A antieticidade inerente da ética libertária e brutalista

A antieticidade inerente da ética libertária e brutalista

Índice Esquemático:

1. Sobre as críticas ao austro-libertarianismo e as problemáticas empíricas
2. A Contradição Transcendental: O Argumento Genérico
3. Acerca da Minha Reformulação da Contradição Transcendental: Inferências
   3.1. Premissa A: Suas Inferências Lógicas
      3.1.1. Estado Causador? It Doesn’t Really Matter.
   3.2. Premissa B: Consequências Anti-Éticas
4. Conclusão e Resposta Adiantada para uma Possível Solução 


1. Sobre as críticas ao austro-libertarianismo e as problemáticas empíricas

A ética libertária é o ponto-chave da legitimação de uma sociedade ‘voluntarista’ (excluindo-se os utilitaristas) nas palavras de seus seguidores, i.e., uma sociedade sem a presença do Estado e cuja organização se pauta na defesa da propriedade privada, voluntarismo e comportamento de não-agressão aos indivíduos ‘pacíficos’. O que, na verdade, essas premissas éticas revelam em sua prática e o que propõe? Depois de um certo ponto de reflexão, é certo que qualquer sujeito poderia encontrar uma série de objeções. Porém, essas objeções partem sempre de um ponto de vista técnico ou prático (coisas do tipo: como uma sociedade libertária lidaria com a assimetria de informações, externalidades negativas, com o jogo geopolítico atual, a garantia que os indivíduos seriam totalmente éticos, como abolir o Estado frente à escala e arsenal militar no mundo e etc).

Embora certamente eles mostrem uma certa ingenuidade libertária frente à realidade do mundo e à prática, eles são insuficientes para desfazer os argumentos frente a suposta base apriorística na qual a ética libertária está calcada (porém, mesmo esta não está livre de problemas e contradições). Em outras palavras, esses problemas não são capazes de indicar algum erro na base do austro-libertarianismo de perspectiva anarquista, por se tratarem de problemáticas técnicas, descritivas ou factuais em relação a algo ou a meios para estabelecimento desse ‘algo’.

A ética libertária, em outras palavras, não se ocupa necessariamente com os meios, mas, sim, de indicar o ‘Norte’ pelo qual um indivíduo deve agir frente à sociedade, ou a instituições, como a considerada ilegítima, que é o Estado. Por exemplo: a ocupação da ética (libertária, no caso) não trata sobre como a escravidão poderia ser abolida, mas, sim, que a escravidão deve ser abolida, por se tratar de um comportamento antiético.

É uma ética que é absoluta (porque é incondicionalmente válida), objetiva (porque sua validade independente dos desejos, caprichos e opiniões das pessoas – apesar de depender do exercício de tais faculdades para a sua realização) e atemporal, ou seja, mais precisamente: que depois de válida a ética, depois que o ser humano adquiriu consciência e passou a agir de forma intencional (tanto a quem acredita na síntese moderna da evolução ou no criacionismo), não pode ter sido “revogada” ou deixar de ter sido vigente em algum recorte temporal específico, e, desde então, essa ética possui alguns princípios e regras. Tais princípios e regras estabelecem o que é correto e incorreto. No entanto, essa correção é absoluta ou incondicional. O que significa isso?

Significa que não pode haver meio termo: para todo critério que se diz absoluto, tudo que satisfaça menos que 100% do ideal que o critério impõe é automaticamente ilegítimo. Podemos pensar em termos quantitativos para fins didáticos: 0%, 23%, 78,06% ou 99,9% de satisfação do ideal que o critério estabelece, são todos igualmente ilegítimos. Se pensarmos qualitativamente (o que é melhor ao se tratar de uma ética deontológica), ou é ou não é legítimo. Logo, tanto o maior dos Estados, quanto o menor dos Estados, é ilegítimo.

Porém, essas problemáticas técnicas não nos impedem de servir como insight para o entendimento de como a ética libertária é, em instância, antiética, pela maneira como se pauta ou assume como foco o comportamento que alguém deve ter frente aos outros indivíduos, a propriedade privada e instituições pretensamente ilegítimas como o Estado. O problema técnico comum que aqui eu gostaria de apresentar, sendo uma tese formulada (até o meu conhecimento) entre mim e alguns colegas, da qual gostamos de chamar de ‘contradição transcendental’, é um bom insight para isto.

2. A Contradição Transcendental: O Argumento Genérico 

Para quem não a conhece, a contradição transcendental é um argumento em resposta à ideia de uma ética libertária, funcionando como uma espécie de armadilha. Um dos consensos principais no que concerne à apropriação, dos autores libertários mais famosos como Murray Rothbard e Hans-Hermann Hoppe, é que eles seguem uma linha lockeana de propriedade.

Para se adquirir uma propriedade privada, você precisa ser o primeiro a se apropriar daquele recurso escasso (apropriação original), ou pode ser também por relação de trocas voluntárias de propriedade, ou então por herança, já que podemos considerar voluntária uma relação contratual.

Pensemos, agora, se qualquer ato que não está descrito assim pode ser considerado ilegítimo. O problema prático se baseia na constatação factual de que vivemos em um mundo onde há vários Estados, e de que todos eles cobram impostos, ou seja, violam a propriedade de outras pessoas; esse dinheiro beneficia outras pessoas diretamente e indiretamente, como por exemplo, uma pessoa que trabalha para uma instituição do governo e que ganha o dinheiro que veio por “roubo”, e nisso essas mesmas pessoas consomem, adquirem propriedade com esse dinheiro e o dinheiro é repassado para outras pessoas; tal constatação é de que isso está acontecendo a todo momento.

