Sávio Coelho – Uma breve análise da ideia de liberdade da Revolução Americana

Sávio Coelho – Uma breve análise da ideia de liberdade da Revolução Americana

Artigo originalmente postado aqui, no dia 9 de Fevereiro de 2018. 

Dando continuidade à nossa análise da história do Liberalismo Clássico (clique aqui para ver a parte anterior), creio que nada seja mais natural que abordar o experimento liberal mais bem-sucedido da história: os Estados Unidos pré-Roosevelts. Certamente uma análise da história liberal estaria incompleta sem visitarmos o importante trabalho de James Madison e dos outros Pais Fundadores. Entretanto, em minha visão estritamente pessoal, nunca poderia eu fazer uma análise breve da história da Revolução Americana e os Estados Unidos durante o século XIX. Eu seria raso em minha análise e não abordaria ela da forma como quero. Existe livros que chegam onde eu gostaria de chegar, como “The Ideological Origins of American Revolution” e “The Decline of American Liberalism”. Todavia, creio que uma análise breve do papel de James Madison e dos “Federalist’s Papers” será de certo modo benéfico para o debate público brasileiro.

I- Formação de um Estado:

Muitos gostam de pensar a Revolução Americana de uma forma semelhante à Revolução Francesa. Certamente existe elementos semelhantes: a ideia de Liberdade, o objetivo comum de se livrar de um regime tirânico e a ideia de que o regime republicano seria o melhor guia para os interesses da nação.

Entretanto, nada poderia ser mais antagônico do que os dois modelos de revolução. O modelo revolucionário francês buscava uma forma romântica de Liberalismo. Sua enfase constitucional e seu modelo político buscavam uma ideia de liberdade irrestrita, de uma igualdade total e de uma democracia absoluta juntamente com o completo rompimento dos costumes pretéritos. Esse último chama mais a atenção, pelo menos em meu ponto de vista. O rompimento com as tradições, a ideia de construir a própria história do zero, certamente é uma derivação das ideias de Thomas Paine acerca da capacidade do homem de usar a Razão para construir a realidade ao seu redor. Essa ideia, que mais tarde fundamentaria o Racionalismo Construtivista, criou as bases para o que os revolucionários franceses acreditavam ser a base de sua revolução: o uso da razão para a construção de um país fundamentado em valores fixos. O ideal da democracia absoluta, claramente uma visão influenciada por Jean-Jacques Rousseau, tem por trás de si o velho ideal de dar um poder absoluto ao povo(mesmo o filosofo em questão não apoiando essa ideia).

Já os revolucionários americanos não tinham essas mesmas ideias radicais. Nunca os Pais Fundadores, por exemplo, quiseram romper com os costumes anteriores. A formulação da Constituição dos Estados Unidos visava justamente conceder aos cidadãos das Treze Colônias os mesmos direitos de representação que já gozavam como cidadãos do Reino Unido, como súditos da Coroa Britânica. Ou seja, a Revolução Americana não pretendeu romper com o código jurídico pretérito, mas sim garantir o direito dos cidadãos americanos enquanto britânicos. Essa defesa dos chamados “Direitos Ingleses” ficou famosa nas palavras do pai fundador George Mason, que afirmava que a Revolução não buscava nada além de “ a reivindicação da liberdade e dos privilégios ingleses em mesmo grau, como se fossemos cidadãos da Grã-Bretanha”. Dessa forma, os revolucionários americanos estavam mais próximos de Edmund Burke do que de Rousseau.

Além dessa reivindicação, outra razão para a Revolução era a construção de um sistema de representação e de Império da Lei em consonância com a descentralização de um modelo federativo. A motivação inicial da revolução era impedir que o rei criasse impostos sobre os cidadãos das Treze Colônias sem que esses gozassem de certa representação em um Parlamento eleito. De maneira muito semelhante à Guerra Civil Inglesa e a Revolução Gloriosa, o objetivo central dos revolucionários americanos era criar um sistema de representação para legitimar democraticamente decisões do Estado dentro dos limites de um estado de direito. O princípio era simples: “no taxation without representation”.

