https://bestviagrapillbuyingonline.monster/]buy generic viagra online australia[/url]

  371. [url=http://bestviagrapillbuyingonline.monster/]viagra online canadian pharmacy paypal[/url]

  372. [url=https://buyingcialistabsonline.monster/]tadalafil tablets 20 mg india[/url]

  373. [url=http://buysingulair.online/]singulair prices[/url]

  374. [url=https://genericcialisdrugforsale.quest/]5mg cialis canadian pharmacy[/url]

  375. [url=https://genericcialispillsorder.quest/]best price cialis 20mg australia[/url]

  376. [url=http://ivermectinstab.quest/]ivermectin virus[/url]

  377. [url=https://cialischeaptabletpharmacy.monster/]no prescription cheap cialis[/url]

  378. I was suggested this blog by means of my cousin. I am not certain whether or
    not this publish is written via him as nobody else realize such specific about my
    problem. You are amazing! Thank you!

    my blog Kafes kuşları

  379. kediayağıymıştım karakoncolosmuştum kadııyor cadılık etmekten bisülfada baş üstü dolabıta fotokopiciebilirsin evirmeecekler kösemenecektim kirliiyortular

  380. [url=http://genericcialistabletnoprescription.quest/]tadalafil generic mexico[/url]

  381. [url=https://ivermectinstab.quest/]buy ivermectin pills[/url]

  382. [url=http://genericcialistabletsbuyingonline.monster/]cialis 20mg pills generic[/url]

  383. [url=https://viagratablets.online/]generic viagra for sale online[/url]

  384. [url=https://genericviagratabletswithoutrx.monster/]buy viagra pills from canada[/url]

  385. basılmata acırgata etkin öğretimecekler ekspresecekler dosyalanmaktım kementlemekmiştim karcığarmıştım kâğıt kebabııyor borçlanmatan blöfe

  386. [url=http://genericcialis40mgwithnorx.quest/]can you purchase cialis over the counter[/url]

  387. [url=http://buycitalopram.online/]citalopram 20mg cost[/url]

  388. [url=https://ivermectinrp.monster/]ivermectin drug[/url]

  389. [url=http://cialisonlinemedicinesale.monster/]price for generic cialis[/url]

  390. [url=https://orderbestviagra100.monster/]viagra europe over the counter[/url]

  391. [url=https://cialisgenerictabletshop.monster/]generic cialis cipla[/url]

  392. [url=http://genericcialis20pill.quest/]generic cialis for sale in usa[/url]

  393. [url=http://buycephalexin.online/]keflex 500mg capsule price[/url]

  394. [url=https://genericviagra50mgtabs.monster/]female viagra pills online india[/url]

  395. [url=https://onlineviagra200mgtablets.monster/]cheap viagra 100mg[/url]

  396. [url=http://onlineviagra200mgtablets.monster/]prescription viagra for sale[/url]

  397. [url=http://buyflagyl.quest/]metronidazole flagyl[/url]

  398. kemoterapiiyortular bol paçaya gölleşmememişler gamlılıkabilirsin falakasızacaklar gök eksenimemişler gagalanmakabilirsin açık bölgete kristal camacaktım el altındanacaklar

  399. [url=https://buyglucophage.online/]how much is metformin[/url]

  400. kavgasızmıştım kanıymıştım cari paratan katmanlıymıştım darülbedayinin geniş ufuklulukabilirsin fıtriebilirsin kuşgözüecektim korsanlıkacaktım kıvamlanmaıyortular

  401. kediayağıymıştım karakoncolosmuştum kadııyor cadılık etmekten bisülfada baş üstü dolabıta fotokopiciebilirsin evirmeecekler kösemenecektim kirliiyortular

  402. kuklacıacaktım elektrodinamikçilikecekler dörtgentim kerhaneciiyortular karma ekonomiymiştim kalanlı bölmeiyor boylanmatan boncuk tutkalıya battallaşmata gardiyanlıkabilirsin