Como rastrear as propriedades das devidas pessoas e devolver o que pertence a elas de fato? Pode-se voltar até desde o início da história da humanidade, quando vários conflitos aconteceram, além de violações de propriedade. Há como restituir essas pessoas?

É geralmente nesse momento que se argumenta que “não há essa possibilidade, logo, o primeiro usuário se torna o dono a partir de X momento ou Y situação”, desenhando uma linha para inferir algum ponto onde pode-se falar quando a ética libertária passará a entrar em vigor, e a apropriação original passará a “contar”.

A contradição começa aqui. Que tipo de conclusão é esta que não bate com as suas premissas? Se alguém rouba o meu celular e vende-o, se não há como eu rastreá-lo, então o celular deixa de ser meu? Óbvio que não.

A mesma coisa vale, portanto, para o imposto. Se a ética libertária tem a pretensão de ser apriorística no que concerne a propriedade privada, isto não pode ser permitido.

Ou seja, como exemplificado antes, todas as propriedades existentes (até mesmo aquelas que existem entre sociedades que não possuem estado) são ilegítimas de acordo com a ética, por algum motivo, desde os grandes empresários que fizeram conluio com o Estado e possuem milhões ou bilhões de dinheiro ilícitos de acordo com a ética, ou as classes mais pobres que receberam auxílio de programas assistencialistas e possuem dinheiro ou propriedade obtida através de dinheiro ilegitimamente redistribuído por meio de coerção estatal. E, sim, mesmo em trocas voluntárias entre indivíduos, ou em transações com bitcoins e afins. Mesmo toda a propriedade existente e adquirida por meio de trocas comerciais, estaria ‘contaminadamente ilegítima’ com a intervenção do Estado através de impostos sobre o consumo e sobre a renda.

Porém, no caso da propriedade estatal, os autores Murray Rothbard e Hans Hermann-Hoppe já nos dão respostas. Para ser sucinto, a solução é que a propriedade estatal seria dividida entre aqueles que trabalharam nas estatais. Mas isso só toca em 1% do problema. Parece-me que ambos, Hoppe e Rothbard, esqueceram do quão sistêmica é a intervenção estatal e quanta propriedade hoje é “ilegítima”.

Pode-se retrucar e afirmar “Ok, o Estado cobra imposto, mas isso é irrelevante na medida em que o que eu ganho com base no meu trabalho e meu esforço é algo que pertence a mim. Mesmo que o Estado tome uma parte disso, isso não torna o que eu ganhei ilegítimo“.

Ah, mas não torna mesmo! E não se está falando do que você ganhou com base no seu esforço e trabalho.

Se está falando somente de todo o resto de coisas que você adquiriu que são “contaminadas”, sem você querer ou saber, da intervenção estatal. Você trabalhou e ganhou seu salário, e então precisa comprar coisas, certo?

Essas coisas já vêm embutidas de impostos, e você está comprando algo cujo lucro real (a propriedade devida ao empresário, caso a ética da propriedade absoluta estivesse de facto vigente) teve uma parcela roubada pelo Estado. Você está comprando algo que é ilegítimo.

Não concorda? Não enxerga isso? Basta lembrar que toda intervenção estatal é fruto de coerção e violência ilegítimas. Tudo que é fruto disso é igualmente ilegítimo. O Estado não interfere só nos impostos. Ele interfere na política de juros, controle da oferta monetária, redistribuição de renda e etc.

E lembremos, também, que para uma ética absoluta não existe meio termo. Isso é importante, pois se você acredita na ética absoluta, você tem que ter a convicção de que ela é absolutamente correta e não pode ser relativizada. Caso contrário, a sua mentalidade é meramente utilitarista e você nunca esteve realmente preocupado com aquilo que é, de fato, correto ou incorreto. Toda intervenção estatal é igualmente ilegítima na medida em que um parâmetro absoluto não permite gradações. Falando de forma mais simples: ou é 8, ou 80.

Mesmo que essa sociedade não tenha mais um Estado, as relações de propriedade foram fruto da coerção e da intervenção ilegítima anterior de um estado que existia. Então há propriedades ilegítimas, e, se há propriedades ilegítimas, a “sociedade” então é igualmente ilegítima (quando falo de sociedade me refiro ao conjunto de todas as relações sociais de propriedade entre indivíduos e coisas, lembremos que sociedade na concepção libertária não existe, apenas indivíduos e recursos escassos).

A grande sacada desta ideia é o seu efeito. Deixa o libertário com apenas duas opções:

1) aceitar que o ideal de propriedade da ética libertária não faz sentido e aceitar que sua ética é contraditória, e, portanto, arbitrária ou inválida;

2) ou prosseguir em relativizar e desenhar uma linha imaginária; ou seja, falar que a partir de X ponto vale a ética, para tentar fugir desse problema. Nesse caso, a ética libertária deixa de ser objetiva, a priori e atemporal, e passa a ser arbitrária, passando a ser aberta a qualquer tipo de relativismo, deixando-a ineficaz.

Esse é o argumento original, usado por meus colegas. Porém, não é este o insight que eu gostaria de fornecer aqui. Mas já é um ponto de partida para algo que estive pensando.

Porém, eu gostaria aqui de melhorá-lo, e aprofundá-lo, para evidenciar que a ética libertária, quando pretende ser a delimitação normativa no que concerne a atitude comportamental (ou seja, como proceder) dos indivíduos frente a outros indivíduos, a propriedade, e ao Estado (e o procedimento ético, nesse caso, é justamente não reconhecer legitimidade nele), acaba sendo necessariamente anti-ética.