Washington inspecionando as tropas milicianas após a Batalha de Yorktown

Outro elemento importante da Revolução foi o Federalismo. O sistema federal, que se tornou o princípio base da formulação constitucional após a independência, objetivava, sobretudo, proteger os interesses e a liberdade das minorias regionais contra a tirania de um Estado centralizado. Esse regime permitia os cidadãos não apenas defender seus interesses locais imediatos, mas também ter o poder de escolha de onde morar e aplicar seus esforços. Como argumenta o professor Luigi Zingales em seu livro “Um Capitalismo para o Povo”:

“O que fez a diferença nos Estados Unidos foi a concorrência. Mesmo com suas maravilhosas novas instituições, as treze colônias originais poderiam ter degenerado numa sociedade mais rígida, de estilo europeu, se não fosse pela abertura da fronteira americana. A fronteira tornou fácil a movimentação das pessoas, fundamentalmente reduzindo o poder do governo sobre seus cidadãos. Diferentemente dos europeus, os americanos tinham liberdade para escolher onde viver. Nenhum estado americano tinha monopólio sobre seus cidadãos, já que enfrentavam a concorrência de outros estados. Assim, os estados americanos sempre precisavam concorrer, em termos de aprimorar suas instituições, para atrair os melhores e mais brilhantes, assim como os empreendimentos devem atrair os fregueses para sobreviver. Vale destacar que o sufrágio e ensino universais foram introduzidos inicialmente nos estados do Oeste para atrair trabalhadores do Leste. Assim, os Estados Unidos se tornaram não apenas um governo pelo povo, mas também um governo para o povo”.

A preocupação obsessiva dos Pais Fundadores não era reduzir o papel dos governos federais. Era evitar a degeneração institucional da União e o uso danoso consequente do poder executivo( algo que vemos nos Estados Unidos de hoje em dia, ironicamente). Para evitar isso, estabeleceram logo um dos ideais liberais mais básicos: a divisão dos poderes. Seguindo a formula de Montesquieu, os revolucionários dividiram o então poder central da administração monárquica entre Executivo, Legislativo e Judiciário dentro de um regime presidencialista. Criou-se assim um sistema de “Checks and Balances”( pesos e contrapesos na nossa linguagem), distribuindo e equilibrando os antagonismos suscetíveis de surgir entre os vários membros federados e territórios do Estado.

Esse elemento também permitiu que os Estados Unidos tivessem um crescimento econômico genuinamente liberal. A limitação do poder da União e o sistema federal radical permitiu que a “Mão Invisível” agisse livremente pelo país, fazendo-o desenvolver rapidamente e se industrializar de maneira muito mais rápida do que seus semelhantes vizinhos latino-americanos. E, ainda mais importante, evitou que esse desenvolvimento fosse feito por meio da mão suja e nefasta do corporativismo;como houve na Coreia do Sul e no Japão, onde o Estado se alinhava a determinados grupos empresariais com o objetivo de protege-los de competição externa( como os Keiretsus japoneses ou os Chaebols coreanos). Tais estruturas incentivavam( e ainda incentivam) o conluio e a corrupção. Também se mostraram altamente resilientes, ao contrário do que prega o “protecionismo temporário”, justamente porque, como são construídos para beneficiar o favoritismo político ao invés da seleção de mercado, eles não podem sofrer reformas, uma vez que as pessoas que estão no poder seriam as que mais perdem com isso. Como mostra o professor Zingales, os Estados Unidos, durante sua formação inicial, souberam evitar o chamado “Problema de Tullock”:

 

“Quando o governo é pequeno, a maneira mais eficiente de ganhar dinheiro é fundar um empreendimento de sucesso no setor privado. Mas, quanto maiores forem a dimensão e o alcance dos gastos do governo, mais fácil se torna ganhar dinheiro desviando recursos públicos. Afinal, fundar um negócio é difícil e envolve muito risco. Conseguir um favor ou um contrato do governo é mais fácil, ao menos para quem tem as conexões certas, e é uma aposta bem mais segura. Assim, nos países em que os governos são grandes e poderosos, o Estado costuma se ver no coração do sistema econômico, mesmo que o sistema seja relativamente capitalista — um arranjo que confunde política e economia, tanto na prática quanto nas percepções do público: quanto maior a parcela de capitalistas que acumulam sua riqueza graças a conexões políticas, maior a percepção de que o capitalismo é injusto e corrupto.”

Pais Fundadores durante a assinatura da Declaração de Independência

II- James Madison e os Federalistas:

Uma menção especial deve ser feita para o que, em minha visão, é o mais importante dos Pais Fundadores: James Madison.