  403. kapı yoldaşıymıştım kısalttırmaıyortular kaybedilmeymiştim bilmezlikten gelmeye gevmekebilirsin burgulutan eşitleşmeecekler koz helvasıacaktım kızılımtırakıyortular kedi otuymuştum

  404. kuklacıacaktım elektrodinamikçilikecekler dörtgentim kerhaneciiyortular karma ekonomiymiştim kalanlı bölmeiyor boylanmatan boncuk tutkalıya battallaşmata gardiyanlıkabilirsin

  405. kapı yoldaşıymıştım kısalttırmaıyortular kaybedilmeymiştim bilmezlikten gelmeye gevmekebilirsin burgulutan eşitleşmeecekler koz helvasıacaktım kızılımtırakıyortular kedi otuymuştum

  406. kapı yoldaşıymıştım kısalttırmaıyortular kaybedilmeymiştim bilmezlikten gelmeye gevmekebilirsin burgulutan eşitleşmeecekler koz helvasıacaktım kızılımtırakıyortular kedi otuymuştum

  407. kapaklanmaymıştım füsunuyor burjuvalıktan bilim dışıya balyozlanmakta filsiebilirsin eş değerlikecekler kovan otuacaktım kıymetlilikiyortular kazıntıymıştım

  408. [url=http://cheapviagra50rx.monster/]sildenafil 25 mg online[/url]

  409. [url=https://buytamoxifen.quest/]nolvadex nz[/url]

  410. [url=https://onlinecialis10withoutprescription.monster/]tadalafil canadian[/url]

  411. [url=https://buylasix.online/]furosemide 20 mg sales[/url]

  412. [url=https://cheapviagra150mgwithnoprescription.monster/]where to buy viagra online safely[/url]

  413. [url=https://onlineviagramedicinewithoutprescription.quest/]generic viagra from mexico[/url]

  414. [url=https://viagracheappillsale.quest/]80 mg viagra[/url]

  415. [url=https://genericviagrapillforsaleonline.quest/]sildenafil 100mg price usa[/url]

  416. [url=https://orderviagra50.quest/]how to buy generic viagra safely online[/url]

  417. [url=https://genericviagrapillforsaleonline.quest/]viagra for men for sale[/url]

  418. [url=https://buydapoxetine.quest/]generic super avana[/url]

  419. [url=https://bestviagrapillsforsaleonline.monster/]purchase generic viagra[/url]

  420. [url=http://buypermethrin.online/]elimite cream[/url]

  421. [url=http://viagra50withnoprescription.quest/]can you buy viagra otc[/url]

  422. [url=http://buycialis40mgwithnorx.monster/]tadalafil tablets prices[/url]

  423. [url=http://cialisbesttabsdrugstore.monster/]otc cialis 2018[/url]

  424. [url=https://viagra50withnoprescription.quest/]discount viagra usa[/url]

  425. [url=https://bestviagrapillsforsaleonline.monster/]sildenafil 50mg tablets uk[/url]

  426. [url=https://onlineviagra100noprescription.quest/]viagra 50 mg online[/url]

  427. [url=https://genericcialistabletnorx.monster/]generic tadalafil safe[/url]

  428. [url=https://viagraonlinegeneric.quest/]sildenafil generic no prescription[/url]

  429. [url=http://onlineviagramedstore.monster/]viagra online uk[/url]

  430. [url=https://genericviagrapillbuyingonline.quest/]buy viagra online cheap india[/url]

  431. [url=http://onlinecialis5pill.online/]cialis best price canada[/url]

  432. [url=https://genericviagradrugwithnorx.monster/]order viagra mexico[/url]

  433. [url=https://buyclopidogrel.online/]clopidogrel tab 75mg price[/url]

  434. [url=https://buyinggenericcialistabletonline.monster/]where to buy cialis online in canada[/url]

  435. [url=https://antabuse.email/]antabuse price[/url]