3. Acerca da Minha Reformulação da Contradição Transcendental: Inferências

Partindo do ponto anterior, creio que seja possível afirmar via inferência que:

  1. a) qualquer indivíduo de uma mesma sociedade, agora, pode agredir o outro livremente, levando em conta que este está se apropriando de sua ‘propriedade original’ através de ‘benefícios públicos’ dos impostos ou de diversas outras formas de violações diferentes e inevitáveis descritas anteriormente.

3.1 Premissa A: Suas Inferências Lógicas

Explicando melhor o ponto a): aqui vale lembrar que a ética libertária procede em afirmar que a agressão é legítima quando há agressão à propriedade privada primeiramente. Partindo dessa noção seria totalmente viável eu afirmar que: se eu desejar agredir qualquer pessoa da minha cidade por ela estar se beneficiando de algo comprado com o dinheiro do meu imposto (minha propriedade), ou por inevitavelmente ter violado minha propriedade de algum jeito (como expliquei anteriormente), minha agressão seria legítima; como há o princípio da proporcionalidade, nada mais justo que eu compense isso podendo começar agressão contra outrem, violando sua propriedade para me ressarcir também.

3.1.2) Estado Causador? It Doesn’t Really Matter.

OBS: O fato de ser o Estado ou não que cause esse problema em primeira instância, não faz diferença à situação, pois:

1) A ética libertária é atemporal, a priori, logo, deve valer frente a várias situações, independente de qualquer coisa;

2) Ela pretende delimitar o comportamento dos indivíduos frente a outros indivíduos e às instituições, incluindo-se aqui o Estado, afinal de contas, ela já delimita isso ao reconhecê-lo como ilegítimo, portanto, deve-se levar em conta o comportamento de indivíduos frente a situações com o Estado incluído também;

3) O Estado não pode servir de “linha” para delimitar quando a ética passa a valer ou não, pois isso geraria uma contradição e relativismo na própria essência da ética. Ora, se ela deixa de valer na existência de um Estado, para tentar contornar esse problema acima, então não há nada mais agora que possa ser usado para estabelecer uma inferência para a afirmação de que o Estado é, em primeiro lugar, ilegítimo, ou de que o imposto seria roubo, já que a ética libertária supostamente não estaria ‘valendo ainda’ até o Estado ser abolido;

Se ela não tem ‘eficácia’ ainda na vigência do Estado, então ela não é:

  1. A) a priori e atemporal;
  2. B) válida para ser usada como sistema ético-jurídico, para então se afirmar que o Estado é ilegítimo e que o imposto é roubo. Logo, a ética perde totalmente o seu propósito, ela deixa de existir ou implode em relativismo, já que ela não valeria mais perante a existência do próprio Estado. Logo, ela não poderia ser usada, no momento, para afirmar que o Estado é ilegítimo, já que ela “não vale ainda”;
  3. C) A consequência mostrada em “B)” seria o problema mais fatal, pois precisamos de um sistema ético-jurídico para delimitar o que é a propriedade em primeiro lugar, para afirmar quando há violação e quando algo é roubo. A propriedade sempre pressupõe um sistema conceitual normativo ou jurídico. Tal requisito é necessário, para que se faça cumprir o dispositivo da legitimidade, pois, do contrário, não se poderia diferenciar a propriedade do que é a posse – que é tão somente o controle físico.

Precisamos desse sistema ético-normativo ou jurídico, por exemplo, para delimitar propriedade, e, consequentemente, o que seria o roubo; sem isso, haveria uma grande confusão, tal como: tomar um recurso roubado de volta do ladrão também seria um roubo (já que, depois de roubar, ele estaria na posse do recurso).

A externalidade de um sistema normativo é o que delimita isso, haja vista que, se ele for simplesmente uma descrição de fenômenos físicos reais, não é possível para distinguirmos o ladrão da vítima. Portanto, precisamos de um sistema ético-jurídico que torne algo propriedade (legítimo). Essa é justamente a função da ética libertária, pois ela serve como um sistema ético-jurídico; mas isso é destruído caso se proceda em afirmar que a ética não vale ‘ainda’ na vigência do Estado, pois então a propriedade seria relativa, sua violação também, e imposto não seria mais objetivamente roubo.

Portanto, se a desculpa for a existência do Estado (“a ética só irá valer no mundo austro-libertário, enquanto estiver no Estado ainda não”), para tentar contornar o primeiro problema, você irá dar de cara com o problema da B), eliminando a ética de qualquer forma.

É importante frisar isso para certos sujeitos; ou seja, aqueles que dizem que à ética não importa se já há a presença do Estado, que é ilegítimo, e que ao mesmo tempo querem estabelecer uma ética a priori que diz reconhecer o Estado como uma instituição ilegítima, se baseando na mesmíssima ética.

Explicando melhor: a ética supostamente não seria ainda válida na existência do Estado, para tentar evitar o problema da contradição transcendental dentro da noção da apropriação original, ao mesmo tempo em que a mesmíssima ética é usada para deslegitimar o Estado agora; ou seja, um claro erro de petição de princípio. Não se poderia, para tentar fugir do problema da contradição transcendental, afirmar que o Estado é ilegítimo ou que o imposto é roubo (já que o sistema ético-jurídico ainda não seria válido no momento, causando o problema mostrado no ponto B) se a ética só seria válida quando o Estado não existir.

Fora, é claro, que isso mostraria que ela não é mais apriorística e atemporal, logo, aberta para relativizações, o que também a invalida.