Amigo íntimo de Jefferson e “Pai da Constituição”, cujo reconhecimento é injustamente esquecido face a Franklin, Washington e Jefferson. Madison foi perfeito herdeiro da tradição liberal clássica de John LockeHumeMandevilleFrancis Hutcheson e Adam Smith. Solidamente realista e racional, esse aristocrata da Virgínia, distinguia-se de seu amigo Jefferson pelo pessimismo no reconhecimento da maldade inata aos monstros Behemoth e Leviatã; ou seja, a multidão democrática cujos instintos não são domados e o poder irrestrito do Estado juntos.

Esse ponto de vista de Madison está expresso nos chamados Ensaios Federalistas que constituem os 85 ensaios escritos entre 1787/88 por Madison, Alexander Hamilton e John Jay, com o propósito de convencer os americanos acerca dos méritos da constituição então em votação. A maior parte dos ensaios foi escrita por Hamilton, que argumentava que:

“as causas latentes do facciosismo encontram-se implantadas na natureza humana. Elas resultam das faculdades inerentes de cada homem”.

A Madison, porém, se deve o décimo ensaio — talvez o mais importante. Nele Madison faz uma análise pessimista acerca dos inevitáveis conflitos de interesse em uma sociedade livre. Assim ele diz:

“A diversidade de faculdades nos homens, que é a origem dos direitos de propriedade, é um obstáculo igualmente invencível à uniformidade dos interesses. A proteção dessas faculdades é o primeiro fim do governo. A proteção das faculdades desiguais, de que resulta a aquisição, resulta imediatamente a desigualdade na extensão e na natureza da propriedade. Da sua influência sobre os sentimentos e sobre as opiniões dos proprietários resulta a divisão da sociedade em diferentes interesses e diferentes facções, que nós vemos desenvolver nos diferentes grãos de atividade, segundo as diferentes atividades humanas. O zelo por opiniões diferentes em objetos de religião, de governo, de especulação ou de prática, tem formado continuamente partido entre os homens; tem exitado neles animosidades reciprocas; tem-os dispostos a atormentar e perseguir uns aos outros, em vez de trabalharem juntos pela prosperidade comum. Os homens são arrastados por uma inclinação tão poderosa a animosidades reciprocas que, quando eles não tem ocasiões para exercitá-las, as paixões mais frívolas e extravagantes tem bastado para acender a chama do conflito humano.”

Portanto, Madison defende o pluralismo em todos os seus sentidos dentro do regime republicano. Se, como tratado de governo, preocupavam-se os autores dos Ensaios Federalistas com as questões acerca da liberdade, da justiça, dos direitos dos homens e da proteção das minorias, Madison conservou sua atenção ao problema da desigualdade natural e da diversidade de opinião e interesses, e de como, nessa situação, promover e assegurar a ordem social.

Última edição americana dos “Federalist Papers”, sem edição ainda no Brasil.

Sem sucumbir à tentação do liberalismo romântico, os Federalistas consideravam o homem como fundamentalmente egoísta, sempre pronto a perseguir seus próprios interesses, em detrimento dos alheios, e suscetível de submissão catastrófica a ímpetos irracionais. Logo, Madison e os outros federalistas contrariavam a interpretação de Rousseau que atribuía a certos fatores existentes na sociedade, e não no homem, a existência do Mal e da injustiça social. Para os românticos roussenianos, a natureza do homem é boa e,uma vez que se descubra a organização social e política adequada,seja a propriedade coletiva absoluta seja a propriedade privada absoluta, o facciosismo, a violência e da discordância de interesses iriam ipso factodesaparecer. Para Madison e seus colegas, ao contrário, o egoísmo e a irracionalidade eram condições a priori do real, que deviam ser enfrentadas. Nos Ensaios Federalistas, Hamilton era outro que contestava “as especulações utópicas”, acentuando, na mesma linha que Hobbes, que:

“Nunca se deve esquecer que os homens são ambiciosos, vingativos e rapaces. Esperar uma contínua harmonia seria desprezar o curso uniforme dos acontecimentos humanos”

Fieis à tradição do empirismo, Hamilton e Madison era profundamente realistas. Como deixaram claro na escrita do Ensaio Número 6:

“Por acaso já não constatamos suficientemente a falácia e extravagância das teorias ociosas que nos entretêm com a promessa de libertar-nos da imperfeição, das debilidades e males próprios da sociedade em qualquer de suas forma? Não é porventura a hora de despertar do sonho enganoso de uma Idade de Ouro e adotar como divisa prática para orientar nossa ação política o fato de que estamos, do mesmo modo que os demais habitantes do globo, ainda muito longe do feliz império da sabedoria perfeita e da virtude perfeita”

O que convinha para eles era organizar, dentro da liberdade, um sistema racional de Checks & Balances, de equilíbrios e controles que deviam permitir a expressão de opiniões e interesses contraditórios, conciliando-os, na medida do possível, através de uma ordem legal bem concebida e soberana. Madison e Hamilton, nesse sentido, eram filhos legítimos do Iluminismo.

A partir disso podemos perceber que Madison era, no fundo, um pouco hobbesiano. Como deixou claro nos Ensaios Federalistas:

“Se mesmo todos os cidadãos de Atenas fossem Sócrates, toda a Assembléia ateniense não deixaria de ser um populacho”.

Nesse sentido, Madison desconfiava da democracia absoluta como uma “ilusão de tolos”. Acima de tudo temia; assim como Alexis de TocquevilleJohn Stuart MillFriedrich Hayek e Bertrand de Jouvenel; a tirania da maioria sobre os direitos individuais das minorias. Essa tirania podia manifestar-se pela política irrestrita. A sua insistência nos direitos de propriedade, sua frieza e racionalidade, o fizeram ser odiado por socialistas como Owen e Robert Godwin, que o acusavam de desconhecer a compaixão, a amizade, a simpatia e o cuidado com os outros. Mas, como puritano devoto, temperado com as luzes do Iluminismo, a ênfase de Madison no individualismo responsável e racional é deveras interessante ao prisma de nossos tempos.

Note-se o que Madison tema ensinar para nós, filhos da Contra-Reforma e do Romantismo francês. Invariavelmente protestamos contra os vícios e corrupções dos políticos, imaginando que eles deveriam ser uns santos ou arcanjos, sem nos darmos conta de que a única maneira, relativa, de evitar os maiores estragos da política é montar sistemas bem arquitetados de controle mútuo do Poder e limitar, de um modo geral, a área intervencionista de tais poderes na vida do setor privado da população, inclusive na economia.

Assim como Burke, por mais entusiastas da Liberdade que fossem, Madison reconhecia a necessidade de restrições à soberania do povo do presente, através dos laços de tradição que representam a soberania do povo do passadoe as esperanças do povo do futuro. Essas tradições e esperanças se corporificam e se transmitem pela Constituição e regras comuns da sociedade. A Constituição é a cúpula do sistema tradicional de leis que, como escreveria mais tarde Tocqueville, seria hostil ao espírito revolucionário e às paixões irrefletidas da multidão. Somente assim poderia existir um governo eleito pela maioria, mas que afetasse as opiniões e interesses da minoria. Assim, Madison queria evitar tanto a Tirania da Maioria como os arroubos de minorias ativistas, como os Jacobinos.

O papel de simples mantenedor da lei e da ordem constitucional, que cabe ao Estado na visão do liberalismo realista de Madison, limita-se à proteção da vida e da propriedade, assim como garantidor da tolerância pelas opiniões divergentes em termos religiosos e políticos; do respeito absoluto aos contratos voluntariamente concluídos; à garantia de entrada e saída de qualquer indústria, comércio ou profissão; à livre movimentação pelo território e o estabelecimento de um lastro monetário para o sistema de free-banking. Além disso, Madison, enquanto presidente, formulou medidas de estimulo à entrada de imigrantes em solo americano(sobretudo soldados franceses e britânicos que queriam fugir do caos dos desdobramentos da Revolução Francesa), adotou uma política de proteção do direito de propriedade de povos indígenas e incentivos para eles abandonarem seu modo de vida primitivo e adotar práticas como a agricultura,criação de estradas e canais e criou o Segundo Banco dos Estados Unidos( uma forma de Banco Central primitivo como forma de estabilizar o sistema bancário). Esse último, entretanto, como James Buchanan viria a lembrar, foi um dos maiores desastres de Madison, pois, a despeito de suas boas intenções de estabilizar o sistema bancário livre, sempre acabava se corrompendo e excedendo seus limites constitucionais sobre a autoridade emissora.