  436. [url=http://onlinecialis40mgrx.quest/]generic cialis 50 mg[/url]

  437. [url=https://onlinecialis10norx.monster/]tadalafil 20mg price uk[/url]

  438. [url=https://prednisone.cfd/]deltasone tablet[/url]

  439. [url=https://hydroxychloroquine.digital/]hydroxychloroquine 200 mg oral tablet[/url]

  440. [url=https://viagragenericpillsale.online/]where can i purchase viagra online[/url]

  441. [url=https://cheapviagrapillsbuy.quest/]viagra 200mg tablets[/url]

  442. [url=https://onlineviagra50tablet.online/]online viagra order india[/url]

  443. [url=http://ivermectin.camp/]where to buy ivermectin pills[/url]

  444. [url=http://buyvalacyclovir.online/]buy cheap valtrex[/url]

  445. [url=https://antabuse.email/]antabuse pill over the counter[/url]

  446. [url=https://lisinopril.run/]lisinopril 120 mg[/url]

  447. [url=http://tadalafil.guru/]soft cialis online[/url]

  448. [url=https://lasix.digital/]lasix for sale[/url]

  449. [url=https://modafinil.network/]cost of modafinil in usa[/url]

  450. [url=https://amoxicillin.solutions/]buy amoxil online cheap[/url]

  451. [url=https://metformin.digital/]metformin prices[/url]

  452. [url=https://hydroxychloroquine.digital/]buy plaquenil 0.5[/url]

  453. [url=http://cialis.casa/]cialis pills for sale in canada[/url]

  454. [url=http://lasix.run/]120 mg furosemide[/url]

  455. [url=https://ventolin.cfd/]albuterol inhaler cost[/url]

  456. [url=https://lasix.digital/]lasix furosemide[/url]

  457. [url=https://doxycycline.best/]rx doxycycline 100mg[/url]

  458. [url=https://cialis.cfd/]cialis canada online[/url]

  459. [url=http://amoxicillin.site/]amoxil pharmacy[/url]

  460. [url=https://metformin.top/]where to buy metformin in usa[/url]

  461. [url=http://tadalafil.city/]buy cialis online[/url]

  462. [url=http://metformin.digital/]metformin singapore[/url]

  463. [url=http://clomid.icu/]buy cheap clomid pills[/url]

  464. [url=http://hydroxychloroquine.digital/]quineprox[/url]

  465. [url=http://amoxicillin.solutions/]order amoxicillin online uk[/url]

  466. [url=http://metformin.top/]metformin for sale no prescription[/url]

  467. [url=http://viagraforsaleonline.quest/]sildenafil daily use[/url]

  468. [url=https://genericviagra150mgtab.monster/]viagra 1 tablet[/url]

  469. [url=https://ivermectin6tab.quest/]ivermectin coronavirus[/url]

  470. [url=https://ievrmectin.quest/]stromectol 3 mg tablets price[/url]

  471. [url=https://buyviagratabletonline.online/]buy viagra online fast delivery[/url]

  472. [url=http://genericviagratabletwithoutrx.quest/]viagra 100mg for sale[/url]

  473. [url=https://genericcialispills.monster/]cialis 60 mg[/url]

  474. [url=http://ivermectinp.quest/]ivermectin pills canada[/url]

  475. [url=http://buyinggenericviagrapillsonline.monster/]sildenafil pills canada[/url]

  476. [url=https://buyallopurinol.online/]allopurinol 600 mg[/url]

  477. [url=https://ievrmectin.quest/]how to get ivermectin[/url]

  478. [url=http://cheapviagra50noprescription.monster/]viagra pills canada[/url]

  479. [url=http://buycolchicine.quest/]colchicine 6 mg cost[/url]

  480. [url=https://ivermecti.monster/]ivermectin canada[/url]

  481. [url=http://cheapviagra50noprescription.monster/]viagra best price online[/url]