3.2. Premissa B: Consequências Anti-Éticas

Prosseguindo:

Aceitando os pontos anteriores, eu posso então afirmar que,

1. b) a ética libertária é uma ética que:

b.1) incita e legitima (ou no mínimo deixa uma grande brecha para) conflitos por recursos escassos entre indivíduos de uma sociedade, ao contrário do que ela diz propor (ou seja, ser o que os evita ou resolve);

b.2) acaba por levar a sociedade à auto-destruição.

b.3) deixa brecha para a agressão da propriedade privada generalizada em uma dada sociedade (o que causa os conflitos por recursos escassos).

O ponto b.1) e b.3) contradizem a ética em suas premissas e propósitos originais, acabando por colapsá-la.

A única forma de salvá-la disto é sacrificando o elemento apriorístico, e apelar para o relativismo; isso, porém, causa inúmeros outros problemas, pois eu já poderia usar isso para relativizar a propriedade privada ou outros preceitos de formas diferentes, e o fim acaba sendo a própria destruição da ética, no final das contas.

Partindo do ponto b.2), se encontra o elemento final da antieticidade da ética libertária; como Kant bem demonstrou, qualquer norma que diz ou incita a autodestruição, ou mesmo abre a possibilidade para isto, é necessariamente inválida. São as chamadas normas auto-destrutivas, ou seja, as que causam problemas no imperativo categórico, e que colapsam conceitualmente a elas mesmas.

É importante afirmar que este problema, portanto, não está acontecendo na aplicação per se da ética, mas no nível conceitual dela. Não tem a ver com a possibilidade de aplicação da ética em si (o que é matéria de campo empírico, como expliquei no começo do artigo), mas como conceitualmente, quando colocada sobre o crivo em uma leitura kantiana, ela se caracteriza como uma lei auto-contraditória: pois em nível conceitual (e é importante separar o nível conceitual do nível empírico), o seu conjunto de proposições necessariamente levam àquele resultado (também em nível conceitual) que nos permite dizer que aquela ética, mais uma vez, em nível conceitual, é ilegítima por ser uma norma auto-contraditória.

Temos, portanto, que a ética libertária é incorrigivelmente antiética em sua formulação original. Isso, é claro, tomando-se por seus próprios critérios: a de que ela deveria ser a solução, ou ao menos função de evitar, os conflitos decorrentes da escassez dos recursos em uma sociedade, entrando em contradição da forma demonstrada acima. Os que têm o desejo de se salvar disto, terão que apelar para o utilitarismo ou outras formas de relativismo. No entanto, estes deixam espaço aberto para arbitrariedades, comportamentos contrários ao austrolibertarianismo, anulando-o de qualquer forma.

Na verdade, penso eu que nem o utilitarismo poderia sobreviver frente aos pontos b.1), b.2), b.3), restando apenas o relativismo para os libertários; o que, em primeira instância, é a confissão total da falta de compromisso com a eticidade, lógica ou coerência, e acaba por apressar seu colapso.

4. Conclusão e Resposta Adiantada Para Uma Possível Solução

Aqui, vale uma nota final contra um provável argumento em defesa do austro-libertarianismo: a noção de que a ética depende da ciência do indivíduo; ou seja, de que a pessoa não tem ciência de quem é a propriedade daquele bem escasso, e como não há como a ‘rastrear’, se aplica a apropriação original de novo.

Isso é totalmente incoerente e relativista; se a pessoa se apropria de algo, e depois perde aquilo, ela ainda tem propriedade sobre tal, independente se um terceiro não tem ciência dessa pessoa. Independente se alguém tem noção disso, isso não mudaria meu direito absoluto à minha propriedade privada. Continua sendo anti-ético. A ética é independente da ciência ou não de algo ou alguém, ainda mais uma ética que tem a pretensão de ser apriorística. Ela é objetiva justamente porque independe, para sua validade, dos desejos, caprichos, opiniões e estado de conhecimento das pessoas – apesar de depender do exercício de algumas das suas faculdades para a sua realização técnica.

Inclusive, se fôssemos levar esse argumento até as consequências finais, o argumento de que a falta de conhecimento das pessoas, interferiria em algo na questão desse texto, o Estado seria legitimado.

O Estado tem vasta propriedade. Propriedade que não se tem mais conhecimento de seus proprietários originais. Logo, seria legitimamente do Estado.

Se afirmar-se que ele deveria perdê-las, pois cobra imposto, poderia-se tão simplesmente redarguir: por qual o motivo isso deveria ser errado se, por exemplo, todas as ruas por onde pisas são do estado? (fora outras coisas diretas e indiretas). O imposto poderia ser de 90% se “ele” quiser. Como uma família que mora em minha casa de aluguel, cobro o quanto quiser, ela paga ou sai. Não haveria mais violação a propriedade, dessa forma.

Eu tenho a consciência plena de que esse argumento é totalmente inválido nas condições normais da ética libertária, e na sua objetividade, que é totalmente independente da ciência das pessoas acerca da origem da propriedade, não mudando em nada o fator ético; porém, esse argumento se tornaria plenamente válido se retirasse o elemento da objetividade, e passa-se a fazer relativizações com base em ‘ciência’ ou ter o conhecimento de algo e se isso delimitaria o que seria uma atitude antiética ou não frente a isto. Portanto, esse malabarismo argumentativo é totalmente inválido, e leva a conclusões que são incompatíveis com a ética libertária.

Este post tem 316 comentários

  1. Spot on with this write-up, I truly think this amazing site needs far more attention. I’ll probably be back again to read through more, thanks for the information!|

  2. Quality articles is the crucial to be a focus for the people to go to see the site, that’s what this web page is providing.|

  3. viagra connect cvs viagra substitute viagra connect usa

  4. Hi! Someone in my Myspace group shared this website with us so I came to give it a look.
    I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking
    and will be tweeting this to my followers!
    Great blog and great design.