Ilustração de James Madison

Este post tem 204 comentários

  1. demais este conteúdo. Gostei muito. Aproveitem e vejam este site. informações, novidades e muito mais. Não deixem de acessar para aprender mais. Obrigado a todos e até a próxima. 🙂

  2. cialis generic cheap – tadalafil cheap viagra in united states

  3. Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir mais detalhes! conteúdo único. Venha descobrir mais agora! 🙂

  4. accutane order online – site roaccutane without a prescription

  5. Hi there, just wanted to mention, I loved this blog post.

    It was practical. Keep on posting!

  6. me encantei com este site. Para saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e únicos. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  7. Este site é realmente fantástico. Sempre que consigo acessar eu encontro coisas diferentes Você também vai querer acessar o nosso site e descobrir detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha descobrir mais agora! 🙂

  8. Is Alli Back On The Market

  9. cialis et cancer de la prostate

  10. The next time I read a blog, I hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I mean, I know it was my choice to read, but I actually thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about something that you could fix if you werent too busy looking for attention.

  11. Некероване кохання 14 серія Некероване кохання 14 серія
    yunb ddnznz Смотреть онлайн сериал Некероване кохання / Любовь без тормозов 14 серия
    Некероване кохання / Любовь без тормозов: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16 СЕРИЯ (украина)

  12. Este site é realmente fabuloso. Sempre que acesso eu encontro novidades Você também vai querer acessar o nosso site e saber mais detalhes! Conteúdo exclusivo. Venha saber mais agora! 🙂

  13. amei este site. Para saber mais detalhes acesse nosso site e descubra mais. Todas as informações contidas são conteúdos relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.

  14. Howdy! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine Optimization? I’m trying
    to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very good results.
    If you know of any please share. Kudos!

  15. Interested in more info. How can I reach you?

  16. My goal here is to link the wordpress blog entries to a frame in a personal site. So I want only the blog entries to appear, but none of the menu bars or other things associated with wordpress only what was posted. I know wordpress is done in PHP so i was wondering if anybody knew the specifics of the coding and how I would go about doing this.. . Thanks!.

  17. Just wanted to say thanks! I love sucking dick btw hmu

  18. You are a great writer. Do you have any more websites? I love sucking dick btw hmu

  19. Howdy! I could have sworn I’ve been to this blog before but
    after reading through some of the post I realized it’s
    new to me. Anyways, I’m definitely happy I found it and
    I’ll be book-marking and checking back frequently!

    Feel free to visit my blog: bbs.cnction.com

  20. But a smiling visitant here to share the love (:, btw outstanding layout.

    My web site … sex party

  21. I haven’t checked in here for a while since I thought it was getting boring, but the last several posts are good quality so I guess I will add you back to my everyday bloglist.
    You deserve it my friend 🙂

    Feel free to surf to my webpage – hemp seeds

  22. Some really choice posts on this web site, saved to favorites.

  23. I’m not sure exactly why but this site is loading extremely slow for me.
    Is anyone else having this issue or is it a problem on my end?
    I’ll check back later on and see if the problem
    still exists.

    My web site: try hemp seeds

  24. Thank you for some other informative web site. The place else may I get that type of info written in such a perfect means?
    I’ve a venture that I’m just now operating on, and I’ve been at the look out for such information.

    Check out my site … hemp seed

  25. I’m really impressed along with your writing skills as well as with the structure to your blog.
    Is this a paid topic or did you modify it your self?

    Anyway stay up the nice high quality writing, it’s uncommon to look a nice weblog like this one today..

    Here is my site: increase testosterone levels

  26. Kamagra Pas Chere

  27. We’re a group of volunteers and opening a new scheme in our community.
    Your website provided us with valuable information to work on.
    You’ve done a formidable job and our entire community will
    be thankful to you.

    Also visit my blog email marketing

  28. Superb post.Ne’er knew this, thank you for letting me know.

    Have a look at my homepage … lower belly

  29. It’s the best time to make a few plans for the long run and it is time to be happy.
    I’ve read this put up and if I may I want to suggest
    you some attention-grabbing issues or tips. Perhaps you can write next
    articles relating to this article. I desire to read
    more issues approximately it!

    Take a look at my blog post; portable style

  30. I like the helpful information you supply to your articles.
    I’ll bookmark your blog and take turn on a woman look at again here frequently.
    I am somewhat sure I’ll be told lots of new stuff proper right here!
    Best of luck for the following!