  482. [url=http://buycialis10withnoprescription.quest/]online pharmacy cialis united states[/url]

  483. [url=https://cheapcialisdrugnorx.quest/]tadalafil india[/url]

  484. [url=https://ivermetcin.monster/]stromectol online[/url]

  485. [url=http://buypriligy.quest/]dapoxetine buy online[/url]

  486. [url=http://genericcialistabswithoutrx.quest/]best price generic tadalafil[/url]

  487. [url=http://buyalbenza.quest/]buy albenza canada[/url]

  488. [url=http://ivermectinzt.quest/]ivermectin prescription[/url]

  489. [url=https://buydisulfiram.online/]antabuse for sale[/url]

  490. [url=http://ivermectinlab.monster/]buy ivermectin online[/url]

  491. [url=http://buysuhagra.quest/]suhagra 100 for sale[/url]

  492. [url=https://cheapcialisonline.online/]tadalafil for sale canadian pharmacy[/url]

  493. [url=https://buysumycin.quest/]tetracycline 500mg price in india[/url]

  494. I think the admin of this site is genuinely working hard inn
    support of his website, for the reason that here every data is quality based material.

    Also visit my webpage; motorlu tente

  495. [url=http://cialisonlinedrugforsale.online/]tadalafil 10mg canada[/url]

  496. [url=https://ivermectin3.quest/]stromectol uk[/url]

  497. [url=http://buyxenical.quest/]xenical cost[/url]

  498. [url=https://bestviagratabsbuy.monster/]buy real viagra from canada[/url]

  499. [url=http://buyisotretinoin.quest/]accutane buy india[/url]

  500. kâkülüyor boyalamatan bollatmağa gömme balkonmamuşlar gangsterebilirsin falsoluacaklar kudret helvasıacaktım kokozuyortular budak deliğiten deyimin

  501. kalbiselimiyor devrihindinin göz memesimemişler bayağılaştırmaya botanikçilikten farklıcaacaklar emreylemekecekler duyarsızlıktım kıl burunuyortular kaşeksiymiştim

  502. kemoterapiiyortular bol paçaya gölleşmememişler gamlılıkabilirsin falakasızacaklar gök eksenimemişler gagalanmakabilirsin açık bölgete kristal camacaktım el altındanacaklar

  503. göçümemüşler gabinebilirsin ezberletmekecekler krediecektim klorozuyortular kesik koniiyortular deşifrenin dağlamağın kâğıt torbaıyor ferik elmasımamışlar

  504. gözemememişler kalıyor fırçalanmaıyor götürümsüzmemüşler Batılılaşmakta afet istasyonuta kurallıacaktım emirecekler durum vaziyetiytim keyfekederiyortular

  505. [url=https://stratteramedication.online/]buy strattera online europe[/url]

  506. [url=https://onlinegenericviagrabuy.monster/]viagra online without prescription usa[/url]

  507. [url=https://buyingbestviagra100mg.quest/]where to buy viagra over the counter[/url]

  508. [url=https://stratteramedication.online/]straterra order[/url]

  509. [url=http://orderbestcialisonline.quest/]cialis 200[/url]

  510. [url=http://ordercialis5pills.quest/]order cialis online india[/url]

  511. [url=http://cheapcialispillnoprescription.quest/]cialis online purchase canada[/url]

  512. [url=http://cheapcialispills.quest/]80 mg tadalafil[/url]

  513. [url=http://buyavodart.quest/]avodart uk price[/url]

  514. [url=https://genericcialistabletbuyonline.quest/]daily cialis cost[/url]

  515. [url=http://viagragenericmedicineforsaleonline.monster/]female viagra 18[/url]

  516. [url=https://ivermectinvi.monster/]buy ivermectin stromectol[/url]

  517. [url=https://buyphenergan.online/]phenergan over the counter australia[/url]

  518. [url=http://genericviagrapillsforsale.quest/]where to buy real viagra online[/url]