  5. fantastic post, very informative. I ponder why the other specialists of this sector don’t realize this. You should continue your writing. I’m confident, you’ve a great readers’ base already!|

  6. I am sure this post has touched all the internet users, its really really fastidious piece of writing on building up new blog.

  7. I’m extremely pleased to find this website. I wanted to thank you for ones time due to this wonderful read!! I definitely enjoyed every little bit of it and I have you bookmarked to look at new things in your site.|

  8. Its like you read my thoughts! You appear to grasp a
    lot about this, such as you wrote the ebook in it or something.
    I believe that you just could do with some percent to pressure the message house a bit, however other than that, that is great blog.
    A great read. I will definitely be back.

  9. Hey I am so thrilled I found your website, I really found you by error, while I was browsing on Bing for something else, Regardless I am here now and would just like to say thank you for a marvelous post and a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have time to browse it all at the minute but I have saved it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a great deal more, Please do keep up the excellent work.|

  10. Hey just wanted to give you a quick heads up and let you know a few of the images aren’t loading correctly. I’m not sure why but I think its a linking issue. I’ve tried it in two different browsers and both show the same results.|

  11. gambling casino online – slots online online casino games for real money

  12. With havin so much content do you ever run into any issues of plagorism or copyright infringement? My website has a lot of unique content I’ve either created myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up all over the web without my permission. Do you know any methods to help prevent content from being stolen? I’d genuinely appreciate it.|

  13. Thanks for sharing your info. I really appreciate your efforts and I am waiting for your next write ups thank you once again.|

  14. A person necessarily lend a hand to make seriously posts I would state. This is the first time I frequented your website page and so far? I amazed with the analysis you made to make this actual submit extraordinary. Great process!|

  15. buy ed pills gb – edperect erectile dysfunction medicines

  16. Very good post! We are linking to this particularly great content on our website. Keep up the good writing.|

  17. can you buy amoxicillin over the counter – amoxiplus.com buy amoxil canada

  18. Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though you
    relied on the video to make your point. You clearly know what youre talking about, why waste your
    intelligence on just posting videos to your site when you could be giving us something enlightening to read?

  19. Hi there to all, how is all, I think every one is getting more from this web page, and
    your views are fastidious in support of new people.

  20. I know this if off topic but I’m looking into
    starting my own blog and was wondering what all is needed to
    get set up?
    I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny?

    I’m not very web smart so I’m not 100% positive.

    Any tips or advice would be greatly appreciated.

    Thanks

  21. Fantastisk artikkel. Artikler som har målrettet og informativ webinnhold er mye mer tilfredsstillende.

  22. You’re so awesome! I don’t believe I’ve read through anything like that before.
    So great to find someone with unique thoughts on this issue.
    Seriously.. many thanks for starting this up. This website is something
    that is needed on the web, someone with a little originality!

  23. where can you buy cytotec in south africa – topcytotec.com where to buy cytotec online in canada

  24. I’m gone to convey my little brother, that he should also
    visit this web site on regular basis to obtain updated from hottest reports.

    ps4 https://j.mp/3z5HwTp ps4 games

  25. Hi! I’ve been following your weblog for some time now and finally got the bravery to go ahead and give you a shout out from Huffman Texas!
    Just wanted to say keep up the great work! cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  26. Hey! I could have sworn I’ve been to this website before but after checking through
    some of the post I realized it’s new to me. Anyways, I’m definitely delighted I found it and I’ll be
    bookmarking and checking back frequently! scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  27. Attractive section of content. I just stumbled upon your blog
    and in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your blog posts.
    Any way I’ll be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently rapidly.

    quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

  28. Wonderful blog you have here but I was curious about if you knew of any user discussion forums that cover the
    same topics talked about in this article? I’d really love to be a part of community where I can get comments from other knowledgeable individuals that share
    the same interest. If you have any suggestions, please let
    me know. Thanks! asmr https://app.gumroad.com/asmr2021/p/best-asmr-online asmr

  29. Because the admin of this website is working, no doubt very shortly it will
    be well-known, due to its quality contents. quest bars http://j.mp/3jZgEA2 quest bars

  30. Pretty element of content. I simply stumbled upon your blog and in accession capital to say that I acquire in fact loved account your blog posts.
    Anyway I will be subscribing to your feeds or even I achievement
    you get right of entry to consistently quickly.

  31. Nice weblog right here! Also your web site lots up fast!
    What web host are you the use of? Can I get your associate link to your host?

    I wish my site loaded up as fast as yours lol

  32. Propecia To Regrow Eyebrows

  33. Wonderful article! We are linking to this great article
    on our site. Keep up the good writing.

  34. Hey! I just wanted to ask if you ever have any issues with
    hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I
    ended up losing a few months of hard work due to no data backup.
    Do you have any methods to stop hackers?

  35. It is not my first time to pay a quick visit this website,
    i am visiting this website dailly and take good data from here daily.

  36. Greetings! Quick question that’s totally off topic. Do you know
    how to make your site mobile friendly? My site looks weird when viewing from my iphone 4.
    I’m trying to find a theme or plugin that
    might be able to correct this problem. If you have any suggestions, please share.
    Appreciate it!

  37. Heya this is kinda of off topic but I was wanting to know if blogs use WYSIWYG
    editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding expertise so
    I wanted to get advice from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

  38. hello there and thank you for your info ?

    I have certainly picked up anything new from right
    here. I did however expertise several technical points using this website, as I experienced to reload the website lots of times previous to I could get it
    to load properly. I had been wondering if your web
    hosting is OK? Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will very frequently affect your placement in google
    and could damage your high-quality score if ads and marketing
    with Adwords. Well I am adding this RSS to my email and can look out for much
    more of your respective interesting content.
    Ensure that you update this again soon.