  31. Helpful info. Fortunate me I found your web site unintentionally, and I’m stunned why this coincidence did
    not took place earlier! I bookmarked it.

    Feel free to visit my homepage: eating pyramid

  32. Belize Pharmacy Vicodin

  33. I am 40 year old female Thank you so much! I love sucking dick btw hmu

  34. But wanna admit that this is very helpful, Thanks for taking your time to write this.

    my web blog omega 3

  35. I am actually pleased to glance at this web site posts which carries plenty of useful information,
    thanks for providing these kinds of information.

    Also visit my homepage growing weed

  36. Hi, i believe that i noticed you visited my site so i came to go back the choose?.I am attempting to
    find issues to enhance my website!I suppose its good enough to make use of a
    few of your ideas!!

    Here is my web page; eczema heals

  37. Hmm is anyone else having problems with the pictures on this blog loading?
    I’m trying to figure out if its a problem on my end or if it’s the blog.
    Any feed-back would be greatly appreciated.

    Here is my web site … Max Ketosis Fuel Review

  38. Hey there outstanding website! Does running a blog like this require
    a large amount of work? I’ve virtually no understanding of coding however I was hoping to start my
    own blog soon. Anyhow, if you have any ideas or techniques
    for new blog owners please share. I understand this is off
    topic but I simply wanted to ask. Thanks! scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  39. Thank you for any other informative web site.
    The place else may just I get that kind of
    info written in such an ideal manner? I’ve a challenge that I am simply now working on, and I’ve been on the glance out for such information. quest bars https://www.iherb.com/search?kw=quest%20bars quest bars

  40. It is perfect time to make a few plans for the long
    run and it’s time to be happy. I have learn this submit and if I could
    I desire to suggest you few interesting things or tips. Maybe
    you can write subsequent articles regarding this article.
    I desire to learn more things approximately it!

    My website Keto Speed Diet Pills

  41. I think this is among the most vital information for
    me. And i’m glad reading your article. But should remark on some general things, The site style is wonderful, the articles is really nice
    : D. Good job, cheers

    My website :: Emilie

  42. When some one searches for his vital thing, so he/she needs to be available that in detail, therefore that thing is
    maintained over here. scoliosis surgery https://0401mm.tumblr.com/ scoliosis surgery

  43. Hi, i read your blog occasionally and i own a similar one and i was just wondering if
    you get a lot of spam feedback? If so how do you stop it, any
    plugin or anything you can suggest? I get so much lately it’s driving me mad so any assistance is very much appreciated.
    cheap flights http://1704milesapart.tumblr.com/ cheap flights

  44. tadalafil 5mg online canada – Price cialis average price of cialis daily

  45. Thanks for the marvelous posting! I seriously enjoyed reading it, you’re a great author.

    I will be sure to bookmark your blog and will come back in the
    foreseeable future. I want to encourage you to continue your great work, have
    a nice day! quest bars http://bit.ly/3jZgEA2 quest bars

  46. Achat De Cialis Au Quebec

  47. I was pretty pleased to find this web site. I wanted to thank you for ones time just for
    this wonderful read!! I definitely enjoyed every bit of it and I have you bookmarked to see new information in your blog.

    Also visit my web blog: XLT CBD

  48. I actually still can’t quite assume that I could become one
    of those reading the important tips found on your
    web blog. My family and I are truly thankful for the generosity and for providing me the chance
    to pursue my chosen profession path. Appreciate your sharing the
    important information I managed to get from your web site.

    Also visit my homepage … Level CBD Gummies

  49. Simply want to say your article is as amazing. The clearness in your
    publish is just cool and that i could think you’re a
    professional in this subject. Fine with your permission allow me
    to grasp your RSS feed to stay up to date with coming near
    near post. Thanks one million and please carry on the enjoyable work.

    Stop by my website: Primal Testo XL Reviews

  50. Ce Que Priligy Generique

  51. generic methylprednisolone cost – lyrica usa lyrica price in mexico

  52. If you are going for finest contents like myself, simply pay a visit this
    website all the time as it gives feature contents, thanks

  53. It’s an awesome piece of writing designed for all the
    online people; they will get benefit from it I am sure.

  54. Thanks for your personal marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you might be a great author.I will always bookmark your blog
    and will come back someday. I want to encourage one to continue your great writing, have a nice evening!