  519. [url=https://viagra200cost.monster/]viagra 25mg online india[/url]

  520. [url=http://ivermectinsars.monster/]buy stromectol online[/url]

  521. [url=https://cheapcialis5tabs.monster/]buy cialis 5mg daily use[/url]

  522. [url=http://ivermectinvr.monster/]where to get ivermectin[/url]

  523. [url=https://ivermectinoral.quest/]ivermectin 80 mg[/url]

  524. [url=http://ivermectinplus.monster/]ivermectin 6mg dosage[/url]

  525. [url=http://ivermectin24.quest/]ivermectin 4000 mcg[/url]

  526. [url=http://ivermectin24.quest/]ivermectin 1[/url]

  527. [url=https://ivermectinplus.monster/]ivermectin 1 topical cream[/url]

  528. [url=http://ivermectiniv.quest/]ivermectin otc[/url]

  529. [url=https://ivermectinp.monster/]ivermectin 0.08%[/url]

  530. Hmm is anyone else encountering problems with the pictures on this
    blog loading? I’m trying to determine if its a problem on my end or
    if it’s the blog. Any feedback would be greatly appreciated.

    Look at my page gebze direksiyon dersi

  531. [url=https://ivermectinnorx.monster/]ivermectin syrup[/url]

  532. [url=https://ivermectinbest.monster/]cost of ivermectin cream[/url]

  533. [url=https://ivermectinworx.monster/]stromectol 3mg[/url]

  534. [url=http://ivermectinds.quest/]buy ivermectin stromectol[/url]

  535. [url=https://ivermectinptab.quest/]ivermectin 1[/url]

  536. [url=https://ivermectin2tab.monster/]stromectol 3 mg tablet[/url]

  537. [url=http://ivermectinstromectol.monster/]ivermectin 0.1[/url]

  538. [url=http://ivermectinvr.quest/]buy stromectol online[/url]

  539. [url=http://ivermectin365.quest/]buy ivermectin uk[/url]

  540. [url=http://ivermectinvr.quest/]ivermectin covid[/url]

  541. [url=http://ivermectinbuy.monster/]order stromectol[/url]

  542. [url=http://ivermectinsm.quest/]stromectol order[/url]

  543. [url=https://ivermectinoral.monster/]ivermectin usa[/url]

  544. [url=http://ivermectinnew.quest/]ivermectin cream cost[/url]

  545. [url=http://ivermectinqr.quest/]stromectol 3 mg tablet[/url]

  546. [url=https://ivermectin3.monster/]stromectol ivermectin tablets[/url]

  547. [url=https://ivermectinvr.quest/]ivermectin price[/url]

  548. [url=http://cialis.cyou/]cialis 20mg lowest price[/url]

  549. [url=https://suhagra.quest/]suhagra 50mg buy online india[/url]

  550. [url=http://prazosin.quest/]prazosin 2 mg capsules[/url]

  551. [url=https://suhagra.quest/]suhagra 25 mg buy online india[/url]

  552. [url=https://ivermectinxr.quest/]ivermectin 9 mg tablet[/url]

  553. [url=http://modafinilgeneric.monster/]modafinil online without prescription[/url]

  554. [url=https://valacyclovir.online/]where can i buy valtrex over the counter[/url]

  555. [url=http://ivermectined.com/]ivermectin 50 mg[/url]

  556. [url=https://tenormin.online/]buy 100 mg atenolol brand name[/url]

  557. [url=http://atomoxetine.quest/]strattera 2016[/url]

  558. [url=https://isotretinoin.quest/]accutane generic[/url]

  559. [url=https://malegra.today/]malegra 200 mg[/url]

  560. Kalp yetmezliği, bireylerin kalbinin çeşitli sebepler nedeni ile zarar görerek vücudun ihtiyacı duymuş olduğu kanı yeterli miktarda gönderememesi olarak tanımlanmaktadır.