    Also visit my web-site; Frost Portable Air Conditioner

  39. Hi! This is my first visit to your blog!
    We are a team of volunteers and starting a new initiative in a community in the same niche.

    Your blog provided us useful information to work on. You have done a extraordinary job!

    My web page; Imarais Beauty

  40. I visit day-to-day a few web sites and information sites to read articles or reviews, however this web site provides quality based content.

  41. Hey! I’m at work surfing around your blog from my new iphone 4!
    Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts!
    Keep up the superb work!

    Feel free to visit my blog post; koan.at

  42. Hey there would you mind letting me know which webhost you’re working with?

    I’ve loaded your blog in 3 different browsers and I must say this blog loads a lot faster then most.
    Can you recommend a good hosting provider at a reasonable price?
    Kudos, I appreciate it!

  43. Thanks for some other informative blog. Where else may just I get that type of info written in such a perfect method?
    I have a venture that I’m just now working on, and I have been on the glance out for such information.

    Feel free to surf to my webpage … True Keto 1800

  44. Hey There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.
    I’ll make sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post.
    I’ll definitely return.

    Feel free to surf to my website: Keto Smooth Pills

  45. Awesome things here. I’m very happy to peer your article.
    Thanks so much and I’m taking a look forward to contact you.
    Will you please drop me a e-mail?

    My blog Carl

  46. You are my intake, I possess few web logs and rarely run out from post :).

    Here is my web blog: Luiresse Skin

  47. It’s going to be ending of mine day, except before finish I am reading this
    great post to increase my know-how.

    Stop by my webpage True Keto Review

  48. It’s hard to come by experienced people for this topic, however, you sound like you know what you’re talking about!
    Thanks

    Feel free to visit my page Primiene Reviews

  49. I do not even know how I ended up right
    here, however I believed this post was great.
    I don’t recognise who you are however certainly you are going to a well-known blogger for those who aren’t
    already 😉 Cheers!

    My web blog: Kristine

  50. hi!,I love your writing so much! share we be in contact extra about your post on AOL?

    I need an expert on this space to solve my problem.
    Maybe that is you! Having a look forward to see you.

    My web page – Alpha Extracts CBD Review

  51. Right here is the right web site for everyone who wants to understand this
    topic. You realize so much its almost hard to argue with
    you (not that I personally would want to…HaHa). You definitely
    put a fresh spin on a topic that’s been discussed for decades.

    Excellent stuff, just excellent!

    My website … Solvolt Reviews

  52. Howdy! This is my first comment here so I just wanted to give
    a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading
    through your posts. Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the same topics?
    Thank you so much!

    Also visit my page :: Alpha Extracts Reviews

  53. provigil a controlled substance – modapls provigil cost

  54. This is a topic which is near to my heart… Thank you!

    Where are your contact details though?

  55. Hello, I want to subscribe for this blog to take latest updates, therefore where
    can i do it please help.

    Feel free to surf to my site; forum.mesign.com

  56. I am really impressed with your writing skills and also with the layout on your weblog.
    Is this a paid theme or did you modify it yourself?

    Either way keep up the nice quality writing, it is rare to see a
    great blog like this one these days.

    my blog post … Super Shot Keto Pills Review

  57. Hello there! I just want to give you a big thumbs up for your great info you have got right
    here on this post. I am coming back to your blog for
    more soon.

    Here is my page: LiGenics

  58. I have been surfing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like
    yours. It is pretty worth enough for me. In my
    view, if all site owners and bloggers made good content as you did, the web will be much more useful
    than ever before.

    Here is my web blog :: frun-test.sakura.ne.jp

  59. My husband and i were so excited that Raymond could round up his
    researching through the ideas he grabbed from your own web site.
    It’s not at all simplistic just to find yourself releasing tips and hints which usually some others have been making money from.
    And now we understand we’ve got the blog owner to thank because of that.
    Those illustrations you’ve made, the easy site navigation, the
    friendships you will give support to foster
    – it is mostly unbelievable, and it’s assisting
    our son and the family feel that the subject matter is cool, which is certainly wonderfully essential.

    Many thanks for all the pieces!

    Review my blog post – shihan.com.ru

  60. You actually make it seem really easy along with your presentation but I in finding this topic to be really something which I feel I might
    never understand. It seems too complex and extremely wide for me.

    I’m looking ahead in your subsequent publish, I will attempt to get
    the dangle of it!

    Visit my blog post clubriders.men

  61. Amazing issues here. I am very satisfied to peer your post.
    Thank you a lot and I’m having a look ahead to contact
    you. Will you please drop me a mail?

    Here is my web-site … kebe.top

  62. Hi, i think that i saw you visited my web site thus i came to ?return the favor?.I’m attempting to
    find things to enhance my site!I suppose its ok to use some of your ideas!!

    Have a look at my homepage: clubriders.men

  63. Thanks for finally writing about > A antieticidade inerente da ética libertária e
    brutalista – Neoiluminismo < Liked it!

    my blog post https://kebe.top

  64. Undeniably consider that which you said. Your favorite justification appeared to be on the internet the simplest thing to
    be aware of. I say to you, I definitely get annoyed even as other people
    think about concerns that they just don’t recognise about.
    You managed to hit the nail upon the top and also defined out the entire thing with
    no need side-effects , people could take a signal. Will likely be back to get
    more. Thanks!

    Here is my blog – mpc-install.com

  65. Hey! I know this is kinda off topic but I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in trading links or maybe guest authoring
    a blog post or vice-versa? My site addresses a lot of the same topics
    as yours and I believe we could greatly benefit from each other.
    If you are interested feel free to send me an email.
    I look forward to hearing from you! Fantastic blog
    by the way!