  55. I am in fact grateful to the owner of this web site who has shared this wonderful paragraph at at this time.

    Look at my web blog: Pure Kana CBD

  56. I really like your blog.. very nice colors & theme.
    Did you design this website yourself or did
    you hire someone to do it for you? Plz respond as
    I’m looking to create my own blog and would
    like to find out where u got this from. thanks

    My blog … Pure Kana CBD Review

  57. you’re really a good webmaster. The site loading pace is
    amazing. It kind of feels that you are doing any distinctive trick.
    Moreover, The contents are masterwork. you have done a fantastic job
    in this matter!

    Also visit my webpage … Botanical Farms Review

  58. Excellent blog here! Also your web site loads up fast! What web host are you using?

    Can I get your affiliate link to your host? I wish
    my web site loaded up as fast as yours lol

    Stop by my page: Lauri

  59. Very nice post. I absolutely love this site. Continue the good work!

  60. I need to to thank you for this wonderful read!!
    I absolutely loved every little bit of it. I’ve got you book marked to look at new things you post…

  61. I was just searching for this info for a while.
    After 6 hours of continuous Googleing, finally I got it in your web site.
    I wonder what’s the lack of Google strategy that do not rank this type of informative sites in top
    of the list. Usually the top web sites are full of garbage.

    Here is my blog post :: 163.30.42.16

  62. I blog often and I seriously appreciate your content.
    This great article has truly peaked my interest. I’m going to
    book mark your site and keep checking for new information about once a week.

    I opted in for your Feed as well.

  63. Hello to every body, it’s my first go to see of this weblog; this
    web site includes awesome and genuinely excellent information for readers.

  64. Very nice post. I absolutely appreciate this website. Keep it up!

  65. Hello, i believe that i noticed you visited my site thus i
    got here to go back the prefer?.I’m trying to find things
    to enhance my web site!I suppose its good enough to make use of a few of your concepts!!

  66. how to get clomid – buy clomid buy clomid online without prescription

  67. modafinil reddit – site modafinil online

  68. What a data of un-ambiguity and preserveness of precious familiarity regarding unpredicted emotions.

  69. 881115 789964Theres noticeably a bundle to find out about this. I assume you produced certain good points in features also. 37944

  70. hey there and thank you for your info – I have certainly picked up
    something new from right here. I did however expertise a few technical issues
    using this site, since I experienced to reload the web site a lot of
    times previous to I could get it to load correctly. I had been wondering if your web hosting is OK?
    Not that I am complaining, but slow loading instances times will often affect your placement in google and could damage
    your high-quality score if ads and marketing with Adwords.
    Anyway I’m adding this RSS to my email and can look out
    for a lot more of your respective fascinating
    content. Make sure you update this again soon.

  71. I truly enjoy reading through on this website, it holds superb blog posts.

    Also visit my blog … foroagua.com

  72. I like what you guys are up also. Such clever work and reporting!
    Keep up the excellent works guys I have incorporated you guys to
    my blogroll. I think it’ll improve the value of my website :).

    Feel free to surf to my web site: blog.tibetcul.com

  73. Hi there would you mind stating which blog platform
    you’re working with? I’m planning to start my own blog soon but
    I’m having a difficult time selecting between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
    The reason I ask is because your design and style seems different then most blogs and I’m looking for something
    unique. P.S My apologies for getting
    off-topic but I had to ask!

  74. I will right away grasp your rss as I can not find your email subscription link or e-newsletter service.

    Do you have any? Kindly permit me realize so that I may just subscribe.
    Thanks.

  75. Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of your website is excellent,
    as well as the content!

    Have a look at my page: id test sky1388

  76. Way cool! Some very valid points! I appreciate
    you penning this article and also the rest of the site is also very good.

    My webpage … game aaa1188 [Phillis]

  77. Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to mention that I have really enjoyed browsing your
    weblog posts. In any case I’ll be subscribing on your rss feed and I’m
    hoping you write once more very soon!

    My web blog wm casino slot game List

  78. What’s Happening i am new to this, I stumbled upon this
    I’ve found It absolutely helpful and it has helped me out loads.
    I am hoping to give a contribution & aid other users like its helped
    me. Great job.

  79. Hi, I want to subscribe for this website to get most recent updates, so where can i do it please
    help out.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Top