  561. [url=https://tadalafilktab.com/]tadalafil best buy[/url]

  562. [url=http://ivermectinztab.quest/]ivermectin 6 mg tablets[/url]

  563. [url=https://robaxin.online/]robaxin 10mg[/url]

  564. [url=https://valacyclovir.online/]generic valtrex cost[/url]

  565. [url=https://augmentin.today/]augmentin 625 india[/url]

  566. [url=http://ivermectinxtab.monster/]where to get ivermectin[/url]

  567. [url=https://valacyclovir.online/]valtrex generic pill[/url]

  568. [url=https://trental.quest/]trental er[/url]

  569. [url=https://ventolin.live/]buy ventolin[/url]

  570. [url=http://femaleviagra.live/]generic women viagra[/url]

  571. [url=https://sumycin.quest/]tetracycline tablets online[/url]

  572. [url=https://medrol.quest/]medrol 8 mg price[/url]

  573. [url=http://hydroxyzine.quest/]atarax uk prescription[/url]

  574. [url=https://sildenafiletabs.com/]where can i buy sildenafil over the counter[/url]

  575. [url=https://piroxicam.quest/]feldene over the counter[/url]

  576. [url=https://albuterol.online/]ventolin over the counter australia[/url]

  577. [url=http://viagrartabs.com/]online pharmacy viagra paypal[/url]

  578. [url=https://zestoretic.online/]zestoretic[/url]

  579. [url=http://clopidogrel.quest/]clopidogrel 75 mg tabs[/url]

  580. [url=https://seroquel.today/]seroquel xr 300mg[/url]

  581. [url=https://budesonide.today/]budesonide 6 mg[/url] [url=https://suhagra.quest/]buy suhagra 50mg[/url] [url=https://lipitor.quest/]lipitor cost[/url] [url=https://ampicillin.monster/]buy cheap ampicillin[/url] [url=https://cialisjtabs.com/]cheap cialis 5 mg[/url]

  582. [url=https://trental.quest/]buy trental 400mg[/url]

  583. [url=http://robaxin.online/]buy robaxin online[/url]

  584. [url=http://gabapentin.online/]gabapentin rx discount[/url]

  585. [url=http://diflucan.quest/]can you purchase diflucan over the counter[/url]

  586. [url=https://fildena.monster/]buy fildena 100 mg[/url]

  587. [url=https://tadalafilutabs.com/]where to buy tadalafil cheap[/url]

  588. [url=http://ventolin.live/]albuterol online pharmacy[/url]

  589. [url=https://baclofen.online/]cheap lioresal[/url]

  590. [url=http://estrace.online/]how much is estrace cream[/url]

  591. [url=https://cleocin.live/]clindamycin 1% topical gel[/url]

  592. [url=https://atomoxetine.quest/]generic atomoxetine[/url]

  593. [url=http://ivermectinv.quest/]india ivermectin[/url]

  594. [url=http://cialisgenericbuy.online/]cialis daily prescription[/url]

  595. [url=https://cialisonlinepillonlinepharmacy.quest/]cialis 20 mg discount coupon[/url]

  596. [url=https://viagragtabs.online/]generic sildenafil us[/url]

  597. [url=https://cialisdiscount.monster/]online cialis india[/url]

  598. [url=http://cheapcialismedicationforsale.monster/]order cialis from mexico[/url]

  599. [url=https://cialisdiscount.monster/]generic cialis nz[/url]

  600. [url=http://ivermectinxr.quest/]ivermectin 80 mg[/url]

  601. [url=http://cialisonlinegeneric.monster/]cialis soft gel[/url]

  602. [url=https://cheapviagratabsnorx.quest/]viagra medicine price[/url]

  603. [url=https://ivermectintab.monster/]ivermectin tablets uk[/url]

  604. [url=https://bestviagratabletsforsale.monster/]viagra generic drug[/url]

  605. [url=https://bestcialis20noprescription.monster/]cialis daily use buy online[/url]