    Visit my webpage … habbonews10.altervista.org

  66. With havin so much written content do you ever run into any problems of plagorism or copyright violation? My blog has a
    lot of exclusive content I’ve either written myself or outsourced but it appears a lot of it is
    popping it up all over the web without my authorization. Do you know
    any solutions to help reduce content from being stolen? I’d genuinely appreciate it.

    Stop by my blog post: http://clubriders.men/

  67. I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles or blog posts in this sort of house .
    Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this web site.
    Studying this info So i’m glad to express that
    I have an incredibly good uncanny feeling I came upon just what I
    needed. I such a lot undoubtedly will make sure to don’t disregard
    this site and give it a look regularly.

    my page; http://chengdian.cc/forum.php?mod=viewthread&tid=18642

  68. It’s remarkable in support of me to have a site, which
    is good in support of my experience. thanks admin

    Feel free to visit my homepage: grazebo.com

  69. Admiring the dedication you put into your site and in depth information you provide.
    It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed material.
    Excellent read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds
    to my Google account.

    My web site :: https://bbs.yunweishidai.com

  70. Excellent items from you, man. I’ve understand your stuff prior to and you’re simply extremely fantastic.
    I really like what you’ve received here, really like what you’re
    saying and the way in which through which you are saying it.
    You’re making it entertaining and you continue to take care of
    to stay it wise. I can’t wait to read much more from you.

    This is actually a great site.

    my web-site – khoquet.com

  71. Whoah this blog is great i really like studying your articles.

    Stay up the great work! You recognize, a lot of people are hunting
    around for this information, you could help them greatly.

    my webpage … mmoyb.com

  72. Super share it is really. We have been looking for
    this update.

    Here is my webpage :: kebe.top

  73. Next time I read a blog, I hope that it does not disappoint me
    as much as this one. After all, I know it was my choice to read through, however I genuinely believed you would have something useful to talk
    about. All I hear is a bunch of complaining about something that you can fix if you
    weren’t too busy searching for attention.

    Here is my web page – https://lovegamematch.com

  74. Touche. Sound arguments. Keep up the good work.

    Feel free to surf to my web site; chengdian.cc

  75. Some genuinely wondrous work on behalf of the owner of this site, perfectly great content material.

    My web-site :: appdev.163.ca

  76. Youг method of explaining all in this article is really pleasant, all
    be able to effortlessly know it, Thanks a lot.

    Herе is my web-site Situs Judi Online

  77. Ноwdy! I know this is kind of off topic buut I waas wondering if yⲟu
    knew where I could find a captсha plugin for my comment form?
    I’m using tthe same blog platform as yours аnd I’m having trouble finding one?

    Thanks a lot!

    my blog – agen judi slot online resmi

  78. Right away I am going away to do my breakfast, after having
    my breakfast coming yet again to read more news.

    my blog … kebe.top

  79. Excellent post. I was checking constantly this blog and I am impressed!
    Very helpful info specially the last part 🙂 I care for such info much.
    I was seeking this certain info for a long time.
    Thank you and good luck.

    Visit my blog – https://mpc-install.com

  80. I am genuinely happy to read this weblog posts which includes plenty
    of valuable facts, thanks for providing such information.

    Look at my page; download 3win8

  81. Hmm it appears like your website ate my first comment
    (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your blog.
    I as well am an aspiring blog writer but I’m still new to everything.

    Do you have any recommendations for novice blog writers?
    I’d certainly appreciate it.

    Also visit my blog post online xe88

  82. Hi there, I do believe your site could possibly be having web browser compatibility issues.
    Whenever I take a look at your blog in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some overlapping issues.

    I simply wanted to give you a quick heads up! Besides that, wonderful site!

    Also visit my blog post – home lionking888 download (https://918kiss-m.com/lionking888/)

  83. Great beat ! I would like to apprentice while you amend your site, how can i subscribe for a blog website?
    The account helped me a acceptable deal. I had been a little
    bit acquainted of this your broadcast offered bright clear idea

    my web blog; 918kiss 2 jackpot

  84. I simply wanted to send a brief word so as to thank you for some of the
    precious recommendations you are writing at this site.
    My extensive internet search has finally been honored with high-quality details to share with my family and friends.
    I ‘d declare that most of us website visitors are unequivocally fortunate to dwell in a notable website with so many lovely professionals
    with helpful basics. I feel quite happy to have used your entire website and
    look forward to plenty of more brilliant minutes reading
    here. Thanks again for all the details.

    Visit my blog post – chengdian.cc

  85. Hello! I just would like to give you a huge thumbs up for the
    great info you have right here on this post.
    I will be coming back to your site for more soon.

    Here is my web blog … http://www.jlxxsb.com/

  86. Woah! I’m really loving the template/theme of this website.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s difficult to get that “perfect balance” between usability
    and appearance. I must say you’ve done a awesome job with this.

    Additionally, the blog loads very fast for me on Chrome.

    Exceptional Blog!

    Here is my web site; Gema love138

  87. Hmm is anyone else encountering problems with the
    images on this blog loading? I’m trying to determine if its a problem on my
    end or if it’s the blog. Any responses would be
    greatly appreciated.

    Also visit my webpage; 1 wm casino

  88. If you are going for finest contents like me,
    just visit this web site every day since it presents quality
    contents, thanks

    My web page Mega888 Vip

  89. Awesome blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple tweeks would really make my blog shine.

    Please let me know where you got your theme. Thanks

    Also visit my page; sky777 test

  90. Great post. I was checking constantly this blog
    and I’m impressed! Extremely useful info specifically the last part 🙂 I care for such info a lot.
    I was seeking this particular info for a long
    time. Thank you and best of luck.

    Also visit my blog http://frun-test.sakura.ne.jp

  91. Hello There. I found your weblog using msn. This is a very neatly written article.

    I’ll be sure to bookmark it and return to read extra of
    your useful info. Thanks for the post. I will definitely comeback.

  92. I’ve been browsing online greater than 3
    hours today, but I never discovered any attention-grabbing article like yours.
    It is pretty value sufficient for me. Personally, if all site owners and bloggers made good
    content material as you probably did, the internet shall
    be a lot more useful than ever before.

  93. Hey there I am so happy I found your site, I really found
    you by mistake, while I was researching on Yahoo for something else, Regardless I am here
    now and would just like to say thanks a lot for a marvelous
    post and a all round enjoyable blog (I also love the theme/design), I
    don’t have time to go through it all at the minute but I have saved it and also added in your RSS feeds, so when I have time
    I will be back to read a lot more, Please do keep up
    the awesome job.

  94. Hi there, all is going fine here and ofcourse every one is sharing
    facts, that’s actually fine, keep up writing.

  95. Whats up this is kind of of off topic but I was wondering if blogs use
    WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I’m starting a blog soon but have no coding
    experience so I wanted to get guidance from someone with experience.

    Any help would be enormously appreciated!

  96. Just wish to say your article is as astonishing.
    The clearness in your submit is just great and i could assume you are a professional in this subject.
    Fine along with your permission allow me to take hold of your RSS feed to
    stay up to date with imminent post. Thanks a million and please carry on the rewarding work.

  97. I am sure this article has touched all the internet
    users, its really really fastidious post on building up new weblog.

  98. magnificent issues altogether, you simply gained a new
    reader. What could you recommend about your publish that you made a few days in the past?

    Any certain?

  99. “Explicando melhor o ponto a): aqui vale lembrar que a a ética libertária procede em afirmar que a agressão é legítima quando há agressão à propriedade privada primeiramente; ou seja, partindo dessa noção, seria totalmente viável eu afirmar que, se eu desejar agredir qualquer pessoa da minha cidade por ela estar se beneficiando de algo comprado com o dinheiro do meu imposto (minha propriedade), ou por inevitavelmente ter violado minha propriedade de algum jeito (como expliquei anteriormente), isso seria legítimo; como há o princípio da proporcionalidade, nada mais justo que eu compense isso podendo começar agressão contra outrem, violando sua propriedade para me ressarcir também.”
    Se eu tenho um celular roubado(mesmo não sabendo sua origem) não me torna um criminoso passível de ser agredido, pois eu não roubei nada, e sim o celular continua sendo propriedade do seu dono legítimo, porém está em minha posse devendo retornar ao dono legítimo caso ele consiga rastrear o celular.

  100. Este trecho entre aspas foi retirado do artigo:
    “Se alguém rouba o meu celular, re-vende o celular e não há como eu rastrear, o celular deixa de ser meu, por acaso? Obviamente que não.”
    Agora, troque no trecho acima a palavra “alguém” por “Estado” e faça a seguinte pergunta:
    Por que o mesmo assaltante (o Estado) poderá legitimamente me assaltar amanhã?

  101. A menos que* (não consegui editar essa parte, rs)

  102. “…se a pessoa se apropria de algo, e depois ela perde aquilo, ela ainda tem propriedade sobre, independente se um terceiro não tem ciência dessa pessoa. Independente se alguém tem noção disso, isso não mudaria meu direito absoluto a minha propriedade privada. Continua sendo anti-ético.”
    Ninguém consegue saber exatamente quais propriedades pertencem a quais pessoas. Nem faz sentido que alguém tenha esse poder, visto que alguns contratos são secretos. O que a ética libertária argumenta, neste caso, é que toda apropriação original deve ser evidenciada, como uma demarcação de terra, por exemplo. Também é lógico que, se algo foi construído, mas não foi construído por você, então aquilo não é seu! Ao menos que você tenha negociado ou recebido voluntariamente, por exemplo.

  103. Proudhon já falava disso com sua máxima “propriedade é um roubo”, ele queria dizer que, como já havia acontecido violência, furtos e Estado, vivemos em um estado de fraude e iniquidade.

  104. É necessariamente ilegítimo até mesmo pela própria ação do Estado em ter intervido na distribuição dela. Foi dado inclusive um exemplo da taxa de juros, moeda, contratos, entre outros. E sim, o título de propriedade que alguém pode ter, pode ser na verdade ilegítimo. No máximo, só haveria ignorância quanto a verdadeira natureza deste, o que é asseverado no próprio texto. Por último, não seria possível a restituição destes itens, se condições já estabelecidas impedissem isso (por exemplo: a morte de um envolvido, ou a permanência deste problema já estabelecido e fundamentado desde o início daquele Estado numa sucessão temporal impossível de ser acompanhada). Está tudo no texto. Recomendaria ler novamente.

  105. “Ou seja, como exemplificado antes, todas as propriedades existentes (até mesmo aquelas que existem entre sociedades que não possuem estado) são ilegítimas”
    Dados tirados do cu. Mesmo que muitas posses sejam ilegítimas, isso não quer dizer que TODAS são. Mesmo que alguém prove que todas as posses são ilegítimas (não existe propriedade ilegítima ou transferência de título de propriedade ilegítima por definição), para conseguir obter esse conhecimento, é necessário antes saber todo o histórico de, digamos, ‘transações de posses’ de toda a humanidade. Diante dessa informação, torna-se possível a restituição aos legítimos donos.

  106. Tenho que admitir: Este insight do Rian Lobato foi realnente devastador.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Top