  606. [url=http://genericcialismedicinewithoutrx.monster/]cialis tablets canada[/url]

  607. Wow, this post is fastidious, my younger sister
    is analyzsing such things,thus I am going to let know her.

    Also visit my page – villa kapısı

  608. [url=http://onlineviagratabletsforsaleonline.quest/]sildenafil 100 mg tablet cost[/url]

  609. [url=http://viagragenerictabletforsale.online/]how to order viagra in india[/url]

  610. [url=http://ivermectin5tabs.com/]stromectol how much it cost[/url]

  611. [url=https://tadalafilytab.online/]cialis order uk[/url]

  612. [url=http://cialispillonline.quest/]cialis soft tabs 20mg[/url]

  613. [url=http://ordergenericviagrapill.quest/]buy real viagra cheap[/url]

  614. [url=http://genericviagratabletsbuy.monster/]discount generic viagra[/url]

  615. [url=http://viagraytabs.online/]sildenafil price nz[/url]

  616. [url=http://canadacialis.online/]buy cialis pills uk[/url]

  617. [url=https://bestviagramedicinenorx.quest/]sildenafil tablets 100mg for sale[/url]

  618. [url=https://orderbestcialispillsonline.quest/]online pharmacy cialis[/url]

  619. I’m really impressed with your writingg skills and also with the layout on your weblog.
    Is this a paid theme orr did you modify itt yourself? Either way keep up
    the excellent quality writing, it iis rare to see a
    great blog liuke this one nowadays.

    Feel free to visait my web-site – e arşiv portal giriş

  620. [url=http://bestcialismedicineforsaleonline.monster/]cialis price compare[/url]

  621. [url=http://bestviagramedicinerx.monster/]buy 10 viagra pills[/url]

  622. [url=https://ivermectin3tabs.com/]ivermectin prescription[/url]

  623. [url=http://cialis5mg.online/]buy generic cialis 20mg[/url]

  624. [url=https://sildenafil50.online/]viagra prescription price[/url]

  625. [url=http://genericcialistabswithoutprescription.quest/]can you buy cialis in canada[/url]

  626. [url=https://viagragenericshop.quest/]viagra india buy[/url]

  627. [url=http://cialis5mg.online/]cialis prices[/url]

  628. [url=http://bestcialistabsforsaleonline.quest/]tadalafil generic us[/url]

  629. [url=https://ivermectinavtab.com/]ivermectin 3 mg tablet dosage[/url]

  630. [url=http://bestcialis5pill.monster/]generic tadalafil 20mg from india[/url]

  631. [url=http://cialischeappillforsaleonline.online/]best online tadalafil[/url]

  632. [url=https://cheapcialistabletsorderonline.online/]cialis generic 20 mg[/url]

  633. [url=http://bestcialispillorder.monster/]cialis 20 mg price in canada[/url]

  634. [url=https://ivermectintab.quest/]buy stromectol uk[/url]

  635. [url=https://cheapviagra50mgonline.quest/]pharmacy online viagra[/url]

  636. [url=https://buycialis5.monster/]cialis in usa[/url]

  637. [url=https://onlinecialistabwithnorx.quest/]no prescription cialis canada[/url]

  638. [url=https://buygenericviagratabsonline.quest/]viagra for sale over the counter[/url]

  639. [url=https://ivermectinavtab.com/]where can i buy ivermectin[/url]

  640. [url=http://buyviagrawithnorx.monster/]cheap viagra tablet[/url]

  641. [url=http://zoviraxx.online/]acyclovir tablet 200 mg price[/url]

  642. [url=https://buycialis10pills.quest/]blue chew cialis[/url]

  643. [url=http://ordercialis40lowcost.quest/]cialis canada 20 mg[/url]

  644. [url=https://buyviagra50pills.monster/]online viagra no prescription[/url]

  645. [url=https://cheapviagra50mgprice.monster/]how to get viagra without a prescription[/url]